Mau ambiente no trabalho - preciso de desabafar... | A Nossa Vida

Mau ambiente no trabalho - preciso de desabafar...

Retrato de Miann
21.10.2015 | 13:41
Miann:
Membro desde: 04.08.2012

Boa tarde.
Quero falar convosco sobre uma situação que se tem vindo a arrastar há vários anos, mas parece que cada vez está pior. Num sítio onde é quase tudo mulheres, a competitividade que se vive mais faz parecer aquilo um campeonato qualquer, onde se tem de provar qual delas é a melhor, do que propriamente um trabalho. Eu nunca fui de falar muito, mantenho-me na minha vidinha, sem grandes confianças, apenas exijo respeito e não amizades, porque ali é só falsas amizades (entram nas casas umas das outras, mas depois pelas costas é só facadas e mais facadas) e eu não fui educada assim e não estou para me dar com gente assim. A questão é que mais parece aqueles ambiente de escola primária onde ou se pertence ao grupinho, ou então meia volta estão sempre a mandar piadas aos poucos que não pertencem, como é o meu caso, para se autovalorizarem. Resumindo, só estão bem a superiorizar-se, a armar-se e a humilhar os outros, porque só assim é que se sentem bem, inferiorizando os outros... Desde piadas à frente dos clientes, fazerem-se de boazinhas e de muito solícitas quando sabemos que é só maldade e falsidade... Há inclusive uma colega cuja voz, só de a ouvir, fico logo mal-disposta. E depois como eu não sou uma Maria vai com as outras, tenho a minha personalidade e os meus princípios, porque foi assim que me educaram, isso mete-lhes muita mas mesmo muita confusão... Aquando dessas bocas eu opto por tentar ignorar, por ser aquilo que elas não são, ou seja, não ser vingativa e apenas estar ali para fazer o melhor no meu trabalho. Já tentei responder à letra, mas eu quando estou com o saco mesmo cheio digo o que quero e o que não quero, depois ficam sequelas ainda maiores na nossa relação profissional, por isso optei por me manter fiel a mim mesma, mostrar que estou a ignorar. O problema é que depois "levo" este ambiente para casa, esta frustração e acabo por nem descansar nada, pois aquela malta é perita na arte da culpabilização, mesmo sem termos culpa nenhuma de nada... Como vocês fazem para deixar o trabalho no trabalho e não o levar para casa? Por mais que este seja o meu desejo, não consigo e nunca o consegui fazer... e depois consciente ou inconscientemente acabamos por afetar a nossa família que amamos Sad Muito muito obrigada. O vosso testemunho é muito importante para mim.

Relativamente à questão de mudar de trabalho, nem sequer pondero uma coisa dessas, porque é o trabalho que eu adoro e para que estudei, já para não falar do panorama de falta de emprego com que me iria deparar Sad


Retrato de sophie mendes
Qua, 21/10/2015 - 16:59
sophie mendes:
Membro desde: 14.09.2015

Olá. Identifico-me plenamente com o teu testemunho. No meu caso eu optei por ficar na minha e não entrar nos "jogos" dos meus colegas. Eles mandam bocas, andam sempre com risinhos mas em casa sempre me disseram que quanto mais firme eu for melhor será pra mim. E a verdade é que bati tanto o pé que com o tempo eles começaram a gozar menos e rir menos. De vez em quando ainda colocam em causa o meu trabalho mas já é muito menos do que era antes. Por vezes faz bem responder á letra, com educação claro, mas se te mantiveres firme vais ver que eles vão acabar por se cansar.

Retrato de Miann
Qua, 21/10/2015 - 21:09
Miann:
Membro desde: 04.08.2012

Obrigada Sophie pelo teu testemunho.

De facto é muito fácil sermos vistas como as ovelhas ronhosas quando não entramos nos esquemas deste tipo de pessoas. Mas tal como tu, não me imagino a não ser fiel aos meus princípios.
Um abraço de obrigada *

Retrato de teixeira802
Qui, 22/10/2015 - 00:12
teixeira802:
Membro desde: 12.08.2014

por mais opiniões que leias aqui não é por ai que vais conseguir desligar a ficha do trabalho e deixares de pensar nas frustradas que trabalham contigo, e que na realidade têm inveja de seres feliz com a vida que levas.
isso hoje em dia é o pão nosso de cada dia, só falta vir a conversa que juntou 50mil€ , comprou casa e carro a pronto e que outros são todos burros! e elas é que são boas. dou-te o mesmo conselho que dei a minha mulher. ri-te muito, concorda com tudo e anda sempre bem disposta. vais ver que logo logo deixam de vir com tretas pra cima de ti.

Retrato de Miann
Qui, 22/10/2015 - 04:20
Miann:
Membro desde: 04.08.2012

Pois, frustradas é mesmo a palavra certa. Obrigada Teixeira, sim sempre fui bem-disposta por natureza, apesar dos problemas, o que mais uma vez causa estranheza a esta malta, que sim, são mesmo alérgicas à felicidade dos outros. Que vidas bem tristes devem ser as delas...

Muito obrigada a todos. Falar com quem nos entende ajuda bastante.

Retrato de teixeira802
Qui, 22/10/2015 - 14:37
teixeira802:
Membro desde: 12.08.2014

Miann wrote: Pois, frustradas é mesmo a palavra certa. Obrigada Teixeira, sim sempre fui bem-disposta por natureza, apesar dos problemas, o que mais uma vez causa estranheza a esta malta, que sim, são mesmo alérgicas à felicidade dos outros. Que vidas bem tristes devem ser as delas...

Muito obrigada a todos. Falar com quem nos entende ajuda bastante.

ah, já agora não descarregues essa energia negativa no marido em casa.....é que já passei por isso cá em casa e nós não temos culpa de vocês virem stressadas, cansadas e sem paciência pra casa por causa de umas tubilhas que não estão felizes com a vida que levam

Retrato de Miann
Qui, 22/10/2015 - 18:53
Miann:
Membro desde: 04.08.2012

Ah, lá isso não
Graças a Deus entendemo-nos bem
Desabafamos tudo um com o outro, isso sim, mas ele não tem culpa dos meus problemas.
Mas admito, sim, que embora não "descarregue" nele de forma consciente, inconscientemente lhe transmita essa "má energia"

Retrato de anitalola
Dom, 22/11/2015 - 18:37
anitalola:
Membro desde: 28.08.2011

olá boa tarde, identifico-me perfeitamente contigo, ou entras no jogo delas ou então és posta de parte, é o que me tem acontecido, também penso como tu mandar de emprego está fora de questão, tenho 43 anos vou arranjar emprego onde?Ser superior a isso tudo é o melhor fazer de conta que não se vê, não se ouvi e sempre de cabeça erguida.

Post