há alguém quue percebe de leis e direitos? | A Nossa Vida

há alguém quue percebe de leis e direitos?

Retrato de nanie87
24.03.2013 | 22:25
nanie87:
Membro desde: 12.06.2009

boa noite

vou explicar a situação do meu namorado.

em dezembro de 2012 recebemos uma carta em casa a dizer que o meu namorado tinha uma dívida de mais de 800€ à PT Comunicações, de uma suposta empresa que ele tinha criado e que tinha tudo do bom e do melhor (todos os serviços incluindo base de dados, e mais outras coisas).

digo "suposta" porque o contrato foi efectuado a 1/1/99, ou seja, nesse mesmo dia o meu namorado tinha 9 anos. o que é impossível criar uma empresa aos 9 anos. Telefonei para a PT, e o numero de contribuinte era o correcto mas o numero de BI não era.

Entretanto, como o meu namorado deixou de receber o subsidio de desemprego em dezembro, eu não trabalho e não tamos a receber ajudas do estado, pedimos ajuda judicial à segurança social. A segurança social disse nos que deviamos até pedir uma indemnização pelo nome do meu namorado tar manchado e para aguardarmos. Fomos para o Tribunal de injuções no Porto para mandar parar o processo até nos ser atribuido um advogado mas parece que tá a demorar. e enviam nos cartas a querer saber quuem é que nos ajuda, com quanto dinheiro e a pedir folhas de vencimento. Entretanto já tamos quase em Abril, e um caso que parece tar ganho à partida, esta se a atrasar.

o que se pode fazer? será que este caso está mesmo ganho?
se tiver de recorrer a um advogado sem ser os da segurança social alguém me pode dizer como são mais ou menos os preços para eu estar à espera.


Retrato de nanie87
Seg, 25/03/2013 - 01:04
nanie87:
Membro desde: 12.06.2009

as cartas de nada servem... foi nos dito que se no prazo de 10 dias úteis após a recepção da dita carta não nos pronunciassemos, se não fizessemos nada era como se estivessemos a aceitar essa dívida e a deveríamos pagar. o que nos foi aconselhado foi contestar essa dívida pedindo um advogado à segurança social e indo ao tribunal de injuções do porto para mandar parar o processo até nos ser atribuido um advogado. disseram nos que temos mesmo de ir para tribunal para resolver isso e que como o Estado não tem como ganhar dinheiro que anda a enviar cartas destas às pessoas, para lhes sacar dinheiro com falsas dívidas

e gostava de saber mais ou menos quanto é que um advogado cobra por consultas jurídicas, mas sem ser através da segurança social.

Retrato de nanie87
Seg, 25/03/2013 - 01:08
nanie87:
Membro desde: 12.06.2009

e também já telefonei para a PT mas eles dizem que não podem fazer nada... disseram me para ir a uma pt bluestore levar facturas no nome do meu namorado de maio até julho de 2012. mas o que me disseram posteriormente, é que eles ficariam com as cópias mas de nadas serviria, apenas serviria para eles atrasarem aqueles 10 dias, e a partir do 11º já seríamos obrigados a pagar.

eu até lhes pergntei se eles proprios não achavam estranho o numero de contribuinte coincidir mas o numero de BI não, e que o meu namorado nunca tinha morado nem conhecia a dita morada onde tava a empresa. eles só me disseram qe não podiam fazer nada, que tinhamos de pagar

Retrato de AnaC.92
Seg, 25/03/2013 - 02:31
AnaC.92:
Membro desde: 01.02.2013

Infelizmente Portugal está como está. Vai a uma pt e faz queixa ponto. Depois pede apoio juridico e quando isto tiver ganho (que está) pede uma idminização.