Legumes - quais se podem congelar??? | A Nossa Vida

Legumes - quais se podem congelar???

Retrato de lili_lgs
10.01.2011 | 14:09
lili_lgs:
Membro desde: 20.08.2009

Olá a todas (os) , provavelmente muitos tópicos haverão sobre este assunto :p mas com um pimpolho à perna, demorava tempos e tempos aqui em pesquisa :p por isso digam-me de vossa justiça, que legumes é que vocês acham que se pode congelar?
É que por vezes existe algum familiar bondoso que se decide a mandar alguma coisa da horta (coisa rara!!!) ou apanhamos umas boas promoções no super, mais até na altura de certos legumes e vegetais e podia comprar acrescentado e congelar pq sopinha é coisa que se faz regularmente aqui em casa! Ou até mesmo qd compro no mercado da semana em que as coisas são mais fresquinhas, baratas e de qualidade.

Eu da minha parte sei que posso congelar abóbora, courgete, cebolas...eventualmente saberei mais um ou outro mas a cabeça hoje fez gazeta :p e não está a ajudar.

Digam-me Grin o que vocês congelam? Eu à medida se me fôr lembrando vou colocando (lembrei-me disto pq estava a ver o folheto do aldi e estavam os nabos em promoção e por acaso uso bastante nas sopinhas :p )


Retrato de Tsuga
Seg, 10/01/2011 - 18:00
Tsuga:
Membro desde: 16.02.2009

Só não gosto muito de congelar couves, mas às vezes também congelo para fazer caldo verde.

Retrato de MCG
Seg, 10/01/2011 - 18:09
MCG:
Membro desde: 08.01.2011

Para sopa todos os legumes podem ser congelados, pelo menos é o que eu faço. Fica aqui uma dica: distribuir por vários sacos de congelação a mistura de legumes que mais nos agradar, já todos cortadinhos. Assim, quando chegarmos a casa e não tivermos muito tempo para cozinhar, fervemos a água e acrescentamos os legumes congelados e fazemos uma sopa num instante. Outra coisa que se pode fazer é confeccionar a sopa e congelar em pequenas porções. Quando o meu filho era bebé o médico disse que podia fazer dessa forma. Espero que tenha ajudado.
MCG

Retrato de lili_lgs
Seg, 10/01/2011 - 19:46
lili_lgs:
Membro desde: 20.08.2009

Ahhh podemos congelar todos? Bem então isso é outra história, começar a reservar espaço na arca Grin

Lembrei me entretanto dos tomates e cogumelos :p

Retrato de dedinho
Seg, 10/01/2011 - 19:51
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

Olá!
Adoro congelar feijão verde já cortadinho (para sopa e jardineira) e feijão debulhado (o interior dos verdes, mas sem serem secos ao sol, se é que me faço entender).
Mas gostava de saber se congelam couve-flor e bróculos e, em caso afirmativo, se lhe dão uma fervura prévia.
Obrigada desde já Smile

Retrato de phiona
Seg, 10/01/2011 - 21:10
phiona:
Membro desde: 21.04.2008

os meus pais têm uma horta em casa, logo na época de cada legume temos sempre em quantidade... e congelamos quase tudo!

cebola picada, salsa picada, tomate já cortado e sem sementes, couve, bróculos, espinafres, cenoura, nabo, ervilhas, favas, nabiças, couve branca, abóbora, feijão verde, couve flor, etc...

normalmente cortamos e lavamos tudo á maneira de ser so ir buscar e por na panela!

phiona

Retrato de Angelsecrets121
Seg, 10/01/2011 - 21:48
Angelsecrets121:
Membro desde: 26.06.2007

até mesmo tomate, pois não uso a polpa de frascos. Faço um refugado com alho, cebola e azeite depois meto o tomate até estar cozido, trituro tudo, meto em couvettes de gelo e congelo. Tenho sempre um molho de tomate delicioso e saudavel pronto e sem estar a perder tempo.
Ah como uma das meninas referiu deixo tudo pronto a ser utilizado. Quando compro cebolas/alhos corto-as logo de modo a serem usadas em refugados e congelo, poupa-me bastante tempo. Também serve para quando se estão a estragar para quem não aprecia alimentos congelados...

Retrato de smillegirl
Seg, 10/01/2011 - 22:06
smillegirl:
Membro desde: 03.02.2009

Quando me oferecem legumes em grande quantidade, congelo. Divido tudo por saquinhos, bem etiquetados e prontos a serem usados numa sopa ou assim.
Congelo courgette, tomate, cenoura, alho-francês, cebola, salsa, espinafres,feijão (previamente cozido) etc. Penso que se podem congelar quase todos os legumes. Desde que se congelem como deve ser, parece-me que se podem congelar todos.
O problema dos congelados é mesmo o recipiente a usar. Muitas pessoas acham que qualquer coisa serve e depois os alimentos com o tempo ficam "cozidos" pelo gelo.
Se pensarmos nos legumes e que se vendem nos supermercados na secção dos congelados, encontramos um montão deles.
Pode-se optar, por exemplo, por congelar os legumes todos já cortadinhos para a sopa (batata, nabo, cenoura...) e depois é só pegar nesse saquinho e pôr na panela com água. Congelar tendo em conta a quantidade, e assim poupando tempo.
Couve é que nunca congelei... Thinking Thinking Thinking Será que resulta? Será que a couve lombarda ou coração fica boa na sopa depois de ter estado congelada? Isto é que me faz confusão... Thinking Thinking

Retrato de inezitah
Seg, 10/01/2011 - 22:25
inezitah:
Membro desde: 22.11.2009
Angelsecrets121 wrote:

até mesmo tomate, pois não uso a polpa de frascos. Faço um refugado com alho, cebola e azeite depois meto o tomate até estar cozido, trituro tudo, meto em couvettes de gelo e congelo. Tenho sempre um molho de tomate delicioso e saudavel pronto e sem estar a perder tempo.
Ah como uma das meninas referiu deixo tudo pronto a ser utilizado. Quando compro cebolas/alhos corto-as logo de modo a serem usadas em refugados e congelo, poupa-me bastante tempo. Também serve para quando se estão a estragar para quem não aprecia alimentos congelados...

Eu também faço isso, parecendo que não poupa imenso tempo, ter cebola, alho, salsa, coentros, tudo já picadinho e pronto a usar. O problema é por exemplo saladas, aí tem mesmo de ser cebola fresca. Quanto ao molho de tomate, já pensei nisso várias vezes, mas duvidava que ficasse bom...sendo assim vou ver se faço com os quilos de tomates que ali tenho, e durante uns tempos evito comprar polpa de tomate Smile Ainda por cima é algo que adoro usar nos cozinhados! Wink

Retrato de carla braga
Ter, 11/01/2011 - 03:30
carla braga:
Membro desde: 03.10.2010

eu tambem congelo tudo,claro primeiro dou uma pequena fervura depois congelo. Kiss

Retrato de lili_lgs
Ter, 11/01/2011 - 08:56
lili_lgs:
Membro desde: 20.08.2009

Ai obrigada malta, assim é muito mais prático. Eu por acaso por vezes ia buscar cebolas à do meu pai onde ele tinha lá no campo e ele tinha lá e deixava-as apanhar humidade, estava-se a borrifar e claro elas começava a amolecer e a criar aquela rama verde e eu por acaso trazia-as e picava e congelava. Dava cá um jeitaço, até pq odeio picar cebola, às vezes até evito fazer refogados só por isso ehehehe...

Mas assim já sei, qd vierem assim umas belas doses de legumes, toca de congelar.

Mas tb estou encucada, as couves e espinafres dá pra congelar? Mesmo que vem isoladas pra não se estragarem com o frio, elas não ficam mesmo assim queimadas do gelo?