Gripe A (H1N1) - Viajar ou ficar em casa? | A Nossa Vida

Gripe A (H1N1) - Viajar ou ficar em casa?

Retrato de ritinha1980
09.07.2009 | 16:23
ritinha1980:
Membro desde: 27.10.2008

Olá,

Estou quase a entrar de férias (desejosa que chegue mês Agosto).
A minha dúvida agora é viajar ou não?
Já pensei em vários destinos... Republica Dominicana, depois Ilhas Canárias e o nosso vulgar Algarve.
Não sei o que fazer? Qual a vossa opinião?
Consegui agora 1 boa promoção para Tenerife, para Puerto de La Cruz por 1600€ eu, o meu marido e o meu filhote, para Hotel Bahia Principe. Consegui outra também para Republica Dominicana, Puerto Plata tb com sistema TI, os 3 por 2300€.
Mas a minha duvida agora passa só por este grande receio, que nos está a preocupar a todos.
O que me dizem? Obgada


Retrato de pcct
Qui, 09/07/2009 - 16:25
pcct:
Membro desde: 07.10.2008

Ola ritinha,
Estou com o mesmo receio.
Temos lua de mel marcada para o dia 3 de Agosto, para Punta Cana e ate agora ninguem nos aconselhou a nao viajar.
Certo que poderemos estar mais propicios ao contagio mas isso infelizmente ja acontece ca em Portugal que ha cada dia que passa mais pessoas infectadas.
Se ninguem me disser nada em contrario, vou na mesma.

Retrato de Anitacardoso
Qui, 09/07/2009 - 16:31
Anitacardoso:
Membro desde: 25.10.2008

Eu talvez esteja a ser descuidada com o assunto mas de tudo o que tenho ouvido, tirei uma conclusão...é apenas uma gripe... Tem cura, passa relativamente rápido...só é preciso tomar a medicação a tempo e horas.

Eu se tivesse viagem marcada obvio que iria falar primeiro com o meu médico e ver que precauções tomar e que medicamentos levar em caso de contágio, mas viajava na mesma.

Nós só vamos de Lua de Mel lá para Janeiro para algum sitio bem quentinho para fugir ao Inverno e quem sabe passar por NY a ver o novo ano 2010 aparecer... nessa altura logo vemos como estarão as coisas.

BEIJOSSSSSSS

Retrato de Bruna1
Qui, 09/07/2009 - 16:41
Bruna1:
Membro desde: 22.08.2008

Na minha opinião, acho que se devem evitar países já contaminados. Reparem que os casos de gripe em Portugal foram importados e, só posteriormente, é que houve contágio aos que já cá estavam.
Ainda agora este caso nos infantários, eu achei um pouco revoltante os pais terem levado os filhos de férias e depois terem contagiado as outras crianças. Um pai até disse que cancelou as férias para se precaver e, ironicamente, o filho foi contagiado por outra criança que foi de férias. Principalmente quem tem filhos ou está gravida, não se esqueçam que são muito mais vulneráveis.
Sinceramente, acho que com a actual crise financeira e com esta gripe, os portugueses deviam apostar em Ir Para Fora Cá Dentro, não só se precavêm de eventuais contágios, como ajudam a nossa economia.
Eu sei que todos estamos sujeitos, basta um colega de trabalho apanhar a gripe, contamina os colegas, que posteriormente contagiam a família...e por aí fora. Mas porquê arriscar?
Eu não arrisco. Mas cada um sabe de si.

Beijinhos

Retrato de Cláudia_Hugo
Qui, 09/07/2009 - 16:53
Cláudia_Hugo:
Membro desde: 08.05.2008

Neste momento até em Portugal se correm riscos, portanto há que aproveitar o melhor possível as férias.
Relativamente às promoções que falaste, se for TI no Bahia Principe é um bom preço. Já lá estive e o hotel é excelente, no entanto, o clima é um pouco instável (as temperaturas não são muito altas e chegou a chover). Em Tenerife aconselho-te o sul da ilha que também tem um Bahia Principe (um pouco mais caro, é verdade!).

Espero ter ajudado.

Cláudia

Retrato de verónica Mendes
Qui, 09/07/2009 - 17:18
verónica Mendes:
Membro desde: 22.06.2009

Confesso que partilho da mesma opinião que a Bruna1,

não é novidade para ninguém que existem paises e locais mais propícios ao contágio e também sabemos atraves dos diversos meios de comunicação social que os casos existentes em portugal devem-se ao facto de determinadas pessoas terem contraído o vìrus quando estavam ausentes do país o que fez com que obviamente viessem a surgir mais casos de contagio entre os portugueses.
Agora é claro que as agências de viagem não irão dizer-vos para não viajarem, isso é mais do que óbvio, quanto aos médicos talvez dêem indicações para cuidados que devem ter mas seguramente não iriam alertar de tal forma que iriamos entrar em pânico geral, no entanto não creio que devamos encarar este tipo de vírus como uma gripe qualquer porque não o é.
Quanto a sermos medicados imediatamente em caso de suspeita também não acredito muito que as pessoas o façam, pois quantas não são as que pensam tratar-se de uma simples gripe e nem tomam as devidas precauçoes e por vezes as coisas complicam-se, os casos de infectados aumentam, etc...etc...

Não quero de todo alarmar-vos mas acho que cabe a todos prevenir "mais vale prevenir que remediar"

viajar sim, mas com as devidas precauções e principalmente um cuidado mais rigoroso nas escolhas dos locais.

Peço desculpa pelo testamento, mas é como já disse, se todos facilitarmos...

Beijinhos para todas!!!

Massagista de Estética e Maquilhadora Profissional

Verónica&João
*27*07*2009

Maquilhadora Profissional e Massagista de Estética

Retrato de ritinha1980
Qui, 09/07/2009 - 17:29
ritinha1980:
Membro desde: 27.10.2008

Ola Claudia,

O Hotel é o Bahia Principe San Filipe ****sup em Puerto de La Cruz. È este que conheces? É bom? Eu tenho ouvido dizer que todos os Bahia Principe são bons. Aliás eu tive no México em 2005 num Bahia Principe e adorei. Mas é sempre bom ouvir mais opiniões. Obgada

Retrato de luazzinha
Qui, 09/07/2009 - 17:30
luazzinha:
Membro desde: 19.03.2009

eu tenho o mesmo receio... ainda ouvi um medido falar penso que na RTP N que o melhor seria ficar por portugal que tem sitios lindissimos...
Como este ano não deve dar para ir de ferias tb não pensei seriamente nisso, mas que compreendo o que sentes... Sim compreendo...
é que aquilo que se ouve é que os portugueses que apanharam a doença foi pk foram para paises fora ou contaminados por outros que vieram de fora
Informa te mais a fundo sobre as consequencias e os perigos da gripe A
beijinhos
Andreia

Vendo artigos personalizados tal como copos, lembranças, livros de honra, porta alianças, placard, cestas, ramos de solteira e de noiva e tb as já famosas espetadas de gomas

http://gomasluazzinha.blogs.sapo.pt/
[email protected]

Retrato de CorpseBride
Qui, 09/07/2009 - 17:42
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008

Eu acho que 'viajar'.
Mas não para os maiores focos de contaminação.

Encaro esta gripe como a gripe normal, e ainda não percebi bem porque é que os media querem fazer-nos acreditar que é tão pior do que aquela gripe que qualquer um pode apanhar. Não mata mais do que a gripe normal; é tratável como a gripe normal (aliás ainda hoje reafirmaram que a esmagadora maioria dos casos detectados ou já estão curados ou em vias de se curarem)...
Ora, se eu não fico fechada em casa porque posso apanhar uma gripe se sair à rua, também não o farei por esta.

MAS - e há sempre um mas - também não me parece prudente ir enfiar-me mesmo no epicentro do contágio. Há outros destinos, o mundo é grande... Não temos todos que ir para o mesmo sítio.

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de Anitacardoso
Qui, 09/07/2009 - 17:44
Anitacardoso:
Membro desde: 25.10.2008

Concordo em pleno...

Retrato de ritinha1980
Qui, 09/07/2009 - 18:09
ritinha1980:
Membro desde: 27.10.2008

Eu tb concordo. Até porque se formos p Algarve ou outros destinos (cá dentro), nesta altura do ano, os estrangeiros são mais que muitos. Se não viajarmos com receio de apanhar a gripe, podemos apanhá-la na mesma com a vinda de pessoas de fora. Eu já vou achando que a probabilidade de contaminação é igual fora ou dentro. Desde que não vás para 1 País que esteja muito contaminado. Achoq eu vou mesmo viajar. Não vai ser esta gripe, que me vai parar. Aliás tenho lido vários documentos que me dizem que esta gripe é menos perigosa e mata menos gente do que a gripe sazonal. Se formos a ver morrem muitas mais pessoas de gripe normal ou de outro tipo de doenças, do que propriamente desta gripe. Os orgãos de comunicação social é que deram muito alarmismo e dão a isto tudo. Se o 1º caso tivesse aparecido em Portugal ou noutro País pequeno ninguem falava no assunto, mas como foi no México/EstadosUnidos, o alarmismo foi este!

Retrato de InesKikas
Qui, 09/07/2009 - 18:38
InesKikas:
Membro desde: 14.02.2009

Concordo com muito do que já aqui foi dito, e não venho acrescentar grande coisa, mas venho reforçar um pouco o que as outras meninas já disseram.

Esta gripe é uma gripe. Ponto. É um pouco mais forte do que a gripe "normal", e está a espalhar-se muito depressa. Mas é uma gripe. É uma gripe como a que mata imensas pessoas e, sobretudo, idosos, todos os anos em Portugal. Este alarmismo todo é só mesmo porque a gripe se está a espalhar depressa e porque se está a espalhar fora do período "normal" (o Inverno). Mas é só isso! Se agora começassem a noticiar todas as mortes (que são diárias) causadas pela gripe sazonal, não creio que houvesse este pânico à volta do assunto!

Cada um sabe de si, e quem acha que não vale a pena os ricos, não deve viajar, mas, na minha opinião, não há razão para tanto pânico! Em caso de dúvida, falem com os vossos médicos, eles serão as melhores pessoas para vos dar alguns conselhos quanto aos cuidados a ter!

Neste momento, dado que a gripe já está espalhada por todo o Mundo, não há muito a fazer para a evitar. O meu conselho é mesmo só que evitem países sub-desenvolvidos, onde não haja grandes condições hospitalares caso adoeçam, ou tenham alguns sintomas mais "suspeitos". De resto, é como foi dito, é uma gripe e trata-se!

Aproveitem as férias e o bom tempo

Retrato de CrisIsa
Qui, 09/07/2009 - 19:48
CrisIsa:
Membro desde: 16.11.2008

Olá.
Eu vou para o México...medo há sp, mas a verdade é que nao podemos pensar nisso.
Das duas opçoes eu ia para Punta Cana, sem pensar duas vezes! Já fui aos dois sitios e sem dúvida, Republica é sem duvida melhor destino ainda mais quando se viaja com uma criança!
Boa escolha!

Retrato de Pipokinhas
Qui, 09/07/2009 - 19:54
Pipokinhas:
Membro desde: 13.10.2008

esta não é uma gripe como s outras ou que mata menos que a sazonal. É uma gripe pandémica e tem muitas diferenças. Podia aqui fazer vários testamentos, mas acho que mais importante que isso, é cada uma de nós informar-se, mas não na comunicação social, nem com as ag~encias de viagens que (perdoem-me a generalização) têm interesse em que viajemos.

Tenho apenas a dizer que existem algumas fontes de informação crediveis:
www.dgs.pt (microsite gripe)
http://www.pandemicflu.gov/
http://twitter.com/ensp_unl
http://ecdc.europa.eu/
http://agircontraagripe.blogspot.com/

Pesquisem. Leiam e tirem conclusões. Acrescento apenas, para não acharem de ESTA gripe é um problema dos velhinhos e doentinhos, os números:
das 470 mortes já ocorridas,
78% destas mortes dizem respeito a pessoas entre os 0 e os 30 anos. Só 5% correspondem a pessoas com mais de 50 anos. os 17% que sobram, tinham idades entre os 30 e os 50 anos...

Retrato de CrisIsa
Qui, 09/07/2009 - 23:25
CrisIsa:
Membro desde: 16.11.2008

bem realmente posso concordar contigo, mas quem te diz que não a vamos apanhar em Portugal? Por exemplo, eu trabalho em portugal e espanha. Quem me diz a mim que não vou apanhar mesmo em trabalho? Como obvio temos que ter atenção e grandes cuidados...a verdade é que não podemos fechar-se em casa a espera que tudo isto passe!!!!
Eu tenho fé que já passei muito na minha vida a nível de doenças....e que agora não seja uma gripe que me vai matar!!!!
Boa sorte para todas!!!!

Retrato de flowerlune
Sex, 10/07/2009 - 11:28
flowerlune:
Membro desde: 09.02.2009

Cada um tem de ter consciência das suas decisões. Desta forma, se forem e voltarem com os mesmos cuidados com que foram...

Porque o saber não ocupa lugar:
E mais informação nos anexos

1. O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
O novo vírus da Gripe A(H1N1)v, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos. Este novo subtipo contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da Gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo. Em contraste com o vírus típico da gripe suína, este novo vírus da Gripe A(H1N1)v é transmissível entre os seres humanos.
2. Quais os sintomas da doença pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
Os sintomas de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v nos seres humanos são normalmente semelhantes aos provocados pela Gripe Sazonal:
Febre
Sintomas respiratórios (tosse, nariz entupido)
Dor de garganta
Possibilidade de ocorrência de outros sintomas:
- Dores corporais ou musculares
- Dor de cabeça
- Arrepios
- Fadiga
- Vómitos ou diarreia [embora não sendo típicos na Gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v]
Em alguns casos, podem surgir complicações graves em pessoas saudáveis que tenham contraído a infecção.
3. Como se infectam as pessoas com o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
O modo de transmissão do novo vírus da Gripe A(H1N1)v é idêntico ao da Gripe Sazonal. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada - por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc. Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção.
4. Qual é o período de incubação da doença?
O período de incubação da Gripe A(H1N1)v, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas, pode variar entre 1 e 7 dias.
5. Durante quanto tempo uma pessoa infectada pode transmitir o vírus a outras?
Os doentes podem infectar (contagiar) outras pessoas por um período até 7 dias, a que se chama período de transmissibilidade ; é, contudo, prudente considerar que um doente mantém a capacidade de infectar outras pessoas durante todo o tempo em que manifestar sintomas.
6. A doença pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v pode ser tratada?
O novo vírus da Gripe é sensível aos medicamentos antivirais oseltamivir e zanamivir.
7. Qual a melhor forma de evitar a disseminação do vírus, no caso de estar doente?
Limite o contacto com outras pessoas, tanto quanto possível
Mantenha-se em casa durante sete dias, ou até que os sintomas desapareçam, caso estes perdurem
Cubra a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, usando um lenço de papel; nunca as mãos!
Utilize lenços de papel uma única vez e coloque-os de imediato no lixo
Lave frequentemente as mãos com água e sabão, em especial após tossir ou espirrar
Pode usar toalhetes descartáveis com soluções alcoólicas
8. Qual é a melhor técnica de lavagem das mãos?
Lavar as mãos frequentemente ajuda a evitar o contágio por vírus da gripe e por outros germes. Recomenda-se que use sabão e água, pelo menos durante 20 segundos. Quando tal não for possível, podem ser usados toalhetes descartáveis, soluções e gel de base alcoólica, que se adquirem nas farmácias e nos supermercados. Se utilizar um gel, esfregue as mãos até secarem e não use água.
9. Existe alguma vacina contra o vírus da Gripe A(H1N1)v?
De momento, não existe vacina que proteja as pessoas contra o novo vírus da Gripe A(H1N1)v.
10. A vacina da Gripe Sazonal é eficaz contra o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
Não há evidência científica, até ao momento, de que a vacina contra a Gripe Sazonal confira protecção contra a Gripe A(H1N1)v
11. O vírus da Gripe A(H1N1)v pode ser transmitido às pessoas através do consumo de carne de porco ou derivados?
Não. O vírus da Gripe A(H1N1)v não é transmitido pela ingestão de carne de porco ou derivados. Esta nova estirpe não foi, até à data, observada em animais e não há indícios de que o vírus tenha entrado na cadeia de produção. Tanto a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, como o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças desconhecem qualquer evidência científica que sugira a possibilidade de transmissão do vírus por consumo de carne de porco e derivados.

12. Qual é a situação da doença na Europa e no resto do Mundo?
A situação a nível mundial está em constante evolução. Para informações mais recentes, consulte o Microsite da Gripe do sítio da Direcção-Geral da Saúde.
13. Que devo fazer para me proteger se tiver de viajar para áreas onde foram identificados casos de Gripe A(H1N1)v?
Os viajantes devem seguir as precauções gerais de higiene relativamente a infecções respiratórias se viajarem para áreas onde foram detectados casos de infecção pelo novo vírus da gripe:
Lave frequentemente as mãos com água e sabão
Evite o contacto próximo com pessoas doentes
Se estiver doente:
- Mantenha a distância de pelo menos 1 m em relação aos outros, para evitar a propagação do vírus
- Permaneça em casa, sempre que possível
- Evite multidões ou grandes aglomerados de pessoas
- Se tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com um lenço de papel de utilização única ou use o antebraço e não as mãos
- Para se assoar, use lenços de papel de utilização única e coloque-os, de imediato, no lixo
- Lave as mãos com frequência
14. Que precauções devo tomar se estiver a regressar de uma área onde foram identificados casos de Gripe A(H1N1)v?
Viajantes que regressem de uma área onde foram detectados casos de infecção pelo novo vírus da Gripe devem estar particularmente atentos ao seu estado de saúde e, se experimentarem algum dos seguintes sintomas, devem contactar de imediato a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), durante os 7 dias seguintes ao regresso:
Febre (>38ºC) e um dos seguintes sintomas:
- Sintomas respiratórios como tosse ou nariz entupido
- Dor de garganta
- Dores corporais ou musculares
- Dor de cabeça
- Fadiga
- Vómitos ou diarreia
15. Estamos perante uma nova pandemia de Gripe?
Uma pandemia de Gripe é uma epidemia à escala mundial, provocada por um novo vírus da gripe que infecta uma grande parte da população. No século XX, houve 3 pandemias deste tipo: em 1918, 1957 e 1968. Em Portugal e nos outros países da Europa foram desenvolvidos, nos anos mais recentes, esforços consideráveis de preparação para uma pandemia, tendo todos os Estados Membros da União Europeia Planos de Contingência Nacionais. Em 11 de Junho de 2009, a Organização Mundial de Saúde elevou para 6 o nível de alerta de pandemia. Esta alteração da Fase 5 para Fase 6 não está relacionada com o aumento da gravidade clínica da doença, mas sim com o crescimento do número de casos de doença e com a sua dispersão a nível mundial

FONTE: http://www.dgs.pt/ (06 Julho 2009)

E em caso de suspeita ou conhecimento de algum caso, devem de imediato contactar a linha Saúde 24: 808 24 24 24

Retrato de Ystérica
Sex, 10/07/2009 - 11:33
Ystérica:
Membro desde: 09.12.2008

e dormir numa camara de oxigénio...

Vá...tava a brincar (lá vem os insultos a caminho "oh ystérica es parvalhona, tens a mania, es feia e cheiras mal..) TAVA A BRINCAR.

Eu ja estou por tudo... se tiver que ir desta pra melhor tanto poderá ser em casa, no trabalho, de férias em Portugal, lá fora, etc.

Portanto vou tentar continuar a fazer a minha vida normal.

Isa Bastos

Retrato de InesKikas
Sex, 10/07/2009 - 18:42
InesKikas:
Membro desde: 14.02.2009

Pipokinhas e flowerlune obrigada por partilharem connosco essas informações. É sempre melhor do que estarmos aqui a dar palpites!

O único problema é que as entidades oficiais não se pronunciam convenientemente sobre isto. Para já, e segundo as autoridades médicas do nosso país, não há nenhuma indicação no sentido de não se dever viajar. E, enquanto assim fôr, eu acho que não nos devemos fechar em casa! Mas isto é o que EU acho, e cada um sabe de si e da sua saúde!

Cá dentro ou lá fora, aproveitem é as férias e a lua-de-mel, que isso é o que interessa

Retrato de Cláudia_Hugo
Sáb, 11/07/2009 - 14:15
Cláudia_Hugo:
Membro desde: 08.05.2008

O hotel é mesmo esse! Estive lá no ano passado. A meu ver o hotel só "peca" pela animação nocturna que não é muita. Relativamente às instalações, ao serviço e à alimentação não falta nada.
Deixo-te só um conselho: se pensas ir para lá para fazer praia, podes ficar um pouco desiludida com o tempo.
Não te esqueças que, no norte, a maior parte das praias é de areia escura.

Se precisares de mais informações, posso ajudar-te.

Retrato de Tuxamg
Dom, 12/07/2009 - 12:31
Tuxamg:
Membro desde: 14.03.2009

Eu ja tive em tenerife no bahia principe costa adeje no sul... e é um epectaculo... fui em abril do ano passado e em outubro fui tb p o bahia principe em riviera maya... S optares por estas cadeias de hoteis nao te arrependes de certeza. Mas consulta o site do hotel pk o de puerto de la cruz.......... em compraçao com os restantes a mi parece-me um predio... apenas com uma area exterior engraçada... parece um hotel no meio de lisboa ;)... mas isto é so a minha opiniao...
ahhhh nao contes com praia nenhuma em tenerife :(... aproveita as piscinas e as animaçoes do hotel k valem mt a pena.... bjssss

Retrato de Anafs
Dom, 12/07/2009 - 13:43
Anafs:
Membro desde: 17.09.2008

Desculpem mas esta gripe pandémica como falam não mata assim tanto como isso.. mata sim mas as pessoas com o sistema imunitario debilitado por doença cronica... é claro que tb afecta os mais jovens.. ha cada vez mais jovens com doenças cronicas.. a taxa de mortaidade nao é elevada.. basta ver o nº de afectados e o nº de mortes... a gripe normal tb mata mt gente jovem.. e gente tambem com problemas do sistema imunitario ou doença cronica... esta pode ser pior pela maneira como se propaga.. mas com a medicina que temos hj é facilmente controlavel e tratavel... 470 mortes em quantos infectados??
Desculpem la mas eu acho que isto é de um alarmismo excessivo... e as recomendações de lavar as maos etc etc tambem sao para a gripe normal.. e a gripe normal tb mata...

Quanto á questão da menina que fez o topico.. não pense nisso.. se não nem ao algarve vai nem a outras partes de portugal ou do mundo.. em todo o lado ha gripe A.. em todo o lado.. tb já ha transmissão de gripe A entre portugueses em portugal.. ha que seguir as recomendações de lavar sempre as mãos espirrar para o cotovelo e usar apenas uma vez os lenços de papel...

Tenho uma prof. que teve gripe A e esta com saude pa dar e vender.. ja foi deu aulas entretanto e contou-nos a experiencia.. o alarido é excessivo...

Espero ter ajudado.. e obrigada por partilharem as vossas opinioes.. assim é que se aprende

beijinhos meninas Boas Ferias

Retrato de minie 99
Ter, 14/07/2009 - 10:40
minie 99:
Membro desde: 14.07.2009

Bom dia a todas,

Fico realmente desiludida quando alguem compara a Republica Dominicana com Tenerife.
Nao existe comparaçao possivel...
Quanto ao clima é nao esquecer que estamos em um pais tropical e que é muito natutal este tipo de clima ou nao estivessemos a falar dos tropicos....
Quanto as temperaturas estariamos a falar de uma sensaçao termica de 38 graus ....mas claro comparando com Tenerife deve ser frio...
Fica desde ja a minha opiniao da Republica Dominicana....
Eu acho Punta cana uma melhor escolha mas as condiçoes climatericas sao bem parecidas,falo por experiencia propria e de quem ja visitou esse pais 8 vezes e vou de lua de mel na proxima segunda feira para lá.
Aconselho o0 Hotel Grand Palladium Punta cana.

Retrato de kity
Qua, 15/07/2009 - 11:55
kity:
Membro desde: 16.10.2007

Esta historia da gripe anda mesmo a deixar-me com os cabelos em pé.
Não quero desrespeitar a convicção de ninguem mas fico chocada quando vejo pessoas a viajar para o méxico por exemplo e depois ainda dizem sem o menor constrangimento que levam tamiflu na bagagem não entendo como é que certos pais levam crianças para o foco das doenças.

E depois ouço "ah mas a gripe A não mata assim tanta gente..." pois pode não matar muita gente mas mata e acho que cada um de nós deve agir de acordo com a sua consciência cívica eu não vou viajar este ano, tomei esta decisão porque não quero dar o meu contributo para que o virus se espalhe ainda mais. Vou passar as minhas ferias por Portugal e acho que não vão ser piores que os outros anos.

É triste que actualmente as pessoas só pensem no seu bem estar, muitas das pessoas que estão a viajar para a america central e do sul estão a faze-lo porque conseguem preços bastante baixos e esquecem-se de pensar na sua saúde e na dos outros.

Quando chegar ao Outono quero ver como vamos estar, não sou médica mas como cidadã penso, será que o virus não vai sofrer mutações? será que as pessoas não vão desenvolver resistencia aos medicamentos? não sei mas acho que tem logica acontecer.

Eu não vou arriscar mas cada um sabe de si....

Se me dizem "ah não vamos parar a nossa vida por causa disto" claro que não eu tambem não vou parar a minha mas acho que evitar viajar sem ser necessario não é parar de viver não é viver amedrontada.

Amedrontada está a minha cunhada que é professora num colegio privado.

Os seus meninos vão todos de ferias, é mexico, é republica dominicana, é brasil.... e depois em setembro é ela que fica sujeita a contrair o virus e como ela diz ela lá se aguenta mas como mae não pode de forma alguma trazer o virus para casa e contagiar o seu filho de 3 anos que sofre de asma.

O colégio promete tomar medidas para evitar contagio mas duvido que todos os pais dos alunos digam a verdade, onde estiveram e quando regressaram porque de alguma forma temem que os filhos sejam discriminados.

Espero sinceramente que seja eu que estou a dar importancia demasiada.

Retrato de CrisIsa
Qua, 15/07/2009 - 16:25
CrisIsa:
Membro desde: 16.11.2008

Cara kity...
Realmente não sei se é o seu caso ou não, mas a maioria das pessoas que aqui esta neste site vai este ano em lua-de-mel. Não sei se já passou por isso ou se irá passar, mas é de compreender (que é o meu caso) que queremos algo perfeito e a custo moderado. Sou do Algarve e passar férias por cá (destino praia) é algo que infelizmente não se consegue ao mesmo preço que nesses países da América sul e central!
Trabalho como comercial de lavandarias, lavandarias hospitalares (incluindo uma que já se detectou presença de vírus em Portugal). Sem falar que faço a zona de Espanha até Huelva. Acha que necessito de ir ao México para ser contagiada? Sabe qual é o pais com maior incidência de gripe? Em Portugal já ultrapassamos os 100 e o Reino Unido os 700! Será que temos que parar o mundo por causa desta gripe.
Desculpe que lhe diga mas quando lhe faltar alguma coisa em casa para comer talvez pense que neste mundo as pessoas não viajam somente para férias....e ai pode ser que o seu civismo fale de outra forma!
Estou a dar simplesmente a minha opinião, e para mim falta de civismo passa de longe em ir viajar seja para onde for, espero que não leve a mal!
É a sua opção em não viajar, a minha sem dúvida é ir de lua-de-mel e tentar ter uma viagem perfeita! Sem gripe....
Espero que a sua cunhada tenha a sorte de não apanhar a gripe e muito menos os seus sobrinhos. Sei bem o que é ser uma doente crónica e sei que somos bem mais sensíveis do resto da população…no entanto, como asma, sinusite, bronquite que tenho não abdico de lutar para ter uma vida perfeitamente normal!
Boa sorte para os aventureiros a estarem neste mundo com grandes probabilidades de amanha estarmos num hospital!

Retrato de vpedras
Qua, 15/07/2009 - 16:36
vpedras:
Membro desde: 28.01.2008

eu concordo com a kity...

Se fosse só alarido, a doença nao se espalhava tão rapidamente como se está a espalhar. Quando houver uma pandemia já todos mudam de opinião, e depois só se pode lamentar que nada tenha sido feito antes. Quando forem os nossos a morrer, já nos lembramos de que se calhar deviamos ter levado a doença mais a sério...

Isto não é uma gripe igual às outras, é uma gripe totalmente nova, por isso mesmo é que estam a morrer pessoas, porque não temos imunidade. E crê-se que o virus está a sofrer mutações, que o podem tornar mais eficaz e perigoso para nós.

Claro que não temos q ficar encafiados em casa, mas não nos podemos esquecer que os aeroportos ainda são os sitios de maior contagio.

Acho q não se pode aligeirar tanto o assunto e fingir que é tudo normal, porque não é.

E esta é tão-somente a minha opinião, vale o que vale.

Bjs

Retrato de CrisIsa
Qua, 15/07/2009 - 16:44
CrisIsa:
Membro desde: 16.11.2008

vpedras todas as opinioes valem o que valem....
e nao acho que haja alguem reamente despreocupado com a gripe...somente temos q seguir a nossa vida para a frente!

Retrato de vpedras
Qua, 15/07/2009 - 16:53
vpedras:
Membro desde: 28.01.2008

Temos de seguir com a nossa vida, claro que sim, mas sempre com a consciencia que existem comportamentos e acções que acarretam maiores riscos do que outros.

Retrato de CrisIsa
Qua, 15/07/2009 - 21:54
CrisIsa:
Membro desde: 16.11.2008

Sabes um dia acordei com 18 anos e descobri que tinha cancro....sabes o que fiz para ter isto? Nada....sp fiz desporto, nc fumei e na altura nao colocava nada no estomago de gorduras!!! No entanto, calhou-me a mim!!!! Nessa altura descubri que é melhor viver que um dia acordar e saber que foi tarde demais!

Retrato de CrisIsa
Qua, 15/07/2009 - 21:54
CrisIsa:
Membro desde: 16.11.2008

Sabes um dia acordei com 18 anos e descobri que tinha cancro....sabes o que fiz para ter isto? Nada....sp fiz desporto, nc fumei e na altura nao colocava nada no estomago de gorduras!!! No entanto, calhou-me a mim!!!! Nessa altura descubri que é melhor viver que um dia acordar e saber que foi tarde demais!

Retrato de Anafs
Qui, 16/07/2009 - 12:45
Anafs:
Membro desde: 17.09.2008

Desculpem la, mas eu trabalho na area da saude e sem tao bem como ninguem k realmente este virus é diferente, mas nao mt pior que o da gripe ja existente... a gripe tambem se espalha com uma rapidez k nos nem imaginamos.. tambem mata.. e mata bem mais que a gripe A tem matado.. todos os infectados em portugal recuperaram maravilhosamente.

E agora a ideia de nao viajar para nao espalhar nao é necessária (claro que se sente melhor assim nao a condeno) mas a gripe A esta em todo o lado ja.. nao é por nao viajar ou por ficar por portugal que vai evitar que ela se espalhe.. as pessoas nao podem parar de viver por isto.. isto tudo é um alarmismo desnecessário.. o cancro o HIV a diabetes a hipertensao arterias mata mais que esta gripe... e ninguem fala disso.. tudo doenças "corriqueiras" a simples gripe mata mt gente.. mata gente...

No outro dia recebi um mail que deu mt que pensar e se analisarmos bem.. a pessoa que o escreveu ate é capaz de ter razao.. é um pouco extenso mas vou colocar aqui:

«Que interesses económicos se movem por detrás da gripe porcina???

No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária que se
podia prevenir com um simples mosquiteiro.

Os noticiários, disto nada falam!

No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarreia que se poderia
evitar com um simples soro que custa 25 centimos.

Os noticiários disto nada falam!

Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a
morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.

Os noticiários disto nada falam!

Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves...

...os noticiários mundiais inundaram-se de noticias...

Uma epidemia, a mais perigosa de todas...Uma Pandemia!

Só se falava da terrífica enfermidade das aves.

Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10
anos...25 mortos por ano.

A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão
contra 25.

Um momento, um momento. Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe
das aves?

Porque atrás desses frangos havia um "galo", um galo de crista grande.

A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões
de doses aos países asiáticos.

Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou
14 milhões de doses para prevenir a sua população.

Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas
farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de
lucro.

-Antes com os frangos e agora com os porcos.

-Sim, agora começou a psicose da gripe porcina. E todos os noticiários do
mundo só falam disso...

-Já não se fala da crise económica nem dos torturados em Guantánamo...

-Só a gripe porcina, a gripe dos porcos...

-E eu pergunto-me: se atrás dos frangos havia um "galo"... ¿ atrás dos
porcos... não haverá um "grande porco"?

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O
principal accionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro,
Donald Rumsfeld, secretario da defesa de George Bush, artífice da guerra
contra Iraque...

Os accionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos,
estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso
Tamiflú.

A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da
saúde.

Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos
países.

Mas se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios
de comunicação.

Se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade,
porque não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o
fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?

Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos
genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa seria
a melhor solução.

PASSEM ESTA MENSAGEM POR TODOS LADOS, COMO SE TRATASSE DE UMA VACINA, PARA
QUE TODOS CONHEÇAM A REALIDADE DESTA "PANDEMIA".»

Desculpem o testemento mas acho k podemos aprender uns com os outros.. e não é necessario comprar desinfectantes pa lavar as maos.. basta o sabao.. o desinfectante usa-se so em meio hospitalar pelas especificidades das estirpes bacterianas do meio hospitalar.. não comprem anti-bactericidas para lavar as maos porque a cripe é um virus e não morre com bactericidas.. tomem as precauções que estão ja tao divulgadas..

Beijinhos meninas

Retrato de susanamarlon
Qui, 16/07/2009 - 13:15
susanamarlon:
Membro desde: 26.12.2007

Sou sincera eu não pretendo deixar de viajar. Também não tenho férias agora só em Novembro se tiver, mas mesmo assim se o orçamento permitir irei para algum lado só não faço ideia onde.
Contudo, em Abril estive no Egipto, altura em que começou a gripe e eu lá não tinha informação de nada.
Os meus pais ligaram-me a avisar de uma gripe dos porcos que era super contagiosa para eu ter cuidado.
Certo é que na volta para Portugal tive de esperar no aeroporto internacional do Cairo cerca de 6h pela minha escala rumo a Lisboa e ao observar com atenção a sala cheia de gente para embarque muitos já usavam lenços a tapar a boca! E não não eram árabes!
Bom eu não fiquei contaminada, não faço ideia se alguém estava contaminado porque em ambientes fechados e cheios de gente há sempre quem espirre, tussa enfim.
Não podemos deixar de fazer a nossa vida, viver no medo, blá blá blá pardais ao ninho, mas o facto é que podemos ter cuidados já amplamente conhecidos. mas cuidados como teriamos se não fossemos imunes à varicela e alguém perto de nós tivesse. Cuidados como os que temos quando alguém tem gripe em nossa casa.
Não se deve banalizar, porém não deve ser um problema impeditivo de nada.
E nao se deixem enganar, porque se os meios de comunicação de repente deixarem de noticiar esta gripe nao significa simplesmente q ela nao ja terminou, mas se eles nao noticiassem o inicio tambem ninguem sabia q ela existia.

Post