Mais de 30 e altamente indecisa(s)? | A Nossa Vida

Mais de 30 e altamente indecisa(s)?

Retrato de dedinho
23.06.2010 | 15:53
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

Bem, nunca iniciei um tópico e estou nervosa, mas vamos lá ver como isto corre...
Decidi criar este tópico a partir do "E quem não quer ter filhos?", porque me identifico completamente com a Syll e outras indecisas que por lá vi. Nem adianta expor as razões, mas neste momento a situação é a seguinte:
Tenho 38 anos e casei (pela 2ª vez) ainda não fez 1 ano. Sou muito feliz e nunca pensei que ter filhos seria um dos meus objectivos de vida, por diversos motivos, mas também nunca disse absolutamente que não queria ter. E os anos passam e continuo indecisa. Vamos lá ver se alguém me entende: a minha parte racional diz-me 60% para não ter e 40% para ter; a minha parte emocional diz-me 50-50. Nem sei se dá para perceber, mas sou uma pensadora por natureza e acho que tenho a questão mais que reflectida e até já fiz mentalmente qualquer coisa tipo lista-de-prós-e-contras, mas ainda não cheguei a conclusão nenhuma. O meu marido está na posição de 60% sim e 40% não (ele mistura o racional e o emocional). Feliz ou infelizmente, como estive doente e fui operada 2x antes de casar (no entanto, nada que ponha directamente em causa uma gravidez), as famílias não pressionam nem fazem observações ou perguntas parvas.
E aqui ando eu, a sentir a o correr da areia na ampulheta e sem saber o que fazer à vida.
Gostaria de saber se há por aqui mulheres que tenham estado na mesma situação que eu e já fizeram uma opção (se decidiram ter ou arrumaram com a ideia de vez, porque entretanto o tempo esgotou-se ou simplesmente porque o decidiram). Gostaria de saber como se sentiram ou como se sentem agora. Gostaria de saber que estratégias arranjaram para decidir ou se também andam "às aranhas". Devo confessar que me sinto tão desesperada como se estivesse a desenvolver uma "depressão pré-gravidez", se é que isso existe e se é que chegarei a tal fase.
Obrigada, desde já!


Retrato de anabenfica
Qua, 23/06/2010 - 16:32
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006

Eu não sei dizer a 100% "Não quero"...mas sei que cada vez quero menos. Infelizmente a sociedade "obriga-nos" a ter filhos e quando dizemos "Não" é porque temos alguma patologia...psicológica.

Gosta da minha a vida assim, e sempre que vejo os outros como filhos, menos vontade tenho de ter.
Nunca fui louca por crianças, não tenho paciência e não sinto qualquer apelo. Não tenho instinto maternal e a cada ano que passa diminui-me a vontade.

Não sou "velha para ter filhos", segunda as definições/imposições da sociedade. Tenho 29 anos e não me consigo ver com filhos (mas não consigo mesmo!) nos próximos 5/6 anos. O "pior" é que a idade avança e os 5/6 anos mantêm-se :p

O me irrita solenemente são as pressões constantes da família. A sério...será que não conseguem respeitar a decisão de uma pessoa. Por vezes apetece-me manda-las para um sitio que eu cá sei...

Retrato de dedinho
Qua, 23/06/2010 - 17:18
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

... gostei dessa ideia de não ter que decidir já, mas... quanto tempo mais vou poder esperar?!
Também não me importava de adoptar, mas isso teria que ser uma ideia dos 2.
Acho que nunca vou estar preparada. Os 9 meses não chegam, senão já saberia há anos! Ou há algum click que o bebé faz na barriga? não creio... Se calhar penso e questiono de mais...
Aguardo novas opiniões Smile

Retrato de dedinho
Qua, 23/06/2010 - 23:19
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

... de espada encostada à cabeça!
Sinto-me bastante ansiosa. Se às vezes tenho vontade, muitas outras há em que arranjo mil e uma desculpas para mim mesma para ir adiando. Nem sequer tenho a certeza do que quero. Como este é o meu 2º casamento, tenho receio de falhar, de não conseguir lidar com tudo. Neste momento ainda estou a investir na relação e a apreciar tudo o que com isso se relaciona. Quem me dera ter agora menos uns 10 anitos! Mas o tempo não volta atrás...
Não é a mudança do corpo, não é o dinheiro, não é o trabalho que dá, não é isto, não é aquilo... Ou será que é tudo isto um pouco?!? A minha cabeça parece um turbilhão!
Gostava de ver aqui mais opiniões e espero que as leitoras não vejam este tópico como uma repetição do "E quem não quer...". Gostava de sentir que não sou a única indecisa e que partilhassem comigo as angústias. Às vezes sinto-me que nem um marciano!
Mas obrigada pelas deixas!

Retrato de cpc
Qui, 24/06/2010 - 00:09
cpc:
Membro desde: 21.04.2008

Eu acho que deves deixar fluir e não pensar muito nisso. Falo pela minha experiência, eu queria e no entanto tive dias esquisitos, fiquei felississima pelo positivo no entanto passados uns minutos a minha cabeça não parava. Vou ficar com o corpo diferente, vou ser mãe, para o ano faço anos e já tenho um bebé ao colo, este Natal assim, a Páscoa assado. Eu queria e senti que não queria. "Agora já não há nada a fazer a minha vida mudou com apenas um positivo" São nove meses a pensar nisso dia e noite. O enxoval, as consultas, os enjoos, tudo, tudo..se não tivermos bem a certeza são momento angustiantes... e que secalhar depois vão se estender com o passar do tempo, pois nem todos nascemos para ser pais (acho que não estou a dizer nenhuma asneira)

E depois...vêm as noites mal-dormidas!! Eu adorava e adoro bebés e tive vontade de mandá-la pela janela, mandar pela janela talvez não mas quase que gritava com ela tipo "MAS O QUE FOI AGORA? TENS A FRALDA LIMPA, ACABASTE DE COMER, CÓLICAS NÃO É TAS A CHORAR PORQUÊ??? DEIXA-ME DORMIR" Aqui não há epidural que atenue.

Retrato de susanamarlon
Qui, 24/06/2010 - 01:20
susanamarlon:
Membro desde: 26.12.2007

Eu quero muito ter filhos, essa é uma ideia e certeza que sempre me acompanhou desde que me conheço como gente.
No entanto, não quis deixar de dar a minha opinião, pois parece-me que para além de estares confusa estás também pressionada por diversos factores.
A idade que referes constantemente é realmente um factor importante quando se pensa num filho, mas não deves ficar tão stressada com isso. Conheço mulheres que foram mães depois dos 40 anos e são super felizes e tiveram um período de gravidez sem perigo. Engravidar com a tua idade é que talvez possa levar mais tempo.
Acho que estás a ser demasiado racional quanto à ideia, tens de pensar em tudo aquilo que engloba uma criança, mas pensar demais faz mal.... no sentido em que começamos imediatamente a complicar tudo.
É necessário prever as mudanças, saber se temos uma vida estável emocionalmente e financeiramente. É natural que sendo este o teu segundo casamento tenhas algumas inseguranças, pois já passas-te por uma separação e compreendo o quanto isso possa ser difícil. No entanto, com o teu segundo casamento deves ter recuperado a tua confiança e isso é algo em que tens de acreditar.
O melhor é ires levando com calma a situação e conversa bastante com o teu marido. Apenas vocês podem tomar uma decisão definitiva quanto a este tema. É delicado requer que pensem bem no assunto, mas se sentires que ser mãe é um desejo que tens, mesmo que só tenha surgido agora, deves seguir os teus instintos.

Retrato de dedinho
Qui, 24/06/2010 - 13:20
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

Obrigada pelas respostas. Sinto um pouquinho mais de serenidade (nem que seja passageira e mais logo já esteja com a cabeça a 1000). As vossas opiniões apontam todas para eu deixar andar. Mas se isso me acalma, também me deixa novamente a pensar: e se a eu decido daqui a 2 ou 3 anos e depois a criança nasce com alguma deficiência? Vou culpar-me para o resto da vida...

Retrato de mamã_isabelinha
Qui, 24/06/2010 - 15:09
mamã_isabelinha:
Membro desde: 30.10.2009

olha eu nao pude deixar de dar a minha opiniao...
ja sou mae e fui mae muito nova...
Eu axo que ha mulheres que desde de pequenas sonham em casar e ter filhos!!!Tu e milhares de outras mulheres nao e qual é o problema nenhum...
pelo que percebi tu queres ter filhos apenas nao sabes qunado os anos passam e continuas sem saber eu percebo-te eu gostava muito de ter outro mas depois...um dia quero muito no outro dia penso penso penso e ja nao sei se quero...
talvez o que as outras meninas digam do "deixa andar" pode ser uma ipotese sim mas ate quando??? la esta eu tbm te diria sim olha deixa andar vais ver k um dia te sentes preparada mas nao adiantava pk ias sempre ficar a pensar "mas sim ate quando??"
Nao sei se convives com crianças mas knd estas com uma como é k te sentes?? gostas?nao tens paciencia? eu penso que por pekenas coisas consegues perceber se estar preparada...
o facto de o teu marido crer mais que tu acaba por ser um incentivo mas na minha opiniao...
Se queres teres filhos se keres mesmo k nao saibas knd acredita numa coisa nunca te vais sentir preparada e no decorrer da gravidez ainda menos ai sim vais ter muitas duvidas serei boa mae sera k saberei fazer akilo ou isto..agora a meu ver depois de o teres ai perceberas que sabes tudo que seras a melhor mae possivel e o que nao souberes iras aprender iram-te ensinar...e iras amar alguem mas um amor tao diferente que nao saberas explicar!!
Agora se nao queres ter filhos acho k isso é a opção de cada pessoa se nao queres teras as tuas razoes e ninguem tera o direito de as julgar ou mudar...Se nao keres apoio-te claro que sim para mim é preferível que, se nao keres nao teres ,do que teres e nao amares...
Olha desejo-te toda a sorte do mundo e um conselho nao penses muito faz mal e ainda tens muitos anos para pensar nao gastes todos os teus pensamentos agora!!!
um grande beijinho

Retrato de mamã_isabelinha
Qui, 24/06/2010 - 15:12
mamã_isabelinha:
Membro desde: 30.10.2009
dedinho wrote:

Obrigada pelas respostas. Sinto um pouquinho mais de serenidade (nem que seja passageira e mais logo já esteja com a cabeça a 1000). As vossas opiniões apontam todas para eu deixar andar. Mas se isso me acalma, também me deixa novamente a pensar: e se a eu decido daqui a 2 ou 3 anos e depois a criança nasce com alguma deficiência? Vou culpar-me para o resto da vida...

o que tiver de acontecr sera nao é por ser daki a 2/3anos que vai mudar isso é um risco k todas as maes corremos em kl ker idade nisso é que minha linda nao pensas nao te fara bem so ira te por nervosa ansiosa sei la eskece isso... beijinhos

Retrato de dedinho
Qui, 24/06/2010 - 20:38
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

[quote=mamã_isabelinha]
ainda tens muitos anos para pensar

Obrigada pelo teu comentário. A parte dos "muitos anos" é que me deixa insegura:|
Tenho 2 sobrinhos, de 2 e 5 anos, com quem convivo apenas uma vez por mês (vivem longe). Até gosto de estar com eles e de brincar um bocadito, mas não me imagino a tê-los cá em casa 2 dias inteiros. Claro que gosto de os ver crescer; claro que os ajudo a comer; claro que acho giríssimo ouvi-los a falar cada vez melhor. Será que isso chega??

Retrato de mamã_isabelinha
Qui, 24/06/2010 - 21:21
mamã_isabelinha:
Membro desde: 30.10.2009

se chega so tu o saberas mas uma coisa te digo knd o tiveres nao sera apenas isso que desejaras ver =)
olha linda espero que consigas saber se realmente knd keres se keres k consigas resolver todas as tuas duvidas...
mas assima de tudo que sejas muito feliz=)
beijinhos

Retrato de danisofia
Sex, 25/06/2010 - 12:41
danisofia:
Membro desde: 29.06.2009

Penso que é a primeira vez que estou a responder neste fórum e decidi dar-te uma palavrinha. Não sei se irá ajudar muito mas pelo menos fica aqui mais uma opinião. Wink

Nota-se que estás muito confusa e que ainda não sabes muito bem o queres fazer em relação a este assunto da maternidade Confused . Não entres na minha opinião no jogo dos " ses ". A questão que se coloca é eu quero ou não quero ter filhos? Esta resposta está dentro de ti Wink . Acredita que a vais ter mais cedo ou mais tarde.

A questão é se na altura em que realmente acabas por refectir que queres mesmo ter um bebé se já não será tarde de mais! e depois como é que vais ficar?!!!

Depois desta pequena introdução vou ser já directa. Acredita que não há coisa melhor no mundo de que ser mãe.É a minha opinião claro.Por isso FORÇA na tua decisão. Tongue

Acho que o adiamento não é solução. Causa mais sofrimento, mais indecisão, mais desorientação Sigh . Acho que estás numa fase de ter já este assunto resolvido na tua cabeça e não pensar mais no assunto.

Sou casada, mãe de um menino de 3 anos que amo incondicionalmente é a nossa alegria e o nosso amor Hearts . Foi a minha opção. Smile

Espero que encontres a tua.

Felicidades Hug

Retrato de MAR22
Sex, 25/06/2010 - 15:31
MAR22:
Membro desde: 26.04.2010

Sinceramente este é sempre 1assunto complicado pd depende d mt coisa.
Eu sempre gostei d crianças acho imensa graça mas kando vejo a vida d minha irmã com 2filhas com diferença d 1ano penso lg k jamais conseguiria viver assim, pk é td a dobrar.
To gravida d meu 1º e unico filho pois esse é o meu desejo e d meu marido e sou sincera, cmg o clic só vai acontecer kando conhecer o bebe e houver o toke d pele com pele pk por mt k esteja n minha barriga a ligação ainda ñ é enorme cm mt gente diz, mas atenção este é o meu caso talvez pk foi desejado mas ñ desesperadamente pk s acontecesse era optimo s ñ td bem n msm.
É 1decisão dificil d tomar eu por exemplo nunca m senti nem sinto preparada pra 1parto mas a verdade é k ñ posso pensar só em mim e embora o corpo seja meu neste momento a minha barriga foi alugada ao meu marido Grin e cm costumo dizer nasci pra ser mãe ñ nasci pra ter filhos mas cm ñ s pd ter td á k ter calma.
Faz cm eu pensa nos pros e contras e imagina cm será a tua vida com 1bebe e s t sentires segura vai em frente sem medos. BJS

Retrato de dedinho
Sáb, 26/06/2010 - 11:01
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

MAR22:
Desejo-te tudo de bom para a gravidez e parto. Fizeste com que me sentisse menos extra-terrestre, mas espero que faça realmente clic quando o bebé nascer, senão pode tornar-se uma situação que origina depressões.
Neste momento não me sinto minimamente segura. Acho que se tivesse uma casa mais espaçosa era melhor, mas para tal muita coisa teria que mudar. Os meus contratos são anuais e há + de 15 anos que ando nesta insegurança. Também sei que há gente em piores condições e que os tem, mas cada um é como cada qual e eu não quero meter-me numa situação que depois me afecte psicologicamente ou a minha relação, que está muito bem assim. Só que, no meio destas reflexões todas, o tempo vai passando - para o bem e para o mal...

Retrato de susanamarlon
Sáb, 26/06/2010 - 14:03
susanamarlon:
Membro desde: 26.12.2007

tal como já tinha dito anteriormente acho que estás a racionalizar em excesso a questão. Um filho requer uma programação imediata das nossas vidas, temos de ter consciência que teremos a nosso cargo uma outra vida humana. Mas pensar demasiado na questão só faz com que nunca tomemos uma decisão porque a história dos «ses» instala-se.
Ou tens vontade de ser mãe ou não tens. Já sabes à partida que ter filhos implica um esforço financeiro uma dedicação emocional e envolvimento, despender tempo, etc. Ou se tem as condições reunidas para isso ou não. Agora pensar que não se tem uma casa grande o suficiente, que não se saber como será o futuro no emprego, isso implica perdermos muitas coisas na nossa vida não é só a vinda de um filho mas em tudo. É bom pensar nas consequências mas não traçar o pior cenário.

Retrato de Beauty and the Beast
Sáb, 26/06/2010 - 20:59
Beauty and the Beast:
Membro desde: 20.05.2009

dedinho wrote: ... gostei dessa ideia de não ter que decidir já, mas... quanto tempo mais vou poder esperar?!
Também não me importava de adoptar, mas isso teria que ser uma ideia dos 2.
Acho que nunca vou estar preparada. Os 9 meses não chegam, senão já saberia há anos! Ou há algum click que o bebé faz na barriga? não creio... Se calhar penso e questiono de mais...
Aguardo novas opiniões

Tenho 21 anos, sou estudante universitária dependente dos pais financeiramente (e não só! ), não vou casar nos próximos anos, nem tenciono ter filhos entretanto... Mas quero ter filhos, quero tanto... Costumo dizer que se algum dia, por algum motivo, não pudesse ter filhos (biológicos ou não), seria um grande desgosto. Adoraria ter filhos, vê-los crescer, ter netos, e, se Deus quissese, bisnetos , ter alguém que me visitasse quando estivesse no fim dos meus dias... Mas acho que nunca se está preparado, e quanto mais racionalizamos a questão, pior... Começamos a pensar no corpo que vai mudar, nas noites mal-dormidas, no declínio do nosso mundo a vários níveis, enfim...
Pensa: se isso acontecesse por "acidente", ficarias feliz, ou equacionarias fazer exercício da tua liberdade de escolha? Achas que as mudanças que daí adviessem te deixariam feliz ou nem por isso?

Quanto ao clique, a minha mãe diz que isso não existe! LoL! Ela é muito terra-a-terra, muito prática, e às vezes fria... Ela teve problemas do foro ginecológico que deixaram a possibilidade de ter filhos algo enevoada (pois nenhum médico garantiu que após a cirurgia ela poderia ter filhos ou não). Mas ela diz que não estava triste, como eu acho que ficaria na mesma situação, se viessem, fixe, se não viessem, não seria o fim do mundo. Quando ela engravidou de mim, diz que não sentia aquele grande amor pelo ser que estava na barriga dela (vulgo eu! :P), diz que não sentia nada, tinha medo até de ter um problema, porque toda a gente falava desse grande afecto que ela não sentia... Claro que ela queria o bem do bebé, que viesse com saúde, mas ela diz que não sentia ainda amor/afecto, e até estava preocupada... Quando me viu a primeira vez, pensou: « Tão feia!»... E ela sempre me disse que aquele amor pelo bebé se constrói, não é uma coisa automática. E eu não duvido que a minha mãe me ame profundamente a mim e à minha irmã, sempre fez tudo por nós, é, de facto, uma mãe exemplar...

Se calhar se não racionalizares é mais fácil... Claro que o relógio biológico continua a avançar, mas continuas a ter ainda uns anitos de margem de manobra!

Retrato de dedinho
Dom, 27/06/2010 - 11:49
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

Obrigada a ti, também, claro, porque me pareces ter os pés bem assentes na terra, apesar da "tenra" idade.
Se viesse agora, sem estar planeado, seria criado. Acho que me aconteceria como à tua mãe...
Vou TENTAR não racionalizar. Agrada-me a ideia de ter margem de manobra Wink

Retrato de MAR22
Ter, 29/06/2010 - 16:39
MAR22:
Membro desde: 26.04.2010

È sempre dificil tomar esta decisão pk vai alterar a nossa vida, no meu caso só com 1criança acho k a nossa vida d casal ñ mudara mt pk são 2a cuidar d 1. Em relação a trabalho a maioria das pessoas já ñ tem trabalho fixo n meu caso hj trabalho já vou n 2ºano mas posso ñ ter n proximo mas fazer o k é procurar outro.
Pra engravidar sou sincera ñ pensei mt pra ñ ficar insegura e kando chegou o positivo veio o entusiasmo d roupa, d karto sei lá d td e passar por esta experiência a 2é mt bom é 1aventura e o meu marido passa em kalker ld ker comprar td eu acho imensa graça e to ansiosa pra ver os 2homens d minha vida é pra mim o momento +esperado pk vou amar ainda +(s é k é possivel) o meu marido.
Por isso s sentes k keres mesmo ser mãe pensa mas ñ penses mt pk é pior. Bjs e boa sorte n tua decisão o k importa é seres feliz com ou sem filhos.

Retrato de dedinho
Qui, 01/07/2010 - 19:40
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

Obrigada pelo comentário, NIA! As tuas palavras pareceram-me muito verdadeiras, sentidas. Fico muito desconfiada de comentários que pintam a coisa toda muito rosa, percebes? No entanto, imagina que o teu menino nunca teria estado no hospital: terias desenvolvido essa proximidade? Não quero questionar-te como mãe, atenção! Mas teria feito o tal clic? Pela tua descrição, parece que foi esse o momento em que o teu sentimento por ele se aprofundou, certo? E se depois a mim nunca acontecer algo que faça clic e eu simplesmente entrar em depressão pós-parto? Sabes, eu sou uma pessoa muito razoável (no verdadeiro sentido da palavra), terra-a-terra e resolvida comigo mesma. Mas há aspectos da vida que eu questiono. Se calhar, questiono demasiado; é possível...
Quantos anos tem o teu filho agora? Nunca mais teve problemas de saúde?

Retrato de Carimax
Sex, 02/07/2010 - 12:30
Carimax:
Membro desde: 18.10.2008

parece que partilhamos aqui umas afinidades... Grin

faço um copy de um comentário (ajustado à realidade actual, porque já nasceu) que deixei num tópico sobre a opção de "não ter filhos":

"Pois eu até há bem pouco tempo não estava bem certa se queria ter filhos..ou talvez quisesse, mas tarde, que antes disso tinha muito que viver :)...nos entretantos decidi dar um giro por outros países, e depois logo se via! Acabei por observar opções de vida muito mais variadas, inclusivé com filhos à mistura, mas mais relaxada a educação dos mesmos...sem que isso implicasse um julgamento/pressão social! Smile

Agora, com 37 anos estou grávida (já tive nos entretantos... Smile ) por opção (o meu companheiro tem 43 e pai pela 1ª vez tb)...e estou a gostar de experiência...mas sim, n tem que ser para todos! O meu irmão com 39 e namorada, da mm idade decidiram que n querem...e na realidade , conhecendo-o como o conheço, faz todo o sentido n querer e n ter! Mas acima de tudo é lá com eles...nem sequer dão conversa a quem tentar aproximar-se com ela!
E quero um filho independente...que tome as decisões dele...que sejam únicamente suas, sem que a pressão social seja a sua razão! Se n quiser ser pai...não quer! Wink

Qt a comentários que me faziam qd afirmava que n tinha decidido...nunca dei margem de conversa...há com cada limitação por aí, que se faz favor! Ahhh...e a partir de uma certa altura, desistiram de perguntar! Grin

Este tipo de decisões são tão pessoais que dar uma opinião torna-se uma missão complexa! Contribuo com o meu exemplo, pode ser que dê algum alento na indecisão! Wink

Boa sorte! Smile

Retrato de mamã_isabelinha
Qui, 15/07/2010 - 17:17
mamã_isabelinha:
Membro desde: 30.10.2009
dedinho][quote=mamã_isabelinha wrote:

ainda tens muitos anos para pensar

Obrigada pelo teu comentário. A parte dos "muitos anos" é que me deixa insegura:|
Tenho 2 sobrinhos, de 2 e 5 anos, com quem convivo apenas uma vez por mês (vivem longe). Até gosto de estar com eles e de brincar um bocadito, mas não me imagino a tê-los cá em casa 2 dias inteiros. Claro que gosto de os ver crescer; claro que os ajudo a comer; claro que acho giríssimo ouvi-los a falar cada vez melhor. Será que isso chega??

PS quando referi que tinhas muitos anos para pensar...dizia muitos anos de vida onde teras de pensar em diversas coisas nao kis dizer que tinham muitos anos para pensar em relaçao ao bebe =)
beijinhos

Retrato de Anuskas
Ter, 03/08/2010 - 12:56
Anuskas:
Membro desde: 22.06.2010

Dedinho eu também vivo indecisa sobre a maternidade mas no meu caso o meu marido quer ter filhos e eu se vier a ter é para o fazer feliz e tenho que me decidir já, tal como tu por causa da idade. Para agravar esta situação não tenho a certeza se ele sabe onde se vai meter porque ele gosta muito de estar sossegadinho no seu cantinho e que ninguém o interrompa. Não o estou a ver a "aturar" uma criança mas ele diz que depois muda, ou seja, ele quer ter filhos porque na família dele todos adoram crianças mas apenas as mulheres tratam delas e bem que se sacrificam a fazer tudo sozinhas. Em relação à família dele nem lhes passa pela cabeça as minhas dúvidas porque senão já nos tinham separado tão loucos por crianças que eles são.

Dedinho passado este tempo já te resolveste?

Retrato de mjngds
Ter, 03/08/2010 - 21:28
mjngds:
Membro desde: 05.07.2008

Eu sou suspeita - não quero filhos (nem o meu namorado, em breve marido). No tópico que criei, e onde já deixei claras as minhas motivações e pensamentos, falei abertamente, sem juízos de valor nem crítica pela crítica; muitas páginas e comentários de salutar discussão.

Por que decidi intervir aqui? Simples, porque aquilo que escreves deixa transparecer uma pessoa, tu, não importa se homem ou mulher para o caso, que vai ter filhos, caso tal venha a acontecer, para fazer a vontade a outra pessoa, sendo o pensamento desta qual? Que tu até queres? Que de bom grado depois te encarregas da criança, adolescente e adulto, como acontece "no seu lado"?

E tu? Estás disposta a arriscar e a ver até gostas da maternidade? Como te vês nesta situação, em que admites que ninguém sequer concebe que possas não ter o apelo para tal?

O tema dos filhos creio que deva ser conversado pelo casal muito, mas mesmo muito aberta e sinceramente quando planeia uma vida a dois. Não pode ser com casa, comida e finanças em comum, que surgem as questões de cisão...

Retrato de anasbageri
Qua, 04/08/2010 - 09:40
anasbageri:
Membro desde: 15.06.2010

Estou na tua situação, a mesma idade, segundo marido.
Tenho medo de ter um filho e depois me arrepender, tenho medo de não ter e mais tarde me arrepender.

Há alturas em que penso que realmente não quero, sou taõ feliz com o meu marido, não preciso de mais nada. Mas depois imagino ter um bebé, ler-lhe livros, vê-lo correr para dar um abraço ao pai, penso na alegria da minha família, penso em ir buscá-lo à escola e virmos para casa a conversar na nossa língua secreta. (Português)

E depois, as birras, os 15 anos, os amigos cá em casa, as namoradas a sair do quarto dele. (O que aqui parece normal), será que tenho paciencia? Será que aos 38, o meu marido com 40, nos apetece ter outra pessoa a viver connosco?

Se tivesse conhecido o meu marido mais cedo, se tivessemos tido mais tempo, mas só estamos juntos há seis anos. E sabem, nunca nos aborrecemos os dois, nunca achamos que nos faz falta mais qualquer coisa...

Não sei o que fazer.

Talvez a história da nossa Carimax me inspire!

Hug

ana

Retrato de dedinho
Qua, 18/08/2010 - 15:00
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

Entretanto, obrigada às meninas que responderam e a quem eu não respondi: estive de férias, depois fui visitar umas amigas a outras cidades e tive uns 3 aniversários daqueles em que se passa muuuuiiiito tempo!
Bem, desde então, os meus pensamentos têm andado num turbilhão, mas acho que pelo menos a decisão está tomada e será uma questão de tempo até pôr em prática: sim, hei-de ter filho (acho que no singular, a menos que algo não planeado aconteça) "um dia destes". Após muita reflexão, senti que é algo que é "preciso" (espero que não me entendam mal, porque não é por intuitos egoistas) na minha vida; é como se fosse algo que tem que acontecer e como se fosse fazer um grande erro caso recusasse. Não sei se é um "pressentimento", se é um "chamamento", ou o que é. Acho apenas que me arrependeria, se não tentasse, pelo menos tê-lo (ninguém me garante que consiga logo, né?). E eu estou habituada desde sempre a pôr projectos em prática para mais tarde não dizer "devia ter tentado"; será defeito ou feitio?...
Portanto, agora andamos a começar a orientar as coisas no sentido de construir uma casa que ofereça melhores condições. Se vamos começar a tentar o filho antes ou depois do início da construção, ainda não sei; tudo depende do andamento.
Estou atenta aos comentários e continuarei a respeitar as decididas e as indecisas. Ambas terão razões válidas; ambas são seres humanos com toda a complexidade própria da condição (humana e de mulher). Estou certa de que também haverá homens indecisos e tenho pena de não ver aqui nenhuma opinião masculina Wink
Até breve e obrigada!

Retrato de dedinho
Qua, 18/08/2010 - 15:04
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

entretanto, também já respondi à tua pergunta. Mas gostava de te deixar uma palavra: pensa bem se não te vais "meter numa fria" como dizem os brasileiros. Lê bem o que a outra menina te disse e reflecte, juntando todos os aspectos que observas no teu marido. Olha que isto é dito por alguém que não viu no 1º marido as "características necessárias" para pai e que, apesar de não ter a certeza em relação aos seus instintos maternais, se divorciou muito devido a isso...
Se calhar, "vale a pena pensar nisto" Wink

Retrato de dedinho
Qui, 19/08/2010 - 20:00
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

Não estou à espera de UMA resposta em específico e até gosto mesmo da variedade de respostas, porque acho enriquecedor!
Apoio muito a ideia de adoptar e se pensam nisso, ponham já os papéis, porque demora taaannnto, que a idade vai avançando e depois o estado ainda coloca mais entraves.
Boa sorte e parabéns pela dedicação!

Retrato de armandojoao
Seg, 16/03/2015 - 09:59
armandojoao:
Membro desde: 16.08.2010

Removido

Retrato de armandojoao
Seg, 16/03/2015 - 09:59
armandojoao:
Membro desde: 16.08.2010

Removido