Não costumo jantar | A Nossa Vida

Não costumo jantar

Retrato de bianca_gonçalves
18.04.2016 | 16:32
bianca_gonçalves:
Membro desde: 10.12.2015

Será que é assim tão grave não jantar?!
Acordo todos os dias cedo e tomo o meu pequeno-almoço que para mim é a refeição que mais gosto e não dispenso de todo, normalmente tomo um chá+pão(nunca pão branco)c/ queijo ou creme vegetal+banana e outra peça de fruta por vezes também acompanho com um ou dois ovos escalfados. Por volta das 13h/13:30 almoço que pode ser uma salada ou um prato com legumes e massa/arroz (não corto em hidratos de carbono). Depois passado umas horinhas lancho e costumo fazer dois lanches que pode ser uma peça de fruta e depois umas tostas, acontece que chega a hora do jantar e não tenho mesmo fome razão pela qual acabo mesmo por não jantar.
Se me convidarem um fim-de-semana para ir jantar fora vou e como qualquer coisa mas regra geral é uma refeição não faço, será que é assim tão prejudicial para a minha saúde não o fazer?! Tenho amigas minhas que ficam escandalizadas quando eu digo que não janto e eu fico horrorizada quando elas me dizem que não tomam o pequeno almoço LOL


Retrato de XanaCD
Seg, 18/04/2016 - 18:58
XanaCD:
Membro desde: 13.01.2013

E a que horas tomas o último lanche? E te deitas?

Retrato de MFNG
Seg, 18/04/2016 - 19:22
MFNG:
Membro desde: 01.02.2010

Olha eu sinceramente não fico escandalizada isto porque eu sou das pessoas que come muito pouco ao jantar e quando digo muito pouco é uma sopa ou uma sandes ou um chá com torradas integrais. Eu também não dispenso o pequeno almoço. Ao almoço como uma salada. Depois faço um lanche e por fim o jantar. Se tenho um jantar num fim de semana é claro que faço uma refeição mais composta.

Retrato de sphiren
Ter, 19/04/2016 - 09:04
sphiren:
Membro desde: 04.09.2011

Comer ás 8h ou 9h da noite ou até mais tarde é comum em Portugal, deduzo. Porém, estive meses em contacto com grupos de pessoas de outros países e muitas desses culturas (deixem-me aqui generalizar) têm por hábito não comer a partir das 17h ou 18h. E tinha bastantes pessoas que ficavam só com um "lanche".
Em convivio com algumas, sentavamos para comer essa especie de lanche/ segundo pequeno-almoço e iamos comendo muito devagarinho e no fim eu não tinha fome para jantar.
Tinha pessoas cujo pequeno almoço parecia um banquete, não em quantidade mas em qualidade até. Para compensar? Não sei, no meu caso o meu pequeno almoço não mudava.
No entanto são questões culturais muitas vezes. Não jantar não faz mal nenhum deste que não esteja a contrariar o seu organismo (ignorar a fome, por exemplo).

Retrato de gsv
Ter, 19/04/2016 - 12:11
gsv:
Membro desde: 23.07.2013

Resposta: depende! De facto o pequeno almoço é muito importante porque passamos muitas horas sem comer, e o corpo precisa mesmo, e o teu parece-me mais ou menos completo.

Quanto ao resto, que espero que comas carne ao almoço (não referes nenhuma fonte de proteina) e se é assim tão grave não jantares: depende. Depende do total de calorias que consomes vs aquilo que gastas, se praticas desporto, o teu tipo de trabalho (se é activo ou não), se estás a ingerir os nutrientes necessários, se não sentes fraqueza ou falta de energia, se te sentes bem, etc.

Pesando estes factores todos, se te sentes bem não acho assim tão grave. Mas devias pelo menos fazer uma ceia (rica em proteina e com gorduras boas).

Retrato de csofia_
Ter, 19/04/2016 - 19:28
csofia_:
Membro desde: 19.12.2012

Concordo com o comentário sobre proteína, é importante comer alimento com proteínas e com ferro também , porque sem ferro há menos oxigénio a circular no sangue, vai haver fraqueza, anemia, etc.
De resto, pessoalmente também não faço uma refeição grande pro jantar, mas vou comendo coisas tipo: fruta, sopa, bolachas, acho q é melhor pro organismo uma pessoa ir comendo aqui e ali, do que fazer 3 grandes refeições por dia, pelo menos alguns estudos indicaram nesse sentido, q pode ser melhor comer mais vezes ao dia e menos quantidade.
Mas acho q são teorias, acho que cada pessoa deve tentar descobrir como o seu corpo funciona melhor e seguir isso.

Retrato de dreamer123
Qua, 20/04/2016 - 00:32
dreamer123:
Membro desde: 20.04.2016

Não querendo lançar o pânico, mas existem estudos com animais que demonstram que os que comem menos, são os que duram mais tempo e sem menos comorbilidades!

Retrato de csofia_
Qua, 20/04/2016 - 00:46
csofia_:
Membro desde: 19.12.2012

Daí o "menos quantidade" no meu post, dreamer

Retrato de bianca_gonçalves
Qui, 21/04/2016 - 17:26
bianca_gonçalves:
Membro desde: 10.12.2015

Obrigada por todas as respostas! Afinal não sou assim tão estranha quanto a isso.

Relativamente à hora que me deito, deito-me cedo porque acordo também cedo. O meu "problema" e isto é mesmo um problema que tenho desde criança é que não gosto de carne, sou incapaz de comer um bife ou algo do género. Tento comer carne uma a duas vezes por semana porque sei que efectivamente faz falta ao nosso organismo mas só a consigo comer picada em forma de hambúrguer ou numa bolonhesa por exemplo, também consigo comer um peito de frango mas pronto a nível de carnes sou efectivamente limitada. Como qualquer peixe sem problema nenhum porque adoro. De resto tudo o que seja legumes e vegetais têm de entrar no meu almoço e por vezes no pequeno-almoço.

Retrato de Ziz
Dom, 19/06/2016 - 23:09
Ziz:
Membro desde: 31.05.2016

Olhe bianca eu quase também não janto.Como habitualmente 1 iogute natural magro e junto-lhe nozes ou amêndoas. A médica ficou escandalizada e disse que eu precisava de proteína também ao jantar. Como eu não consigo comer aconselhou-me a ,pelo menos, juntar um biscoito proteico a este meu "jantar". Quanto ao almoço foi peremptória, deverá ser um prato quente e incluir 1 proteína de peixe ou carne com legumes, etc. Posso comer HC mas não se importa que os coma só de manhã. As minhas análises estavam boas mesmo antes de ela levantar esta questão sobre a inclusão de proteína ao jantar. Mas não consigo! Também não sou fã de carne e qd como é frequentemente de aves, deve ser por ter um sabor menos intenso de carne e ainda assim como uma maior quantidade dos acompanhamentos do que de carne. Gosto de peixe mas não de qualquer um... Por isso preciso de um suplemento de proteína. Sorte que gosto de ovos. Sempre fui "pisca" a comer mas gostava de tudo que era gulodice mas agora pretendo fugir dos doces e quejandos... Por isso as refeições que adoro são pequenos almoços e lanchinhos... café com leite, pão com manteiga, fruta, bolos (bolos agora já não mas continuo a gostar).
Tenha só atenção se come a proteína devida.
Boa sorte!

Ziz

Post