Lidar com amiga depressiva | A Nossa Vida

Lidar com amiga depressiva

Retrato de Narcisa
08.07.2016 | 10:18
Narcisa:
Membro desde: 04.02.2013

Olá a todos/as!

Venho aqui para pedir alguns conselhos, pois já não sei como hei-de lidar com esta situação.

Uma das minhas melhores amigas é extremamente depressiva. É muito sensível e tem mudanças de humor mesmo drásticas. Há anos que anda num psicólogo, mas sinceramente não vejo melhorias. Mas tambem não sei como lhe hei-de dizer isso, ou melhor, eu já não sei como hei-de falar com ela porque neste momento ofende-se com tudo e fica triste com tudo o que lhe digo.
Não sei de onde poderão vir estes problemas todos pois ela tem um namorado que a ama e trata super bem, amigos que a adoram e uma familia super unida. Nunca teve problemas graves na vida, mas está sempre a por-se para baixo e quem ouvir o discurso dela até parece que está completamente sozinha no mundo e que a sua vida tem sido extremamente dificil.

Eu quero muito ajudá-la, mas ela não se ajuda a ela própria, já se conformou com o facto de ser assim e não reage. Todos os dias lhe mostro que a adoro e que ela é muito importante, mas não adianta.

Alguem que ja tenha passado pelo mesmo e que me possa dar algum tipo de orientação?


Retrato de gsv
Sex, 08/07/2016 - 10:23
gsv:
Membro desde: 23.07.2013

Conselhos concretos infelizmente não consigo dar, mas dizes que ela anda há anos num psicologo. E psiquiatra? Já consultou? É que parece-me caso para psiquiatria, possivelmente acompanhada de psicoterapia. São coisas diferentes da psicologia.

Retrato de Narcisa
Sex, 08/07/2016 - 10:43
Narcisa:
Membro desde: 04.02.2013

Psiquiatra? Isso não será demasiado? Ela já toma medicação, diz ela que é forte, não sei...

Retrato de Road66
Sex, 08/07/2016 - 12:30
Road66:
Membro desde: 16.09.2013

Oi.
Sinceramente isso é muito complicado. Estou por dentro do assunto embora não "técnicamente".
No passado tive um relacionamento com uma pessoa assim, e cheguei a um ponto que tive de desistir... Só quem passa por isto é que sabe. Não há certo nem errado, há apenas um ponto em que não dá mesmo para continuar.
Isto verifica-se nos amigos, relações e claro na família também embora pais/irmãos aguentem muito mais por motivos óbvios.
Mas acho que ela precisa urgentemente de um BOM psiquiatra e um BOM psicólogo.
É difícil dar-te orientações.

Boa sorte.

Retrato de esteresteves
Sex, 22/07/2016 - 12:47
esteresteves:
Membro desde: 09.06.2016

e muito difícil ajudar uma pessoa depressiva que não quer ajuda e pensa que não pode melhorar.
por vezes, é necessário mudar de psicólogo ou de medicação porque não é a mais apropriada.
A medicação cura os sintomas mas as causas, não. O que desencadeou isso? como começou? existe alguém da sua família que é depressivo?
uma psicoterapia é óptima para isso mas ela se ela não sente a vontade de melhorar, é escusado! tem que partir de ela.
Tenho na família uma pessoa que gosta do seu papel de vitima e da atenção que isso lhe proporciona e a depressão já se identifica com ela. mas neste momento, já ninguém tem a paciência depois de tantos anos de a ouvir porque se lhe perguntamos o que faz para melhorar, ela responde que já experimentou tudo. Não experimentou nada! existe tantas terapias ( psicoterapia, medicina chinesa,yoga, meditação, coaching, pensamentos positivos etc.) , não se deve desistir porque a vida merece ser vivida
mas tenho 2 membros da minha família que conseguiram sair desta situação de depressão.
Pode ir ao google e encontrar situações em que as pessoas conseguiram melhorar e faz-lhe um livrinho com estes exemplos e oferece-lhe. Seria um princípio para lhe dar esperança.
observei que as vezes é necessário um declic na vida dela que pode desencadar uma vontade forte de vencer a vida e a depressão.
cump.