Não pagar o condomínio....

12 respostas [Última]
deia.costa
Retrato de deia.costa
Offline
Desde: 25.03.2009

Olá a todos(as)!

Estou com uns nervos relativamente ao meu condomínio, fazem o que querem! Sinceramente acontecem coisas aqui que me tiram do sério...

Pago todos os meses todos os centimos, e há pessoas que se estão a marimbar para isso!

O que é certo é que ainda não vi nenhum investimento/manutenção neste condomínio, ou seja o dinheiro é para as despesas e o resto??? Há coisas que precisam de ser arranjadas!

Não estou nada satisfeita com isto!
A minha vontade é mesmo deixar de pagar o condomínio! Moro no último andar do prédio, e devido á má manutenção estou a começar a ficar com problemas em casa, já falei imensas vezes com o condomínio, prometeram arrancar com as obras este verão, estamos quase no fim do verão e ainda nem começaram! Não é possivel passar mais um Inverno assim, vai piorar!

O que é que acontece se deixar de pagar o condomínio?
De certa forma tenho receio porque é um dever... mas também é um dever o condomínio arranjar as coisas e começar pelas urgentes, em conformidade com a opinião de quem cá vive!

Alguém sabe se me podem penalizar por deixar de pagar o condominio nesta situação?
É que mereciam mesmo! Já chega de encherem o bolso e não fazerem nada!

Desculpem o desabafo!
Obrigada

El_Lobo
Retrato de El_Lobo
Offline
Desde: 11.11.2010
....

Olá,

Se não se pagar pode-se mover uma acção executiva para o pagamento de quantia certa, usando como título executivo extrajudicial as actas do condomínio onde se estipulem os valores das quotas...

Por outro lado, para se saber como está a ser gerido o dinheiro das quotas pode-se intentar uma acção para prestação de contas, nos termos do artigo 1014º do Código de Processo Civil.

Olha, se os outros não pagam e não lhes acontece nada, ou seja, não se recorre às vias judiciais para cobrança coerciva desses montantes, se não pagares duvido que te vá acontecer alguma coisa...Em certa forma concordo! Se a Administração não procede à reparações devidas no prédio, está a incumprir com os seus deveres...

(2005 - 2014) - Victoria et Pertinacia

deia.costa
Retrato de deia.costa
Offline
Desde: 25.03.2009
Olá El_lobo

Pois esta parte civil não percebo nada!

Já me tinham alertado para essa situação do incumprimento do pagamento do condomínio, que poderia desencadear num processo contra o não pagamento, mas é realmente revoltante!

ana.loira
Retrato de ana.loira
Offline
Desde: 24.05.2011
Mas tem sempre sido o mesmo

Mas tem sempre sido o mesmo admnistrador?

Se sim porque não elegem outro,e nas reuniões ele não mostra o balanço do ano?

Em relação às obras desde que a maioria estiver de acordo,vai-se para a frente,senão houver dinheiro suficiente em caixa,terão que d
ividir o restante por todos. Eu acho que deve continuar a pagar o condomonio.

vaniachabi
Retrato de vaniachabi
Offline
Desde: 21.03.2007
No regulamento do meu

No regulamento do meu condomínio ficou decidido que quando um condómino não paga pode-se aplicar uma multa que no mínimo são 300€ e no máximo 1500€.... e isso já foi feito a alguns condóminos.

Mas atenção que se vão fazer obras extras tenham em atenção que podem ter que pagar uma cota extra de condomínio, caso esse valor não tenha sido incluído no orçamento anual quando foi a reunião e que todos aprovaram(ou pelo menos a maioria). Connosco é sempre assim.
No entanto nós no condomínio temos também um fundo comum de reserva q pagamos todos os anos e quando temos algum despesa extra e maior recorremos ao fundo.

deia.costa
Retrato de deia.costa
Offline
Desde: 25.03.2009
Bom dia!

Antes de mais obrigada pelas respostas.

Não, não tem sido sempre o mesmo administrador, mas este que lá está até agora eu não vejo nada feito... Tinhamos uma empresa de condomínio, cessamos o contrato e agora passamos para a gestão de condomínios daqui da urbanização que é constituida por moradores daqui.

Terei que ver agora em reúnião, como se vão processar as coisas. De facto não vou deixar de pagar, sinceramente ontem estava enervada e coloquei a questão a fim de obter respostas de alguém que soubesse de facto sobre estes assuntos Sorriso

Enfim... vamos ver no que isto vai dar, qualquer forma confirmei um facto que já sabia mas não tinha certeza, é que se deixar de pagar o condomínio crio um problema a mais.

Obrigada! Sorriso

Tinaa
Retrato de Tinaa
Offline
Desde: 19.07.2011
Aqui passa-se mais ou menos a

Aqui passa-se mais ou menos a mesma coisa, pagar paga-se mas as coisas feitas não aparecem ..

No meu caso como entramos em casa tarde, muitas vezes junto 2 ou 3 meses ( já juntei quase 1 ano) mas pago sempre, e as pessoas sabem disso, mas o condomínio que tenho agora, até no meio da rua me veio pedir o dinheiro ..

Enfim, olha pela forma legal eu tentava regularizar isso e ver onde está a ser investido o dinheiro ..

deia.costa
Retrato de deia.costa
Offline
Desde: 25.03.2009
Olá Tina!

Realmente é frustrante porque não há tempo para ver as coisas todas a pormenor que se passam, e não vejo nada com pernas para andar!

Só falam falam, projectos e mais não sei quê, mas estão no condomínio desde Outubro do ano passado e até agora nada!

Temos obras que têm que ser feitas senão isto este Inverno desfaz-se lol

Custa porque o pobre poupa para ter as coisas como deve ser e no fim acontecem estas coisas! Triste

Helga Duarte
Retrato de Helga Duarte
Offline
Desde: 19.07.2011
Condominio

Boa tarde, a todos, antes de mais nada gostaria de apresentar-me, chamo-me Helga Duarte, e gostaria de partilhar um problema convosco, ou seja um problemão, relativo ao condóminio, sempre paguei as cotas do condominio, nunca as deixei de pagar, no entanto a 3 anos e meio atras sensívelmente, houve uma reunião de condominos, onde os únicos que não estavam, presentes fui eu e o meu marido, eu porque estava grávida, e fui para a casa de familiares, e o meu marido porque trabalha fora do país. No entanto, houve a tal reunião onde foi aprovado um orçamento, dentre vários,para obras e pinturas do prédio. Uma das razões, para fazerem as obras foi o facto do prédio ter algumas infiltrações, então concordaram em fazer uma impermiabilização, com uma tinta membrana, que supostamente devia, ser topo de gama,uma vez que escolheram, o orçamento mais caro o que ficou em 1360.00 euros para cada morador, num prédio de 8 moradores.
Ficou acordado em acta, com a maioria dos votos. No entanto, como nós não tomamos conhecimento,do acordao, passado um tempo recebemos a factura do condominío é lógico que sabiamos que tinha havido obras porque vimos a pintura, por desagrado de alguns,vizinhos, que não gostaram da cor, teve que se voltar a pintar, entre outros factos. A verdade é que o meu marido protestou o valor porque achou muito caro, e concordou com o condominío ir pagando em várias prestações. Qual não serã talvez a nossa sorte, pelo menos até aí, porque quando começaram as chuvas, começamos a ter inundações dentro de casa, eu na altura com o bebe pequeno,recém-nascido. A verdade, é que com o tempo a situação piorou ficamos com a casa toda estragada, quando chamamos a admistração do condominio a responsablidade, disseram-nos que era normal, porque a tinta que usaram fazia aquele efeito, ou seja a humidade que estava na parede estava toda a saír mas por dentro.Não convencido o meu marido, chamou um especialista, que não aprovou de todo o que nos tinham dito. Disse-nos que a tinta era de má qualidade e que ou eles rectificavam o que fiseram, fazendo uma nova impermiabilização, ou ficavamos com o tempo cada vez mais prejudicados com relação ao aspecto da casa.Resumindo, é lógico que o condominio ou seja a loja que admistra não queria arcar com as culpas,e para agravar a situação o bebe ficou doente, com graves problemas respiratórios.Segundo relatórios médicos graças a situação do imóvel. Deixamos de pagar, obviamente até a situação se resolver. Lá concordaram a fim de 2 anos quase depois, em voltar a fazer uma nova impermiabilização,o que só aconteçeu a coisa de umas 2 semanas, mas com muita resistencia,e resta saber se vai ficar capaz. Os outros vizinhos que pagaram sentiram-se de tal maneira lesados, que pediram contas, só que não o fiseram antes porque nos nos negamos a pagar, o condominio seguiu para cobrança coersiva, e nós recorremos e pedimos uma indminização, por danos materias, e fisicos.Claro é obvio que nunca me ocorreu não pagar,mas ninguém, gosta de ficar prejudicado não é...

deia.costa
Retrato de deia.costa
Offline
Desde: 25.03.2009
Helga!

Olá e muito obrigada por partilhares o teu testemunho real!
Realmente isso foi outra coisa das quais eu não sabia, bastam alguns condóminos (maioria) aceitarem um orçamento, e que fique em acta que os outros que até nem tenham estado presentes não podem recusar-se a aceitar!

Espero sinceramente que o teu bebé esteja bem de saúde, e que seja desta vez que os problemas da vossa casa se resolvam!
É destroçante lutarmos pela nossa casinha e assistir impunes a este tipo de coisas que não dependem de nós e vão estragando a nossa casa por dentro, as nossas coisas e PIOR a nossa saúde!

Eu rezo para que isto se resolva, tenho a casa há dois anos e sinceramente estava perfeita sem problema algum, espero que isto se resolva.

Boa sorte para ti também!

Isa85
Retrato de Isa85
Offline
Desde: 16.01.2008
...

deia.costa escreveu:
Olá e muito obrigada por partilhares o teu testemunho real!
Realmente isso foi outra coisa das quais eu não sabia, bastam alguns condóminos (maioria) aceitarem um orçamento, e que fique em acta que os outros que até nem tenham estado presentes não podem recusar-se a aceitar!

Tem de ser no minimo 60% dos condominos para aprovar qualquer tipo de orçamento, prestação de serviço (por ex empresa de limpeza), etc.

deia.costa
Retrato de deia.costa
Offline
Desde: 25.03.2009
Olá

Isa85 escreveu:
deia.costa escreveu:
Olá e muito obrigada por partilhares o teu testemunho real!
Realmente isso foi outra coisa das quais eu não sabia, bastam alguns condóminos (maioria) aceitarem um orçamento, e que fique em acta que os outros que até nem tenham estado presentes não podem recusar-se a aceitar!

Tem de ser no minimo 60% dos condominos para aprovar qualquer tipo de orçamento, prestação de serviço (por ex empresa de limpeza), etc.

Como eu disse, a maioria, logo deduzi que fosse mais de 50%.

Helga Duarte
Retrato de Helga Duarte
Offline
Desde: 19.07.2011
Condominio

Olá Deia, paz do Senhor para todos, muito obrigada, pelo comentário, é verídico o que aqui partilhei, é assim, o meu bebe que já não é um bebe não é pois tem quase 4 anos, ficou com este problema vamos ver até quando,volta e meia como agora por exemplo tem que fazer aerosois e vice-versa, mas deus cuida, quanto a casa estou a espera que fiquem as obras do prédio completamente concluíadas, para ainda ver como ficarã, a minha casa ou seja se não vai voltar a entrar agua pelas paredes a dentro, e ver, em que que darã, a acção que movi contra a admistração do condominio, só depois posso fazer obras.
Um forte abraço a todos e mais uma vez obrigada.

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.