Gata+Cadela | A Nossa Vida

Gata+Cadela

Retrato de andreia_andre
26.09.2013 | 16:42
andreia_andre:
Membro desde: 26.09.2013

Olá amigos,

Sou nova no fórum e trago uma situação actual na minha vida.

Tenho uma gata à 3 anos, a Bolota...uma medrosa mas muito meiga e está sempre em cima de nós fazendo-nos imensa companhia. Há coisa de um mês caí na "asneira" de ir visitar um canil e passear uma cadela que me foi dada aleatoriamente. Escusado será dizer que foi amor à primeira vista e ainda por cima foi mútuo. Falei com o meu marido e ele que não me desencoraja nada disse para irmos buscá-la. E fomos. Tenho 3 varandas e para não privar a primeira miúda do espaço que já tinha, comprámos uma mega casinha para a Sasha e ela tem ficado na varanda (especialmente durante o dia em que estamos ambos fora de casa). Já temos juntado as duas, a Sasha não faz mal à Bolota e vice-versa, já dormiram ambas no mesmo compartimento com super-visão nossa sempre. Agora o que eu queria mesmo era conselhos para que em vez de se tolerarem, começarem a gostar da presença uma da outra e eu estar mais descansada com as duas miúdas. Estou a sonhar com aquelas imagens dos cães e gatos a dormirem enroscadinhos...alguém que já tenha passado pelo mesmo??? Eu amo muito as duas...


Retrato de Sofia_N
Qui, 26/09/2013 - 16:58
Sofia_N:
Membro desde: 22.09.2013

Elas não têm de dormir juntas, não somos nós que decidimos isso, são elas. Se elas se dão bem já é muito bom. Não há necessidade de querer que se adorem e durmam juntos, ninguém é obrigado a gostar de ninguém mas pode suportar a sua companhia, isto também acontece com os animais. Darem-se bem é ótimo.

Retrato de andreia_andre
Qui, 26/09/2013 - 17:16
andreia_andre:
Membro desde: 26.09.2013

Não é que se dêm bem bem...toleram-se, pelo menos a miúda nova não faz mal à outra miúda que era a minha grande preocupação. Mas tenho de estar sempre alerta porque se a Bolota foge a tendência da Sasha é ir atrás...e se a Bolota está em cima de mim a tendência da Sasha é querer vir também. Eu tenho de arranjar forma da Sasha perceber que, por exemplo, a Bolota pode dormir na cama mas ela tem de dormir na caminha dela.

Retrato de Sofia_N
Qui, 26/09/2013 - 17:38
Sofia_N:
Membro desde: 22.09.2013

É só educar a cadela, os gatos são felinos não dá... Eles não têm sentimentos como n´s não vão ficar magoados se um dormir na cama e outro não...

Retrato de Sara Carvalho91
Qui, 26/09/2013 - 18:38
Sara Carvalho91:
Membro desde: 27.12.2012

Deixo te um miminho de cmo tudo e possivel ...
Tenho o pintas (cao) ha 5 anos, e no ano passado decidi adotar a Mia (gata) e como tu tinha muito receio de os deixar sozinhos, pois e..
foi questao de tempo, ate comerem do mesmo pio, e a dormirem juntinhos ..
hje em dia e exatamente igual ...

“Você disse que tinha medo de me perder. E veja só, você mesmo me deixou.”

Retrato de yuki
Qui, 26/09/2013 - 19:50
yuki:
Membro desde: 19.02.2008

o ideal é que convivam o maximo possivel e o tempo vai encarregar-se do resto. bonito gesto de adoptar a patuda, mas faz-me um bocado de impressao ficar na varanda, confesso... cuidado pois estes dias (hoje inclusive) vai haver temporal forte com trovoadas e os caes têm PANICO da trovoada...alguns inclusive saltam das varandas e terraços.

Retrato de Sofia_N
Qui, 26/09/2013 - 20:00
Sofia_N:
Membro desde: 22.09.2013
yuki wrote:

faz-me um bocado de impressao ficar na varanda, confesso... cuidado pois estes dias (hoje inclusive) vai haver temporal forte com trovoadas e os caes têm PANICO da trovoada...alguns inclusive saltam das varandas e terraços.

Concordo, eles tem imenso medo, os meus escondem-se nas casotas e por mais que eu os chame eles só espreitam com um ar muito triste, mas sair da casota nem pensar!

Retrato de andreia_andre
Sex, 27/09/2013 - 09:23
andreia_andre:
Membro desde: 26.09.2013

Isto de ficar na varanda é uma situação temporária até o convivio ser possível e eu confiar nas duas inteiramente nesse sentido. Atirar-se da varanda é impossivel...tenho um toldo que tapa a varanda toda e a parte que não está tapada está vedada com rede...assim ela pode ver a rua e cheirar o ar mas ao mesmo tempo está abrigada quando quiser estar. E ela não tem medo da trovoada...não adora sentir a chuva no pêlo quando vamos passear mas trovoada não tem medo...é uma cadela super meiga que simplesmente precisava de uma oportunidade e uma casinha onde fosse mimada...e mimos não lhe faltam acreditem. Mando uma foto para conhecimento....as minhas miúdas!

Retrato de yuki
Sex, 27/09/2013 - 09:45
yuki:
Membro desde: 19.02.2008

mto bonitas as duas, parabens!!! pelo discurso nota-se que ha grande carinho, disso nao tenho duvidas. devem deixa-las conviver o maximo tempo possivel e sempre com vigilancia, depois, como ja foi dito com o tempo a patuda canina vai ser a almofada da patuda felina. uma amiga minha tinha 1 serra da estrela e 9 gatos! e ao é que dormiam todos em cima do serra??? ficavam quentinhos e fofinhos até mais nao! heehehhe

Retrato de Sofia_N
Sex, 27/09/2013 - 12:10
Sofia_N:
Membro desde: 22.09.2013

Linda a gata, adoro! Lembrou me a minha que já faleceu, era uma angorá lindíssima branca de olho azul... mas muito má, não era o tipo de gata que se roça nos donos e faz "ron ron" era mesmo muito má Smile e por coincidência prefiro um gato mau que um bonzinho, quase todos os que tive eram maus talvez por isso me tena habituado a serem maus com aquele feitio de felino... os que tive que era bonzinhos não achei tanta piada.. eheheh Tongue

Retrato de Panther
Sex, 27/09/2013 - 14:36
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

Antes de mais, parabéns pela adoção Grin

Passei por experiência semelhante, mas no meu caso eu já tinha mais gatos e a cadela em causa já me conhecia há uns bons anos. Foi uma cadela que eu conheci numa associação, também me apaixonei, mas na altura vivia em casa dos meus pais, que não autorizaram a adopção.
Quando sai de casa, fui buscá-la Wink Posso dizer que no caso da cadela, ajudou muito ela estar desejosa de ter um lar e ter percebido que quando chegou, os gatos já cá estavam.
No inicio, o que fiz foi preparar uma divisão só para a cadela e quando saia-mos, também a deixávamos lá fechada, só para evitar algum acidente.
A cadela inicialmente evitava olhar sequer para os gatos, mas depois, com o passar do tempo e com a ajuda dos donos, acabou por se adaptar lindamente Smile Não dormiam propriamente abraçados, quanto muito estavam no mesmo sofá, mas já não foi nada mau. Aprenderam-se a tolerar.
Entretanto, adoptei outro gato, super energético, que engraçou desde o inicio com a cadela. Este gato brinca com a cadela, pendura-se na cauda dela, agarra-lhe as patas, enfim, tudo isso e muito mais e a cadela adora Wink
Ou seja, acaba por depender das personalidades de ambos Smile

No meu caso, ajudou impor algumas regras: os gatos já cá estavam, tinham prioridade, pelo que a cadela nunca teve autorização para estar na nossa cama ou nos sofás. Destina-mos apenas um dos sofás à cadela, que passou a ser o sofá dela Tongue E acabamos por também comprar uma caminha para ela, para ter onde se deitar noutra divisão. Assim, evitámos aqueles confrontos de quererem dormir todos connosco na cama.
Também ajudou dar guloseimas à cadela, quando olhava para os gatos. Isso deixou-a mais à vontade. E o mesmo trabalho com os gatos também costuma ajudar.

Retrato de andreia_andre
Seg, 30/09/2013 - 10:56
andreia_andre:
Membro desde: 26.09.2013

Exacto é o que pretendo fazer também...engana-se quem pensa que os gatos ou cães não têm sentimentos. As minhas miúdas felinas sempre os tiveram pelo menos sempre o demonstraram. Andam atrás de nós como se fossem cães e pedem mimos como tal. Mal eu vou para o sofá e puxo uma mantinha aí vem a Bolota a correr e a ronronar para se deitar em cima de mim. Neste fim de semana tive a felicidade de ver a Sasha deitadinha no tapete e a Bolota (que quando a Sasha estava na sala, se deitava nas cadeiras da mesa) a vir para cima de mim mesmo ao lado e literalmente a sonhar durante umas boas horas. É bom sinal julgo eu pois já se sente confortável e confiante para adormecer profundamente. Fez-me crer novamente que a coisa é possivel, ambas perceberam onde estava a outra e não houve cenas. Mais tarde já a Bolota no chão e a Sasha a correr na direcção dela, a miúda eriçou-se toda e começou a rosnar para a cadela, mas claro porque veio na direcção dela e, como tu muito bem disseste, a gata já lá estava, é dona da casa e tem prioridade. Também vou comprar uma caminha para a Sasha a ver se ela se habitua e pelo menos durante a noite pode ficar em casa. Aqui a minha prioridade é que não hajam ataques mútuos, a partir daí até serem companheiras já é o que menos me preocupa.
Tenho a certeza que a Sasha, depois dos maus tratos que passou, também ficou muito grata em vir para casa tanto que pelo menos no "fica" e no "não vai atrás da mana" ela obedece o que para mim já é óptimo.

Muito obrigado a todos pelas opiniões.

Retrato de Panther
Seg, 30/09/2013 - 14:26
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

São óptimos progressos para o pouco tempo que passou Smile
Penso que estão num bom caminho!