Passar Responsabilidade ? | A Nossa Vida

Passar Responsabilidade ?

Retrato de sphiren
13.04.2015 | 18:45
sphiren:
Membro desde: 04.09.2011

Boas tardes a todos.
O titulo e provavelmente a secção não terá sido a melhor opção mas não sei como colocar a minha questão de outra forma. É o seguinte, durante este ao vou ausentar-me para fora do país (Erasmus+), no entanto, poderá (quase de certeza) ser necessário documentação atualizada requerida na segurança social e afins para candidatar-me a bolsa... em data que será após a minha partida.
Tenho a hipotese de buscar documentação antes de ir mas... por norma pedem depois sempre alguma documentação a mais. Não é autorizado alguém ir buscar documentação de outra pessoa á segurança social... e eu não vou estar cá para poder fazer isso.
Conhecem alguma forma, algum documento por exemplo, em que eu possa autorizar que uma determinada pessoa tenha esse tipo de possibilidade? Passar essa "responsabilidade" de forma legal a algum individuo para que este seja autorizado a ir buscar documentação minha?

Cumprimentos


Retrato de RH
Seg, 13/04/2015 - 20:41
RH:
Membro desde: 29.04.2013

Podes fazer uma procuração num cartório notarial conferindo poderes a determinada pessoa para levantar os documentos que venham a ser necessarios. Se não fizeres esse documento num notário o mesmo não tem qualquer validade.

Retrato de Sofia1984
Ter, 14/04/2015 - 01:26
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

Usas o servico seguranca social directa? Ja viste se nao ha possibilidade de tratares das coisas que precisas online?

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Retrato de Lillith
Ter, 14/04/2015 - 11:54
Lillith:
Membro desde: 18.05.2010

Há um documento que é disponibilizado nos balcões da Segurança Social que devidamente preenchido te permite autorizar uma terceira pessoa a consultar e requerer informação ou documentos teus.
Qualquer pessoa, fazendo-se acompanhar dessa autorização, uma cópia do teu documento de identificação e com o seu próprio documento de identificação pode fazer o que precisares.
Até costumo ter um em casa e tirar cópia para preencher quando faz falta, para tratar de algum assunto do meu marido ou de familiares.

Post