Psicologia ou Recursos Humanos? | A Nossa Vida

Psicologia ou Recursos Humanos?

Retrato de RTgirl
30.07.2013 | 00:12
RTgirl:
Membro desde: 22.04.2013

Nunca obtenho muitas respostas neste forum e as vezes nem uma unica mas espero mesmo que alguem me ajude.. aqui vai..

Pesquisei sobre ambas as licenciaturas e vi muitos dizerem que empregam mais psicologos com mestrado em recursos humanos, do que pessoal de recursos humanos porque as empresas pedem sempre graduaçao em psicologia ou administração.

Acabei por me inscrever em psicologia e concerteza irei tirar mestrado em recursos humanos, a duvida é..
Será que terei a sorte de conseguir entrar em empresas a trabalhar nos recursos humanos sendo licenciada em psicologia e mestre em recursos humanos?

Alguem que me ajudeee nisto please? alguem com experiencia, fico mesmo grata.

PS; ( gosto mais da materia de psicologia mas nao me imagino a ser psicologa, recursos humanos é materia mais chatinha mas preferia trabalhar nos recursos humanos)


Retrato de ligpereira
Ter, 30/07/2013 - 10:28
ligpereira:
Membro desde: 20.08.2011

Não me parece que exista problema em termos da formação que escolheste, aliás provavelmente é mesmo a melhor opção. Pior é a saturação do mercado com tantas pessoas que existem para esta área.

E já agora o que te vês a fazer em RH? Isso também influencia o tipo de formação que deves fazer.

Retrato de homemsemsignificado
Qua, 31/07/2013 - 17:12
homemsemsignificado:
Membro desde: 20.03.2012

Peço que leves a serio o que vou dizer:

Todas as pessoas que conheço com essa formação academica, ou estão desempregados ou a trabalhar em areas que nada têm a ver com psicologia ou RH. Simplesmente porque não há mercado para essa area.

Nota isto: Quem contrata pessoas exclusivamente para Recursos Humanos são as grandes empresas, com um nº grande de pessoal, que necessita de alguem só para essa area. Empresas com essa dimensão são cada vez mais escassas. Restam as grandes empresas e essas ou já têm as vagas preenchidas ou têm montes de CV's que recebem todos os dias.

O cenário nas pequenas e medias empresas é que contratam pessoas que façam a função de RH com a parte administrativa e contabilidade. Não tem recursos (nem verbas) para terem 2 ou 3 pessoas, quando 1 na pratica, pode fazer o serviço todo. É isso que faço onde estou: contabilidade, processamento de salarios, etc...

Digo mais que o curso de psicologia é um dos que tem sido desaconselhado a tirar pq não há mercado. Sei que pode ser o teu sonho, mas na pratica não te vai trazer empregabilidade nos proximos tempos. É uma area que depende muito das empresas. Não havendo empresas, logo não há lugar a quem exerça essa função.

Restar-te-á a emigração. Se for esse o teu alvo... aí tudo bem.

Post