Incerteza - Mudança de casa | A Nossa Vida

Incerteza - Mudança de casa

Retrato de missalkaid
05.03.2016 | 13:19
missalkaid:
Membro desde: 22.04.2015

Olá boa tarde. Há uns dias encontrei um anuncio e fiquei a questionar uma mudança e gostaria de saber a vossa opinião.

Contextualizando, em Outubro mudei me de Lisboa para Santarém, encontrei um apartamento a 120 euros com despesa da agua incluida e aluguei o logo em Setembro antes de vir, para nao perder aquele achado.

No entanto, é um sotão aproveitado, nao tenho contrato de arrendamento (nao me preocupei porque vinha para o meu primeiro emprego entao nem recibos tinha para esse efeito), mas o que me deixa mais apreensiva é o seguinte: sendo um sotão ouve se tudo no andar de baixo, tem um mini figorifico que nao me deixa ter comida congelada nem alface, nada desses alimentos (e nem posso comprar outro maior e melhor pq nao cabe), ou seja todos os dias tenho de comprar comida para o proprio dia, depois as janelas sao complicadas pq nao tem cortinas e sao dificeis de manter abertas visto que ja sao no telhado do predio. E por fim o que me deixa mais triste, tenho um cão e foi permitido que eu o levasse para la no entanto ele nao poderia fazer muito barulho, o que aconteceu foi que o levei mas na primeira tentativa de o deixar sozinho latiu (perfeitamente normal, nao estava habituado ao local e ainda por cima é um espaço pequeno), e para o "ensinar" a estar sozinho naquele local tenho de o deixar la ou seja nao posso responder ao latido dele entrando novamente em casa porque só vai reforçar esse comportamento, ja eram 13h da tarde entao pensei se ele fizer um pouco de barulho nao ha problema, mas nao o vizinho de baixo pelos vistos estava a dormir e começou logo a gritar asneiras e o animal nem tinha latido 30 segundos.. Bem percebi logo que nao dava levei-o de volta para casa da minha mae com muita tristeza.

No entanto existem prós, eu nao tenho carta e este local é muito mais perto do meu trabalho do que o local que irei falar aseguir e os transportes alias sao mais proximos e frequentes, para alem disso até tinha boleia da minha chefe que mora perto.

Ha uns dias encontrei um anuncio um T2 a 250 euros com cozinha equipada (o outro era um T0 sotao), perto de hipermecados (o outro tambem era) mas é numa zona que eu adoro, ja teria muito mais espaço para o meu cão e o predio tambem tem outros animais (alguns barulhentos até), portanto a adaptaçao seria melhor pois o espaço tambem é maior e ja parece mais com uma casa normal como esta habituado. Posso ter uma vida normal relativamente ás compras , posso fazer compras mensais (poupar mais nesse aspeto) e as coisas nao se estragarem. O unico senao é que pronto é mais caro, ja pago agua á parte e os transportes sao mais longe, tenho de caminhar uns 10/15 minutos para a paragem e ja nao sao tao frequentes os transportes, teria de chegar ao trabalho ás vezes uma horita mais cedo (isto quando nao me vão pôr, pq ás vezes tenho boleia).

Pronto, nao sei o que fazer, neste teria melhores condiçoes de vida, podia ter o meu mais que tudo comigo e feliz (pq onde esta agora nao esta muito bem) só que teria mais complicaçoes em termos de transporte, seria mais cansativo, pq passo o dia inteiro em pe no meu trabalho e agora teria que andar um bocado mais e as vezes ate chegar mais cedo ao trabalho.

Se tivesse carro e carta nao hesitava apesar do valor mais alto.

Gostava que me dessem opinioes, todos me dizem para arriscar, se tenho consciencia das minhas possibilidades mas que pronto realmente os transportes é que dificultam mais.

Obrigada desde ja.


Retrato de lover93
Dom, 06/03/2016 - 22:17
lover93:
Membro desde: 13.03.2012

Olá. Não tens a possibilidade de tirar a carta e nos primeiros tempos os teus pais te emprestarem um carrito qualquer até poderes comprar um? Isso seria o ideal, assim o problema do transporte seria temporário.
Mas se não te sentes bem onde moras deves mudar sim, e assim até terias um teu cão contigo Smile

Retrato de Bemzinho
Seg, 07/03/2016 - 11:10
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Se não te sentes bem onde moras, penso que deves mudar.
O facto de teres de sair mais cedo para apanhar o transporte, andar um pouco a pé são inconvenientes, mas julgo que é uma questão de habito.
Eu também tenho que andar a pé cerca de 10 minutos desde a paragem até o meu trabalho e vice versa.
Saio de casa 45 minutos mais cedo do que se viesse trabalhar de carro, de inicio custou-me vir de transportes, mas acreditas que conheci 2 pessoas no autocarro que vivem perto de mim e agora vamos sempre na conversa para lá e para cá e quando alguma delas não vem por algum motivo, até já estranhamos.
Pagares mais um pouco pela casa, se calhar compensa em termos de conforto e pelo facto de estares mais à vontade.
E se isso é um sótão de certeza que quando o Verão chegar deve ser muito quente.
Se achas que vais ser mais feliz do que estás à espera para te mudares?

Retrato de missalkaid
Seg, 07/03/2016 - 17:52
missalkaid:
Membro desde: 22.04.2015

Muito obrigada pelas respostas. Concordo com tudo o que disse mas como sou muito ponderada tendo a pensar demais. Em principio vou com a decisao para a frente, ja combinei dia para ir ver a casa. Mas pronto precisava de mais opinioes porque estava mesmo confusa. Quer dizer no fundo eu sei o que quero mas la esta tava era com falta de vontade de largar o habito de acordar quase em cima da hora para sair. Mudando de casa, já vou ter acordar meia hora ou uma hora mais cedo para me arranjar, levar o cao a rua e ainda andar para a paragem mas vai compensar pq e muito mais conforto nao tem nada haver, ta tudo como novo com otimas condicoes.

Vou mesmo arriscar, já demonstrei interesse, e so ir ver a casa e proceder ao tratamento do contrato, porque este ja tem, nao sei como funciona, espero que seja um processo simples.

Por fim em relacao a carta ando a adia la a uns meses por falta de tempo, com um horario de trabalho de shopping e complicado ir conciliar com aulas e ainda mais transportes. E o que digo falta algo que nos leve a todo o lado e seja baratinho (nao taxi) ahah. Mas sim gostaria de tirar a carta mas ainda me estou a ambientar ao trabalho e tudo mais, logo se vera, vou ter de fazer uns esforcos mas vou estar mais feliz no final.

Agora vamos la ver se consigo ficar com o apartamento. Obrigada pelo empurraozinho. Felicidades