Net banco – Fui vítima de fraude!!! | A Nossa Vida

Net banco – Fui vítima de fraude!!!

Retrato de Lita
24.11.2009 | 15:50
Lita:
Membro desde: 18.06.2007

Olá a tds!

Venho aqui a este cantinho desabafar um pouquito e ao mesmo tempo alertar – pode ser q ajude alguém…
Ainda não estou em mim com tanta raiva que sinto; tanto o meu marido como eu utilizamos o net banco para fazer operações na nossa conta; acontece que de uma das vezes em que o meu marido estava a entrar no site do banco, foi-lhe pedido as coordenadas para entrar no site do banco, ele não prestou atenção a isso mas até chegou a comentar comigo, acontece que no passado dia 19 aconteceu o pior… o meu marido à tarde recebeu um telefonema do banco a perguntar se tínhamos autorizado uma transferência no valor de 400€ para uma conta X , pq desconfiavam q essa pessoa estaria a receber várias transferências no mesmo dia (18-11-2009) e dentro do mesmo valor (entre 400 e 500€) q tinha sido transferido da nossa conta; ficamos parvos pq não tínhamos feito transferência nenhuma; chegamos à conclusão q deveria ter sido da vez q ele colocou as coordenadas (coisa q nunca pedem – mas sei-o agora!) a julgar q era no site do banco, mas q afinal era uma "imitação do site" para alguém poder aceder à nossa conta…
Fomos imediatamente à PJ do Porto apresentar queixa e dissera-nos q agora resta-nos esperar, que vão investigar em conjunto com o banco; o banco diz o mesmo… a sério tou de rastos, não nos dão mais informações, (apenas sei o nome da conta para onde foi transferido porque aparece no nosso extracto, mas nem sei se é verdadeiro), já cancelamos td e na PJ ainda fomos tratados como se nós é q fossemos os criminosos… não sei mesmo o que mais podemos fazer, quero fazer alguma coisa, mas sinto-me amarrada, não sei o que fazer, não pode ser tirarem-nos o nosso dinheiro e nós ficarmos sentados à espera a ver o que acontece, não consigo!!!
ah, no banco agora dissera-nos para nunca entrarmos pelo "google", para entrar-mos sempre com o endereço completo... mais uma coisa que também não costumava fazer!!!
Desculpem o testamento.

Lita


Retrato de isafi
Ter, 24/11/2009 - 16:04
isafi:
Membro desde: 14.07.2009

Ola..

Bem , é uma situação para se entrar em panico , ha gente tao burlona , que so sabe viver as custas dos outros..infelizmente cada xs assistimos a mais situações destas...

Espero que resolvam a tua situação rapidamente e de boa forma..que vos seja possivel reaver o dinheiro... ate la muita Força.

bjs

Mღ F 03/07/2010

Retrato de ritaaaa
Ter, 24/11/2009 - 16:09
ritaaaa:
Membro desde: 09.05.2009

Lita, por acaso é a cgd o banco em questão?

eu tive uma tentativa desse genero , mas via mail.
contactei logo a cgd k me pediram k reenviasse o link em questão.
Atençao pk apartir dai tinha um trojen, será k é assim k se escreve? Ou seja tudo o k eu fizesse aparecia noutro lado , todas as senhas!
Foi-me dito logo para levar o computador a um tecnico, ou então k o formatasse.....

Retrato de scm1
Ter, 24/11/2009 - 16:09
scm1:
Membro desde: 24.11.2009

Minha querida, nao ha muito a dizer a nao ser para teres o maximo de calma possivel e esperar que tudo se resolva pelo melhor.
É sempre bom termos coragem para admitir que fomos enganados perante os outros para tentar evitar mais enganos. Obrigado por isso Smile
Boa sorte Smile

Retrato de Angelsecrets121
Ter, 24/11/2009 - 16:11
Angelsecrets121:
Membro desde: 26.06.2007

Sei que já vai tarde mas...
Este truque ensinou-me um agente da psp deves sempre marcar o teu codigo mal quando acedes à tua conta, se for um "falso site" vai aceitar o codigo errado.
Outro truque que aprendi à pouco tempo o site do banco, paypal (etc) tem sempre https://. O S é de site seguro.
Sinto mesmo muito o que aconteceu contigo, eu fiquei com o meu BI retido porque há uns anos roubaram me a carteira e usaram os meus documentos...

Retrato de xanasilvapepita
Ter, 24/11/2009 - 16:19
xanasilvapepita:
Membro desde: 23.09.2009

Olá Lita!
Deixo aqui a cópia de um alerta q deixei num tópico meu.
Se recebeste algo deste género podes colocar este anti-virus q possui como característica o anti-fishing q serve para evitar q consigam "sacar" códigos do teu computador.Deixo link do programa q poderás usar gratuitamente durante 14 dias:

http://download.cnet.com/Security-Shield-2010/3000...

Um ALERTA

Meninas interronpendo o assunto com algo q não tem nada a ver mas q me pareceu importante partilhar connvosco!

Ontem de manha tinha no meu email de trabalho um email da PSP por estupidez abri-o!O email dizia basicamente q tinha q comparecer na esquadra para prestar depoimento,por acaso coincidiu com uma época de assaltos e pensei q fosse relativo a isso...mas não qd tentamos localizar o IP nem tão pouco era da sede da PSP ,nem portugues era isto significa q o servidor é internacional e impossivel de localizar...resumindo,o emal contem um virus q é direccionado para copiar tudo q o vosso computador tem...mt mau mesmo!Isto pq se fizerem compras via net ,como é o meu caso,com um cartão de crédito eles conseguem assim copiar os vossos códigos e acessos ,básicamente clonam o cartão e compram o q quiserem!!!Eu vou deixar de utilizar cartões q possuam plafon alto (caixa works)é mt arriscado!!!O anti-vírus normal não funciona nem elima totalmente os ficheiros deste virus tem q ser um q possua o anti-phishing q é responsável, mais ou menos assim,por copiar os cartões de crédito.

Se receberem um email deste género não o abram pq a PSP convoca por via escrita ou telefónica.

Tal como tu tb acedo á conta bancária via net e faço todas as operações q necessito, daí a minha preocupação...

Bjinhos

Retrato de marta pinho
Ter, 24/11/2009 - 16:21
marta pinho:
Membro desde: 03.07.2009

que cena eu e o meu namorado tambem fazemos tudo pela net e entramos pelo google sempre.
nunca mais o faço não te queria dizer isto mas só podes mesmo esperar aconteceu algo do generoa a 1 amigo meu mas foi com o visa (clonaram-lhe o cartão) ele apresentou queixa e esperou foi varias vezes ao banco é á policia mas ninguem lhe dizia nada. mas tudo se resolveu ele conseguio reaver o dinheiro mas foi complicado.
detesto essa gentinha que anda a roubar uma pessoa farta-se de trabalhar para ter qualquercoisita e olha é isto.
beijocas e espero que consigas resolver essa situação.

Retrato de DMRS
Ter, 24/11/2009 - 16:22
DMRS:
Membro desde: 24.08.2009

lamento imenso o que te aconteceu. li o teu testemunho porque costumo trabalhar com o banco atraves da internet mas ja tinhamos sido informados p nunca dar.ms o codigo completo...

é triste o que te aconteceu. desejo.t boa sorte e que tudo se resolva**

Retrato de Ignoto
Ter, 24/11/2009 - 16:24
Ignoto:
Membro desde: 17.11.2008

e acho muito bem em vires alertar as pessoas, mas quer dizer, vocês andam a dormir não? quando se adere a um serviço, ainda para mais a um serviço ao qual não estamos por dentro, nem das suas falhas, a primeira coisa obrigatoriamente que temos de fazer, é ler as suas condições e as suas recomendações de segurança, ou usam um serviço que não conhecem sem ler as recomendações? uma coisa era clonarem-te o cartão, isso sim, de facto é grave e é uma situação que não podes controlar, agora, usares um serviço que não conheces, a culpa é exclusivamente tua, que te sirva de emenda.

Aproveito aqui este tópico para alertar toda a gente, não tratem a internet por tu sem a conhecerem, a internet é uma ferramenta muito poderosa, é para ser tratada com respeito, como tudo o que é poderoso, pode ser usada tanto para o bem, como para o mal, não confiem, não metam fotos dos vossos filhos, não metam fotos vossas, não metam os vossos contactos de e-mail, ou de telefone, ou moradas, ou o que for, não se não se souberem proteger disso.

há tempos uma rapariga daqui andou a meter o endereço de e-mail, e depois aceitou toda a gente que a adicionou, sem saber muito bem o que estava a fazer, depois um tarado começou a molesta-la, e ela nem sequer sabia como havia de bloquear o contacto, isso é grave, tratar a internet por tu sem de facto a conhecer.

mais, não acreditem no diz que disse, nem em tudo o que ouvem, como já aqui ouvi dizer, "há e tal, o IP isto, o IP aquilo", o IP não vos vai servir de nada, mesmo que o consigam ver, não vos serve de nada, 1º porque o IP é dinamico, ou seja, hoje é um, amanhã é outro... 2º porque o IP que os sites "vêm" é o IP do servidor de acesso à internet, e não o IP da máquina que acede verdadeiramente, e por ultimo, para conseguirem alguma coisa além do IP, é bom que estejam bem preparados judicialmente para que consigam arrancar alguma coisa aos fornecedores de internet.

tenham cuidado com as passwords, mudem-nas periodicamente, arranjem password dificeis com letras, maiusculas, minusculas, simbolos, e numeros, e não tenham perguntas de segurança do género "como se chama o meu cão" ou "qual o meu clube", é tão fácil descobrir, não é preciso ser-se génio, usem uma password diferente para cada coisa, assim mesmo que hipoteticamente vos roubem a conta do hi5 ou do facebook, não terão acesso ao vosso e-mail e aos vossos contactos.

outra coisa, por favor, ao reenviarem e-mails em cadeia, apaguem sempre os e-mails das pessoas por quem o e-mail já passou, e enviem para os vossos contactos em BCC ou cópia oculta, porque por mais que apelem aos vossos sentimentos, 99% desses e-mails, o unico propósito é angariar cada vez mais e mais endereços de e-mail para o envio de lixo eletrónico.

resumindo, se não se sentem à vontade, não arrisquem

********** Derrete-se na boca e não nas mãos **********

Retrato de Teresa Cunha
Ter, 24/11/2009 - 16:33
Teresa Cunha:
Membro desde: 14.09.2006

Eu recebo diariamente e-mails desse tipo para aceder: são convites, são e-mails enviados supostamente da ação judiciaria, da EDP, dos Camarões a dizerem que querem partilhar a fortuna de um tio afastado..... sempre que têm links vão directamente para o lixo, nunca os abro. Uma vez recebi um a convocar--me para a divisão de uma fortuna e contactei a PJ bem, para fazer queixa era preciso tanta coisa que em vez de uma cidadâ exemplar eu passaria a ser uma aliada dos criminosos portanto fiz "DELETE", é assim os ladrões continuam à solta.

Outro cuidado a terem são esses e-mails tipo: "se mandar para 10 amigos, recebe um telemovel última geração ou se mandar para 20 Deus não a castiga e no 4º dia recebe o desejo(provavelmente no 4º dia recebe é um virus).... e coisas do género, não reenviem façam delete pois é uma forma rápida de obterem a base de dados fiavel e muitas vezes como sabem que vocês enviaram os contactos,usam o vosso nome para mandarem e-mails, para esses contactos,com virus...

Portanto todo o cuidado é pouco, na dúvida não abram
Boas escolhas

Teresa Cunha
www.matrimonius.com
Braga

Retrato de xanasilvapepita
Ter, 24/11/2009 - 16:44
xanasilvapepita:
Membro desde: 23.09.2009
Ignoto wrote:

mais, não acreditem no diz que disse, nem em tudo o que ouvem, como já aqui ouvi dizer, "há e tal, o IP isto, o IP aquilo", o IP não vos vai servir de nada, mesmo que o consigam ver, não vos serve de nada, 1º porque o IP é dinamico, ou seja, hoje é um, amanhã é outro... 2º porque o IP que os sites "vêm" é o IP do servidor de acesso à internet, e não o IP da máquina que acede verdadeiramente, e por ultimo, para conseguirem alguma coisa além do IP, é bom que estejam bem preparados judicialmente para que consigam arrancar alguma coisa aos fornecedores de internet.

Não disse q era mt util mas sempre dá para verificares a validade do email...no meu caso serviu pq rápidamente verifiquei q não era válido.

Agradecemos o esclarecimento...