Pílula para gatos???? | A Nossa Vida

Pílula para gatos????

Retrato de _Isabel_
10.10.2013 | 13:00
_Isabel_:
Membro desde: 06.09.2012

Boa Tarde a todas

Tenho uma gatinha chamada Princesa...

Já teve uma ninhada, mas depois disso passei a dar-lhe a pílula... Recentemente meu companheiro foi a farmácia comprar a pílula (PILUSOFT) habitual mas estava esgotado, o farmacêutico indicou-lhe outro medicamento que faria o mesmo efeito.

Espanto nosso em casa quando vimos que este medicamento é para humanos nomeadamente mulheres com diagnostico de amenorreia.

PROVERA MEDROXIPRODESTERONA 5MG

Liguei para a farmácia e disseram-me que apesar de ser para humanos também dava como contraceptivo, nomeadamente ara gatos.

A minha ideia é levar lá o medicamento e reclamar.

Já alguém teve na mesma situação? Ou alguém dá isto a sua gata???


Retrato de pati_1977
Qui, 10/10/2013 - 13:11
pati_1977:
Membro desde: 15.05.2009

Essa pílula também é para gatas...........sei disso porque antes de esterilizar as minhas gatas, a minha vizinha comprava esse medicamento para as gatas dela.
Mas o melhor mesmo é a esterilização, pois as gatas com a toma continuada da pílula, têm muita tendência a desenvolver cancro das maminhas.

Retrato de _Isabel_
Qui, 10/10/2013 - 13:23
_Isabel_:
Membro desde: 06.09.2012

Obrigada pela informação...
Sim eu sei que o ideal é a esterilização... Neste momento não nos é possível mas estamos contar no próximo ano fazer. A minha filha é muito apegada a gata, nem quero imaginar se lhe acontece algo.

Isabel

Retrato de yuki
Qui, 10/10/2013 - 13:29
yuki:
Membro desde: 19.02.2008

faz 1 mealheiro para a esterilizaçao pq a pilula mata os animais com cancro...mesmo!

Retrato de Freya28
Qui, 10/10/2013 - 17:29
Freya28:
Membro desde: 29.04.2013

O melhor não seria ir ao veterinário para que ele lhe indicasse o que pode ou não dar à sua gatinha? O farmaceutico não é médico, muito menos de bichos, não tem formação para dizer que "esse medicamento" é tão bom bomo o outro, não sendo específico para animais...

Retrato de Catarina Neves
Qui, 10/10/2013 - 20:33
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008
Freya28 wrote:

O melhor não seria ir ao veterinário para que ele lhe indicasse o que pode ou não dar à sua gatinha? O farmaceutico não é médico, muito menos de bichos, não tem formação para dizer que "esse medicamento" é tão bom bomo o outro, não sendo específico para animais...

... tem formação na área da medicina animal, uma vez que vendem medicamentos de uso veterinário.

O que o farmacêutico vendeu para a gatinha da autora do tópico, está correcto.

Retrato de Catarina Neves
Qui, 10/10/2013 - 20:43
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

... a ARPA faz esterilizações a preços muito reduzidos (principalmente se apanhares uma campanha):

https://www.facebook.com/pages/ARPA/183977864975102

Retrato de cb5
Qui, 10/10/2013 - 21:33
cb5:
Membro desde: 17.05.2010

Freya28 wrote: O melhor não seria ir ao veterinário para que ele lhe indicasse o que pode ou não dar à sua gatinha? O farmaceutico não é médico, muito menos de bichos, não tem formação para dizer que "esse medicamento" é tão bom bomo o outro, não sendo específico para animais...

Por este comentário vejo que não tem mesmo noção da formação e do trabalho de um farmacêutico...Mas adiante!
A pilusoft e a megecat são as pílulas para as gatinhas mais comumente utilizadas.Mas não sendo propriamente baratas,são vulgarmente "substituídas" por Provera que tem esse efeito contraceptivo nas gatinhas.
Ah,e não foram os farmacêuticos que por obra e graça do Espírito Santo se lembraram de dar Provera como pílula.É comum vir mesmo com indicação do veterinário.Nem todas as pessoas estão disposta a dar o preço das pílulas para as gatas.Uma caixa de Provera é barata,acabando por ser uma opção mais "vantajosa" para a carteira do dono. No entanto,ressalvo que o ideal é o dono fazer a esterilização da gatinha!:)

Retrato de Sofia1984
Qui, 10/10/2013 - 22:35
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

Nunca dei, nem nunca hei-de dar pílula nenhuma, nem essa nem outra. Se arranjar uma gata, automaticamente parto do princípio que vou gastar dinheiro e castrá-la. A pílula traz imensos problemas no útero, verás isso daqui a uns tempos quando a gata tiver mais idade.

Nunca se deveria dar pílula aos animais. Quer-se um animal, não se pode reproduzir, castra-se. Não tenho dinheiro para castrar, não adopto.
(De resto, uma castração pode ficar bem mais barata do que uma cirurgia a uma piometra, por exemplo...)

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Retrato de Freya28
Sex, 11/10/2013 - 12:43
Freya28:
Membro desde: 29.04.2013

Não pretendo de modo nenhum atacar uma classe, mas a partir do momento em que fui à farmácia buscar anti-inflamatório para um gato e me querem dar ibuprofeno ou paracetamol, "porque é a mesma coisa", sendo que qualquer um deles pode matar de falência hepática o meu gato, estou um bocado escaldada. E não era o técnico, era o farmacêutico mesmo. Isto sem falar em quererem mudar o antibiótico que me foi prescrito para um abcesso no gato, porque não tinham desse, e quando vou ver o espectro de acção do outro é muito menor e não inclui as bactérias mais comuns em abcessos de gatos...Mas vamos acreditar que maus profissionais há em todas as classes e são uma minoria. Ou então esqueceu-se de ir as aulas de farmacologia animal, peço desculpa porque se existem, eu não sabia (pelo menos não estão no plano de estudos) Smile O uso de Provera não está aprovado/licensiado para gatos. No entanto, já se estudaram of efeitos em gatas do princípio activo desta pílula (diferente das específicas para medicina veterinária) - por exemplo, não se pode administrar esta pílula a gatas diabéticas, sendo que pode inclusivé predispor a esta patologia. Além de predispor também a neoplasias mamárias (como outras pílulas, inclusivé as de uso veterinário), assim como a infecções do tracto urinário. Também predispõe a aumento de peso, por aumento do apetite, e pode ter um efeito sedativo em gatas. São este tipo de coisas que se calhar um farmacêutico não a poderá informar, porque não vêm na bula especificamente para gatos, já que a pílula é para pessoas. Ou talvez sim, se tiver especial interesse em farmacologia e farmacocinética animal como eu e se der ao trabalho de investigar em artigos científicos e não no Dr.Google. E a verdade é que esta pílula provoca mais efeitos secundários em gatas do que as específicas de veterinária, e os donos deviam ser informados disso. É mais barata sem dúvida, mas poderá sair mais cara no final. Obviamente, a esterilização da gata, até mesmo a médio prazo ficará muito mais barata e trará muitos mais benifícios. Tenho 2 amigos farmacêuticos, que tiraram recentemente o curso e temos conversas bem animadas sobre o seu papel na saúde humana/animal. Mas há uma coisa que não me convencem: a escolha/prescrição de um medicamento é um acto médico, e quem não o for e o fizer, estará a fazer usurpação de funções. Mas cada um é que sabe o que quer para a sua saúde ou do seu animal. Smile

Retrato de cb5
Sex, 11/10/2013 - 14:41
cb5:
Membro desde: 17.05.2010

Freya28 wrote: Não pretendo de modo nenhum atacar uma classe, mas a partir do momento em que fui à farmácia buscar anti-inflamatório para um gato e me querem dar ibuprofeno ou paracetamol, "porque é a mesma coisa", sendo que qualquer um deles pode matar de falência hepática o meu gato, estou um bocado escaldada. E não era o técnico, era o farmacêutico mesmo. Isto sem falar em quererem mudar o antibiótico que me foi prescrito para um abcesso no gato, porque não tinham desse, e quando vou ver o espectro de acção do outro é muito menor e não inclui as bactérias mais comuns em abcessos de gatos...

Se não pretendias atacar a classe, não foi propriamente a imagem que passaste, mas tudo bem! Toda a gente tem direito à sua opinião.
Deste claramente com uma pessoa que te tentou vender gato por lebre porque pura e simplesmente não tinha o que tu precisavas. Esta situação de não ter o que é pedido é cada vez mais comum pela situação de crise que algumas farmácias atravessam. Neste contexto, há os funcionários das mesmas que se regulam por princípios de ética e existem os que são meros comerciantes. Quase me atrevo a dizer que a farmácia onde foste está com problemas de cariz económico. Mas atenção que também existem muitos produtos de veterinária que foram descontinuados!

Freya28 wrote: Mas vamos acreditar que maus profissionais há em todas as classes e são uma minoria. Ou então esqueceu-se de ir as aulas de farmacologia animal, peço desculpa porque se existem, eu não sabia (pelo menos não estão no plano de estudos)

Que existem maus profissionais em todas as classes, isso é certo! Não podemos é generalizar e criticar o todo por um caso particular.
Não sei qual foi o plano de estudos que consultaste mas eu garanto-te que em Coimbra tive uma cadeira designada Preparações de Uso Veterinário.

Freya28 wrote: O uso de Provera não está aprovado/licensiado para gatos. No entanto, já se estudaram of efeitos em gatas do princípio activo desta pílula (diferente das específicas para medicina veterinária) - por exemplo, não se pode administrar esta pílula a gatas diabéticas, sendo que pode inclusivé predispor a esta patologia. Além de predispor também a neoplasias mamárias (como outras pílulas, inclusivé as de uso veterinário), assim como a infecções do tracto urinário. Também predispõe a aumento de peso, por aumento do apetite, e pode ter um efeito sedativo em gatas. São este tipo de coisas que se calhar um farmacêutico não a poderá informar, porque não vêm na bula especificamente para gatos, já que a pílula é para pessoas. Ou talvez sim, se tiver especial interesse em farmacologia e farmacocinética animal como eu e se der ao trabalho de investigar em artigos científicos e não no Dr.Google. E a verdade é que esta pílula provoca mais efeitos secundários em gatas do que as específicas de veterinária, e os donos deviam ser informados disso. É mais barata sem dúvida, mas poderá sair mais cara no final. Obviamente, a esterilização da gata, até mesmo a médio prazo ficará muito mais barata e trará muitos mais benifícios.

Por acaso não me estás a dar uma novidade ao falar desses efeitos da pílula nas gatinhas. A questão é que na teoria é tudo muito lindo mas a prática é verdadeiramente diferente. Nem todos os donos são assim tão preocupados quanto tu e alguns casos pontuais que me chegam. O que a maioria dos donos quer é gastar o mínimo possível e não aceitam nada acima de determinado valor. É a realidade! Não estou com isto a dizer que é a medida correcta mas é o que na prática sucede. E muitas vezes, essa imposição já vem desde a consulta com o veterinário porque chegam-nos prescrições de Provera e outros medicamentos de uso humano mais baratos do que os "homólogos" veterinários.

Freya28 wrote: Tenho 2 amigos farmacêuticos, que tiraram recentemente o curso e temos conversas bem animadas sobre o seu papel na saúde humana/animal.

Mas há uma coisa que não me convencem: a escolha/prescrição de um medicamento é um acto médico, e quem não o for e o fizer, estará a fazer usurpação de funções. Mas cada um é que sabe o que quer para a sua saúde ou do seu animal.

A escolha do princípio activo é sim um acto médico. A escolha da marca do medicamento é um direito do utente e o farmacêutico tem de ser capaz de explicar as diferenças entre as várias possibilidade existentes. O médico actualmente só pode indicar a substância activa que acha mais adequada para o tratamento do problema do seu doente. E numa coisa penso que estejamos de acordo. Cada profissão tem a sua função. E sobre medicamentos, o farmacêutico é o mais entendido!
Acho curioso que fales de usurpação de funções...Mas escolheste a pessoa errada para o fazeres!:D
Sabes porquê? Porque já me chegaram pedidos de medicamentos para animais que simplesmente deixaram de ser comercializados devidos as riscos inerentes à sua utilização. Eu podia pura e simplesmente indicar um outro que se adequasse à situação. Tinha legitimidade e conhecimentos para tal. Mas como acho que aquela substância é prejudicial para a saúde do animal, eu liguei para uma veterinária de confiança expondo a situação para em conjunto chegarmos a uma alternativa menos prejudicial. E olha que sou farmacêutica...Aquela profissão que estuda medicamentos mas não é a mais entendida no assunto.
E só a título de exemplo, esta semana chegou-me uma prescrição médica de um medicamento que mediante o esquema terapêutico que o médico recomendou iria ter efeito terapêutico nulo! Por isso, sim os médicos são quem devem prescrever o fármaco mas o profissional de saúde que estuda os medicamentos e é entendido neste matéria é o farmacêutico.

Peço desculpa por me alongar mas se há coisa que me deixa triste é ver as pessoas a descredibilizarem classes profissionais!

Retrato de Freya28
Sáb, 12/10/2013 - 11:31
Freya28:
Membro desde: 29.04.2013

Antes demais, nao penso que tenha descredibilizado nenhuma classe profissional. A minha opinião vale tanto como a de qualquer pessoa, e claramente 1 anual de farmacologia diluida em 6 anos de ensino superior não me torna nem de longe tão letrada nesta disciplina como alguém que estudou 5 anos isso. Agora, desculpar com a crise que a farmácia iria dar um medicamento, porque não têm outro do mesmo grupo mas bem diferente, que pode MATAR o meu gato (e é ou por ignorância, ou por má fé, pois não se importam de matar um animal para fazer 1s trocos) não me parece bem. E a situação da troca de AB para o abcesso foi noutra farmácia...Estou a achar complicado arranjar na minha zona um local de confiança. Em relação aos donos quererem ou não saber, por motivos económicos, não nos cabe a nós decidir. Eles devem ser informados (não me parece que a senhora do tópico tenha sido) dos efeitos adversos extra que esta pílula provoca. E se a gatinha dela fosse diabética? No veterinário seria informada (esperemos, não é?), ou se fosse o caso não seria prescrita. E não digo que não se possa prescrever provera para gatos, mas não é a mesma coisa que as outras pílulas, como a senhora sabe. E está correctíssima, se o princípio activo e veículo forem os mesmos o farmaceutico pode oferecer outras opções de farmacos ao cliente. Mas também sabe que não é o caso nestas pílulas, pelo que não se aplica neste caso. As profissões de médico e farmacêutico são complementares, e tal como eu não pretendia de modo algum intrometer-me na profissão do farmaceutico, dão-me um jeitão e agradeço que descubram novas terapêuticas também acho que a pessoa mais indicada para dizer se este medicamento é ou não o mais indicado, porque é sim diferente do prescrito, ou não teria mais efeitos adversos, será o médico, neste caso veterinário. E sabendo de todos estes efeitos adversos, bem que poderia ter perguntado à dona do tópico se a gatinha era por acaso diabética Smile Farmácia em Coimbra não funciona como no Porto, malandros com as optativas nesta ultima. Não tenho duvidas que a senhora seja uma boa profissional e dedicada, mas tal como a senhora disse, pode perfeitamente consultar o médico, humano ou veterinário, acerca do plano terapêutico, já que tem conhecimentos que lhe permitem duvidar do tratamento farmacológico se for este o caso. Mas tambem nao se esqueça que tal como a senhora teve 1 cadeira relativa a animais, os veterinários passaram 6 anos a estudar a sua fisiologia, anatomia, etc, e se calhar estarão mais a par das particularidades dos bicharocos. Espero que nunca se esqueçam (e esta não é para a senhora) que os animais não são pequenos humanos, são seres complexos com imensas particularidades. Obrigada Smile

Retrato de cb5
Ter, 15/10/2013 - 00:14
cb5:
Membro desde: 17.05.2010
Freya28 wrote:

Antes demais, nao penso que tenha descredibilizado nenhuma classe profissional. A minha opinião vale tanto como a de qualquer pessoa, e claramente 1 anual de farmacologia diluida em 6 anos de ensino superior não me torna nem de longe tão letrada nesta disciplina como alguém que estudou 5 anos isso. Agora, desculpar com a crise que a farmácia iria dar um medicamento, porque não têm outro do mesmo grupo mas bem diferente, que pode MATAR o meu gato (e é ou por ignorância, ou por má fé, pois não se importam de matar um animal para fazer 1s trocos) não me parece bem. E a situação da troca de AB para o abcesso foi noutra farmácia...Estou a achar complicado arranjar na minha zona um local de confiança. Em relação aos donos quererem ou não saber, por motivos económicos, não nos cabe a nós decidir. Eles devem ser informados (não me parece que a senhora do tópico tenha sido) dos efeitos adversos extra que esta pílula provoca. E se a gatinha dela fosse diabética? No veterinário seria informada (esperemos, não é?), ou se fosse o caso não seria prescrita. E não digo que não se possa prescrever provera para gatos, mas não é a mesma coisa que as outras pílulas, como a senhora sabe. E está correctíssima, se o princípio activo e veículo forem os mesmos o farmaceutico pode oferecer outras opções de farmacos ao cliente. Mas também sabe que não é o caso nestas pílulas, pelo que não se aplica neste caso. As profissões de médico e farmacêutico são complementares, e tal como eu não pretendia de modo algum intrometer-me na profissão do farmaceutico, dão-me um jeitão e agradeço que descubram novas terapêuticas também acho que a pessoa mais indicada para dizer se este medicamento é ou não o mais indicado, porque é sim diferente do prescrito, ou não teria mais efeitos adversos, será o médico, neste caso veterinário. E sabendo de todos estes efeitos adversos, bem que poderia ter perguntado à dona do tópico se a gatinha era por acaso diabética Smile Farmácia em Coimbra não funciona como no Porto, malandros com as optativas nesta ultima. Não tenho duvidas que a senhora seja uma boa profissional e dedicada, mas tal como a senhora disse, pode perfeitamente consultar o médico, humano ou veterinário, acerca do plano terapêutico, já que tem conhecimentos que lhe permitem duvidar do tratamento farmacológico se for este o caso. Mas tambem nao se esqueça que tal como a senhora teve 1 cadeira relativa a animais, os veterinários passaram 6 anos a estudar a sua fisiologia, anatomia, etc, e se calhar estarão mais a par das particularidades dos bicharocos. Espero que nunca se esqueçam (e esta não é para a senhora) que os animais não são pequenos humanos, são seres complexos com imensas particularidades. Obrigada :)

Eu não sei onde é que está implícito sequer que eu tenha pretensões de ser médica ou veterinária. Até porque se não o sou, foi porque não quis!
Mas da mesma forma que não acho que saiba tanto quanto um veterinário ou um médico, também não acho que estes sejam tão competentes e capacitados na minha área quanto eu. Os veterinários estarão mais a par de toda a fisiologia animal e os farmacêuticos estarão mais a par de tudo o que diga respeito a medicamentos.
Só quero voltar a ressalvar que muitas das vezes a opção de gastar o mínimo possível é dos donos dos animais e não de quem cede o medicamento. Na realidade, as coisas não são assim tão cor de rosa e perfeitas.

Retrato de JULIANA SOFIA 4
Dom, 20/10/2013 - 21:32
JULIANA SOFIA 4:
Membro desde: 13.05.2013

Olá, eu compro megecat para aminha gata já há bastante tempo, foi me receitada por um farmacêutico e a minha gata em mais de 10 anos de vida nunca teve problemas.

Retrato de yuki
Ter, 22/10/2013 - 04:13
yuki:
Membro desde: 19.02.2008
JULIANA SOFIA 4 wrote:

Olá, eu compro megecat para aminha gata já há bastante tempo, foi me receitada por um farmacêutico e a minha gata em mais de 10 anos de vida nunca teve problemas.

está a ter 1 sorte qe nem faz ideia...

Retrato de Catarina Neves
Qui, 24/10/2013 - 20:31
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

Nem vale a pena explicares mais nada Wink

Quando não conseguem ler o que explicamos claramente, dificilmente lá chegam Wink

Retrato de Catarina Neves
Qui, 24/10/2013 - 20:32
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008
Retrato de Sofia_N
Dom, 27/10/2013 - 00:12
Sofia_N:
Membro desde: 22.09.2013

Olá, eu não aconselho a pilula pois faz muitos problemas, e cancro nas gatas, esteriliza pois nunca mais tens problemas, o dinheiro que vais gastar compensa porque com a pilula ela vai ter problemas e depois vais gastar muito no veterinário!! esterilizar é pouco mais de 100€, nada em comparação com o que gastarás em 10 pilulas e o sofrimento da gatinha e o que depois poderás gastar mais tarde em tratamentos. aconselho mesmo a esterilização. Smile

Retrato de JULIANA SOFIA 4
Dom, 03/11/2013 - 20:59
JULIANA SOFIA 4:
Membro desde: 13.05.2013
Sofia_N wrote:

Olá, eu não aconselho a pilula pois faz muitos problemas, e cancro nas gatas, esteriliza pois nunca mais tens problemas, o dinheiro que vais gastar compensa porque com a pilula ela vai ter problemas e depois vais gastar muito no veterinário!! esterilizar é pouco mais de 100€, nada em comparação com o que gastarás em 10 pilulas e o sofrimento da gatinha e o que depois poderás gastar mais tarde em tratamentos. aconselho mesmo a esterilização. :)

Eu esterilizei a minha gata quando tinha 6 meses porque realmente compensa e muito, paguei 120 euros. Mas tenho outra gata que tem mais de 10 anos e nas gatas mais velhas não é aconselhável a esterilização podem ter complicações.

Retrato de yuki
Seg, 04/11/2013 - 10:39
yuki:
Membro desde: 19.02.2008

as complicaçoes surgem plea anestesia julgo, mas se a gata nao tiver problemas de saúde...

Retrato de anamarisa1989
Qui, 26/12/2013 - 23:35
anamarisa1989:
Membro desde: 11.04.2012

Boa Noite, Isabel

A pilula tanto para cães e para gatos não deve ser administrada devido a possibilidade de provocar uma piometra (infecção grave no útero) e consequentemente a sua morte. Antes disso, falem com um veterinário competente ou façam a esterilização que é o melhor.

Se quiseres saber mais fala comigo, que eu tenho o curso de auxiliar.

Post