Porquê que as calças de ganga ficam sempre manchadas? | A Nossa Vida

Porquê que as calças de ganga ficam sempre manchadas?

Retrato de khadija
22.04.2012 | 17:26
khadija:
Membro desde: 02.06.2011

As calças de ganga do meu marido aparecem sp com manchas mais escuras ao fim de algumas lavagens e ainda não descobri porquê: uso sempre o melhor detergente (skip ou ariel) por aqui não é...cheguei a pensar que era da qualidade da ganga, lá se comprou marcas mais caras e de nome, acontece o mesmo.. Se rá que devo-as lavar só com gangas??
Ora bem, como não se deve misturar roupas claras com gangas resolvi misturar com escuras, será disso?? se é terei que lavar gangas sozinhas?? e agora como tiro essas manchas?? será que devo lavá-las à mão com sabão clarim e pô-las a corar ( à moda antiga)?? ajudem-me fadas do lar, que eu tenho um azar com a roupa que não é normal!!


Retrato de aleacim89
Dom, 22/04/2012 - 17:40
aleacim89:
Membro desde: 13.04.2011

Eu coloco sempre calças de ganga escuras a lavar com roupa escura e calças de ganga claras a lavar com roupa clara e nunca saíram manchadas da máquina. Só acontece ás calças do teu marido? Se calhar é ele que as mancha e só reparas quando estão secas...

Retrato de jo_ana1
Dom, 22/04/2012 - 18:03
jo_ana1:
Membro desde: 12.08.2008

lavas do avesso?

Retrato de Lillith
Dom, 22/04/2012 - 19:23
Lillith:
Membro desde: 18.05.2010

Chegou a acontecer-me no Algarve por causa da água da companhia...
Sei que és nortenha, e não sei se usas água da companhia, mas pode estar a acontecer alguma coisa... Contudo nesse caso seria temporário...
Outra coisa que pode manchar as gangas é a água quente. As tintas, mesmo as da roupa actualmente estão diferentes. Devido à proibição de alguns químicos, dizem os especialistas que é mais difícil fixar as cores e que o uso de águas quentes nas lavagens tendem a favorecer a concentração da cor em algumas zonas dos tecidos. (Tenho um familiar no ramo e explicou-me isto, depois de eu ter comentado que tinha umas calças manchadas. Não voltou a acontecer-me.)
Terceira hipótese, é o detergente. A roupa escura fica manchada com facilidade usando detergente em pó. Os resultados são melhores com detergente líquido. Mesmo que uses em pó por ser mais económico, compra líquido para a roupa escura.
Respeito sempre isto que te disse. Lavo sempre a roupa de cor a frio. Retiro sempre toda a temperatura da lavagem para não me sair roupa manchada (côr mais concentrada nuns sítios que em outros) e lavo com detergente líquido.
Se a roupa estiver mais suja, ponho de molho antes de meter à máquina, com detergente manual, em água fria. Não esfrego, nem tenho grande trabalho. Acabou a roupa manchada!

Retrato de khadija
Dom, 22/04/2012 - 20:22
khadija:
Membro desde: 02.06.2011

- A água é do poço e não da companhia;
- O detergente é sempre liquido, detesto em pó;
- Costumo lavar sempre do avesso;
Quando misturava com cores claras manchava-me as cores claras principalmente os brancos ficavam encardidos, então resolvi lavar com as escuras...e começo a desconfiar que as manchas que aparecem nas calças (são manchas mais escuras) são da roupa preta...conclusão, vou ter que lavar só ganga com ganga o que se torna dificil encher uma maquina só disso...
Se calhar lavar com água fria tb é uma solução Wink (???)

Retrato de Lillith
Dom, 22/04/2012 - 20:25
Lillith:
Membro desde: 18.05.2010

Comigo resultou a água fria.
E já que não tens água da companhia nem usas detergente em pó, tens apenas que fazer uma experiência Wink
Comigo a água fria resulta! Tenho inclusive umas toalhas de banho verde alface, que também ficam manchadas se lavar a quente. Se lavar a frio, ficam impecáveis.
Acho que na situação que estás, mais uma tentativa e tão inofensiva, não custa nada!