Helicobacter pylori | A Nossa Vida

Helicobacter pylori

Retrato de nada mais
15.09.2016 | 12:15
nada mais:
Membro desde: 11.08.2016

Alguém aqui tem ou teve a helicobacter pylori ?
Como conseguiram aniquilar ?


Retrato de carlaa carvalhoo
Qui, 15/09/2016 - 16:45
carlaa carvalhoo:
Membro desde: 03.09.2010

A grande maioria da população tem essa bactéria no estômago, é normal. Só é problema quando a sua quantidade é muito elevada, que era o meu caso. Tanto quanto me apercebi na altura que andei a tratar-me, uma quantidade muito elevada da bactéria, pode, com os anos, provocar lesões no estomago incluindo úlcera. O diagnóstico pode ser feito de duas maneiras: por análise ao sangue ou por biópsia ao estomago (feita por endoscopia obviamente). Eu fiz biopsia. O tratamento para erradicar a bactéria está perfeitamente definido e estabilizado e qualquer médico de clínica geral sabe qual é: tomam-se 2 ou 3 medicamentos durante cerca de 15 dias, se bem me lembro (na primeira semana tomam-se uns e na segunda semana tomam-se outros). Eu, depois de tomar esses medicamentos, fiz análise ao sangue para confirmar que a bactéria tinha desaparecido e confirmou-se que eu já não tinha a bactéria.

No meu caso, o diagnóstico foi por biópsia porque era preciso ver como estava o estomago e portanto era mesmo preciso fazer uma endoscopia, e aproveitou-se para fazer uma biopsia. Mas, se a ideia for só saber se há muita bacteria e não houver necessidade de ver o estomago por dentro, não recomendo fazer endoscopia, pois é desconfortável.

Espero ter ajudado.

Retrato de nada mais
Qui, 15/09/2016 - 18:30
nada mais:
Membro desde: 11.08.2016

Da 1º vez a médica deu-me um antibiótico e disse que ja estava.
Mudei de médica porque não gostava dela e a seguinte fez o teste e voltou a acusar. Fiz 2º tratamento com 2 antibióticos. Agora não sei o que se segue.

Retrato de carlaa carvalhoo
Sex, 16/09/2016 - 18:46
carlaa carvalhoo:
Membro desde: 03.09.2010

Eu não sou médica nem percebo nada de medicina e é um facto que eu não fui tratada por médicos do centro de saúde, fui tratada por médicos especialistas do estômago (gastroenterologistas) e também falei sobre o assunto com um médico especialista do fígado, mas a ideia com que eu fiquei quando falei sobre o assunto com eles é que esse tratamento é muito conhecido e é suposto qualquer médico, mesmo os médicos não especialistas, ou seja, os médicos dos centros de saúde, saberem qual é o tratamento correto... Talvez a 1ª médica que a atendeu não tenha querido dar-lhe muitos antibióticos e tenha querido experimentar a ver se só com um antibiótico a bactéria morria (os antibióticos são muito agressivos para o corpo e existem orientações a nível mundial para que não sejam utilizados muitos antibióticos)... Mas de qualquer forma, se era essa a ideia dela, era suposto que depois mandasse fazer o teste a ver se tinha resultado. Se nem sequer mandou fazer o teste e disse que o problema estava resolvido, algo não bate certo. Além disso, afinal a bactéria não morreu, o que, na minha opinião, prova que essa médica é incompetente. Se fosse comigo, eu tinha feito queixa dessa médica.

Se pesquisar na internet, tenho a certeza que vai encontrar sites médicos que dizem qual é tratamento que deve ser feito.

Post