Para quem tem negócio há pouco tempo | A Nossa Vida

Para quem tem negócio há pouco tempo

Retrato de Mikki
18.01.2011 | 23:53
Mikki:
Membro desde: 14.07.2010

Boa noite meninas e meninos.

Eu queria criar aqui um cantinho pra pudermos trocar umas ideias.
Como é que estão a conseguir se safar a esta crise?
O que estão a pensar fazer pra puder ajudar o vosso pequeno negocio?

Por exemplo eu tenho uma lojinha de roupa, ha quase 2 anos e este ano está a começar mto mal, e como devem imaginar basta um mes correr mto mal (como este) e tudo parece que vai acabar e que não vou mesmo conseguir levar o meu negocio a bom porto.

Vejamos o que estou a pensar fazer:

1º mudar pra um sitio melhor (mais centro da localidade) e pra uma renda um pouco mais baixa

2º estou a pensar mudar "o ramo" da minha loja um pouco mais para roupas interiores, miudezas...

3º estou a tentar arranjar um trabalho ou das 6-14h pra puder abrir á tarde ou mesmo outro horário e abro a loja só nas horas vagas, mas pelo menos trazer um ordenado certo todos os meses.

E voces? o que pensam fazer? Aguardo sugestoes Wink


Retrato de Syll
Qua, 19/01/2011 - 02:37
Syll:
Membro desde: 26.04.2010

Sabes que descobrir o segredo é o que todos queremos! hehehe

De qualquer forma, vou confessar uma teoria que tenho relativamente ao comércio tradicional e que, se tivesse uma loja (era tão porreiro, talvez um dia?), procuraria aplicar.

Quando é que as pessoas podem ir às lojas? Ao fim de semana, ao fim da tarde, à noite. Então serão essas horas que devemos procurar estar abertos! Claro que há muito deixei de ir comprar roupa interior à loja da rua pois dá-me jeito é ir fora de horas, como nos shoppings.
Portanto, penso que essa ideia de teres um trabalho e só abrires a loja noutro horário poderá funcionar muito bem. Claro que talvez implique alguns ajustes na vida pessoal e doméstica, mas nada se faz sem sacrifícios! E coloca bem visível o horário de abertura e procura divulgar, para que ninguém lá bata com o nariz na porta!

Depois conta se funcionou! Wink

Até vou acrescentar um exemplo de uma pizzaria que conheço que só abre 12-15 e 18-23h. Não lhes compensa nada decerto estarem abertos mais do que isto, e acabam por ter manhãs e tardes livres! Há que procurar também o cliente, e não esperar que ele nos apareça quando nos dá jeito, né?

Boa Sorte!

Retrato de Daniela2011
Qua, 19/01/2011 - 09:06
Daniela2011:
Membro desde: 20.11.2010

Quando se tem um negòcio a 1ªcoisa a fazer é meditar todos dias para termos a dose EXTRA das outras pessoas de calma para : quando não temos dinheiro , para quando não temos clientes e por fim para aturar clientes , fornecedores e funcionarios .

Não procure outro emprego em anos atrás tive essa ideia iluminada ;)) que deu muito mau resultado .

Pode colocar na sua loja que passa a ferro , descobrir novos produtos , oferecer algum tipo de ajuda aos velhitos como preencher papelada mas manter sempre a loja aberta . Se arranjar outro emprego o interesse pela sua loja irá diminuir e isso reflecte-se nas vendas Smile

Boa sorte e muita calma .

Retrato de MafaldaSousa
Qua, 19/01/2011 - 09:35
MafaldaSousa:
Membro desde: 06.02.2009

Olá,
É só este mês que está a ir mal, ou nos últimos 2 anos têm sido dificeis?
Mudares para um zona mais central e com renda mais baixa é sempre uma boa mudança, tem em conta se a nova loja precisa de obras/alterações e se a publicidade pode ser aproveitada de uma loja para a outra (reclames). E se mudares, não te esqueças de deixar na montra da loja antiga os contactos e indicações da nova loja!
Sinceramente, penso que arranjares outro emprego, só te vai fazer sentir mais cansada e acabas por não investir tanto de ti na tua loja.
Também não concordo que mudes de ramo, porque com certeza já fizeste clientes nessa loja. Podes é introduzir uma nova gama de produtos! Inserir mais oferta, e procura fornecedores mais compreensíveis com quem consigas melhor condições de compra (valor de encomenda inicial mais baixos, etc) para não teres um grande investimentos nos novos produtos! Smile
Não feches às 19h, porque quem saí do trabalho não consegue estar em casa antes das 19h, fecha às 19h30 ou se puderes às 20h. Se for uma zona com muitas empresa, está aberta à hora de almoço, porque muita gente aproveita para fazer compras nesse período!
Depois as técnicas de publicidade, são importantes... caras, mas muito importantes! Tens publicidade no teu carro? Folhetos da loja? Site? Facebook?
Eu abro a loja às 10h... mas a maioria dos dias, começo às 8h a fazer publicidade... folhetos nas caixas dos correios, actualizo blog, site e facebook!
Força e não desistas! Janeiro é sempre um mês difícil!

Mafalda Sousa

Retrato de Daniela2011
Qua, 19/01/2011 - 09:48
Daniela2011:
Membro desde: 20.11.2010

Mafalda !! Sim senhor gostei ;))) Você é como eu as 8 cá estou ..

Gosto de pessoas dinamicas ;))

Retrato de Mónica e rafael
Qua, 19/01/2011 - 11:25
Mónica e rafael:
Membro desde: 06.01.2010

Olá!!
Eu também tenho uma loja... E também está complicado.
A minha loja é de roupa de bebe e criança...

Eu aposto sempre na publicidade, panfletos, animação á porta da loja ( palhaços, andas, pinturas faciais, balões de elio...)
Facebook
Site
Radio

Já participei em feiras ( expo mama, bebe e criança e uma feirinha anual de uma aldeia)

E agora na nova colecção vou fazer cartões de clientes para ficar com contactos para enviar sms.

Decoração de montras, e de exterior da loja...

E vou-me colar aqui para aprender mais Smile

Retrato de Mikki
Qua, 19/01/2011 - 15:21
Mikki:
Membro desde: 14.07.2010

Boa tarde novamente!
è assim em relação a publicidade eu aposto mto nela..em panfletos pelos cafes e assim, o que realmente ainda nao apostei foi na publicidade na internet.
Em relaçao a um outro trabalho eu preciso mesmo de arranjar algo se nao terei que desistir completamente do meu pequeno negocio. A loja fica numa pequena vila que apesar de ser pequena é um pouco turistica, e apesar de estar perto do centro nao é a mesma coisa...a loja nao esta á vista de todos por isso a minha ideia de mudar porque agora uma loja no centro vai ficar vazia.

Só quis criar o topico para pudermos trocar umas ideias, como é obvio nao quero que me indiquem fornecedores e segredos como é obvio, ate porque estou mto bem servida. Wink

Em relação ao negocio estar pior agora ou se esteve mal nestes 2 anos, posso dizer que as coisas nao têm sido faceis porque tenho ainda que investir mto visto que ainda nao tenho grandes sotck´s de colecçoes entendem? Mas em média por ano nao tem corrido mal, só que com o espalhafato que a comunicaçao faz por causa da crise (como se ela por si só nao chegasse) isto cada vez tá pior...e entao este mês de Janeiro não foi em nada comparado com o Janeiro de 2010 entendem porque estou tao assustada? E as despesas sao sempre certas!!

Entao vá pessoal continuem e a vir aqui pra pudermos nos ajudar um pouco uns aos outros com ideias Wink
beijokas*

Retrato de Mónica e rafael
Qua, 19/01/2011 - 15:36
Mónica e rafael:
Membro desde: 06.01.2010

Além da loja, também faço animações para crianças.
Aniversários, casamentos baptizados, festas empresariais, publicidade, inaugurações....
Faço pinturas faciais, andas, modelação de balões, decoração com balões ( colunas, arcos, flores)
Entrega de panfletos em andas...
E é smp um dinheirinho extra...
Também estou a vender muito pouco este mês...

Retrato de Mikki
Qua, 19/01/2011 - 15:52
Mikki:
Membro desde: 14.07.2010

Pois é...lá está tens outra fonte de rendimento sem ser a loja, mas eu neste momento nao tenho. O meu marido trabalha por conta de outrém mas tambem nao ganha muito e as coisas assim tornam-se complicadas.

O meu grande objectivo neste momento é mesmo arranjar um trabalho para a parte da manha que é a mais "morta" por aqui.

Temos que lutar pela vida...é mesmo assim...

Retrato de Mónica e rafael
Qui, 20/01/2011 - 09:47
Mónica e rafael:
Membro desde: 06.01.2010

É mesmo.. Temos de lutar e muito...
O meu marido também trabalha por conta própria... E não ganha muito...
Casamos no dia 8 deste mês...
Com muito medo, porque as coisas estão más... E se alguma coisa correr mesmo mal, nós não temos direitos nenhuns!!
Mas se estávamos á espera da vida melhorar nunca mais casávamos!!

Eu ganho um pouco com as animações, mas não tenho animações todos os meses...
Vou tentar este ano apostar mais nisso..
Já falei com o Rafael, vamos comprar um insuflável pequeno e ele vem comigo e ganhamos mais um pouco e fica smp para nós os dois, porque ás vezes preciso de mais uma pessoa e tenho de lhe pagar... assim vamos os dois e é smp para nós Smile

Vê se consegues fazer alguma coisa na loja.. Para que não a tenhas de fechar de manha...
Tipo, explicações, engomar roupa, arranjos de roupa, …
Não sei... Alguma coisa que consigas fazer lá!!

Quanto a mudares de loja!! Consegues um sítio melhor mais barato?
Isso era mesmo o que eu queria também..

Beijinhos e boas vendas Smile

Retrato de Mikki
Qui, 20/01/2011 - 14:49
Mikki:
Membro desde: 14.07.2010

Pois é monica mas eu ja pensei em muitas formas e não há volta a dar, tenho mesmo de ter um rendimento extra fixo entendes? com que eu possa contar...
É assim eu neste momento tou numa loja grande demais pra mim, aluguei-a porque ja era ca empregada e depois fiqui aqui eu. Em termos de localização é que deixa mto a desejar porque apesar de estar localizada no predio mais recente daqui da vila não é mto perceptivel a quem passa na rua, tenho só 2 negocios ao meu redor (que por sinal é um contabilista e uma optica...nada a ver cmg).
Agora estou a pensar ir pra uma outra bem mais pequena mas que chega perfeitamente pra mim, ate se torna mais cheia, sabes? porque por esta loja ser tao grande parece que tenho a loja sempre com pouca coisa... e em termos de localizaçao tb é bem melhor...e entao a renda é uma diferença de 60%.