Jantar para amigos.O que fazer?

12 respostas [Última]
cpc
Retrato de cpc
Offline
Desde: 21.04.2008

Olá meninas...já vi que há aqui meninas com bastante imaginação para a cozinha...eu sou o oposto. Cada vez que combino um jantar cá em casa com amigos penso sempre no mesmo. Para além de me faltar mesmo imaginação também não queira fazê-los de cobaia e acabo por fazer pratos em que tenho mais á vontade. E num jantar assim quer-se algo de diferente do habitual e que dê para fazer em quantidades para 6 pessoas mais ou menos.

E que tal deixarem-me aqui algumas sugestões para jantaradas entre amigos?
Amiguinhos eu prometo treinar antes de vos convidar... Espertalhão

noiva_princesa
Retrato de noiva_princesa
Offline
Desde: 12.04.2008
Olá CPC

Olha, eu quando convido pessoal para jantar lá em casa, tento optar sempre por fazer uma coisa no forno. Por uma razão simples: é que se me ponho a fazer coisas de panela, não consigo dar assistência nenhuma ao pessoal, pk ando a mil a volta do fogao! Sorriso

Por isso, para poder saborear com calma as entradas e as primeiras conversas, prefiro o forno!

Uma coisa muito simples de fazer e que as pessoas costumam gostar é lombos recheados no forno. Há imensos, uns com ameixa, outros com farinheira, outros com legumes, com ananas... e são óptimos!

É fácil de temperar: basta uma cebola descascada e partida aos quartos, dois ou três dentes de alhos esmagados, sal q.b., um copo de vinho, meio de água e uma colher de chá de colorau.

Tudo isto num pirez que dê para ir ao forno, com mais ou menos duas/três colheres de sopa mal cheias de margarina em cima do lombo

Poes no forno, e de ves em qd abres so para regar a carne com o molho

Qd começar a ficar com um aspecto cozinhado, está pronto!

Tiras e cortas às fatias! Se vires que ainda não esta bem cozinhado, acaba de cortar e poe mais uns minutos no forno.

Para acompanhar, umas batatinhas assadas com azeite e orégãos (tb no forno, ou arroz, ou batata ffrita, com salada ou esparregado! Piscar o olho

Espero ter ajudado!

Bjs

Dibutterfly
Retrato de Dibutterfly
Offline
Desde: 19.03.2009
OI

N SEI S TENS, MAS EU ADORO FAZER JANTARADAS, A ULTIMA K FIZ FOI PINHACA NA PEDRA EM CASA POE-S A PEDRA A AQUECER E VAIS FAZENDO A PINHACA CONSOANTE VAIS COMENDO... E SUPER DIVERTIDO..
SN AVENTURA-TE EM RECEITAS NOVAS S N SAIR BEM DIVERTEM-S TODOS A ENCOMENDAR PIZZAS E O TEU JANTAR FICA NA MEMORIA Sorriso Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas Gargalhadas
BJS
05/09/2009

smst
Retrato de smst
Offline
Desde: 21.11.2007
cpc jantares

olá,

como disse a outra menina: nada melhor q o forno pq assim ñ te preocupas: lombo assado, bacalhau assado, bacalhau recheado assado, empadao, frango assado, peixe assado, polvo assado
polvo cozido, arroz de marisco, arroz do polvo, frango estufado com ervilhas, batatas á espanhola, arroz de cabidela, caldeiradas!

pratos com substancia como se costuma dizer e pra mt gente!

dp as entradinhas e sempre podes colocar um fondue d keijos por exemplo!

tanto pratinho bom......e eu k mau garfo sou Careta

BBoa
Retrato de BBoa
Offline
Desde: 22.11.2007
Bacalhau com natas...

Podes fazer/preparar ao almoço... deixas tudo prontinho... e quando osamigos chegam metes no forno... é o tempo de comerem umas tostinhas Piscar o olho

ssrmg
Retrato de ssrmg
Offline
Desde: 29.05.2008
Hoje com uns amigos que vêm cá comer faço...

...Francesinha hummmmmmm

CDM
Retrato de CDM
Offline
Desde: 29.12.2008
Olá! Também te ia dizer que

Olá!

Também te ia dizer que o melhor é fazeres uma comida de forno.

Acaba por ser mais prático porque podes preparar tudo antes e assim aproveitas o tempo para conviver com os amigos!

- Bacalhau com espinafres no forno
- Empadão
- frango
- Peixe

Há muita coisa...

Tens algum prato que costumes fazer no forno?

Carla

cpc
Retrato de cpc
Offline
Desde: 21.04.2008
Obrigada já me deram muitas

Obrigada já me deram muitas ideias...

Sim normalmente também opto por pratos feitos no forno, não gosto nada de estar ao fogão com eles já em casa.

Costumo fazer o lombo de porco, coxas de frango. o bacalhau por acaso nunca me tinha passado pela ideia...dahh falta-me mesmo a imaginação.

Tenho uns em mente para os próximos, lasanha, bacalhau com natas, fondue de carne acompanhado com fruta laminada e salada (tb dá para ter tudo pronto antes e a carne faz se na altura)...agora desta ultima vez tb fizemos pizza.

Os peixes e marisco é mais complicado pois o mestre aqui da casa não gosta!!!! Que raivaaa!!! Tou feita ao bife...

gaudencia
Retrato de gaudencia
Offline
Desde: 28.02.2009
ola

ola pq n fazes fondue? so compras a carne fazes um arroz e batata frita uma bos salada e pronto! E so pedires carne p fondue e teres o fondue claro!!! Beijinho e boa sorte

LI_MA
Retrato de LI_MA
Offline
Desde: 14.03.2007
NA sexta tive uns convidados

NA sexta tive uns convidados para jantar. Como trabalhei até às 16 horas o menu tinha de ser simples.
Assim, como entradas recheei a mesa com um paté de atum, tostinhas, azeitonas, tábua com queijos, folhadinhos de salsicha.
Para o prato principal fiz uma lasanha que todos gostavam e que é muito simples de fazer!
Para sobremesa fiz um tiramisu e mousse de manga (para o caso do tiramisú não correr bem uma vez que era a primeira vez que o fazia) e fruta laminada. (normalmente sirvo com sobremesa crepes com gelado mas desta vez resolvi variar e correu bem!)

Deixo-te aqui as receitas:

Paté de atum

maionese
atum
delícias do mar desfiadas
pickles
Mistura-se tudo com a varinha mágica até ficar uma pasta uniforme.

Folhadinho de salsicha

massa folhada
salsichas
Estende-se a massa coloca-se a salsicha e enrola-se a massa uma vez. Corta-se em fatias e vai ao forno até a massa ficar dourada. Pode-se pincelar com um ovo a massa antes de ir ao forno.

Lasanha

carne mista picada
cebola
polpa de tomate
cerveja
azeite e sal e ervas aromáticas a gosto
molho bechamel (eu fiz mas podes optar pelo de compra)
placas de lasanha

Fazes um refogado com azeite e cebola. Acrescentas o tomate e depois a carne. Regas com a cerveja e um pouco de água e sal. Deixas cozinhar e antes de desligar aromatizar com as ervas e rectificar o tempero.
Numa travessa colocar um pouco de bechamel e depois as placas de lasanha (verificar se estas necessitam de cozedura prévia) alternadas com a carne. No final regar com bechamel e certificar-se de que este escorre para o interior da travessa. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno.

Tiramisú

1 pacote de natas (200 ml)
1 embalagem de queijo Mascarpone (habitualmente 250 gr)
8 colheres de sopa de açúcar
Café bem forte
Palitos de champanhe (la reine)
Cacau em pó

Numa batedeira misturam-se as natas com o açúcar, até estar espesso. Depois adicionam-se o queijo e bate-se mais um bocado.
Ensopam-se os palitos de champanhe no café (não muito tempo) e numa taça dispõem-se lado a lado, cobrindo o fundo da taça. Sobrepõe-se uma camada do preparado das natas + açúcar + queijo com cerca de 2 cm de altura e que cubra os palitos. Repete-se o passo anterior até acabar o preparado (normalmente mais duas vezes)
No final, alisa-se tudo muito bem e espalha-se o cacau em pó. Cobre-se com papel celofane e leva-se ao frigorífico. Serve-se bem fresquinho.
NOTA: Pode-se juntar um bocadinho de rum ou Whisky no café.

Mousse de manga

1 lata leite condensado
850 g polpa de manga
6 iogurte natural

Deite os iogurtes (de 4 a 6 consoante deseje um sabor mais ou menos intenso a manga) numa tigela e com uma colher de pau mexa até obter uma mistura homogénea. Acrescente o leite condensado e misture novamente.
Por fim, junte a polpa de manga e misture tudo.
Leve ao frigorífico para ganhar consistência.

Bom apetite

moranguita
Retrato de moranguita
Offline
Desde: 01.04.2008
LI_ma

tenho de experimnetar essa mousse de manga.
o meu menino e fa.

la em casa faço muito aqueles pratos de forno, tipo bacalhau com nats, a espiritual.

no ultimo dia fiz frango na pucara.
foi so deixar cozer e nao tive de preocupar mais.

beijinhos

AnaCristinaSaldanha
Retrato de AnaCristinaSaldanha
Offline
Desde: 13.09.2008
Olá CPC

Quando nós fazemos as nossas jantaradas ou almoçaradas dependendo porque quando são almoçaradas prolongam-se pela noite dentro. No verão costumamos fazer tipo de churrascadas, picanha, febras, frango, coisinhas assim do género. No inverno fazemos lasanha, peixe assado, bacalhau assado, carne assada, arroz bife, paella de marisco (fazemos quer no inverno quer no verão).
Por exemplo quando em Março teve aquele tempo de calor fizemos uma das nossas almoçaradas , a ementa foi, para o almoço Paella de Marisco e para o jantar Picanha e febras assadas na brasa acompanhado de pimento verde e de uma salada mista.
Para os doces os convidados fizeram questão de trazer, mas eu também fiz alguns, tipo rolo com recheio de ovos moles, bolo de requeijão, e salada de fruta.
E claro, temos as nossas entradas para petiscar, o meu marido faz um recheio em que depois colocamos em tostas ou em vou lo van que se compram em supermercados. Confesso que gosto mais de fazer este tipo de almoços e jantares com amigos no verão, pois é mais agradável, mas também faço no inverno, mas com menos frequencia.
Espero ter ajudado Sorriso

Beijinhos

gisaafp
Retrato de gisaafp
Offline
Desde: 17.06.2008
cpc

Eu faço sempre pratos vegetarianos para os convidados por isso a minha maior preocupação é escolher pratos que as pessoas que não estão habituadas a esta dieta gostem.
Costumo fazer alho françês à brás, alho francês com natas, assado de seitan, bifinhos com cogumelos, massa com vegetais e, já tenho planeado uma jantarada de fransesinhas vegetarianas =)
Normalmente as pessoas até pedem para ir mais cedo para ver como se fazem os pratos, por isso não tenho problemas com o facto de estar na cozinha quando chegam.

http://ecobaby-pt.webnode.pt/
Para eco famílias Sorriso

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.