Pensei que estava ultrapassado, mas... | A Nossa Vida

Pensei que estava ultrapassado, mas...

Retrato de Vânia-Lila
05.03.2011 | 18:43
Vânia-Lila:
Membro desde: 21.02.2010

Há cerca de 1 ano e meio tive uma experiência traumatizante:

Vivia há 3 meses com o meu marido num apartamento de férias dos pais dele. O dito apartamento fica numa zona de praia que é relativamente movimentada durante o Verão, mas no Inverno é praticamente deserta. Para terem noção, éramos os únicos a habitar o prédio inteiro!!!
O meu marido era proprietário de 2 bares: um na praia (que só funcionava no Verão - por isso nos mudámos para lá nesse ano e nessa altura - e outro numa cidade que fica muito próxima e que trabalha durante todo o ano.
Quando o Verão acabou, comecei a perceber que todos tinham ido embora e, não sendo eu uma pessoa especialmente medrosa, chamei a atenção para o facto de estarmos sozinhos no prédio e de ele chegar a casa sempre tão tarde todos os dias (porque era ele que fechava o negócio). A dada altura pensei que os assaltos não acontecem só aos outros e que, estando eu sozinha em casa e no prédio todo, podia acontecer alguma coisa e eu não tinha a quem recorrer! Assim, concordámos que ele deixaria um empregado a fechar o negócio durante a semana (sendo certo que, ao fim de semana era impossível).

Pois, em Outubro de 2009, numa noite, o empregado avisou que não poderia ficar a fechar e o meu marido foi substitui-lo. Fui para casa sozinha e entrei sem nunca me ter apercebido de nada de estranho. A verdade é que acordei às 4:30 da manhã com uma campaínha a tocar...entrei em pânico (pois o marido tinha chave para entrar...e quem me estaria a tocar à campaínha àquela hora???). Peguei no telefone e liguei-lhe pois sabia que era a hora que costumava chegar a casa quando ficava a fechar. Ele atendeu aí ao 10º toque e disse-me para lhe abrir a porta de casa rápido. Achei que ele tinha percebido que andavam a rondar o prédio e íamos chamar a polícia. Quando abri a porta de casa, apanhei o maior choque da minha vida...de repente, foi como se o chão me tivesse fugido dos pés...ele estava todo ensanguentado, todo rasgado, já nem abria os olhos de tão inchado e tinha vindo a arrastar-se pelas escadarias acima! Parecia um filme de terror...que nem consigo explicar bem por ser tão mau!!! Perguntei o que tinha acontecido e ele disse-me que o tinham assaltado e espancado nesse momento à porta de casa!!!! Foi como se o sangue gelasse nas minhas veias... foi absolutamente aterrador! Puxei-o para dentro de casa, tranquei-me a sete chaves, basicamente barriquei-me com ele lá dentro e chamei o 112. Foi a meia hora mais longa da minha vida...sem saber o que fazer, sem saber quem chamar porque todos estavam tão longe de nós...e eu sozinha com ele desmaiado no chão sem saber onde estava ferido e sem ter coragem sequer de ir à varanda espreitar o que fosse!
Quando o 112 chegou, chegou também a polícia.
Resultado? Foi para o hospital de Aveiro e depois transferido para Coimbra onde ficou internado durante 11 dias.

Nunca mais pus os pés no referido apartamento...tenho pavor de sequer passar por lá... nunca mais fui àquela praia e nem quero!

Passei uns tempos muito tramados mesmo...tive de ir para casa dos meus pais, onde acabámos por ficar durante uns meses até mudarmos para a casa que estamos agora. Tinha medo de conduzir sozinha de noite, de chegar a casa sozinha - tinha de dar duas ou três voltas ao quarteirão para ver se não havia nenhum carro suspeito lá parado - até de fechar as janelas à noite...tinha de dormir com a porta do quarto aberta e os meus pais também (porque o deles era do outro lado do corredor)...a tv ligada até eu adormecer e juro que só não pedi à minha mãe para vir dormir comigo nos 11 dias em que ele ficou internado - e que foram os piores - por vergonha! Fui ao psicólogo e ao fim de uns meses achava que estava bem (no fundo porque estava sempre acompanhada pelos meus pais mesmo durante os fins de semana em que ele ia trabalhar de noite).

Quando nos mudámos para a nossa casa em Maio de 2010, íamos casar em Agosto... ele continuava com os bares e deixou de trabalhar durante as noites da semana, mas às sextas e sábados chegava sempre tarde. Foi aí quando tudo começou...não conseguia dormir à noite, ouvia barulhos em todo o lado, achava que tinha gente dentro de casa...enfim, tudo! Pusemos alarmes na casa toda, no jardim, com sensores e câmaras fotográficas, ligados directamente à central da securitas... nada! Cheguei a sair de casa de pijama e descalça com as chaves do carro e conduzir até ao bar porque achava que estavam pessoas dentro de casa para me fazer mal...
Isto prolongou-se durante uns meses...até que, em Novembro do ano passado ele decidiu vender os bares para mudar o ramo de negócio. A partir daí tudo acalmou...sem stresses, estava sempre acompanhada...tudo bem! Até pensei que essa fase estava, finalmente a passar.
Ontem, ele saiu para jantar com uns amigos e eu fiquei em casa...foi como se estivesse a reviver tudo novamente...os barulhos, os suores frios,as mãos literalmente a pingar água, o pânico e o bloqueio que sinto quando tenho uma stuação em que sinto medo...

Com isto tudo quero dizer que, já falei com várias pessoas acerca disto. Procurei inclusivamente um psicólogo depois do sucedido, que me deu calmantes (que, de facto, para quem nunca os tomou, faziam um efeito espectacular...era uma noite santa, uma vez que aterrava completamente!), mas até agora...nada! Devia fazer algum tipo de terapia, mas não sou da área, não sei o que devo fazer...procurar um psiquiatra?! Fazer o quê?
Nunca fui assim...era bastante destemida e ficar em casa sozinha era das coisas que mais gostava, porque tinha o meu tempo, o meu espaço...e agora simplesmente não suporto a idéia!!!

P.S. Desculpem o longo texto...mas não conseguia explicar tudo sendo mais concisa.


Retrato de Blume
Sáb, 05/03/2011 - 18:53
Blume:
Membro desde: 06.04.2010

Olá querida.
Bem, que situação Sad Até fiquei arrepiada.
Possivelmente, depois de passar por algo do género, também me sentiria assim.
Depois do episódio tão traumatizante devolveste crises de pânico, quando te encontras em contextos semelhantes. Honestamente, acho que sim, que devias consultar um psiquiatra para te ajudar a ultrapassar este medo.
Pelo que percebi, não é assim tão comum ficares sozinha em casa à noite, mas pode acontecer e não é nada saudável os sintomas pelos quais passas numa situação dessas Sad

Espero que um especialista te ajude. As melhoras.
Um beijinho*

♥ B&C ♥ - 16 Junho 2012

Retrato de kaya e ricardo
Sáb, 05/03/2011 - 18:56
kaya e ricardo:
Membro desde: 06.01.2010

Meu Deus!
Que situação horrenda!
Nem quero imaginar se fosse a minha mulher no teu lugar, o até mesmo eu Sad

Olha penso que deves continuar a ser acompanhada e se necessario por psiquiatra, não te preocupes pois a minha esposa por causa da depressão também tem consultas de psiquiatria, tens de ter calma e pensar que tudo está nas mãos de Deus, pensa que podia ter sido pior, podiam tê-lo matado...

Eu acredito em Deus, confia nele a tua vida, pede-lhe para te tirar esse trauma e continua a ser seguida por um médico especialista e dentro em breve tudo não passará de uma má recordação bem distante!

Força!

Retrato de andorinha azul
Sáb, 05/03/2011 - 18:57
andorinha azul:
Membro desde: 13.02.2011

Tchiiii vania que filme...ate a mim me deu medo! Não tens animais? Eles costumam ser muito terapeutas nesse aspecto e sempre dão sinal de algo errado! Felicidades

Tudo na vida é passageiro...

menos o motorista e o cobrador

Retrato de Vânia-Lila
Sáb, 05/03/2011 - 18:59
Vânia-Lila:
Membro desde: 21.02.2010

Pois não, de facto agora não é mesmo nada comum ficar sozinha em casa à noite...desde Novembro, pelo menos... e por isso achei sinceramente que estava, aos poucos a libertar-me desta história tão surreal!

Mas a verdade é que ontem fiquei sozinha e a sensação voltou... andei por aqui pelo fórum até às tantas para me distrair, mas todos os barulhos me assustavam. A minha cabeça não parava de pensar... "e se acontecer alguma coisa e eu estiver sozinha"???

Não sei que especialista procurar...mas tenho de procurar algum, porque isto não pode continuar!

Retrato de andorinha azul
Sáb, 05/03/2011 - 19:07
andorinha azul:
Membro desde: 13.02.2011

Vania arranja um animalzinho.

Eles ajudam e muito. Eu tambem me sentia muito sozinha pois o meu marido faz turnos. E apesar de nunca me ter acontecido nada de mal (ainda bem!) sempre ficava com medo e nem dormia. Arranjei um gatinho e fiquei melhor. Ela ouve o mínimo barulho possível. Aliás os gatos não dormem de noite. Dormitam. Mas se achas melhor procurar ajuda e se tens possibilidades então faz isso.

Boa sorte

Tudo na vida é passageiro...

menos o motorista e o cobrador

Retrato de Vânia-Lila
Sáb, 05/03/2011 - 19:07
Vânia-Lila:
Membro desde: 21.02.2010

Kaya e Ricardo:
É difícil entender como é que isto nos pode acontecer a nós...chegamos a questionar tantas coisas! Enfim...o que eu retirei disto é que, tal como eu já dizia muitas vezes, não acontece só aos outros!

Passou-me tantas vezes pela cabeça que se ele tivesse continuado desmaiado à porta de casa sem nunca ter "acordado" para tocar à campaínha e pedido para lhe abrir a porta...podia ter-se esvaído em sangue e eu nunca teria dado conta porque estava a dormir!
Acho que aqui, Deus esteve mesmo do lado dele...

Retrato de Blume
Sáb, 05/03/2011 - 19:09
Blume:
Membro desde: 06.04.2010
Vânia-Lila wrote:

Pois não, de facto agora não é mesmo nada comum ficar sozinha em casa à noite...desde Novembro, pelo menos... e por isso achei sinceramente que estava, aos poucos a libertar-me desta história tão surreal!

Mas a verdade é que ontem fiquei sozinha e a sensação voltou... andei por aqui pelo fórum até às tantas para me distrair, mas todos os barulhos me assustavam. A minha cabeça não parava de pensar... "e se acontecer alguma coisa e eu estiver sozinha"???

Não sei que especialista procurar...mas tenho de procurar algum, porque isto não pode continuar!

Na minha opinião, de profissional de saúde, é que deves procurar um psiquiatra. Já lá vai o tempo em que as pessoas pensam que psiquiatra é para malucos!!
Beijocas

♥ B&C ♥ - 16 Junho 2012

Retrato de Vânia-Lila
Sáb, 05/03/2011 - 19:12
Vânia-Lila:
Membro desde: 21.02.2010
andorinha azul wrote:

Vania arranja um animalzinho.

Eles ajudam e muito. Eu tambem me sentia muito sozinha pois o meu marido faz turnos. E apesar de nunca me ter acontecido nada de mal (ainda bem!) sempre ficava com medo e nem dormia. Arranjei um gatinho e fiquei melhor. Ela ouve o mínimo barulho possível. Aliás os gatos não dormem de noite. Dormitam. Mas se achas melhor procurar ajuda e se tens possibilidades então faz isso.

Boa sorte

Eu arranjei um... tenho um Labrador preto que se chama Obama e que é uma coisa amorosa...mas, quando toca a isso, sei lá...penso que mo podem matar para entrarem cá dentro!
Até já tive pesadelos com isso...que me matavam o meu Obama e que quando percebi já estavam todos cá dentro de casa!

Mas é verdade que ele dá sinal de tudo o que é estranho...uma vez estava eu e ele na sala à espera do marido...ele dormia profundamente no sofá e eu estava no computador. Quando ouvi um barulho estranho da rua...levantei-me para espreitar à janela e ele acordou super sobressaltado e a ladrar muito agitado...ainda fiquei pior!!! Bloqueei com o medo!

Retrato de dedinho
Sáb, 05/03/2011 - 19:35
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

Bem, eu nem quero imaginar a sensação e fiquei chocada com a descrição. Já tinha lido vários comentários teus e sempre me pareceste uma pessoa sensata e com os pés assentes no chão. Isto não quer dizer que não tenhas medos; és humana! Nem pensava que isto pudesse acontecer nesta zona tão pacata (também pertenço ao distrito de Aveiro)...
No entanto, apesar de pareceres também uma pessoa forte, mereces/precisas de ajuda profissional. Não sou da área, mas no teu lugar procuraria sessões de psicoterapia, pois são profissionais que à partida não te enchem de medicamentos e tentam ir ao cerne da questão de outra forma. Pessoalmente, também considero o reiki uma coisa benéfica, mas já é um tipo de terapia que não é aceite por muita gente, por isso, se não te disser nada, não leves a mal e "amigas na mesma", ok?
Desejo-te que encontres uma resolução rápida para o teu problema, porque deve ser daquelas coisas que "não mata mas mói" Wink
Boa sorte Hug

Retrato de Vânia-Lila
Sáb, 05/03/2011 - 19:39
Vânia-Lila:
Membro desde: 21.02.2010

...que tenho notado também: sempre me senti desconfortável por andar de avião. Nunca gostei muito, mas nunca deixei de viajar para lado nenhum por causa disso...
Depois desse episódio, sempre que entro num avião é horrível...a sensação é aterradora! Tenho taquicardias, as minhas mãos começam a suar imenso a ponto de molhar literalmente um lenço de papel ou guardanapo a limpá-las...acho que o avião vai cair e que vamos morrer todos!
O medo bloqueia-me de tal forma que tremo por todo o lado!!!

Combinámos com uns amigos ir à Republica Dominicana agora no final de Março... e tudo aquilo em que eu consigo pensar é na maldita viagem de avião...a tal ponto de ficar com as mãos transpiradas quando penso nisso!

Isto deve ser mesmo ataques de pânico, porque eu nunca reagi assim em situações que me deixavam menos confortável...

Vou mesmo procurar um psiquiatra porque isto não é normal.

Retrato de Vânia-Lila
Sáb, 05/03/2011 - 19:48
Vânia-Lila:
Membro desde: 21.02.2010
dedinho wrote:

Bem, eu nem quero imaginar a sensação e fiquei chocada com a descrição. Já tinha lido vários comentários teus e sempre me pareceste uma pessoa sensata e com os pés assentes no chão. Isto não quer dizer que não tenhas medos; és humana! Nem pensava que isto pudesse acontecer nesta zona tão pacata (também pertenço ao distrito de Aveiro)...
No entanto, apesar de pareceres também uma pessoa forte, mereces/precisas de ajuda profissional. Não sou da área, mas no teu lugar procuraria sessões de psicoterapia, pois são profissionais que à partida não te enchem de medicamentos e tentam ir ao cerne da questão de outra forma. Pessoalmente, também considero o reiki uma coisa benéfica, mas já é um tipo de terapia que não é aceite por muita gente, por isso, se não te disser nada, não leves a mal e "amigas na mesma", ok?
Desejo-te que encontres uma resolução rápida para o teu problema, porque deve ser daquelas coisas que "não mata mas mói" Wink
Boa sorte >:D<

Pois é...também eu achava que nesta "zona" essas coisas não aconteciam!
Se és do distrito de Aveiro, conheces a zona de certeza: foi na praia da Torreira.
Chegou a sair uma nota no Diário de Aveiro e em outros jornais da terra... não contaram a história como deviam (também nunca nos contactaram), disseram que ele foi encontrado no passeio à porta de casa por populares...os populares era eu!!!! Mas só para dizer que, realmente não é uma situação tão comum... pouco tempo depois, ficámos a saber de outra situação idêntica com um proprietário de uma padaria na zona de Albergaria...por 120 euros!!!

A polícia...enfim, sequer me quero pronunciar sobre o trabalho deles! Posso dizer que, ao fim de 2 meses estava o processo arquivado no MP de Santa Maria da Feira...até hoje!

Obrigada pelas palavras...vou procurar saber mais sobre tratamentos possíveis para isto. Não queria tomar medicação...os antidepressivos assustam-me um bocado!

Retrato de _Marta_
Sáb, 05/03/2011 - 21:53
_Marta_:
Membro desde: 08.12.2008

Vânia-Lila,
O que descreves parece encaixar num quadro de transtornos de pânico; necessitas, no entanto, de uma avaliação completa para perceber o que se passa.
A meu ver, necessitas de psiquiatria+psicologia - o primeiro para te receitar fármacos (não antidepressivos, mas sim ansiolíticos), e o segundo para desconstruir essas crenças que foste fazendo a partir de uma experiência traumática; no fundo, vai ajudar-te a lidar positivamente com a situação e a acabar com esses pensamentos automáticos negativos num efeito bola-de-neve.
Não tenhas medo nem vergonha!! Admitir que se tem um problema é meio caminho andado! Smile

Retrato de Margarida Sousa
Sáb, 05/03/2011 - 22:49
Margarida Sousa:
Membro desde: 02.11.2007

Sou da mesma opinião da Marta, provavelmente são transtornos de pânico, que se desenvolvem quando associados a situações que te desencadeam medo e ansiedade;
Na minha opinião consultava um psiquiatra que provavelmente te vai encaminhar para sessões de terapia, com um psicologo;

Retrato de LiliRui
Dom, 06/03/2011 - 18:46
LiliRui:
Membro desde: 05.12.2009

nao pude deixar de ler o teu texto e aproveito para falar um pouco tambem...

eu vivi 15anos na suiça..os ultimos anos, a casa dos meus pais foi assaltada 5vezes, em que a ultima nos estavamos dentro de casa e eu vi luzes nas janelas de casa...sabia perfeitamente o que iria acontecer se ficassemos dentro de casa...entao "obriguei" meus pais a sair..foi o tempo de tomar cafe e eles assaltaram a casa...eram 3pessoas...isto aconteceu a mais de 10anos e ainda hoje nao me aproximo de janelas nem portas, nao suporto tar sozinha, mas com o tempo foi passando...mas custa imenso ainda...meu marido nao entendia o porquê deste medo todo...tentei combater o medo mas é muito dificil mesmo...cheguei a entrar em pánico, do genero luzes todas acesas de casa, ficar no sofa sem me mexer e chorar horas a fio...ficar mesmo doente...hoje rara é o dia que fico sozinha...mas ainda nao consigo controlar meu medo...
A forma k tento resolver é sair a noite sozinha...tenho formaçao ha noite k me obriga a sair, e quero começar a dar, pois tambem tenho de sair a noite...portas, janelas...mas carro sempre trancado...é muito dificil viver assim, muito mesmo...

Retrato de Vânia-Lila
Seg, 07/03/2011 - 12:28
Vânia-Lila:
Membro desde: 21.02.2010
_Marta_ wrote:

Vânia-Lila,
O que descreves parece encaixar num quadro de transtornos de pânico; necessitas, no entanto, de uma avaliação completa para perceber o que se passa.
A meu ver, necessitas de psiquiatria+psicologia - o primeiro para te receitar fármacos (não antidepressivos, mas sim ansiolíticos), e o segundo para desconstruir essas crenças que foste fazendo a partir de uma experiência traumática; no fundo, vai ajudar-te a lidar positivamente com a situação e a acabar com esses pensamentos automáticos negativos num efeito bola-de-neve.
Não tenhas medo nem vergonha!! Admitir que se tem um problema é meio caminho andado! :)

É provável que sim, andei a ler alguma coisa sobre transtornos de pânico e, quando tenho de enfrentar alguma situação que me incomoda - ficar sozinha durante a noite - apresento quase todos os sintomas...à excepção da sensação de desmaio! Mas é terrível...quando fico mesmo assustada, é como se literalmente bloqueasse de medo, não me consigo mexer, tenho suores frios,toda eu tremo descontroladamente da cabeça aos pés formigueiro nas mãos e nas pernas, o coração parece que vai explodir e às vezes até tenho a sensação de não ser eu...de parecer que estou a ter um pesadelo e não ser real!

Vou seguir o conselho e já ando a procurar um psiquiatra para consultar. Não tenho vergonha pois considero que é um problema como outro qualquer que precisa de ser resolvido. Não tenho qualidade de vida neste estado... já aconteceu o alarme do jardim disparar (por causa do cão) e o meu marido estar em casa comigo e mesmo assim eu fico de tal modo transtornada que até me falta o ar!
Eu só posso imaginar o que me aconteceria se o alarme disparasse e ele não estivesse...não brinco quando digo que me parece que tinha um enfarte a julgar pelo estado que fico!
Pensando que tudo isto pode suceder um dia destes - inevitavelmente irá suceder ficar sozinha mais vezes e acontecer alguma situação que me assuste - tenho de aprender a controlar estes ataques!

Beijinhos

Retrato de Vânia-Lila
Seg, 07/03/2011 - 12:35
Vânia-Lila:
Membro desde: 21.02.2010
Margarida Sousa wrote:

Sou da mesma opinião da Marta, provavelmente são transtornos de pânico, que se desenvolvem quando associados a situações que te desencadeam medo e ansiedade;
Na minha opinião consultava um psiquiatra que provavelmente te vai encaminhar para sessões de terapia, com um psicologo;

Obrigada pela resposta.

Tal como expliquei à Marta no post anterior, vou mesmo consultar um psiquiatra.
Esta sensação não é normal e após 1 ano e meio...é óbvio que ficou algo por resolver!
E pior: sinto que começa a manifestar-se não só em situações que eu associo ao acontecimento - estar sozinha à noite - mas também em todas as situações em que eu sinto medo - andar de avião ou situações de novidade em que eu sinto algum receio de não me sair bem.
E isto afecta-me, claro está!

Beijinhos

Retrato de _Marta_
Seg, 07/03/2011 - 12:47
_Marta_:
Membro desde: 08.12.2008
Vânia-Lila wrote:

É provável que sim, andei a ler alguma coisa sobre transtornos de pânico e, quando tenho de enfrentar alguma situação que me incomoda - ficar sozinha durante a noite - apresento quase todos os sintomas...à excepção da sensação de desmaio!

Em qualquer perturbação de foro psíquico, não se têm de cumprir todos os critérios...

Tens aqui, segundo a "Bíblia" dos psicólogos, os critérios de diagnoóstico da perturbação/transtorno de pânico. Claro que isto não serve para fazer diagnóstico, mas sim verificar sinais de alerta que nos levem a mexer o rabinho e procurar um especialista!

http://virtualpsy.locaweb.com.br/dsm_janela.php?cod=139

Retrato de Vânia-Lila
Seg, 07/03/2011 - 12:54
Vânia-Lila:
Membro desde: 21.02.2010
LiliRui wrote:

nao pude deixar de ler o teu texto e aproveito para falar um pouco tambem...

eu vivi 15anos na suiça..os ultimos anos, a casa dos meus pais foi assaltada 5vezes, em que a ultima nos estavamos dentro de casa e eu vi luzes nas janelas de casa...sabia perfeitamente o que iria acontecer se ficassemos dentro de casa...entao "obriguei" meus pais a sair..foi o tempo de tomar cafe e eles assaltaram a casa...eram 3pessoas...isto aconteceu a mais de 10anos e ainda hoje nao me aproximo de janelas nem portas, nao suporto tar sozinha, mas com o tempo foi passando...mas custa imenso ainda...meu marido nao entendia o porquê deste medo todo...tentei combater o medo mas é muito dificil mesmo...cheguei a entrar em pánico, do genero luzes todas acesas de casa, ficar no sofa sem me mexer e chorar horas a fio...ficar mesmo doente...hoje rara é o dia que fico sozinha...mas ainda nao consigo controlar meu medo...
A forma k tento resolver é sair a noite sozinha...tenho formaçao ha noite k me obriga a sair, e quero começar a dar, pois tambem tenho de sair a noite...portas, janelas...mas carro sempre trancado...é muito dificil viver assim, muito mesmo...

Entendes o que sinto!

É mesmo muito difícil viver assim, porque começo a pensar que tenho de estar sempre alerta, sempre que me encontre numa situação que me recorda aquela noite lá tenho eu as crises!

Sempre que sei que vou ficar sozinha à noite começo a "remoer" no assunto...e quando acontece, invento coisas para me distrair e estou sempre a pensar "não penses nisso", "é irracional, ninguém está cá, são só barulhos"...mas quanto mais me esforço por "não pensar nisso" mais me recordo, mais aflita fico...e quando dou por mim...até parece que já ouço passos e respiração de alguém...janelas a partir!!!! Enfim....e sei que é a minha imaginação, mas depois vem lá outra vez a dúvida "e se não for?" Quando dou por mim...estou a ter uma crise!

Eu vou mesmo procurar um psiquiatra, porque não quero viver sempre assim, no medo! E tu devias fazer o mesmo...já foi há 10 anos e tu ainda não conseguiste ultrapassar isso, embora tentes fazer coisas que te obriguem a enfrentá-lo!

Às vezes "olho para trás" e penso que me consigo lembrar de todos os pormenores daquela noite...tudo, absolutamente tudo! Mas os dias seguintes são todos confusos, parece uma grande névoa...lembro-me apenas de pequenas coisas, fracções do dia!

Espero que também tu ultrapasses essa sensação...!

Beijinhos

Retrato de dedinho
Seg, 07/03/2011 - 20:44
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

Conheço muito bem a Torreira, sim. Já lá trabalhei, morava lá e aquilo no inverno era realmente uma pasmaceira. Mas olha que nunca tive essa sensação de insegurança... se calhar porque tinha aquela atitude (irresponsável) de pensar que só acontece aos outros...

Quanto ao teu estado, julgo que a Marta te aconselhou bem Smile Os especialistas existem para nos ajudarem; espero que encontres rapidamente um que o faça! Ah, acrescento que, pessoalmente, também dou bastante crédito à acupunctura, mas tu é que tens que ver como te dás bem Smile

Força Hug

Retrato de LiliRui
Ter, 08/03/2011 - 12:52
LiliRui:
Membro desde: 05.12.2009
Vânia-Lila wrote:
LiliRui wrote:

nao pude deixar de ler o teu texto e aproveito para falar um pouco tambem...

eu vivi 15anos na suiça..os ultimos anos, a casa dos meus pais foi assaltada 5vezes, em que a ultima nos estavamos dentro de casa e eu vi luzes nas janelas de casa...sabia perfeitamente o que iria acontecer se ficassemos dentro de casa...entao "obriguei" meus pais a sair..foi o tempo de tomar cafe e eles assaltaram a casa...eram 3pessoas...isto aconteceu a mais de 10anos e ainda hoje nao me aproximo de janelas nem portas, nao suporto tar sozinha, mas com o tempo foi passando...mas custa imenso ainda...meu marido nao entendia o porquê deste medo todo...tentei combater o medo mas é muito dificil mesmo...cheguei a entrar em pánico, do genero luzes todas acesas de casa, ficar no sofa sem me mexer e chorar horas a fio...ficar mesmo doente...hoje rara é o dia que fico sozinha...mas ainda nao consigo controlar meu medo...
A forma k tento resolver é sair a noite sozinha...tenho formaçao ha noite k me obriga a sair, e quero começar a dar, pois tambem tenho de sair a noite...portas, janelas...mas carro sempre trancado...é muito dificil viver assim, muito mesmo...

Entendes o que sinto!

É mesmo muito difícil viver assim, porque começo a pensar que tenho de estar sempre alerta, sempre que me encontre numa situação que me recorda aquela noite lá tenho eu as crises!

Sempre que sei que vou ficar sozinha à noite começo a "remoer" no assunto...e quando acontece, invento coisas para me distrair e estou sempre a pensar "não penses nisso", "é irracional, ninguém está cá, são só barulhos"...mas quanto mais me esforço por "não pensar nisso" mais me recordo, mais aflita fico...e quando dou por mim...até parece que já ouço passos e respiração de alguém...janelas a partir!!!! Enfim....e sei que é a minha imaginação, mas depois vem lá outra vez a dúvida "e se não for?" Quando dou por mim...estou a ter uma crise!

Eu vou mesmo procurar um psiquiatra, porque não quero viver sempre assim, no medo! E tu devias fazer o mesmo...já foi há 10 anos e tu ainda não conseguiste ultrapassar isso, embora tentes fazer coisas que te obriguem a enfrentá-lo!

Às vezes "olho para trás" e penso que me consigo lembrar de todos os pormenores daquela noite...tudo, absolutamente tudo! Mas os dias seguintes são todos confusos, parece uma grande névoa...lembro-me apenas de pequenas coisas, fracções do dia!

Espero que também tu ultrapasses essa sensação...!

Beijinhos

entendo perfeitamente o k sentes...e tambem sei que dificilmente as pessoas de fora nao conseguem entender o porquê deste medo todo...falo no meu caso em que quase se riem na minha cara porque "a menina tem medo do escuro"...é traumatico, quase impossivel de viver...quanto a procura de um especialista, ja pensei nisso mas ainda nao tive coragem de ir...nao perguntes o porquê...10anos a viver assim é muita coisa e um dia que tiver filhos, nao sei mesmo como irei reagir...quanto a ti, acho bem que faças de tudo para resolver o problema, porque nao é vida estares assim...existir medo é uma coisa, agora viver neste estado, em que qualquer barulho, até mesmo o vento seja motivo para nem nos mexermos é de extremo mesmo...

inda a uns meses, estavamos no quarto para ir dormir e quando meu marido apagou a luz, ouvi uns barulhos que ele nao ouvia...desatei a chorar, a tremer, meu corpo gelou...so ai é que ele realmente viu que eu nao estava a brincar quando dizia que tinha medo...desde entao ele evita ao maximo deixar me sozinha...em casa dos meus pais, eu obrigo os a trancar tudo e fechar portadas, pois eu ainda hoje vejo akeles momentos todos...é extremamente complicado...nunca tinha falado disto, pois tinha vergonha, porque tal como disse, riam se na minha cara desta situação e começei a ter vergonha disto tudo...se calhar por isso ainda nao procurei ninguem para me ajudar...desculpa estar a utilizar o teu topico para falar..um beijinho grande e faz mesmo isso...procura alguem para te ajudar e para poderes ter uma vida saudavel..:)

Retrato de Patch
Sex, 11/03/2011 - 13:24
Patch:
Membro desde: 11.03.2011

Passei por uma situação um pouco parecida , embora não tão grave.
O meu conselho é que não recorras a psiquiatras nem psicólogos, pois não te vai resolver nada (peço desculpa se ofender alguém , mas é a minha opinião).
Procura um clube , uma associação ou algo do género, onde possas aprender algum tipo de defesa pessoal.
Pessoalmente recomendo-te o krav maga,mas tb poderias optar pelo kik boxing ou algo do género.
Verás que não é nada de transcendente , mas não imaginas o que poderá fazer por ti.

Retrato de ella
Sex, 11/03/2011 - 14:16
ella:
Membro desde: 14.08.2007

O meu marido anda de mota desde adolescente, tem o maior fascinio e muitos sinais de quedas que teve, por isso é um condutor bastante atento.
No ano passado vinha para casa depois de uma reunião, estava ele parado num cruzamento e vem um outro gajo contra ele...
Ligaram para mim eram 8 da noite a dizer que ele tinha tido o acidente, mesmo na rua em frente da nossa casa...
Eu tinha acabado de vestir o pijama ao bebe, metio no carro e encontrei-o o meu marido sentado a berma da estrada em estado de choque, com a cara desfigurada e ensanguentada, a policia, pork a ambulancia ainda nao tinha chegado...
Foram 2 semanas no hospital, uma cirurgia facial, e o homem que bateu contra ele que tbm vinha numa moto speedado, teve um traumatismo craniano e morreu.
O meu marido so se safou porque trazia o capacete, mesmo assim ficou com um grande corte no labio superior e no olho pelo embate do capacete.
Ele nao voltou a pegar na moto a nao ser a poucos dias atrás por necessidade, e a custa disso ainda ontem sonhei com o rosto dele desfigurado como estava.
Nao acho que fiquei com trauma, mas ele que nao tinha medo de "nada", nao pegava mais em mota, e tinha medo de andar de avião, tanto que cancelou todas as viagens de trabalho que tinha... mas vai viajar na proxima semana para uma reunião, e na semana a seguir vamos de ferias, sinto que ele esta nervoso, mas vamos ver como corre.

Post