a primeira vez...a tomar a pilula | A Nossa Vida

a primeira vez...a tomar a pilula

Retrato de patricia99
04.04.2011 | 18:43
patricia99:
Membro desde: 06.09.2010

ola a todas!
eu nao sei se ja me apresentei, mas costumo frequentar o forum mas nunca ou raramente escrevo...eu sou a patricia, tenho 19 anos e pretendo começar a minha vida sexual.
como sempre fui uma pessoa com periodos menstruais irregulares e dolorosos, gostaria q a pilula fosse o meu metodo contraceptivo para me poder ajudar nesses dois aspectos. mas confesso q tenho medo dos efeitos secundarios q isso me podera trazer.
gostaria de saber como é q foi a vossa adaptaçao, q efeitos sentiram no inicio, q pilula tomaram, com q idade começaram, se potenciou algum problema de saude q voces tivessem, etc.
gostava q partilhassem as vossas experiencias e conhecimentos comigo porque tenho muitas duvidas e receios
obrigada


Retrato de nahemah
Seg, 04/04/2011 - 19:02
nahemah:
Membro desde: 01.02.2010

Olá!

Eu comecei a tomar a pílula para regular os meus períodos menstruais, pq também eram super irregulares e abundantes - e também ganhei peso. Mas há pessoas que tomam a pílula e emagrecem, ou ficam na mesma! Cada caso é um caso, a minha é a minigeste.

Não senti quaisqueres efeitos excepto o período vir sempre certinho Smile Comecei a tomar com 17 anos.

Retrato de Syll
Seg, 04/04/2011 - 19:10
Syll:
Membro desde: 26.04.2010

Olá Patrícia.
Bem vinda!
Antes de mais, calculo que tenhas previsto uma consulta no ginecologista. Ele será a melhor pessoa para te receitar a pílula adequada, das muitas do mercado, e assim minimizar efeitos secundários. Para além disso, se pensas iniciar a tua vida sexual, deves informar-te devidamente sobre todo e cada aspecto a isso respeitante, e não te envergonhes na consulta: pergunta tudo o que te vier à cabeça. Por mais "inocente" que temas parecer, parecerás pior se fores descuidada sem necessidade. E depois, já sabes, há que ser seguida pelo médico ao nível de exames papanicolau. E ainda devora a bula da tua pílula: convém que saibas bem como funciona, quando perde o efeito e como agir nesse caso.

Ouve-se falar muito pouco de efeitos secundários da pílula. Ainda que seja uma dose de hormonas que aplicas ao teu corpo, é hoje em dia relativamente bem assimilada pelo organismo. O mito mais comum é o do engordar. No entanto, pela minha experiência - e sou gordinha - poderá engordar-te sim 1 ou 2 kilos. Mas nada por aí além. Aliás, de muita gente que conheço e que toma a pílula, ninguém se queixa de engordar por causa dela.
De resto, não sei muito bem ao que te referes. Há quem diga que há pílulas que aumentam a tendência à depressão, outras que retiram apetite sexual... Mas a serem verdade serão casos específicos, e provavelmente tratados com uma consulta no ginecologista e uma mudança de pílula.

Boa Sorte e dispõe!

Retrato de fillippa
Seg, 04/04/2011 - 19:47
fillippa:
Membro desde: 28.01.2011
patricia99 wrote:

ola a todas!
eu nao sei se ja me apresentei, mas costumo frequentar o forum mas nunca ou raramente escrevo...eu sou a patricia, tenho 19 anos e pretendo começar a minha vida sexual.
como sempre fui uma pessoa com periodos menstruais irregulares e dolorosos, gostaria q a pilula fosse o meu metodo contraceptivo para me poder ajudar nesses dois aspectos. mas confesso q tenho medo dos efeitos secundarios q isso me podera trazer.
gostaria de saber como é q foi a vossa adaptaçao, q efeitos sentiram no inicio, q pilula tomaram, com q idade começaram, se potenciou algum problema de saude q voces tivessem, etc.
gostava q partilhassem as vossas experiencias e conhecimentos comigo porque tenho muitas duvidas e receios
obrigada

Ola Hug desde ja..deixa dizer t k os efeitos variam d mulher para mulher..talvez o melhor mm k tenhas a fazer e aconselhares t junto de um genecologista!Kk das formas..os efeitos ja conhecidos,sao por ex,o aumento de peso,o peito inchado e algumas cefaleias.Mas é cmo t digo...o melhor mm sera aconselhares t junto d um BOM genecologista,pk so ele sabera a pilula indeicada para ti!Em relacao a toma..o folheto k vem na embalagem,informa t td e esta mt bem explicado!Comecas a tomar agr no 1o dia da tua menstruacao e dps so acabas no 21o comprimido.Esperas 7dias(nesses espaco ira aparecer t novamente a menstruacao)e comecas uma nova embalagem no 8o dia!!Eu acho k ha pilulas em k o espaco d descanso e de 6dias,ou seja,a toma e ao 7o em vez de ser ao 8o,mas isso dps a embalagem da t indicacao.Em relacao aos efeitos...Ja sabes para k serve,ne? Wink Sera tb mt util pra ti caso sejas mt irregular na tua menstruacao,pois assim,com a pilula,iras saber o dia exacto k ele"vai bater a porta",e s tiveres problemas d acne ou oleosidade de pele!!Beijinho e boa sorte

*Kd o coracao disse aos olhos"Ve menos,pk tu ves e eu sofro",os olhos responderam"Entao sente menos,pk tu sentes e eu choro"*

Retrato de AL
Seg, 04/04/2011 - 19:57
AL:
Membro desde: 12.02.2011

Olá Patrícia! Bem-vinda! Grin
Eu comecei a tomar no mês passado, a Minigeste, e tenho 18 anos. A mim, até agora, não me trouxe efeitos secundários nenhuns e tenho-me adaptado muito bem com ela. Não tens de ter receios nenhuns, caso não te dês bem, falas com o teu médico e mudas para outra. Grin
Beijinhos. Kiss

Foste a melhor coisa que me aconteceu na vida. Amo-te para sempre! :x

Madrinha: MeVi
Afilhada: Mari Fernandes

Retrato de vania p
Seg, 04/04/2011 - 20:32
vania p:
Membro desde: 02.05.2009

ola patrícia.... o que te aconselho é ires a uma ginecologista que te pode ajudar nesse sentido de qual pílula será melhor para ti... mesmo que te dês mal com uma, podes sempre experimentar outras... eu tomo minigeste deste os 16 anos e nunca tive efeitos secundários...

beijinhos, e boa sorte para esta nova fase da tua vida.. Wink

pimpinha

Retrato de sandra_santos
Seg, 04/04/2011 - 20:34
sandra_santos:
Membro desde: 15.02.2011

patricia desculpa invadir o teu tópico...mas ja que ta aqui o tópico, aproveito para perguntar se tem conhecimento se a pílula reduz os pêlos, como efeito secundário....e quanto ao acne?

Retrato de Dany18
Seg, 04/04/2011 - 21:04
Dany18:
Membro desde: 05.12.2010

Ola Patricia eu devo ser das mais novas na 1a toma da pilula, comecei aos 13 anos pois o meu periodo era mt irregular tinha quistos nos ovarios e teve mesmo que ser. Quanto a efeitos secundarios foi o aumento de peso (ja era gordinha), e a acne diminuiu, mas isso da acne foi pk era a diane 35..O que te aconselho a fazer e falares com o teu médico de familia, tal como algumas meninas disseram. Beijinho

Dany18

Retrato de patricia99
Seg, 04/04/2011 - 21:28
patricia99:
Membro desde: 06.09.2010

obrigada pelos comentários Smile
eu tenho consulta esta semana com a médica e depois conto como correu
bem Sandra, eu gostava q a pilula diminuisse os pelos isso sim é era um bom efeito secundario Smile

Retrato de DMRS
Ter, 05/04/2011 - 03:34
DMRS:
Membro desde: 24.08.2009

Ola Patricia

ir a um/a ginecologista é um bom principio!! ninguem esta mais capacitado do que ele/a para te dar indicações!!

os efeitos secundarios podem ser bons/maus/nenhums... porque cada corpo é unico e cada organismo reage de forma diferente.

tenho 2 exemplos:

dps de ter tido o meu filho comecei com a chamada pilula da amamentação, supostamente a mais "fraca" do mercado e numa semana engordei 4 kgs (escusado será dizer que parei logo com ela)

falei com a minha medica (tive q esperar ate parar de amamentar) e desde essa altura uso a miranova e nao tive qualquer efeito secundario (pelo menos visivel): n engordei, n me aumentaram os pelos...absolamente nada...

só tenho é um conselho para te dar (e vale o que vale):
a pilula nao te protege de doenças sexualmente transmissiveis (isto é muito bonito de se dizer mas é a pura realidade e se vais iniciar a tua vida sexual deves pensar tb em todos os aspectos inerentes ao processo)

só mais um a parte (pareço uma ultrapassada a falar) mas nao ha um metodo contraceptivo 100% eficaz.
a minha mae teve o meu irmao enqto tomava a pilula (diz que nao falhou na toma)
eu engravidei com preservativo (era contra a pilula por aquilo que tinha acontecido a minha mae)
serviu-me de lição. neste momento uso 2 metodos contraceptivos (só tens que te assegurar que um nao interfere com a fiabilidade do outro. por ex, usar o preservativo e a pilula)

. boa sorte*

Retrato de AnitaB
Ter, 05/04/2011 - 08:03
AnitaB:
Membro desde: 27.12.2010

Comecei aos 16. A únicas coisas que notei foram imensa tensão mamária, o que era particularmente aborrecido pois gostava de dormir de barriga para baixo mas para compensar deixei de ter dores menstruais.

-----------------------------------------------------------
I used to have an open mind but my brains kept falling out.