Gata branca surda | A Nossa Vida

Gata branca surda

Retrato de Carolina90
23.03.2015 | 20:21
Carolina90:
Membro desde: 23.03.2015

Olá... Há uns meses apareceu em minha casa uma gatinha branca com cancro de pele pois tinha as orelhas muito mal tratadas. Fui ao veterinário, cortaram parte das orelhas para o cancro não alastrar e acabei por castrá-la e ficar com ela. O problema é que ela é surda e tenho mais dois gatos que estão habituados a passar o dia a passear pelos quintais dos vizinhos e sei que ela também quer ir. Mas tenho medo de deixá-la à solta porque sendo ela surda não a vou poder chamar. Tenho que arranjar uma solução porque às vezes quase que enlouqueço com os mios dela. Será que há alguma maneira de a deixar à solta e depois chamar-lhe? Será que ela vai ter que ficar fechada enquanto vê os outros dois irem passear? Ajudem-me por favor*


Retrato de elsamaximo
Seg, 23/03/2015 - 23:17
elsamaximo:
Membro desde: 01.01.2012

Olá
Pelo que contas, parece que tens um bico de obra. Não vai ser fácil tratar e cuidar dessa gatinha. Terás de ter muita paciência e, provavelmente deixá-la em casa fechada para seu bem.
Pelo que contas, vê-se que gostas dela, por aí se percebe o teu amor aos animais.
Eu tenho tido algumas gatas, também estropiadas e apanhadas da rua, e tenho de fazer as suas vidas consoante as suas capacidades. Nunca tive uma gatinha surda, mas pelo que me parece, ela pode mesmo perder-se e nunca mais voltar. O pior é que é muito vulnerável, pois tem esses problemas todos de saúde.
Não sei, mas se ela fosse minha, prendi-a em casa e dava-lhe muitos miminhos para compensar!!

Espero ter acalentado!!

Retrato de Sofia1984
Seg, 23/03/2015 - 23:18
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

Olá!!! que bom!!à parte desse problema, fizeste muito bem em ficar com ela!

Penso que o mais natural será ela acompanhar os gatos amigos até onde se sentir segura.
Tens de tentar perceber se algum dos outros gatos desenvolveu uma relação especial com ela.
Caso eles sejam próximos, eu deixava-a ir. Iria confiar no instinto dela de seguir os outros, e regressa com eles.
Mas atenção: só se os outros tiverem bons hábitos, ou seja, manterem-se perto e afastados de trânsito, outros animais, etc.
Pois todas estas coisas representam risco, para ela.

O meu pai teve um gato e trazia-o à rua de trela, por ter medo que ele fosse atropelado. Tinha uma coleira extensível. Podes experimentar, ou então duplicar o elástico para que ela nunca se solte...claro que isto envolve muita planificação, não vá o animal saltar para cima de algum muro e depois ficar com a corda ao pescoço!

Boa sorte!!

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Retrato de Carolina90
Ter, 24/03/2015 - 02:33
Carolina90:
Membro desde: 23.03.2015

Obrigado as vossas respostas.
Adoro animais e como nunca tive cães adoro os meus gatos mais do que tudo.
A gatinha odeia a trela.. Cada vez que meto ela deita-se no chão e não anda. Ela ficou muito amiga do meu gato, tanto que ele passa os dias a dar-lhe beijinhos. Ele é a minha outra gata estão habituados a irem passear para o quintal dos vizinhos.. E nãos sei mais para onde porque chego sempre ao fim do dia a casa e eles estão a minha espera.. O meu maior medo é que a gatinha vá atrás e se perca ou seja atropelada ou até mordida por um cão. Como ela não ouve nem os carros nem os cães a assustam. Falaram-me em comprar um sino grande para quando ela fosse passear eu tocar e como ela sente as vibrações assim voltava, mas tenho medo que não dê certo. Obrigado *** beijinhos

Retrato de Panther
Qui, 26/03/2015 - 15:16
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

Antes de mais, os meus parabéns por ter cuidado da gatinha Smile

Não sei se explicaram no vet quando ela cortou as orelhas, mas ela não está livre de ter carcinoma de novo, estando agora ainda mais frágil, visto que chega a um ponto que não há mais para onde cortar. Há ainda o grande risco de surgir no nariz, que é mais difícil de se conseguir tratar e muito mais doloroso.
Portanto, na minha opinião, logo por estas questões eu iria pôr de parte a hipótese de ela ter livre acesso à rua. É que para além dos perigos existentes para um gato comum, que ela sendo surda ainda corre mais riscos, se não voltar logo para casa, seja porque razão for, estará exposta sem controlo ao sol, podendo começar a ter sintomas de carcinoma sem a dona ter conhecimento.

Quanto às idas à rua, seja de que gato for, por muito que conheçam bem a zona, podem não voltar sempre. Há inúmeros casos no site Encontra-me.org disso mesmo, eu própria cresci numa zona em que era normal deixar-se o gato ir dar uma voltinha, tive 4 gatos que sempre voltavam, até que.. não voltaram.

Atualmente já há formas de se permitir o acesso ao exterior de forma mais segura. Há vedações (dependendo dos espaços que se tem, mas já há várias formas de se adaptar algo), há a questão da trela extensível colocada em peitoral (que pode-se mostrar ao gato que é algo bom, como se faz treinos com os cães, pode-se usar guloseimas, etc. com a minha gata bastou ela associar a passeio no quintal).

Não esquecer também que se existirem outros gatos nas redondezas, há ainda a problemática de mais facilmente apanharem doenças contagiosas entre eles.

Aconselho ainda a colocação de microchip e chapinha com contactos na coleira (que deve ser das elásticas ou das que têm um fecho que sobre pressão abre-se, para o caso de ficarem presos em algo).