Gravidez em pais africano | A Nossa Vida

Gravidez em pais africano

Retrato de mansotania
01.08.2016 | 11:54
mansotania:
Membro desde: 01.03.2011

Bom dia

Alguém que tenha ficado gravida e todo o seguimento da gravidez tenha sido num pais africo e depois o parto tenha sido em Portugal?

Tenho algumas duvidas relativamente se estou a fazer tudo corretamente, nomeadamente em termos de exames.

Além disso, gostava de saber quais foram os procedimentos que tiveram de ter para terem o parto em Portugal.
Se optaram por uma maternidade publica ou privada.

Alguém que já tenha vivido esta experiência?

Obrigada

MT


Retrato de lune et étoile
Ter, 02/08/2016 - 11:04
lune et étoile:
Membro desde: 30.07.2008

Vivi esta experiência a pouco tempo, o meu menino nasceu no dia 29 de Fevereiro de 2016 (parto era para ser a 18 de Março), passei a gravidez até as 31 semanas em Angola, fui seguida por uma das melhores obstetra e tinha a minha obstetra em Portugal a par de tudo, mandava ecografia e relatórios para ela, mas aqui é tudo mais complicado, as 16 semanas fui saber resultado de umas analises e deu risco alto para T21 passado 2 dias estava a fazer amniocentese e ao contrario de Portugal só tive os resultados passado 1 mês, foi tudo muito complicado, mas cá tenho o meu menino.
Fui para portugal em Janeiro com 31 semana de gravidez porque já apresentava sinais de exaustão, tensão alta ( tinha tido pré eclampsia na primeira gravidez), em Portugal fui seguida todas as semanas até a medica as 38 semana decidir que tinha de nascer porque estava já com tensão muito alta e não estava bem, engordei 2 quilos no total e isso fez com que ele fosse buscar todos os nutriente importante para os dois, mas também passei a gravidez a vomitar, não houve um dia sem vomitar ao ponto de ficar com petéquias devido a força que fazia pois já nada tinha no estômago para vomitar.
Eu aqui em Angola fiz todos os exames que faziam em Portugal mas prepara a carteira que é tudo caro. fui super bem seguida e adorei a medica daqui e a medica que me fazia as ecografias e foi a própria medica a dizer para ir embora que se fosse para ele nascer prematuro aqui não iria haver condições, em Portugal tive no hospital privado, mas cheguei a ter de ir 3 vezes de urgência ao publico onde trabalhava a minha medica e acredita que fui muito mal recebida quando sabiam que iria ter no privado e que estava a residir em Angola, até para o meu filho levar as vacinas dos 2 meses ouvi muita boca de que as vacinas era para os de cá, tive 1 semana a para o centro de saúde o aceitar para lhe darem as vacinas e tive de fazer 50km para ir e 50 para vir para lhe darem as vacinas.
E se estiveres aqui por Angola acredita que trazer um bebé é fácil mas as coisas estão cá vez mais caras, as vacinas dos 4 meses paguei consulta+ 2 vacinas quase 50mil AKZ. fora as fraldas que são a preço de ouro.

Não sei se ajudei, mas se soubesse mal soube que estava grávida tinha vindo para Portugal teria me ficado mais leva e carteira pois até as 31 semana devo ter gastos com consultas+ medicação+ analises+ ecografias+ pica por causa de ser O- a volta de 800mil AKZ e os preços dos partos aqui em Angola não são a favor da carteira só se tiveres seguro de saúde e por azar a medica que me segui não aceitava seguro.

Retrato de mansotania
Ter, 02/08/2016 - 18:37
mansotania:
Membro desde: 01.03.2011

Olá

Obrigada pelo teu testemunho.
Eu estou gravida de 4 meses e, no inicio, comecei por ser seguida pela medica de clinica geral da clinica que dá assitência aos consultores da empresa onde trabalho (trabalho no Oil an Gaz), mas, numa das viagens a Portugal, resolvi procurar uma obstetra para saber se tudo o que estava a fazer estava correto.
Ela fez-me a primeira eco e aconselhou-me a fazer o teste harmony (para saber se havia risco de trissomias). O resultado chegou via email e, felizmnte o risco é muito baixo.
Aqui, em Angola, resolvi procurar uma obstetra, pois percebi que seria melhor para mim e para o bebe se fosse seguida por uma medica da area. Neste momento ja fiz a minha primeira consulta e exames na Cligeste.
Quanto aos preços ja percebi que é tudo muito caro, felizmente tenho um bom seguro de saude que cobre todos os gastos.
A minha maior duvida trata-se coma transição para Portugal, pois gostaria de ficar até às 34 semanas, mas a médica diz que depende muito do bebe.
Como tenho um seguro, estou a pensar em recorrer a um hospital privado.
A medica que me atendeu em Portugal, pôs-me á vontade e disse-me que quando eu voltasse a portugal que pode constinuar a seguir-me.
Tenho mais de 35 anos e esta é a minha primeira gravidez e, ainda por cima, num pais que tem poucos recuroso e que vive uma grave crise económica. Não quero passar por privacidades no que diz respeito a cuidados médicos. Tudo o que eu quero é que o meu bebe nasça bem, mas que eu também fique bem.

Retrato de lune et étoile
Qua, 03/08/2016 - 09:46
lune et étoile:
Membro desde: 30.07.2008

e estava a ser seguida pela Dra. Eulália e fazia ecografias com a Dra. Roberta e adorei ambas.
eu tambem queria sair as 34 mas achei arriscado pois tinha contracções desde as 12 semanas e iam ficando pior e tinha viajado em Novembro para 1 semana de ferias em Portugal e digo te as viagens no final de gravidez são complicadas e passei mal na viagem. Em Janeiro quando vim de vez para ter o meu menino até correu bem mas todas essas viagens fez com que tivesse de nascer antes.
Eu fui seguinda na clinica MD Clinic no morro bento.