Padre Exorcista

25 respostas [Última]
sonia.c1980227
Retrato de sonia.c1980227
Offline
Desde: 21.07.2010

Olá meninas,

Sou nova aqui no forum, mas antiga no seguimento do forum mas nunca participei, hoje venho com um assunto um pouco delicado, tenho uma pessoa de familia que esta com problemas espirituais e precisa de "fechar o corpo" pois tem sofrido na pele as manifestações de um encosto, descobriu há pouco que tem um dom de mediunidade e não consegue estar em sitios com muita gente pois sente-se mal pois apanha com os problemas dos outros. Não sei se acreditam ou não nestes assuntos mas preciso de saber se alguma de vós já teve alguma experiencia desse tipo e se conhecem alguem de confiança, um padre que faça esse tipo de serviço, exorcizar e fechar o corpo.
Estou desesperada e resolvi recorrer aqui...

Beauty and the Beast
Retrato de Beauty and the Beast
Offline
Desde: 20.05.2009
Se for mesmo caso para isso,

Se for mesmo caso para isso, qualquer padre pode fazer um exorcismo, penso que não precisa de nenhum dom ou formação especial, o facto de serem ordenados torna-os competentes para tal. Começa talvez por falar com o padre da vossa paróquia...

De que zona do país és? Tendo em conta a localização, pode ser que mais participantes do fórum te possam ajudar. Na minha zona, conheço de facto pessoas que já recorreram a um padre, ou a uma senhora "espírita".

Eu até acredito nessas "coisas". Mas por outro lado a minha área de formação é a saúde/ciência. Não sei quais são os problemas espirituais a que te referes, mas por vezes patologias psiquiátricas (esquizofrenia, doença bipolar, depressão major, etc.) podem mimetizar esses problemas espirituais atribuídos a um "encosto". Que tal procurar a ajuda de um médico ou psicoterapeuta?

Beijinhos, e boa sorte!

chantale
Retrato de chantale
Offline
Desde: 21.07.2010
Olá

Não é uma questão de ciência, pois em vários países do mundo principalmente nos Estados Unidos a polícia coopera há anos com mediuns. Podem ler o livro Mentes perigosas (acho que fizeram um filme ou uma série inspirado)de uma mediun que trabalha com o FBI a mais de duas decádas. Como tal é real existe! Todos temos certos dotes mediunicos! Mas existem pessoas, que de facto são mais sensiveis ou mais "abertas" e que desenvolvem essas capacidades inatas.Eu aconselho a não recorrer a espíritas ou a terreiros, e continuares a procurar ajuda dentro da igreja católica pois apesar de tudo estáras a salvaguardar essa pessoa de uma serie de constrangimentos e farsas!

Boa Sorte!

Chantal

EmFlor
Retrato de EmFlor
Offline
Desde: 10.12.2008
Padre é uma boa opção

chantale escreveu:
Eu aconselho a não recorrer a espíritas ou a terreiros, e continuares a procurar ajuda dentro da igreja católica pois apesar de tudo estáras a salvaguardar essa pessoa de uma serie de constrangimentos e farsas!

Boa Sorte!

Eu concordo...nu,a primeira fase um padre pode ser uma boa opção.

Procurando espiritas podem ser levados em algum conto do vigário.

Ladylau
Retrato de Ladylau
Offline
Desde: 27.05.2010
Eu pessoalmente não acredito

Eu pessoalmente não acredito em nada disso, talvez por ser tb da ciencia.
Penso que o melhor seria procurarem um psiquiatra ou um psicólogo clínico! Está comprovado cientificamente que as doenças psiquiatricas existem e não que existem encostos!
Mas a decisão é tua, claro!

mónisca
Retrato de mónisca
Offline
Desde: 04.11.2007
um ponto de vista

quando perguntei,por curiosidade e porque uma colega minha queria muito ir a um exorcista,ao meu pároco,se ele era exorcista ou conhecia algum ele,educadamente,mandou.me áquela parte. e no alto dos seus setenta e tal anos disse: óh monisca,a idade média já passou há muito tempo. toca mas é dizer,a quem te mandou fazer essa pergunta( descobriu-me a careca),marcar uma consulta com um psiquiatra.
eu achei interessante esta resposta porque não veio de um padre jóvem,mas de alguém com muita idade e que eu pensava que estava mais ligada a essas coisas. (preconceito meu,conclui)
~relativamente ao assunto: infelizmente nao conheco nenhum padre exorcista. adorava conhecer,confesso.
sou uma pessoa de fé e da ciência e acho que as duas,desde que nao metam cá magias negras e forças negativas,mas sim "luz" e muito positivismo,aliado a um bom médico podem ser muito benéficos no tratamento de certas patologias que,como já referiram ( depressão major,bipolaridade,etc) podem ser confundidas com doenças do "oculto" ( nao sei bem que terminologia usar,por isso se cometer algum erro agradeço que me corrijam).
quanto à utilização de mediuns nas forças policiais,já foi mais verdade do que é. atendendo que tenho familiares na PJ, estes asseguram que há uns anos era prática recorrente,até que foram muitas vezes induzidos em erro e os mediuns ligados as forças policiais acabaram (pelo menos é o que dizem,se é verdade nao sei...alguem pode usar...mas acredito no que me dizem.)
os profilers sºão pessoas altamente treinadas e conhecedoras do comportamento humano,com uma fortissima formação em psicologia e psiquiatria. não é um dom sobrenatural,mas um dom, como qualquer outro que é desenvolvido. pena que em portugal nao se aposte tanto neste tipo de pessoas.relativamente à série mencionada,nao sei o que a inspirou,sou honesta.
deixo aqui a minha opinião. um bom médico,com quem a pessoa possa estabelecer uma ligação terapeutica ( que demora e muito e por isso muita gente desiste) seria uma boa estratégia. quanto a outros "tratamentos",se forem positivos,se ajudarem,porque não,mas sempre numa optica positiva e nao de maldições e afins. conversar com um padre( que tem o dever da confidencialidade, ou um pastor,caso seja de uma outra confissão cristã,pode ser positivo,porque é sempre alguem com quem se pode desabafar.) outras pessoas, e concordo com o que alguém disse( desculpe mas ja nao me lembro do nome) que fora de certos circuitos em que as pessoas podem aconselhar,ouvir,procurar este tipo de ajuda pode levar a pessoas mal intencionadas e fazer mais mal do que bem.
algo que tb ando a tentar descobrir é o Reiki. ha um tópico sobre o assunto. nao sei se ajudará,ou não. mas p mim,td o que apele ao positivo,á luz é bem melhor que esses discursos de magias negras ,moradas abertas e afins.
todos temos potencial mediunico...nao sei. nao sei mesmo. ha quem diga que eu o tenho. nao sei se tenho,duvido muiiito!. apenas sou muito observadora e talvez porque alie a fé á ciencia,algumas coisas não me escapam. mas isso é porque sou,como ja disse,muito observadora e apaixonada pelo comportamento humano. o facto de lidar com muitas pessoas e ser muitas vezes a confidente da maior parte,ajuda a que isso se desenvolva...( mas mesmo assim há quem diga que sou meio bruxa,lol...)
espero ter ajudado.

Madrinha da Maggy,comadre da saraMikas,titi do Gui!SaraMikas,saco de boxe!lol

Bruna1
Retrato de Bruna1
Offline
Desde: 22.08.2008
...

Não sou católica e, como tal, não me vou pronunciar em relação ao exorcismo.
Mas acredito nos espíritos, assim como acredito em doenças psiquiátricas. Muitas vezes ambas são confundidas, já não é de hoje.
É sim necessário verem de qual das duas situções se trata, isto para quem acredita também nos espíritos, e verem qual a melhor abordagem.

Beijocas

mónisca
Retrato de mónisca
Offline
Desde: 04.11.2007
re

Bruna1 escreveu:
Não sou católica e, como tal, não me vou pronunciar em relação ao exorcismo.

só um breve comentario,se me permite. o exorcismo está muito ligado à igreja católica por factos ligados á historia da igreja e das culturas ( sobretudo a europeia na idade média).mas não é um feudo católico,mas transversal a muitas religiões,cristãs ou não cristãs.
na alemanha,pais com grande tradição cristã evangélica há pastores exorcistas,coisa que,quando soube me espantou,mas estamos sempre a aprender. sem falar claro das culturas africanas ancestrais que tem rituais de exorcismo,obviamente com outros nomes.

Madrinha da Maggy,comadre da saraMikas,titi do Gui!SaraMikas,saco de boxe!lol

EmFlor
Retrato de EmFlor
Offline
Desde: 10.12.2008
Eu também tenho formação na

Eu também tenho formação na área de ciências...mas não é por isso que deixo de acreditar em mais alguma coisa para além do BIG BEN.

Cada vez mais me convenço que a Ciência não descreve o "Porquê" das coisas, mas sim o "como"...

O porquê continua a ser o inatingível...

A ciência diz que o ser humano desenvolve apenas 10% da capacidade do cérebro...e meninas...vejam daquilo que somos capazes.

Usando 100% das nossas capacidades seríamos potenciais deuses. Isso para mim vai de encontro ao que a Biblia diz...o homem feito à imagem e semelhança de Deus.

A nossa mente é um mundo por explorar...e dons extraordinários existem por este mundo fora...quem nunca viu um daqueles endireitas que ainda hoje conseguem por tendões e nervos no sítio sem nunca terem estudado anatomia?? Tudo isto tem a ver com a sensibilidade de cada um, e em que caminho se desenvolve.

Cada vez mais se ouvem homens de ciência, médicos e outros que são religiosos conseguindo conciliar todas as suas convicções de forma coerente.

EmFlor
Retrato de EmFlor
Offline
Desde: 10.12.2008
Já agora eu comecei a

Já agora eu comecei a praticar yoga recentemente e estou tentada a praticar reiki...ajuda muito à mente e ao corpo e é altamente relaxante.

Maria Joaquina
Retrato de Maria Joaquina
Offline
Desde: 22.07.2010
Padre???

sonia.c1980227 escreveu:
Olá meninas,

Sou nova aqui no forum, mas antiga no seguimento do forum mas nunca participei, hoje venho com um assunto um pouco delicado, tenho uma pessoa de familia que esta com problemas espirituais e precisa de "fechar o corpo" pois tem sofrido na pele as manifestações de um encosto, descobriu há pouco que tem um dom de mediunidade e não consegue estar em sitios com muita gente pois sente-se mal pois apanha com os problemas dos outros. Não sei se acreditam ou não nestes assuntos mas preciso de saber se alguma de vós já teve alguma experiencia desse tipo e se conhecem alguem de confiança, um padre que faça esse tipo de serviço, exorcizar e fechar o corpo.
Estou desesperada e resolvi recorrer aqui...

O que o teu familiar precisa é de um bom Psiquiatra para a acompanhar! Essas coisas do oculto não existem e a mente é uma arma poderosa. Não caiam em charlatães que só querem €€€€

Maria Joaquina

Bruna1
Retrato de Bruna1
Offline
Desde: 22.08.2008
Monisca

No caso em específico quem colocou o tópico referia-se a um padre, católico portanto.
O que se vê nas evangélicas não é propriamente exorcismo,é dado outro nome, e não existe uma pessoa específica para o fazer nem ter obrigatoriamente ministério, basta ter o dom. Falo por algumas, não por todas claro. Apesar de serem cristãs, as igrejas evangélicas são muito diferentes da católica, mesmo no exorcismo (chamemos-lhe assim). Mesmo as evangélicas diferem entre si.
Por isso disse que não me pronunciava em relação ao exorcismo, pois é bastante diferente entre as várias igrejas.

Normalmente, a prática do "exorcismo" é comum nas doutrinas cristãs.

Beijocas

sonia.c1980227
Retrato de sonia.c1980227
Offline
Desde: 21.07.2010
Obrigada pelas respostas

Obrigada pelas respostas meninas, eu estou em viana do castelo, mas a pessoa de familia está no algarve. Já ouvi falar no padre humberto gama que faz esse tipo de serviços e ate tem site na internet, mas não sei ate que ponto ele não é charlatao...já se houve tanta coisa e ganham dinheiro inclusive com isso que nao sei. E quem o faz nao faz publicidade por isso vim aqui saber se sabem de alguem que seja de confiança. Ela ja foi medicos e eles já nao sabem o que fazer, ja tomou antidepressivos e outros medicamentos, e continua na mesma. Nao tem objectivos motivações, mete se numa coisa e nao consegue levá-las até ao fim, desiste das coisas....

EmFlor
Retrato de EmFlor
Offline
Desde: 10.12.2008
psiquiatras...

Tb se devem ter cuidado com alguns médicos...há psiquiatras que simplesmente receitam fármacos e põem os doentes a dormir...ou tipo zombies.

Beauty and the Beast
Retrato de Beauty and the Beast
Offline
Desde: 20.05.2009
Olá, Sonia!

sonia.c1980227 escreveu:
Obrigada pelas respostas meninas, eu estou em viana do castelo, mas a pessoa de familia está no algarve. Já ouvi falar no padre humberto gama que faz esse tipo de serviços e ate tem site na internet, mas não sei ate que ponto ele não é charlatao...já se houve tanta coisa e ganham dinheiro inclusive com isso que nao sei. E quem o faz nao faz publicidade por isso vim aqui saber se sabem de alguem que seja de confiança.

Eu sou da zona de Leiria, e o padre de quem falo também, assim como a senhora com poderes mediúnicos... Tenho pessoas de confiança que já se dirigiram quer a um, quer a outro. Nenhum deles publicita o que faz, não leva dinheiro por isso (no caso da senhora, as pessoas dão o que querem). E não fazem exorcismos, "pressentem" o que está mal, e fazem muita oração, principalmente...

sonia.c1980227 escreveu:
Ela ja foi medicos e eles já nao sabem o que fazer, ja tomou antidepressivos e outros medicamentos, e continua na mesma. Nao tem objectivos motivações, mete se numa coisa e nao consegue levá-las até ao fim, desiste das coisas....

Cuidado, Sonia, esses são os sintomas clássicos de depressão major, que vêm "chapadinhos" nos livros de Psiquiatria. Apenas 70% das depressões são curáveis através de medicação. É um tipo de medicação muito chata, porque as pessoas ficam "moles" e "sonolentas", o que pode levar a que abandonem a terapêutica, e isso é que não pode ser!
A minha avó foi tratada por um psiquiatra em Coimbra, um dos melhores do país, e ainda hoje toma a medicação, e já passaram quase 20 anos! Entretanto soubemos que ele faleceu. Mas continua a haver excelentes profissionais por esse país fora, é uma questão de se informarem. Terapêutica farmacológica associada a psicoterapia consegue ter resultados mais animadores. Eu sei que tudo isso custa dinheiro, mas a saúde está sempre em primeiro lugar... E a sequelas de uma depressão não tratada podem ser bem graves...

Beijinhos, e boa sorte! Sorriso

Maria Joaquina
Retrato de Maria Joaquina
Offline
Desde: 22.07.2010
Pois...

EmFlor escreveu:
Tb se devem ter cuidado com alguns médicos...há psiquiatras que simplesmente receitam fármacos e põem os doentes a dormir...ou tipo zombies.

Como qualquer profissão há bons profissionais e péssimos que nem são dignos da função que exercem. O melhor será procurar referências (para qualquer profissão).

Maria Joaquina

_Paulo_
Retrato de _Paulo_
Offline
Desde: 14.01.2010
...

Tantas pessoas ligadas à ciência a comentar!
€xist€m muitos €€€€xorcistas € afins, € só €scolh€r!

Agora mais a sério. Eu sei que há pessoas que depois de irem a um exorcista/bruxo/vidente/etc. se sentem melhor e algumas até ficam curadas, mas não é por nenhum poder "especial" que eles possam ter. É pura e simplesmente por acreditam e aquilo funciona como um placebo.

Placebo (do latim placere, significando "agradarei") é como se denomina um fármaco ou procedimento inerte, e que apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos fisiológicos da crença do paciente de que está a ser tratado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Placebo

"Ever tried. Ever failed. No matter.
Try again. Fail again. Fail better."
[Samuel Beckett]

mónisca
Retrato de mónisca
Offline
Desde: 04.11.2007
re

Bruna1 escreveu:
No caso em específico quem colocou o tópico referia-se a um padre, católico portanto.
O que se vê nas evangélicas não é propriamente exorcismo,é dado outro nome, e não existe uma pessoa específica para o fazer nem ter obrigatoriamente ministério, basta ter o dom. Falo por algumas, não por todas claro. Apesar de serem cristãs, as igrejas evangélicas são muito diferentes da católica, mesmo no exorcismo (chamemos-lhe assim). Mesmo as evangélicas diferem entre si.
Por isso disse que não me pronunciava em relação ao exorcismo, pois é bastante diferente entre as várias igrejas.

Normalmente, a prática do "exorcismo" é comum nas doutrinas cristãs.

Beijocas

exacto.
bj

Madrinha da Maggy,comadre da saraMikas,titi do Gui!SaraMikas,saco de boxe!lol

PatyF
Retrato de PatyF
Offline
Desde: 04.09.2009
....

Maria Joaquina escreveu:
sonia.c1980227 escreveu:
Olá meninas,

Sou nova aqui no forum, mas antiga no seguimento do forum mas nunca participei, hoje venho com um assunto um pouco delicado, tenho uma pessoa de familia que esta com problemas espirituais e precisa de "fechar o corpo" pois tem sofrido na pele as manifestações de um encosto, descobriu há pouco que tem um dom de mediunidade e não consegue estar em sitios com muita gente pois sente-se mal pois apanha com os problemas dos outros. Não sei se acreditam ou não nestes assuntos mas preciso de saber se alguma de vós já teve alguma experiencia desse tipo e se conhecem alguem de confiança, um padre que faça esse tipo de serviço, exorcizar e fechar o corpo.
Estou desesperada e resolvi recorrer aqui...

O que o teu familiar precisa é de um bom Psiquiatra para a acompanhar! Essas coisas do oculto não existem e a mente é uma arma poderosa. Não caiam em charlatães que só querem €€€€

Infelizmente, charlatões encontrámos em qualquer profissão..até nos médicos, que muitas vezes têm a nossa vida nas mãos deles!!!

Como em tudo na vida, é preciso encontrar profissionais sérios e competentes!!
Só que ainda há muita gente que não acredita em "coisas" que não se veem!!
Mas a nossa mente é muito mais do que aquilo que se vê, que se toca!!!

Eu também não acreditava em muita coisa, até experienciá-las!!!

Também concordo que o reiki é fantástico, mas é necessário acreditar-mos nisso...
Unfelizmente não posso ajudar´a autora do tópico, mas espero que tudo se resolva da melhor maneira..e estejam bem cientes daquilo que se vão meter e se o caminho é mesmo esse!!!

Boa sorte Grande abraço

kika20
Retrato de kika20
Offline
Desde: 18.06.2010
BIG BEN

EmFlor escreveu:
Eu também tenho formação na área de ciências...mas não é por isso que deixo de acreditar em mais alguma coisa para além do BIG BEN.

"Big Ben, ao contrário do que muitos pensam, não é o famoso relógio do Parlamento Inglês, nem tampouco sua torre. É o nome do sino, que pesa 13 toneladas e que foi instalado no Palácio de Westminster durante a gestão de sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra, em 1859. Por ser um sujeito alto e corpulento, Benjamim tinha o apelido de Big Ben. Todos os dias, a rádio BBC transmite as badaladas do sino. O sino, fundido por George Mears em 1858, media quase 3 metros de diâmetro e pesava 13,5 toneladas."

origem da definição: Wikipédia

EmFlor
Retrato de EmFlor
Offline
Desde: 10.12.2008
...queria dizer BIG BANG

Eu corrijo-me...não era BIG BEN..Mas sin BIG BANG...teoria de expansão do Universo.

kika20
Retrato de kika20
Offline
Desde: 18.06.2010
Eu tinha percebido...

Desculpa se nao foi da melhor maneira que expus o erro..

Quanto ao topico, não acredito em espiritos e exorcismos...

Acho que é a própria pessoa que numa fase da sua vida está mais frágil e a leva a pensar nesse tipo de coisas. Então se alguém que acredite em espiritos conviver com esse familiar teu ainda mais vai agravar essa situação.

Tinha uma tia minha que morava na zona interior norte do pais. Naquelas aldeias pequenas. Quando ia la passar férias, a minha tia não deixa que eu e as minhas primas estivessemos ao meio-dia debaixo de uma ramada porque dizia que morriamos. Tinha lá um espirito que passava la a essa hora.Entao nos ao meio dia tinhamos de sair de la. Uma vez passou la um senhor ao meio-dia e teve um ataque cardiaco e morreu lá. Eu e as minhas primas queriamos ver se sempre existia o tal espirito. No dia seguinte fomos para la brincar. Ao meio-dia a minha tia vei-o nos chamar mas nos não fomos. Ficamos lá. E nenhuma morreu. Não aconteceu nada.

Deviam tentar um psiquiatra ou um psicologo.

misshyde
Retrato de misshyde
Offline
Desde: 28.02.2011
Olá, boa tarde Pelo que já

Olá, boa tarde

Pelo que já ouvi falar do padre Humberto Gama, este não é digno de confiança, sei que no passado já foi acusado de burlar pessoas, e até de assédio sexual a uma senhora de Vila Franca de Xira. Para além de que, se este já não pertence à Igreja Católica, não pode ser padre, e muito menos exorcista, pelo que s este se anda a aventurar a realizar exorcismos, entre outras coisas, está a brincar com algo perigoso que pode ser prejudicial não só para a pessoa que o contacta, como até para ele. Um exorcista só pode ser nomeado por um bispo, e apenas com essa autoridade tem poder para realizar exorcismos.

Quanto a padres que realizem exorcismos, conheço dois: o arcebispo Dom Armando, que não é da igreja católica romana, mas da igreja ortodoxa, e o padre Duarte Sousa Lara, único padre exorcista da igreja católica romana certificado que existe em Portugal no momento.

O primeiro actua em Lisboa, próximo do Terreiro do Paço, e costuma realizar o tratamento da pessoa atravès da reza de trintários de missas, e de orações para fechar o corpo, o outro não sei que metodologias aplica. Do padre Duarte Sousa Lara apenas sei que tem um site na internet, santidade.net, e que trabalhou com o conhecido exorcista italiano padre Gabriele Amorth, conhecido internacionalmente, e exorcista oficial do Vaticano. Também conheço outro padre exorcista, o padre Humberto Rôlo, também padre ortodoxo, ordenado pelo próprio Dom Armando, penso eu, e que actua em Coimbra (ver "priorado de são jorge" na internet). De resto não tenho conhecimento de mais padres exorcistas em Portugal. Sei que a partir de Abril o Patriarcado irá ordenar padres exorcistas para actuarem nas várias dioceses do país (como já deveria de acontecer há muito:\..), e, se quiserem recorrer ao nosso país irmão (Espanha), há um padre exorcista muito famoso, o padre Fortea, que, no entanto, não sei em que diocese trabalha.

Espero ter ajudado boa sorte

Centro Terapêut...
Retrato de Centro Terapêutico do Porto
Offline
Desde: 02.03.2011
Sugestão

Olá

Muitos dos problemas que fala podem não passar de perturbações psicológicas/psiquiátricas!

Porque não recorrer a uma sessão de Hipnose clínica para tentarem entender o que se passa realmente com a pessoa em questão?

A Hipnose não é nada do que se costuma ver na televisão, é uma técnica utilizada por psicologos clinicos para tentar entender alguns dos traumas que estão "escondidos" num estado de consciência diferente do que normalmente nos rege.

É apenas um conselho baseado na ciência. Claro que a religião será um suporte emocional bastante forte.

De qualquer forma boa sorte.

Cumprimentos
CTP

marilyn
Retrato de marilyn
Offline
Desde: 03.05.2011
Beauty and the Beast

Sei que este tópico já não tem movimento algum tempo, mas não custa tentar.

Beauty and the Beast gostava muito, se possível claro, que me desses o contacto das duas pessoas que referes no teu comentário. Precisava mesmo muito.

Obrigado

idfd
Retrato de idfd
Offline
Desde: 30.01.2014
EXORCISMO

EU ACREDITO NO EXORCISMO porque eu própria já tive de passar por isso.

Fui a vários exorcistas e várias veses, pois esse problema de diábo normalmente não passa á primeira. Tive de ir muitas veses. Era horrivél ter o diábo.
Se precizar de ajuda envie-me e-mail: idfd@hotmail.com

Padre: FILIPE muito bom. está na CARANGUEJEIRA_LEIRIA

Padre: MARCELO está na Maceira

Padre: João está nas MATAS mtuito bom
Padre: MANUEL irmão do JOÂO

Padre: CARLOS MACEDO está na Igreija do LORETO LISBOA

Padre: CARLOS está na CANÇÃO NOVA em FÀTIMA

Isto tudo depende da região onde vive.
e-mail para mim

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.