Gata arrasta mantas na boca

Retrato de _Secret_
04.09.2012 | 17:20
_Secret_:
Membro desde: 01.07.2009

Olá!

Frustrated Venho aqui falar-vos da minha gata que tem 9 anos e um estranho ritual desde pequena...

Sempre que alguém sai de casa ou quando ela "pensa" que está sozinha, começa a miar (mas um miar alto, algo parecido com "MAU MAU minhAU")...

Worried Depois costuma pegar em várias coisas com a boca e anda com elas a miar pela casa inteira.

Thinking Tanto pega em bonecos dela (que nós chamamos de "filhos" da gata) ou arrasta mantas (daquelas polares de inverno) que estão por cima das camas ou na cama dela! Arrasta-as pela casa inteira normalmente até à entrada!

Neutral Os bonecos são pequenos... dois deles eram peluches de porta-chaves e os outros pertencem a antigos brinquedos dela de onde só sobrou o pequeno peluche...

Sad Quando a gata era mais nova, nós dizíamos que ela tinha uma "gravidez imaginária" porque levava os tais "filhos brinquedos" de um lado para o outro...

Doh Quanto ao arrastar as mantas... não achamos muita piada pois além de as "babar" e sujar, ela já partiu um dente...
Nós desconfiamos que foi devido à força que ela faz à arrastar as mantas...

Waiting Outra coisa que ela também faz, é começar a "pisar" ao mesmo tempo que morde, uma peça de roupa da minha mana (a dona preferida da gata).

Gato Mais alguém tem um gato que faça isto?

Os veterinários sempre desprezaram as nossas queixas sobre isto...
E um deles apenas disse para impedirmos a gata de arrastar as mantas... Mas quando estamos fora de casa, é difícil...

Gato Ela não passa grandes períodos de tempo sozinha em casa, pois de manhã ou está a minha mana ou mãe em casa, de tarde chego eu e à noite tem em casa todos os donos...

Os vossos gatos/cães tb têm assim comportamentos estranhos? Surprise


Retrato de andreia_a
Ter, 04/09/2012 - 17:24
andreia_a:
Membro desde: 31.05.2010

Que giro! Achei imensa piada... Eu tenho um gato e ele não faz nada de estranho, infelizmente!

Retrato de Mafaldinha_Carlotinha
Ter, 04/09/2012 - 17:50
Mafaldinha_Carlotinha:
Membro desde: 27.05.2010

Oh pah que coisa fofa! Smile

A tua gata deve ser uma querida.
Se calhar foi retirada muito cedo da mãe ou então ela própria tem um "instinto de mãe" muito apurado. Coisa querida.

Isso do "pisar" que referes, deve ser o "amassar" com as patinhas que os gatos fazem de bebés na barriga das mães enquanto estão a mamar. Mas em adultos, repetem muitas vezes esse comportamento, que eu acho muito querido e interpreto como miminho deles! Normalmente ronronam também!

Tenho vários brinquedos para as mnhas gatas, mas uma delas também tem um amor especial por um ratinho que nós o atiramos e ela vai buscar e traz na boca como um cãozinho. Nós achamos um máximo! Smile
Coisas deles... Smile

Mas a tua gata é um must!! Smile

Retrato de Mudar de vida
Ter, 04/09/2012 - 20:08
Mudar de vida:
Membro desde: 11.07.2011
Mafaldinha_Carlotinha wrote:

Isso do "pisar" que referes, deve ser o "amassar" com as patinhas que os gatos fazem de bebés na barriga das mães enquanto estão a mamar. Mas em adultos, repetem muitas vezes esse comportamento, que eu acho muito querido e interpreto como miminho deles! Normalmente ronronam também!

Pois, os gatos custumam fazer isso, o meu quando vai para a caminha dormir também o faz e é tão fofinho Grin
O meu gatão tem um peluche desde pequenino que quando se sente mais só o leva de uma ponta da casa para a outra e enroscasse com ele no sofá e quando está com a zanga é sempre no pobre peluche que ele vai descompensar Tongue

As pessoas substimam muito a inteligencia dos gatos só porque não são cães Tongue

A minha vida dáva um filme!

Retrato de NVanessa
Ter, 04/09/2012 - 20:27
NVanessa:
Membro desde: 27.02.2010

Sou a única a achar que a gata está possuída??

A sério, algo se deve estar a passar, penso que não é normal.. É um miar assustado? de agonia? ou normal?

Retrato de andreia_a
Ter, 04/09/2012 - 21:12
andreia_a:
Membro desde: 31.05.2010

Possuida? Smile

Há cães que ladram quando os donos não estão e incomodam os vizinhos... E a gata mia...

Se continua a comer, dormir e fazer as necessidades normalmente, não está com nenhuma doença, nem tem dores. Se quando os donos estão em casa, o comportamento dela é normal, também não tem nenhuma depressão major.

Simplesmente tem uma personalidade peculiar.

Há gatos que comem plantas, arranham os sofás, bebem água da sanita... Grin

Retrato de NVanessa
Ter, 04/09/2012 - 21:51
NVanessa:
Membro desde: 27.02.2010
andreia_a wrote:

Possuida?

Há cães que ladram quando os donos não estão e incomodam os vizinhos... E a gata mia...

Se continua a comer, dormir e fazer as necessidades normalmente, não está com nenhuma doença, nem tem dores. Se quando os donos estão em casa, o comportamento dela é normal, também não tem nenhuma depressão major.

Simplesmente tem uma personalidade peculiar.

Há gatos que comem plantas, arranham os sofás, bebem água da sanita... :D

Gatos que comem plantas é o instinto deles que os "manda" limpar o estômago. Isto é muito frequente. Os meus gatos, na minha antiga casa, fartavam-se de comer plantas.

Quando arranham os sofás é para afiar as unhas, as diferentes texturas agradam-lhes. Bebem água da sanita porque é água que está ali, disponível.

A maneira como a autora do tópico descreveu a situação com a gata, deu a entender que algo se passa. Se me disserem que é porque sente a falta dos donos, ou tem algum sindrome de "mãe", até aqui tudo bem. Agora me dizerem que é normal? Não sei mas não me parece.

Bjs

Retrato de CMARTIN
Ter, 04/09/2012 - 22:27
CMARTIN:
Membro desde: 15.05.2010

Tenho o meu Kikinhas, o gato mais velho cá de casa, com ano e meio que sempre fez isso com um cobertor da caminha deles. Pega nele com os dentes e também o arrasta pela casa com um ronronar esquecito, chega a fazer gestos que parece mesmo um cãozinho quando decide agarrar-se à pernita do dono... No entanto está capado desde os 5 meses, mas pelo que li em comentários anteriores, ele também foi retirado da mãe cedo com apenas 1 mês de idade.

Retrato de Marlu
Qua, 05/09/2012 - 01:55
Marlu:
Membro desde: 21.03.2012

Bem, é um comportamento estranho, mas importa que ela é feliz. Agora a minha gatinha tambem me faz estar acordada a esta hora da manhã a dar-lhe miminhos. São quase três da manhã e ela acordou e está a emaranhar-se no meu cabelo, a amassar, a ronrorar, a arranhar-me e é assim todas as noites por esta hora. acorda come um bocadinho, faz as necessidades e se eu não lhe der miminhos e brincar com ela mia, mia mesmo muito alto. daqui a uma meia hora já posso descansar Whew

Retrato de _Secret_
Qua, 05/09/2012 - 15:00
_Secret_:
Membro desde: 01.07.2009

andreia_a
Eu é que acho que a minha gata não é normal... lolol
bjs

Mafaldinha_Carl
A Luna (nome da gata) estava escondida atrás de uma chapa no quintal da minha bisavó... O meu avô estava a lavar o quintal e deu com ela e outro gato preto atrás dessa chapa. Basicamente molhou-os sem querer... Como as pessoas dali faziam mal aos gatinhos bebés, a minha avó compadeceu-se e agarrou na Luna! O gato preto fugiu!

A Luna era de facto muito bebé... ela cabia dentro de uma caixa do Happy Meal e embora já tivesse pelagem, ainda "tremia" ao caminhar. A minha irmã afeiçoou-se muito a ela e a gatinha à minha mana... É lhe fiel como um cão!
E em Outubro faz 10 anos que tudo se passou...
Provavelmente foi retirada cedo demais à mãe...
Mas de querida, ela não tem nada! Não é fácil conquistar a confiança dela. Se entra um estranho em casa, ela desaparece e esconde-se. Só sai do seu esconderijo quando a pessoa sai de casa. Se a forçarmos a sair ela "esgadanha-nos".

Infelizmente ela ainda passou alguns cios... e já nessa altura andava com bonecos na boca!!! Chegou a lamber brinquedos e a arrancar-lhes os pêlos!
A minha avó sempre comentou que ela dava uma boa mãe...
Infelizmente como não suportámos os cios dela, davamos-lhe a pilula! Foi muito grave... Pois isso quase custou a vida da nossa gatinha! Logo que foi possível, castramos-na! Mas ela já tinha quistos nas maminhas... Basicamente removeram uma fileira das maminhas da gata... Achámos que a Luna não ia aguentar pois foi uma operação arriscada e ela ficou com as peles arrepanhadas! Não se nota nada porque ela tem a pelagem do pêlo que tapa tudo... Mas coitadinha... é preciso ter cuidado a pegar-lhe... Só que ela acabou por ficar ainda mais agressiva e neste momento só a minha mana e (eu muito raramente) é que lhe conseguimos pegar sem que ela apresente resistência.
A própria veterinária ficou surpreendida pela gatinha ter recuperado após aquela operação... Ela não esperava voltar a ver a Luna após 2 anos da operação! Mas foi dificil... tivemos que lhe dar uma comida super nutritiva à boquinha e água. A minha mana dormiu com ela nas primeiras noites e sempre que a gata se mexia a minha mana acordava e ajudava-a!
Mas pronto, ela não é meiguinha! Só que nós gostamos mesmo muito dela!
Tem a sua personalidade... Uma personalidade muito forte...
Ah a minha tb se atirámos um brinquedo ela trás-lo na boquinha!
E continua brincalhona como um gato bebé!
Ah e odeia estar sozinha... na semana passada fiquei sozinha com ela. E normalmente ela dorme ao lado da minha mana. Nessa semana veio dormir para ao pé de mim!
Tanto tem de adorável como de "mázinha" lolol
Desculpa o testamento... bolas quase contei a historia tda da Luna...
bjs

Mudar de vida
Lá isso é verdade! Muita gente subestima os gatos em relação aos cães. Mas há que ver que o gato é um animal muito independente! Normalmente precisam de ser "conquistados"... Mas há excepções... pois veio-me ter aqui uma gata à escada que só quer miminhos... sejam meus, da minha avo, mãe, etc...
Então o ritual do peluche que o teu gato faz é muito parecido com o das mantas...
Aquilo das patinhas já me tinham dito... por isso é que ela também costuma fazer isso debaixo do braço da minha mana... Ela "adoptou" a minha mana como "mãe"/protectora!
Eu tive um gato anteriormente cujo o papel de "mãe"/protectora foi atribuído a mim... E tantas vezes que ele me encharcava as blusas na zona dos braços pois parecia estar a mamar e a pisar com as patinhas...
Outra coisa que a Luna faz... sempre que abanamos a caixinha que tem aqueles "Snacks anti-hairball/recompensa" das Whiskas, ela aparece logo a correr muito depressa!
Se nos vê de manhã ir à despensa atira-se aos nossos pés para não nos esquecermos de lhe trazer a saqueta dela...
Quando a minha mana andava no básico/secundário, a gata sabia que ela vinha sempre às 13:20/13:30... pois ela a essa hora ia para a porta! Mesmo que ainda a minha mana ainda nem tivesse chegado à nossa rua...
Sempre que alguém toca à porta, a Luna sabe se é alguém da casa ou um desconhecido... Se forem da casa, vem-nos receber (e leva uma festinha). Se for desconhecido, vai para debaixo de uma cama qualquer...
A inteligência felina não anda muito longe da canina...
bjs

NVanessa
Ai não me assustes!
O miar é aflitivo... quase se assemelha a um bebé a chorar!
Ás vezes até nos deixa em pânico se por ventura a gata faz isso quando a minha mana sai à noite...
Agora até me deixaste com medo... Mas que podemos fazer para averiguar a situação?
bjs

andreia_a
Sim... bem que podia dar-lhe para pior...
O beber água da sanita já tentou em pequena... lolol
Ela pode ser "agressiva" até porque é uma gata da "rua" mas no fundo é carente! Por isso mia... acho eu...
Se naquele dia a minha avó não a tivesse trazido, já não havia Luna há muito tempo...
Ela come bem e bebe água (certificamo-nos disso pois é importante nesta idade) ! Faz a sua higiene na casinha dela... tirando umas vezes que fez nos sofás por encontrar cheiros diferentes...
Isto é outra coisa que nos interroga!
Uma vez ela ia "urinando" em cima da mochila de um colega da minha irmã... eu é que a apanhei a tempo!!!!
E adora sol... como qualquer gato... é capaz de ficar horas a apanhar sol e às vezes fica com tanto calor que passa imediatamente para o chão de azulejo a fim de arrefecer lol
bjs

CMARTIN
Que alegria me deste!
Afinal a Luna não é a única a arrastar mantas...
Tal como o teu, ela foi retirada da mãe com poucas semanas... mas era isso ou morte certa... Inclusive a suposta mãe dela desapareceu da zona passado umas semanas...
Ela tb está castrada mas antes tb fazia algo parecido!
Olha o cuidado que temos que ter é com os dentes... pois conforme referi, ela já partiu 1 canino... e nós desconfiamos que foi por andar a arrastar mantas... E agora a força ao puxar a roupa é maior nos 3 caninos que sobram...
bjs

Marlu
Oh tão querida!
Quando eu e a minha mana costumávamos deitar-nos de madrugada havia sempre uma hora (entre a 1h e 2h ) em que a gata acordava e só queria correr e brincar!
Agora não sei se ela ainda o faz... mas como se se entretém é lá com ela! Eu não acordo com nada!
A Luna é muito raro ronronar... geralmente só junto da minha mana... mas também já o fez comigo!
A tua gatinha tb deve ser um miminho!!!
bjs

Retrato de allyen
Seg, 25/02/2013 - 00:42
allyen:
Membro desde: 25.02.2013

Estou recorrendo à internet para ver uma resposta ao mesmo caso do amigo pelo qual eu também tenho uma gata com esse mesmo problema e posso confessar que estou profundamente decepcionado com as respostas dadas pelos usuários. Em resposta ao amigo, estou elaborando um projeto no qual colocarei caixas tipo casinhas com degraus nas paredes ( vide http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/a-casa-dos-sonhos-de-qualquer-g... )para que ela possa se divertir mais, assim ela ocupa melhor explorando o ambiente. Ou simplesmente consiga uma caixa de papelão e coloque num lugar estratégico para que ela veja. Com a minha está funcionando.

Att
Ricardo