Porque é que só as bonecas tem emprego em lojas de roupa? | A Nossa Vida

Porque é que só as bonecas tem emprego em lojas de roupa?

Retrato de RitaMaria Castro
02.11.2012 | 23:44
RitaMaria Castro:
Membro desde: 09.07.2012

Desculpem, mas isto irrita-me solenemente. Ando eu com boa experiência profissional a nível de atendimento, com bom nível de línguas, boa aparência (nada de grandes exageros nem vestida a parecer uma árvore de natal) e nem me chamam. E eu já tento isto desde 2010, fui trabalhando em outras áreas. E cada vez que entro numa loja, irrita-me. Nunca fui chamada para uma entrevista sequer. Entro nas lojas e só vejo basentas, sem qualquer respeito, arrogantes, narizes empinados, e todas não me toques. Mas isto é ser uma boa profissional? Quando cara laroca e corpo giro for igual a profissionalismo avisem-me. Este pais está de rir!


Retrato de aleacim89
Sáb, 03/11/2012 - 00:20
aleacim89:
Membro desde: 13.04.2011

O que dizes é verdade, grande parte tem uma simpatia de morte.
Lembro-me que há 3 anos dei o meu currículo em todas as lojas de um shopping que ainda ia abrir. Esperei sentada e nada. Quando abriu entrei em lojas onde vi raparigas a atender que não tinham aparência absolutamente nenhuma! Juntando a isso a típica falta de simpatia e aquele ar de "apetece-me tanto estar aqui como enfiar um frasco de picante na boca".
Também tenho experiência com o publico e sei línguas mas isso não tem sido uma mais valia na minha procura de emprego. Fico chocada quando alguém me diz que deu o currículo na mesma loja que eu e foi chamada para começar a trabalhar! Começo a pensar, mas afinal o que tem ela que eu não tenha??

Mas também te digo, trabalhar numa loja não é pêra doce. Eu já trabalhei em duas, uma com grande nome, num shopping, colegas enjoadas e que faziam questão de infernizar a vida a qualquer uma que entrasse, sem formação, sem horário, fazendo (muitas) horas a mais, etc. A outra uma loja local, colegas simpáticas e acessíveis, alguma formação e horário certinho, nem horas a mais, nem horas a menos, hora certa para almoçar. Foi uma grande diferença. Por questões de saúde física tive de deixar, aliás, o medico proibiu-me de voltar a trabalhar nessa área (naturalmente que hoje em dia não recusaria se me oferecessem emprego numa loja).
Mas se for para trabalhar num shopping normalmente é muito cansativo, sem horários certos, sem nada de nada. O ordenado é melhor que o das lojas locais, no entanto não sei se compensa assim tanto.

Ah, se as achas antipáticas e enjoadas para ti enquanto cliente, imagina o inferno que é entrar e trabalhar com elas! Não fazem por menos, parece que têm medo que lhes roubem o lugar e fazer a vida negra até que desistas! Falo por experiência minha e de uma amiga que, coitada, sofreu os 3 meses de contrato inteiros com as colegas que já lá estavam.

Retrato de RitaMaria Castro
Sáb, 03/11/2012 - 01:00
RitaMaria Castro:
Membro desde: 09.07.2012

Pois, mas só há colegas dessas porque a loja infelizmente quase sempre só põe menininhas que têm a mania que podem ser mais que as outras, mas também isso depende das pessoas. Se tiver que se responder á altura, responde-se. Porque essas meninas tem de ser postas no lugar e perceber que não são mais que as novas que entram. Só que infelizmente as novas que entram tem medo de fazer frente com medo de perder o emprego, o que de facto não pode acontecer até porque elas são meras empregadas de loja igual as outras. Desde que não sejam discussões dentro de loja nem á frente ou perto do chefe, tudo bem. Mas de facto os padrões dessas lojas descem muito e já vi muitos clientes insatisfeitos com os atendimentos. Eu não tenho inveja delas, dou graças a Deus por ser simples e ser uma boa profissional, só acho pouco justo a maneira como escolhem. É que nem para uma entrevista chamam, para ver como a pessoa é, como interage como fala. É muito frustrante. Todos os trabalhos são complicados, á sua maneira! Mas nestas alturas até esses sem horário, são bem vindos. Pelo menos para ganhar experiência. Sim, até porque a piada maior é que pedem experiência. Se numa loja dá oportunidade disso como é possível a pessoa ter experiência na área do retalho? Eles tem e devem fazer formação das pessoas. O único que poderiam pedir é experiência ou orientação ao cliente. E para isso existe o mês á experiência, para verem como a pessoa é. Mas enfim, há coisas que não fazem sentido neste pais. Eu já desisti de entregar currículos nas lojas, nunca me chamam.

Retrato de Xana Neves
Sáb, 03/11/2012 - 10:23
Xana Neves:
Membro desde: 13.01.2011

Rita Maria

Hoje em dia nao é bem assim.. Álias bonecas a trab em lojas é raro ver,ve se cada uma..
Eu sempre trab em lojas d roupa,neste mmt tou numa loja mas num ramo bem diferente!Quem contarta vai muito pelo q demonstras na entrevista,pq "boneca" nao significa profissionalismo,disponibilidade,etc...Acho q nao devias desistir,se tens experiencia é meio caminho andado,tenta ver no q poderás estar a falhar(entrevista)!
Boa sorte Wink

Retrato de RitaMaria Castro
Sáb, 03/11/2012 - 13:16
RitaMaria Castro:
Membro desde: 09.07.2012

Xana, mas nem me chamam para entrevista sequer! Eu vou sozinha á entrevista, sempre bem apresentável, com um currículo bom e leve, e responde as perguntas que me fazem que simplesmente é se tenho disponibilidade imediata e total, ao que eu respondo sim!
E sim, são bonecas de plástico porque eu todo o grupo inditex por exemplo só vejo kilos e kilos de maquilhagem e raparigas que nem falam direito para os clientes! E já li por aqui noutro tópico de uma pessoa que é gerente de loja que essas grandes cadeias até se guiam pelo peso e altura, por amor de deus! Toda a gente tem direito a trabalhar desde que seja no mínimo apresentável e tenha bom atendimento.

Retrato de andreia 8
Sáb, 03/11/2012 - 18:16
andreia 8:
Membro desde: 01.11.2012

ola sei do que falas por vezes vou as compras e cinceramente mete-me nojo ver pessoas com a mania que sao superiores, e tanta base tanta base que cinceramente quando acordam de manha devem ser autenticas bruxas ah uma loja no nortshoping que não vou disser o nome mas agora até ivito la ir para não me inervar preferia ser atendida por uma gorda simpatica do que por uma magra antipática que até se riem de nós nas nossas costas. nunca procurei emprego em nemhuma loja mas uma amiga minha por azar num acidente perdeu um braço e agora pós uma protese e procurou emprego numa loja e uma das funcionárias disse "este emprego nao e para qualquer uuma muito menos para uma maneta" isto nao e coisa que se diga a ninguem Sad

Retrato de RitaMaria Castro
Sáb, 03/11/2012 - 18:22
RitaMaria Castro:
Membro desde: 09.07.2012

Eu vou muitas vezes ao NorteShopping, alias já trabalhei lá e uma rapariga de umas das lojas no meu local de trabalho desrespeitou-me e eu obviamente que não pude responder á altura. Tudo porque exigiu uma coisa que não poderia fazer e no fim chamou-me de incompetente. Fiz questão de ir á loja dessa cara amiga, que por sorte estava na zona dos provadores e levei 10 peças de cada vez. E no fim disse que poderia dizer-lhe muita coisa mas não ia descer ao nível dela. Há muita gente hoje em dia que se acha muito importante perante as outras pessoas, mas tem de haver outras que as ponham no devido lugar.

Retrato de andreia 8
Sáb, 03/11/2012 - 18:31
andreia 8:
Membro desde: 01.11.2012

fizeste bem mas ás vezes o melhor mesmo e ignorar pois pessoas assim não merecem o minimo valor nem a minima importáncia. mas e triste vivermos rodeadas de tanta porcaria. pessoas que não sabem qual é o seu lugar, o problema mesmo e que vivem naquele mundo da fantasia mas um dia vão cair em si e vão ver o que foram nessa altura ja foram ultrapassadas felizmente.
esquecem-se e que a beleza e uma constante e não dura para sempre!!!

Retrato de RitaMaria Castro
Sáb, 03/11/2012 - 18:57
RitaMaria Castro:
Membro desde: 09.07.2012

Verdade!

Retrato de Milow
Sáb, 03/11/2012 - 22:01
Milow:
Membro desde: 27.10.2011

É isso e terem licenciatura... se não conseguir pagar a minha por falta de trabalho, aí é que não tenho mesmo hipóteses.
Mas também já se sabe como é que isto é, ainda para mais com crise. Chamam a prima daquela, a tia, a irmão, o sobrinho. Família, cunhas. Quem não tem que se desenrasque.
Felizmente a minha área tem bastante oferta no estrangeiro, não tenciono ficar por cá quando terminar a licenciatura Wave

Retrato de RitaMaria Castro
Sáb, 03/11/2012 - 22:32
RitaMaria Castro:
Membro desde: 09.07.2012

E fazes tu muito bem porque este país está cada vez pior!

Retrato de sofiafreitas91
Dom, 04/11/2012 - 00:58
sofiafreitas91:
Membro desde: 22.07.2010

Eu não sou nenhuma barbie, nem estou perto de ser, nem me considero gira e trabalho numa loja de sapatos, onde muitas das vezes vou sem maquilhagem trabalhar e acredita que já se viraram para mim e para as minhas colegas de trabalho e disseram que não nos arranjamos, por isso :s

Concordo contigo quando dizes que a imagem conta mais, claro, mas nem sempre :s

E digo-te nem sempre sou simpatica para com os clientes, porque muitas das vezes são os clientes que nos tratam como lixo.. e no sitio que estou nem queiras saber :s

Retrato de Sofia Lo
Dom, 04/11/2012 - 00:59
Sofia Lo:
Membro desde: 26.03.2011

Mas achei completamente descabido a criação do tópico para basicamente e possivelmente falar do que não sabe e de quem não conhece...
Por trás daquilo que lhe parecem "basentas, arrogantes, narizes empinados, e todas não me toques" podem estar raparigas comuns que trabalham para comer ou para ajudar a família...
E mesmo que efectivamente sejam "basentas, arrogantes, narizes empinados, e todas não me toques" devíamos mais era ter um bocadinho de orgulho nelas.
Pelo menos trabalham. Não estão à espera de um subsidiozinho ou de uma cunhazinha...

Opiniões.

Retrato de RitaMaria Castro
Dom, 04/11/2012 - 01:58
RitaMaria Castro:
Membro desde: 09.07.2012

Olha, cara colega... se eu falo, falo do que sei. Porque tenho muitas conhecidas que estão a trabalhar em lojas por mera cunha. E sim são narizes empinados e tudo o resto que disse.. e não generalizei todas as lojas de shopping.. algumas apenas, principalmente do grupo inditex. Eu sempre tratei bem as pessoas e fui carinhosa a falar e já me trataram mal. Eu já trabalhei na pior área, restauração e sempre fui educada com toda a gente até com essas lojistas que iam lá a minha loja comer e ainda eram mal educadas e arrogantes comigo. E sim, a maior parte das lojas escolhe pela imagem.

Retrato de RitaMaria Castro
Dom, 04/11/2012 - 02:01
RitaMaria Castro:
Membro desde: 09.07.2012

E mais uma coisa sofia, eu também trabalharia se me dessem oportunidade para isso. E não me alimento de subsídios já por isso procuro trabalhos todos os dias e entrego currículos. E friso novamente que irrita uma pessoa que esteja a procura de trabalho ver certas pessoas maltratar clientes, como já me aconteceu. Trabalho, é trabalho. Eu também já trabalhei com o publico, e não podia andar ai toda arrogante para com eles. Há que reflectir um bocado no que disse.

Retrato de Milow
Dom, 04/11/2012 - 09:41
Milow:
Membro desde: 27.10.2011

Não sei porquê que falam tão mal das cunhas. Acho que uma pessoa depois de ser pisada inúmeras vezes já as usa quando pode. Falo eu que já estou cansada de gastar tinteiro e folhas para passar dias inteiros a distribuir algo que nem uma resposta, "sim" ou "não", vai ter.
Se tenho essa possibilidade agora, porque não? Só quem passa por elas é que sabe Ttthand

Retrato de Sofia Lo
Dom, 04/11/2012 - 10:18
Sofia Lo:
Membro desde: 26.03.2011

Ao ler os seus comentários aprofundei a conclusão de que antes de apontar defeitos aos outros, devia preocupar-se em olhar para si primeiro e talvez preocupar-se em prestar atenção ao que lê.

E fico-me por aqui.

Retrato de cb5
Dom, 04/11/2012 - 10:26
cb5:
Membro desde: 17.05.2010

Eu nao conheço a realidade das lojas enquanto funcionaria.Apenas enquanto cliente!
As lojas que eu mais frequento nao costumam ter só as Barbies,felizmente!:D Mas por exemplo,há uma loja especificamente que eu vou mais raramente que acontece como tu descreves!8|
O que eu faço e evitar ir lá!:)

Há umas duas semanas tive uma formação com um director de uma empresa de recrutamento da minha área...Quando se falou no assunto cunhas ele foi bem claro!Se o recrutador tem vários currículos semelhantes sendo que 8 sao de desconhecidas e 2 de pessoas conhecidas e já com referencias de outras funcionarias,por exemplo,e obvio que eles optam pelas pessoas com referencias!

Entendo a tua revolta em nao arranjar emprego mas ele há de surgir!Boa sorte!:)

Retrato de Isabel_
Dom, 04/11/2012 - 11:23
Isabel_:
Membro desde: 12.04.2011

Tal como a Cb5 disse, o que o director disse, se eu posso contractar alguém de que tenho referências porque não lhes hei-de dar oportunidade?

Desculpem-me se me vão dar muitos tiros pelo que eu vou dizer, mas quem tem cunhas que as utilize e que faça pela vidinha. O mundo está para os espertos. E não digam que se não as tivessem não as utilizavam..

Retrato de Milow
Dom, 04/11/2012 - 12:27
Milow:
Membro desde: 27.10.2011

Nem todas as pessoas que usam cunhas estão sentadas à frente da televisão a morar com os pais à espera que o trabalho caía do céu.
Para além de termos que olhar para nós antes de falar dos outros, temos que nos pôr também no lugar dos outros antes de falar.
É fácil falar de boca cheia.

Retrato de RitaMaria Castro
Dom, 04/11/2012 - 12:56
RitaMaria Castro:
Membro desde: 09.07.2012

E mais uma coisa, uma coisa é terem referências de patrões, outra coisa é ter referências de amigas, coisas que podemos distorcer á nossa vontade para conseguir por a tal amiga. As cunhas deveriam ser apenas usadas de maneira consciente, não é por lá A ou B só porque é amiga. É por causa das cunhas que muita gente não entra pela experiência ou pelas qualidades, entra porque a ou b recomendou. As coisas deveriam ser parciais.. toda a gente deveria ter direito á oportunidade mas vossas teimam em mandar indirectas e directas para mim. Deixem lá, a minha opinião mantêm-se porque sei do que falo e falo do que já vi e soube, ponto final.

Retrato de RitaMaria Castro
Dom, 04/11/2012 - 12:57
RitaMaria Castro:
Membro desde: 09.07.2012

Eu acho que vocês estão é a entender tudo mal. Eu falo de meninas, que eu conheço que nunca trabalharam! E que chegaram lá e entraram com cunha. Se vocês acham isso justo o problema é totalmente vosso. Agora sou eu que digo, quem passa por isso. Eu falo de cunhas, mas cunhas "mal feitas" das quais põem lá pessoas que não percebem nada daquilo, que tratam mal as pessoas e nem têm experiência. E parem de achar que eu falo do que não sei, porque eu estou a falar de exemplos que eu tenho. Agora cada qual tem direito a ter a sua opinião sobre o assunto. E não tenho de levar com pessoas que não me conhecem e vem para aqui dizer indirectamente dizer que tenho inveja dessas raparigas. Não tenho inveja, tenho revolta. E volto a frisar, custa a quem quer trabalhar, dizerem que tem as vagas preenchidas e passado duas semanas ves uma pessoa lá na loja que mais tarde se descobre que é amiga de b. E que te trata mal e não te atende em condições. E podem ver neste fórum que não sou a única pessoa que tem esta opinião. Obrigada a todas

Retrato de cb5
Dom, 04/11/2012 - 13:25
cb5:
Membro desde: 17.05.2010

Eu acho que fui até bem directa!;)

Ninguém está a dizer que tu não conheces a realidade. Aliás, se já trabalhas-te no ramo deves ter uma noção de como as coisas se passam!

O recrutamento de pessoas para trabalhar não passa apenas pela experiência, pelo domínio das línguas estrangeiras mas também pela afectividade, pela simpatia, pela facilidade em lidar com o público. Se calhar essas funcionárias quando foram a entrevista foram isso tudo...E entre contratar uma pessoa com experiência mas que não se tem garantia dessas competência socio-afectivas e contratar alguém com referências e que demomstrou capacidade de lidar com o público, acho que é fácil ver quem é que vai ser contratada! Não estou a dizer que seja justo, atenção! Mas é o que se passa na realidade...
Há muita empregada de loja mal educada, mas felizmente não é uma maioria . Aliás, as mais ranhosas vê-se perfeitamente que não param nas lojas...
Não lhe vale de nada uma cunha se não demonstrar ser competente. No final do contrato acaba sempre por ir embora.

Não penses que eu estou a dizer isto porque tive alguma cunha! Aliás, eu ainda nem trabalho...:))

Retrato de RitaMaria Castro
Dom, 04/11/2012 - 13:31
RitaMaria Castro:
Membro desde: 09.07.2012

Pois, mas é que nem para uma entrevista me chamam, é isso que me deixa mais triste ainda!

Retrato de cb5
Dom, 04/11/2012 - 13:39
cb5:
Membro desde: 17.05.2010
RitaMaria Castro wrote:

Pois, mas é que nem para uma entrevista me chamam, é isso que me deixa mais triste ainda!

Mas isso e porque eles só pegam em alguns dos currículos!As lojas recebem por mês uma quantidade abismal de CV!;)

Retrato de Isabel_
Dom, 04/11/2012 - 14:30
Isabel_:
Membro desde: 12.04.2011

Compreendo que te sintas discriminada perante essas raparigas mas não as condeno de todo.

Não sou contra as cunhas, aliás afirmo que a partir de uma parte da minha vida passei a ser muitíssimo a favor. Safe-se quem puder, é literalmente isto.

Claro que gostava que todos tivessem oportunidade de ter um emprego e mostrar o que valem mas sabemos que não é possível. Não há mercado suficiente para absorver tanto jovem licenciado e não-licenciado.

Não quero que penses que te estou a chamar invejosa porque não estou. Espero que a tua sorte chegue o mais rápido possível Wink

Retrato de RitaMaria Castro
Dom, 04/11/2012 - 15:10
RitaMaria Castro:
Membro desde: 09.07.2012

Obrigada! É de facto um pouco frustrante porque nem todos tem cunhas e eu preferia entrar por mérito, obviamente. Mas fica difícil.

Retrato de RitaMaria Castro
Seg, 05/11/2012 - 00:36
RitaMaria Castro:
Membro desde: 09.07.2012

Pois pegam em vinte mas podem ter deixado 30 para trás em que lá no meio estejam currículos melhor que os 20 que pegaram. Há tanta gente na parte dos recursos humanos que eu acho que todos deveriam ter a sua oportunidade de ter o seu currículo lido, mas isso é a minha opinião e podem me dizer que isso é impossível mas não é. Há muita gente formada na parte de recursos humanos e com certeza eles não tem só uma pessoa no gabinete de recursos humanos. Agora podem dizer, ahh já viste o que é uma pessoa ler os currículos todos? Mas para isso existe os recursos humanos, para recrutarem e darem valor as pessoas, á sua experiência, ao seu trabalho. Mas infelizmente só pegam em meia duzia e pronto, dessa meia dúzia, saem uns.

Retrato de cb5
Seg, 05/11/2012 - 00:56
cb5:
Membro desde: 17.05.2010

Mas já viste o que seria entrevistarem tantas pessoas?Para a própria empresa e um grande dispêndio de tempo e recursos...Nao lhes compensa!
E injusto e pode parecer frio mas a base de um negocio e o dinheiro e importa nao só ganhar bastante mas tambem gastar o mínimo indispensável...
Olha vou te contar dois casos para veres como nao acontece só na tua área.
Uma enfermeira minha conhecida que foi chamada para ocupar a única vaga que abriu num hospital a porta de casa dela.A única experiência que ela tinha era a do estagio do curso...Foi chamada porque o chefe pegou na resma de currículos que lá tinha e tirou um a sorte!:o Parece mentira mas garanto te que foi isto que sucedeu...
Uma amiga minha farmacêutica que foi chamada para trabalhar tambem sem qualquer tipo de experiência!Ja tinha estagiado nessa farmácia,eles precisavam de alguém e optaram por ela em detrimento de outras pessoas com menos experiência.Neste caso eram pessoas com menos formação mas com muito mais experiência...E foi ela a escolhida!:)
Se e o método mais correcto?Pois claro que o ideal seria optar pelo melhor currículo!Mas cada vez menos isso acontece...:|

Retrato de RitaMaria Castro
Seg, 05/11/2012 - 01:39
RitaMaria Castro:
Membro desde: 09.07.2012

Pois é verdade! Mas é injusto já viste? Porque só numa entrevista é que se tem uma noção de como a pessoa é, da postura dela, de como comunica... uma folha de papel não transmite isso. É mais um bilhete que se tira á sorte.

Retrato de Xana Neves
Seg, 05/11/2012 - 09:47
Xana Neves:
Membro desde: 13.01.2011

Rita Maria

Eu tb trabalhei no grupo inditex(Zara),e acredita q maior parte das minhas colegas de trabalho eram tudo menos bonecas lololol!!
Olha eu tb trabalhei na Sacoor,essa loja de grande nome(so nome mesmo) e digo te trabalhava la uma rapariga cmg q era tao feia q ate parecia q tinha problemas acredita!E agr eu pergunto me cm é possivel numa SACOOR trabalharem pessoas assim??Certamente haverá algo d errado ou no teu Cv,ou na tua postura perante a entrevista,ou excesso d nervosismo,ou cv muito básico,ou a localizaçao geografica,alguma coisa estará errada(pelo menos aos olhos deles)!Altera o teu cv,a tua postura numa entrevista,ou simplesmente eles tb podem andar a procura d algo muito especifico.
Mas n deseperes qd menos esperares chamam por ti =) Eu tb nunca desisti todos os dias bombardeava os anuncios.

Topic locked