Prestação da casa pode ser substituída por renda | A Nossa Vida

Prestação da casa pode ser substituída por renda

Retrato de lininha
31.10.2008 | 16:01
lininha:
Membro desde: 01.04.2008

Que acham desta novidade do Orçamento de estado para o próximo ano? Eu acho que querem enterrar ainda mais os portugueses ao fim de 10 anos de renda ter que comprar novamente a sua casa ou seja comprar a nossa casa 2 vezes.

http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.php?id=35255


Retrato de sandrad1
Sex, 31/10/2008 - 17:29
sandrad1:
Membro desde: 26.10.2006

eu acho que entre ser despejado da propria casa, e sofrer uma vergonha enorme c/ toda a gente a olhar para nos, sem ter um tecto e todas as nossas coisas na rua ... acho que e uma optima medida...

em 10 anos tens 20 % de desconto... sera uma oportunidade de poupar um pouco para tentar resolver a suituaçao...

Nota... eu nao estou nessa situaçao... apenas acho que deve ser uma sensação das piores sermos despejados...

Retrato de CorpseBride
Sex, 31/10/2008 - 17:35
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008

... não me parece mal.
É preferível ter um tecto garantido por mais uns anos, e ter tempo para pensar numa solução, a ter que entregar a casa ao banco de uma vez. No fim desta espécie de hipoteca, tem-se preferência de compra, o que também é positivo.

Só que já se está a ver o que vai acontecer: as pessoas vão continuar a deixar-se estar, e o prazo chegará ao fim sem terem procurado uma alternativa (seja de conseguir dinheiro para pagar a casa onde estão, quer seja a de procurar outra mais barata).
Mas isso já não é problema da Lei.

Agora, os benefícios indevidos que eventualmente algumas instituições bancárias possam ter com esta estória eu já não sei... Não estou suficientemente informada.

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de Su_m
Sex, 31/10/2008 - 17:47
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

... e as pessoas terão sempre hipótese de escolher entre ver a prestação temporáriamente substituída por uma renda, ou entregarem a casa ao banco.

É engraçado como a mentalidade Portuguesa procura sempre encontrar os piores defeitos nas decisões tomadas pelos nossos governantes. O que é facto é que, tendo em conta a crise que se está a viver actualmente, esta foi a meu ver uma excelente medida. Quer dizer, ou é esta ajuda que permitirá manter a casa sem ser necessário sacrificios impensáveis, ou enfrentar uma situação sem saída.

É um facto que as taxas subiram bastante - tal como agora estão a descer - e que isso tem um impacto enorme nas familias. Mas é preciso não esquecer que no passado, muitas pessoas na hora de contrairem um empréstimo o fizeram deslumbrados com uma casa nova (e com todas as facilidades do banco), com uma taxa de esforço muitas vezes bastante perto dos 100% - o que não deixa grandes margens para subidas - e sem considerar todas as opções (como uma casa mais barata, ou até mesmo o aluguer - algo muito comum lá fora).

Comprendo perfeitamente a preocupação da Lininha, mas o que é facto é que esta medida permite uma 2ª saída para a maior parte dos portugueses, ao invés do despero completo face a nenhuma alternativa.

Su