Opinião: o que faça?

Retrato de teresafontes
01.08.2009 | 16:55
teresafontes:
Membro desde: 01.08.2009

Boa tarde!

Escrevo aqui pela primeira vez apesar de ler ha muito tempo este fórum, desde a parte dos vestidos, às quintas, a lua-de-mel e principalmente esta parte da "Nossa Vida" porque já casei em 2008.

Escrevo porque estou um pouco desanimada e triste com uma situação que me aconteceu.
Ando triste e desanimada com esta situação mas tambem nao tolero situaçoes de abuso e dependencia.

Obrigada a quem ler.


Retrato de kika_
Sáb, 01/08/2009 - 17:12
kika_:
Membro desde: 27.07.2009

Olá Teresa

Dizem que ser mãe não é fácil, mas ser filha também não é.
Acho que tens toda a razão em tentar ajudar a tua irmã aprender a fazer as suas próprias coisas.
Obviamente que sabendo muito pouco ou nada sobre ti, tudo o que possa dizer são meras suposições, mas aposto que a tua mãe só quer poupar a tua irmã, sem se aperceber do que não lhe faz assim tão bem...
Acho que devias ligar-lhe e explicar-lhe porque o fizeste... E dizeres-lhe qual a tua posição, porque achas que a tua irmã deve fazer as coisas que lhe competem...
O orgulho é um grande obstáculo, eu sei. Especialmente quando temos razão. Mas às vezes é necessário colocá-lo para trás das costas... Não te tira razão nenhuma, só te dá ainda mais!
Não sei se ajudei, mais alguma coisa diz!!

Retrato de Biia Filipa
Sáb, 01/08/2009 - 17:38
Biia Filipa:
Membro desde: 27.07.2009

Pelo que li, sim tens razão e toda.
Tu deves conhecer a tua mãe e sabes se ela te vai ligar ou não, senão ligar acho que deves ligar, apesar de teres razão alguém tem que dar o braço a torce não é? Ou então porque não falar com a tua irmã?
Eu vou ser sincera contigo se fosse eu no teu lugar, não ligaria, mas isso é porque sou bastante orgulhosa. Upss

Força!

Retrato de gaudencia
Sáb, 01/08/2009 - 17:47
gaudencia:
Membro desde: 28.02.2009

Bom realmente nao e facil mas ja tentaste explicar a tua mae que talvez fosse melhor a tua irma aprender?
afinal os trabalhos sao dela fala tb c a tua irma oferece te p lhe dares ajuda mas n para fazeres tudo ensina a,tenta xegar a um acordo c as duas ...

Retrato de kika_
Sáb, 01/08/2009 - 17:52
kika_:
Membro desde: 27.07.2009

Não te sintas assim. As pessoas boas são muitas vezes "tomadas por parvas", mas não deixes de ser boa por isso, porque as recompensas vêm sempre. Realmente, eu se tivesse a certeza que estava correcta ligaria, nem que fosse para reforçar a ideia. Mas eu não sou orgulhosa. E tens toda a razão quando dizes que ela se devia preocupar. Se calhar preocupa-se, mas não liga. Assim como tu não lhe ligas...
Não fiques triste, tudo se há-de resolver!

Retrato de EmFlor
Sáb, 01/08/2009 - 18:42
EmFlor:
Membro desde: 10.12.2008

Na minha opinião, nem deves ser demasiado orgulhosa, nem te deves deixar abater. Explica abertamente à tua mãe os teus motivos e tenta fazê-la ver que o que queres é ajudar ao impulsionar a tua irmã.

Mas lembra-te que sangue é sangue e deve sempre falar mais alto; na familia os problemas devem sempre resolver-se e nunca deixar que situações como esta sejam irreversíveis.

Ou seja dá o braço, mas não a torcer...mas sim para abraçar.
Boa sorte

Retrato de Tania...
Sáb, 01/08/2009 - 18:46
Tania...:
Membro desde: 17.07.2009

tu nao podes ficar assim...abatida....nem podes sequer fazer tudo o que te pedem....se achas que nao devias fazer o tal trabalho..nao fazes e pronto...faz aquilo que a tua consciencia diz e pensa que mais dia menos dia a tua mae volta-te a ligar e vai voltar tudo ao normal....se a vossa relaçao era tao boa e especial vais ver que este mal entendido vai passar e vao voltar aos bons velhos tempos vossos...

beijos e força

~

10 de abril 2010 - o nosso grande dia

Retrato de Biia Filipa
Sáb, 01/08/2009 - 19:42
Biia Filipa:
Membro desde: 27.07.2009

Pede a uma amiga e vais sair. Não é ao ficar em casa que tudo vai passar.

Retrato de doraguilhermino
Sáb, 01/08/2009 - 20:13
doraguilhermino:
Membro desde: 27.08.2008

Olá

Sou uma noivinha que frequenta o fórum todos os dias, mas raramente comento. No entanto, hoje sinto que te devo responder, pode ser que fiques menos triste.
Não penses que isso só te acontece a ti, pois o meu namorado acontece-lhe frequentemente o mesmo. Já deixou de estar comigo, para satisfazer as vontades da mãe e irmã. E quando ele precisou, sabes o que aconteceu?!... Nada, não o ajudaram em nada. Mas, infelizmente, também acontecia muitas vezes o mesmo com outras pessoas. Tanto lhe dei na cabeça e tanto ele próprio "bateu com a cabeça nas paredes" que aprendeu. Hoje em dia pondera e conversa comigo antes de ajudar quem quer que seja.
Em relação a falares com a tua mãe, acho que não deves ligar, ela vai acabar por ligar de certeza (sei por experiência própria). Sò assim, ela vai começar a aprender que não é por fazer birras que vai conseguir tudo o que quer, ainda por cima sem razão.
Neste momento, pode-te estar a custar muito, mas pensa, no futuro, a tua irmã não vai saber fazer nada sozinha e, nessa altura, ela vai começar a sair bastante prejudicada, e poderá ser tarde de mais para mudar (também sei por experiência própria).
Segue em frente com a tua decisão. Hoje dói, amanhã dói menos, e no outro dia vão-te dar razão. Tens que ver já não és criança, já tens a tua própria vida e família. Não podes vivê-la em função das atitudes dos outros.
Bem, hoje tou inspirada... é melhor ficar por aqui

Beijinhos
Dora

Retrato de PatCS
Sáb, 01/08/2009 - 21:27
PatCS:
Membro desde: 20.04.2009

Eu li o teu topico, e posso-te dizer o que eu costumo fazer, n sei se te ajudará, mas aqui fica.

Dar uma opinião em relaçao ao que ntu deves ou não fazer é complicado porque és tu quem conhece os factos e é uma realidade que´eu não conheço o suficiente, apesar de achar que tomaste a melhor opção, em relaçao à tua irmã, na prática tu ao fazer-lhe todos os trabalhos não a estvas a ajudar porque um dia que seja mm necessario ser ela a fazer ela não vai conseguir, é a velha historia de "dar cana e ensina a pescar".
Nisso acho que agiste muito bem, talvez se explicares as coisas dessa forma à tua mae ela te compreenda.

Quanto ao não ligares à tua mãe:

Eu quando me zango com a minha mãe, tento sempre resolver a situação rapidamente, por uma simples razão:
A minha mãe é mais velha do que eu, quanto mais tempo passa, menos tempo ñós temos para disfrutar a companhia dos nossos pais, porque é a lei da vida não é, e eu não quero desperdiçar esse tempo.
Por esta razão eu tento sempre nunca ficar muito tempo, e para mais de um dia é muito tempo, zangada com a minha mãe.

Força, porque essa situação vai-se resolver

Eu sei que achas q não deves, mas liga, nem que seja para he dizeres o que estás a sentir.

Beijinho

Retrato de Biia Filipa
Sáb, 01/08/2009 - 21:56
Biia Filipa:
Membro desde: 27.07.2009

Obrigada pela tua opinião, eu respondi-te lá. Se me poderes ajudar

Com calma tudo se resolve, as mães não conseguem ficar chateadas. Vais ver que ela te vai ligar:P