Gato com Insuficiência Renal | A Nossa Vida

Gato com Insuficiência Renal

Retrato de Dora Félix
22.08.2012 | 02:01
Dora Félix:
Membro desde: 22.08.2012

Olá a todos!

Recentemente descobri que o meu gato sofre de Insuficiencia Renal, ele tem apenas 6 anos, e foi um choque receber esta noticia.
Durante a primeira semana não conseguia parar de chorar, depois conformei me e ganhei esperanças de conseguir mante-lo comigo durante muitos anos, depois veio a revolta, agora todos os dias digo a mesma que não posso fazer mais nada.
Tenho feito de tudo, mas como é que podemos vencer uma doença quando não temos armas?
Aprendi que na doença não existem dias bons nem dias maus, apenas existem momentos bons que tentamos usufruir ao máximo.
Tenho pena de mim e do meu gato, tenho pena de todos os donos e animais que sofrem desta doença, pois lutamos todos os dias contra um fim que inevitável!
Sabiam que os gatos castrados são mais propensos a infecções de tracto urinário e consequentemente sofrem problemas renais. Pois é, sinto que matei o meu gato quando o decidi castrar ( nunca estamos bem informados enquanto as coisas não acontecem)
foi uma decisão errada que tomei, protegi o meu gato da rua, das doenças, mas valeu pouco a pena ...


Retrato de cris_amador
Qua, 22/08/2012 - 08:32
cris_amador:
Membro desde: 30.10.2010

Ola Dora

a minha sogra tem um gato tambem com essa doença mas esta a ser controlada... ela compra uma ração do veterinario (que é cara) mas aguenta bem dois mesitos.

acho que fizeste bem em castra-lo protegeste-o da rua que tem maiores perigos.

o que te dize o veterinario? ja pediste uma segunda opinião a outro veterinario?

eu sei que estas a sofrer porque ja passei por isto mas é outra história que ñ quero contar nem recordar.

beijinhos dora e força ñ desistas

Retrato de anabenfica
Qua, 22/08/2012 - 08:36
anabenfica:
Membro desde: 07.12.2006
Dora Félix wrote:

Sabiam que os gatos castrados são mais propensos a infecções de tracto urinário e consequentemente sofrem problemas renais. Pois é, sinto que matei o meu gato quando o decidi castrar ( nunca estamos bem informados enquanto as coisas não acontecem)
foi uma decisão errada que tomei, protegi o meu gato da rua, das doenças, mas valeu pouco a pena ...

????

Retrato de Panther
Qua, 22/08/2012 - 12:22
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

Dora, antes de mais, lamento muito o diagnostico do seu gato Sad

Infecções urinárias podem ser mais comuns em gatos castrados, mas isso não tem que estar ligado a problemas renais. E, mesmo para as infecções urinárias, há formas preventivas de tentarmos que elas não aconteçam.

Se tivesse acontecido um atropelamento devido ao seu gato ter saído de casa atrás das gatas, iria sentir-se mal por não o ter castrado... infelizmente não há forma de os proteger-mos a 100%, tudo tem o seu lado negativo e positivo.

Da mesma forma que ele poderia estar a ter o mesmo diagnostico, mesmo que não o tivesse castrado...

Mas é perfeitamente normal estar a questionar-se disso Smile

O seu gato está a fazer tratamento? Está a fazer ração especifica para problemas renais? Ele fez os testes fiv/felv?

Um gato com problemas renais não tem que viver pouco tempo, felizmente há muitos que vão vivendo alguns anos Smile

Desejo muita força e as melhoras para o seu gatinho Smile

Retrato de Dora Félix
Qua, 22/08/2012 - 21:07
Dora Félix:
Membro desde: 22.08.2012

Olá Cris,

Antes de mais quero agradecer as vossas mgs de apoio, fico muito grata. No entanto,o meu estado espirito de hoje, em nada se compara com o meu estado de espirito de ontem, pois , ontem tive um final de noite grandioso, quando o meu gato foi dormir comigo na cama ( foi uma noite de ronrons) algo que já não acontecia há muitos dias, visto que ele literalmente vivia na 3 prateleira da despensa.
O meu pensamento do dia tem sido " Pensar Positivo".
Comprei várias raçoes RC renal, RC Renal special, Purina NF, hills, secos e húmidos, e só ia umas lambidelas no molho.
Hoje também pela primeira vez supreendeu me com uma ida ao comedouro, nem imaginam a minha vontade de comemorar!
Quero aproveitar ao máximo este momento ... estou tão grata

Beijinhos para todos

Retrato de Dora Félix
Qua, 22/08/2012 - 21:43
Dora Félix:
Membro desde: 22.08.2012

Olá Panther,

Obrigada pela sua msg.

O seu gato está a fazer tratamento? Sim teve e agora toma diariamente fortekor

Está a fazer ração especifica para problemas renais? Sim experimentei várias, o problema era/é comer ( amanhã nao sei, mas hoje ele supreendeu me ao final de tantos dias com uma ida ao comedouro (sim estou muito feliz)

Ele fez os testes fiv/felv? Sim ambos deram negativo :), embora o resultados do sist imunitário dessem baixos : (

Retrato de Panther
Qua, 22/08/2012 - 23:04
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

Então já são boas notícias Grin

Continuação das melhoras e pensamento positivo Wink

Retrato de cris_amador
Qui, 23/08/2012 - 08:53
cris_amador:
Membro desde: 30.10.2010

fico feliz por si e pelo seu pequenito. ñ desista e é normal comer pouquinho e é muito importante ter águinha perto pois essas rações obrigam a beber muita águinha.

o gatinho da minha sogra sempre come pouco de cada vez e estamos sempre atentos para que ñ volte acontecer e apalpamos sempre a barriguita para ver se esta inchada. ou seja é necessario estar sempre atentos.

aproveite e vai ver que tudo irá correr bem beijinhos e felicidades

Retrato de Mafaldinha_Carlotinha
Qui, 30/08/2012 - 10:34
Mafaldinha_Carlotinha:
Membro desde: 27.05.2010

Que tudo corra bem!

Apesar de tudo, os gatos lidam melhor com insuficiência renal do que os cães. É uma doença muito chata, que precisa de cuidados redobrados e acima de tudo estar muito atenta aos comportamentos do animal! Uma crise pode ser fatal.

Os rins entrando em falência, os niveis de creatinina e de ureia aumentam, uma vez que os rins são o filtro e entrando em falência, não excretam estas substâncias e estas substâncias são extremamente tóxicas para o organismo. Está atenta à quantidade de água que o teu menino bebe, se se alimenta, se tem vómitos, etc. etc. Devem-te ter explicado.

Dou-te um conselho, está preparada daqui para a frente de que tudo pode acontecer a aqualquer momento. Os gatos com insuficiência renal podem durar dias ou meses ou anos. Mas é sempre uma incógnita. Tudo depende de como cada animal reage ao tratamento.

Falo isto por experiência própria. A minha cadelinha, a princesa do meu coração, começou com vómitos com sangue, a beber muita água, foi logo ao Vet, durou 4 dias... Toda a medicação que lhe era dada por soro, como vomitava porque os niveis de ureia e creatinina eram muito altos e davam-lhe náuseas, ela vomitava tudo, ou seja, a medicação que entrava durante horas e horas de soro, saía em segundos num único e gigante vómito. Não resistiu. Foi um choque.

Mas calma, como disse no início, os gatos toleram melhor a insuficiência renal, tenho o exemplo da minha prima q ja teve 2 gatas c insuficiência renal e duraram mais 6 meses desde o dia em q lhe foi diagnosticada a insuficiência renal. É uma doença muita chata, requer muito controlo, mas os gatos aguentam melhor! Está sempre atenta aos comportamentos do bichinho e à miníma suspeita de q ele não está bem, vai logo ao vet.

Deixo-te uma sugestão, a minha prima já estando as gatas em casa, foi-lhes fazendo medicação homeopática (recomendada pelo vet) pois tem-s verificado que tem muito bons resultados! Nem todas as farmácias têm este tipo de medicação, tens que procurar. Fala com o teu vet sobre isto, mas atenção pois alguns médicos não vão muito à bola com a homeopatia... Com as gatas delas resultou! Mais 6 meses de vida é muito bom em casos de insuficiência renal.

Boa sorte e que tudo corra bem!

Retrato de Dora Félix
Qui, 30/08/2012 - 16:59
Dora Félix:
Membro desde: 22.08.2012

Olá Mafaldinha,

Antes de mais, obrigada pela tua msg.

6 meses de Vida!!!... Nem me digas isso! Eu quero ele viva muitos anos de vida,ele só tem 6 anos não é justo Sad
Vivo numa angústia permanente, não suporto a ideia de ter que me separar dele, por isso vivo na esperança que tenha sido apenas uma infeccção que subiu pela uretra e tenha provocado uma pequenina lesão no rim, e quando repetir as analises tudo esteja bem.Isto é possível não é?
As andanças no vet também não lhe fazem nada bem, ele fica muito stressado ( lambe-se e coça-se repetidamente fica um gato maníaco, depois vive escondido durante dias a fio na 3 prateleira da despensa, e perde todo interesse por nós) Oh vida cruel ...
Agora não me posso queixar, já esteve bem pior ... no entanto ainda não está 100%, é preciso que se note nunca mais tive uma noite de ronron's como alegremente anunciei ( mas não me queixo, aproveito ao máximo esse momentos, pois nunca saberei quando ele pode vir a ter outra recaída).
No que diz respeito à alimentação só me safei com a caseira ( frango cozido, codorniz, e peru sem temperos e sal)e agora já começa a comer a ração seca. Repare-se que era um gato que pesava 5250kg e estava a perder cerca de 200g por semana. Acho que agora já consegui reverter esse cenário, penso que pelo menos ele está a manter o peso.
Ontem ele bebeu bastante água,isso é bom ou mau? Já não faço ideia, porque ele já passou dias sem beber quase nada. Mas fez coco e xixi normal,também não o tenho visto vomitar.
Estes dias ele tem andado mais espertinho, já brinca qualquer coisa, mia ( sempre foi um gato muito miÃO)mas por exemplo não sai da cozinha e terraço, não mete os pés no resto da casa (?) não sei porque, ele sempre andou por todo lado.
Mas estou positiva, tudo vai correr bem, sou uma priviligiada por ter a sorte de ter comigo ao meu lado os meus gatinhos ( sim porque tenho mais 3 Smile ) que tanto me alegram diariamente.

Retrato de Mafaldinha_Carlotinha
Qui, 30/08/2012 - 18:45
Mafaldinha_Carlotinha:
Membro desde: 27.05.2010

Agora não estou com muito tempo, mas deixo-te uns links para dares uma vista de olhos:

http://www.hvp.pt/2010/05/24/doenca-renal-nos-animais-de-estimacao/

http://petmag.uol.com.br/noticias/insuficiencia-renal-fique-atento-aos-s...

http://www.royalcanin.pt/O-seu-gato/Sobre-o-seu-gato/Saude/Insuficiencia...

Esperança e não desanimes!
Faz tudo o que puderes pelo teu menino! Não te coíbas de lhe dar amor e carinho e de ficares entusiasmada com alguma melhora da parte dele, é preciso ter esperança, acreditar, ter pensamentos positivos e dares-lhe todo o teu amor, para que no dia em que ele partir, apesar da doença, sentir que foi um gatinho muito amado e para tu própria sentires o teu coração apesar de dorido, descansado por teres feito tudo pelo teu menino e lhe teres dado muito amor!

Pensamentos positivos e energia positiva é o que é preciso! Força! Smile