A mudança do pêlo | A Nossa Vida

A mudança do pêlo

Retrato de pini89
07.04.2012 | 21:30
pini89:
Membro desde: 02.03.2012

Olá,

Venho partilhar algo convosco, em relação, ao meu cão. Sei que estamos na altura de mudança do pêlo, mas todos os dias, apanho uma bola enorme de pêlo do meu cão, escovo-o todos os dias (mais que uma vez por dia), mas mesmo assim, sacode-se, sai imenso pêlo, por onde ele anda, fica sempre cheio de pêlo! Tenho que fechar a porta do meu quarto e da sala, porque fica tudo cheio de pêlos! Entretanto ele foi levar a vacina e falei com a veterinária, que disse que era normal nesta altura! Come uma ração boa, portanto se não tem qualquer problema, tenho que saber lidar com a queda do pêlo. O que pode ser é problema da escova (que não deve ser assim muito boa escova...) Alguém sabe de alguma escova para pêlo de cão, que seja boa?

Obrigada e uma boa Páscoa para todas!


Retrato de Pattricia
Sáb, 07/04/2012 - 21:36
Pattricia:
Membro desde: 07.04.2012

Não sei marcas, mas encontrei este artigo num site português, pode ajudar!

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=652

-Patrícia-

Retrato de CaSilva
Sáb, 07/04/2012 - 21:58
CaSilva:
Membro desde: 29.08.2010

A minha cadela nesta altura coça-se muito e perde muito pêlo mas ela faz alergia ao pó dos pinheiros, então estou a dar-lhe uns comprimidos e a dar-lhe banho de 15 em 15 dias com um shampoo que tal como os comprimidos têm acidos gordos para melhorar o aspecto do pêlo e o crescimento do mesmo (comprei no vet +/- 30€ os dois). Dá pena ver a minha a coçar-se loucamente!! Vamos lá ver como é que o tratamento vai correr. Fala nisso ao teu vet pode ser que não caia tanto pêlo ao teu.

Beijocas***

Retrato de Juh_Silva
Dom, 08/04/2012 - 19:42
Juh_Silva:
Membro desde: 02.04.2011

Olá, Pini,
Para cada tipo de pêlo, a sua escova.

Abaixo explico para qual tipo de pelagem, qual a função, quando e como utilizar as principais escovas disponíveis no mercado. As escovas em questão são:

Rasqueadeiras de Pêlo de Cachorro
Rasqueadeiras de Sub-pêlo de Cães
Desembaraçador de pêlo de Cachorro
Escovas de Pinos
Escovas de Cerdas
Pentes
Luvas Rasqueadeiras e Massageadoras

Vamos às escovas...

Rasqueadeiras:
Tipo de pelagem: Todas as pelagens. Utilize as rasqueadeiras de aço para animais com pelagem longa e sedosa, como o Golden Retriever e o Setter Inglês, e as rasqueadeiras de borracha para cães com pelagem curta, como o Pitbull e o Boxer.
Função: Remoção emaranhados de pêlos; retirada de pêlos e sub-pêlos mortos. Além disso, ela distribui os óleos naturais dos pêlos ao longo do corpo do animal, dando brilho a sua pelagem. Veja o porquê da importância da escovação do pêlo dos cães. Para as raças de pêlo curto, a rasqueadeira de borracha (ou também uma escova de cerda, mais informações abaixo) pode cumprir toda a função da escovação.
Quando utilizar: Utilizar para finalização, após o uso da escova de pinos ou após um rodo raspador (rasqueadeiras de subpêlo, undercoat rake).
Como utilizar: Utilize as rasqueadeiras menores nas regiões dos pés, pernas, rosto e cauda. Já as rasqueadeiras maiores podem ser utilizadas no resto do corpo do animal. Comece a escovar o seu cachorro da cabeça ao resto de seu corpo, seguindo a direção do pêlo, sempre de cima para baixo e mantendo a escova somente no pêlo, evitando atritos com a pele dele. Continue esse processo até que toda a pelagem solta seja removida.

Rasqueadeira de Sub-Pêlos (undercoat rakes, deshedding tools, em inglês):
Tipo de pelagem: Ideal para as raças que soltam muito pêlo e de pelagem muito densa, tais como Huskies Siberianos e o Cão da Montanha dos Pirineus.
Função: Redução do subpêlo, remoção do subpêlo morto e corte (pequeno) do pêlo grosso. Pode ser utilizado para fazer “stripping”. É fácil de utilizar, indolor ao seu cão e geralmente eles adoram, pois acaba fazendo massagem no animal.
Quando utilizar: Ideal ser utilizado antes do banho do cachorro, já que com o pêlo sujo ela funciona melhor. Ainda assim, pode ser utilizada para dar forma, acabamento e afinar a pelagem.
Como utilizar: Deve ser utilizado com um ângulo entre 45o e 60o. Lentamente, mova a rasqueadeira de sub-pêlos seguindo o formato do corpo do seu animal. Preste atenção para as patas traseiras e para o traseiro do seu animal, já que nessas partes a pelagem tende a ser mais grossa. À medida que os pêlos forem se acumulando na raqueadeira, limpe-a para manter a eficiência da mesma. Continue esse processo até que toda a pelagem solta seja removida.

Desembaraçador de Pêlos:
Tipo de pelagem: Todas as pelagens que desenvolvam nós no pêlo.
Função: A principal função é desembaraçar os pêlos de forma fácil e indolor ao seu cão.
Quando utilizar: É recomendável utilizar antes do banho, já que a água complica a retirada dos nós. Além disso, é interessante dar uma escovada antes de utilizar o desembaraçador para que os nós se afrouxem um pouco. Mas atenção, não tente retirar os nós somente com a escovação.
Como utilizar: Após uma primeira escovação, separe os nós a serem desembaraçados do pêlo que não está embaraçado. Em seguida, coloque o desembaraçador entre o nó e a pele do seu cão. Mantenha sua mão entre o desembaraçador e o corpo do animal para que você reduza o impacto na pele do cão ao desembaraçar. Lentamente, mova o desembaraçador através do nó, como se você estivesse cortando o nó ao meio. Caso você não esteja conseguindo desembaraçar mesmo com esse produto, utilize sprays desembaraçadores. Em seguida, penteie mais uma vez para retirar os pêlos que caíram nesse processo.

Escova de Pinos:
Tipo de pelagem: Para raças de pelagens médias, pelagens mais duras, crespas e onduladas, tais como, Terrier de Pêlo Duro, Golden Retriever e Cão D’água Português. Para cães como pele sensível é preferível utilizar pinos de borracha ao invés dos de aço.
Função: Pode realizar o trabalho do dia e dia da escovação de seu cão. É útil para retirar pêlos mortos e soltos, além de conseguir retirar nós leves. Caso você mantenha um escovação com ela você evitará que se formem nós na pelagem do seu animal.
Quando utilizar: É recomendável utilizar antes e após o banho do cachorro. Além disso, é interessante utilizá-la antes de utilizar o desembaraçador para que os nós se afrouxem um pouco. Mas atenção, não tente retirar os nós somente com a escovação, utilize o desembaraçador caso esteja complicado ou o spray desembaraçador.
Como utilizar: Comece a escovar o seu cachorro da cabeça ao resto de seu corpo, seguindo a direção do pêlo, sempre de cima para baixo e mantendo a escova somente no pêlo, evitando atritos com a pele dele. Continue esse processo até que toda a pelagem solta seja removida.

Escova de Cerdas e Pentes:
Tipo de pelagem: Todos os tipos de pelagens e para cães com pele sensível ou com alergia de pele.
Função: Realiza o trabalho de finalização da escovação do cão. Essas escovas melhoram a circulação e dão brilho a pelagem, ao dissipar os óleos naturais da pelagem. Pode ser utilizada para estilizar o pêlo do seu cachorro da maneira que você preferir.
Quando utilizar: É a última a ser utilizada, após todos os outros itens já tiverem sido utilizados.
Como utilizar: Comece a escovar o seu cachorro da cabeça ao resto de seu corpo, seguindo a direção do pêlo, sempre de cima para baixo e mantendo a escova somente no pêlo, evitando atritos com a pele dele. Continue esse processo até que toda a pelagem solta restante seja removida. Dê os toque finais, estilize e crie novos penteados. Só tome cuidado para não dar nós na pelagem do seu cão.

Luvas Rasqueadeira e Massageadora:
Tipo de pelagem: Raças de pelagens mais curtas, tais como Dobermmans e Beagles. Evitar utilizar em raças de pelagem longa, pois pode dar nós no pêlo do animal.
Função: Retirada de pêlos e sub-pêlos mortos. Massagem no cão. Deve ser utilizada para cães agressivos, filhotes de cachorros, cães com alergia de pele, cães com displasia coxo-femural canina e cães idosos
Quando utilizar: É a última a ser utilizada, após todos os outros itens já tiverem sido utilizados.
Como utilizar: Esfregue a luva, suavemente, na raiz dos pêlos, fazendo movimentos em círculos.

Espero ter ajudado.

Retrato de liliana_gaio
Seg, 09/04/2012 - 01:33
liliana_gaio:
Membro desde: 25.03.2011

Não desvalorizando o comentário da juh (e de forma mais simples), recomendo o FURMINATOR. Também já há imitações de outras marcas, mas a forma de escovar é a mesma. Há um tópico sobre pelo de gatos que tem lá mais informações.

Liliana

Retrato de Yara2
Seg, 09/04/2012 - 01:42
Yara2:
Membro desde: 05.02.2008

CaSilva wrote: A minha cadela nesta altura coça-se muito e perde muito pêlo mas ela faz alergia ao pó dos pinheiros, então estou a dar-lhe uns comprimidos e a dar-lhe banho de 15 em 15 dias com um shampoo que tal como os comprimidos têm acidos gordos para melhorar o aspecto do pêlo e o crescimento do mesmo (comprei no vet +/- 30€ os dois). Dá pena ver a minha a coçar-se loucamente!! Vamos lá ver como é que o tratamento vai correr. Fala nisso ao teu vet pode ser que não caia tanto pêlo ao teu.

Beijocas***

O meu também toma esses ácidos gordos (Omnicutis) e também toma banho 1x mês +/- (às vezes chega aos 28 dias e já vai para o banho) com um shampôo especial dermatológico.

Também o escovo 1x por dia com a escova (é dupla mas eu uso mais os a parte com dentes de aço porque o meu cão é arraçado de Gonden Retrivier) e ainda com a luva que comprei para esse efeito. Anexo foto.

Aspiro a casa 1x por dia e a divisão que ele mais frequenta (a sala) às vezes 2x por dia...

liliana_gaio wrote: Não desvalorizando o comentário da juh (e de forma mais simples), recomendo o FURMINATOR. Também já há imitações de outras marcas, mas a forma de escovar é a mesma. Há um tópico sobre pelo de gatos que tem lá mais informações.

Onde se compra isso??

Retrato de Juh_Silva
Seg, 09/04/2012 - 09:31
Juh_Silva:
Membro desde: 02.04.2011

O Furminator encontra-se em lojas de animais físicas ou online

Retrato de Marlene D
Ter, 10/04/2012 - 15:48
Marlene D:
Membro desde: 09.10.2011

Olá, ja existem pelo menos 2 tópicos acerca deste assunto.
Em relação à questão... existem vários factores para a queda do pelo como a alimentação e a estação do ano.
Dá uma boa alimentação ao seu patudo?
Se sim, a maneira de reduzir essa queda é escovar com a escova furminator.
Resulta mesmo!
Veja videos da escova no youtube.
Comprei a um fornecedor no OLX.
Tamanho S 15 euros, M 20 euros, L 25 euros.
Se quiser dou-lhe o contacto.
Entrega em mão na zona de Lisboa e envia pelos CTT.
Foi o mais barato que consegui encontrar.

ah... e aspirador sempre a mão dia sim dia não

"Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo."

Retrato de pini89
Qui, 12/04/2012 - 19:55
pini89:
Membro desde: 02.03.2012

Obrigada pelas mensagens e sugestões. No entanto, se me puder dar o contato do fornecedor, agradecia.

Retrato de Marlene D
Qui, 12/04/2012 - 20:26
Marlene D:
Membro desde: 09.10.2011

Vou enviar por msg privada

"Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo."

Post