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Retrato de joanafrancisca
09.12.2012 | 01:59
joanafrancisca:
Membro desde: 25.04.2012

Queria criar este tópico para reunirmos aqui formações nas diversas áreas que considerarmos interessantes e merecidas de serem partilhadas.

Dando claro preferência àquelas que ocorrem em horário pós-laboral ou ao fim-de-semana, por serem mais acessíveis para os que têm emprego.


Retrato de joanafrancisca
Dom, 09/12/2012 - 15:22
joanafrancisca:
Membro desde: 25.04.2012

Início: 19-10-2012 Término: 26-10-2012
Formação Tipo: Workshop Edição: 2
Taxa Inscrição: 20.00 Propinas: 50.00
Carga Horária: 9 Horas Unidades de Créditos:

Período de Inscrições:
de 12-09-2012 a 17-10-2012
Organização:

Serviço para a Educação Contínua - SEC

Coordenação Científica:

Professora Doutora Ariana Cosme

Formadores:

Dra. Ana Margarida Coelho de Freitas

Destinatários:
Bibliotecários, arquivistas e público em geral.
Área de Especialização:
Biblioteconomia, arquivo e documentação (BAD) (322)
Objectivos:

Com esta formação pretende-se transmitir conhecimentos básicos para a resolução de problemas práticos de todos aqueles que trabalham com acervos constituídos por livros e volumes encadernados em que o papel é o material dominante.

Programa:

- Introdução aos materiais utilizados nas intervenções de conservação e restauro – papéis e adesivos;
- Operações de higienização de livros: equipamentos e materiais para a sua execução;
- Técnicas para a realização de pequenas intervenções de restauro como colagem de rasgões e inserção de folhas soltas.

Avaliação e Certificação:

Metodologia expositiva e participativa.

A avaliação será através de uma intervenção prática de restauro e expressa numa escala de 0 a 20 valores.
Local do Evento:

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Formas de Inscrição:

Inscrições ON-LINE

Retrato de joanafrancisca
Dom, 09/12/2012 - 15:23
joanafrancisca:
Membro desde: 25.04.2012

Início: 15-12-2012 Término: 15-12-2012
Formação Tipo: Workshop Edição: 1
Taxa Inscrição: 0.00 Propinas: 20.00
Carga Horária: 4 Horas Unidades
de Créditos:

Período de Inscrições:
de 28-11-2012 a 10-12-2012
Organização:

Serviço para a Educação Contínua - SEC

Coordenação Científica:

Formadores:

Dr. Vasco Pinho

Destinatários:
Para todos os interessados em desenvolver as suas competências na
"arte" de comunicar em público, técnicas para interagir, envolver e
cativar a população alvo das apresentações.
Área de Especialização:
Ciências sociais e do comportamento (310)
Objectivos:

-Preparar os formandos para aprenderem ou melhorarem as diferentes
técnicas de comunicação em público.
- Técnicas de uma exposição dinâmica e persuasiva.

Programa:

Técnicas e estilos de ApresentaçãoA importância de falar em público

Avaliação e Certificação:

Certificado de frequência e aproveitamento.
Local do Evento:

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Retrato de joanafrancisca
Dom, 09/12/2012 - 15:26
joanafrancisca:
Membro desde: 25.04.2012

A Área Técnico-científica de Neurofisiologia encontra-se a organizar o Workshop intitulado “Unidade de Monitorização de Epilepsia”, que irá decorrer nos dias 12, 19 e 26 de janeiro de 2013, entre as 14h00 e as 18h00 horas, nas instalações da ESTSP.

Esta iniciativa tem como objetivos a atualização de conhecimentos científicos, divulgação das várias técnicas aplicadas e seu aperfeiçoamento, bem como a aquisição de competências extracurriculares.

As inscrições, com um custo total de €60.00 para profissionais e €40.00 para estudantes, decorrem até 10 de Janeiro através do envio de mensagem eletrónica para: [email protected]

+ INFO
Programa
Dia 12
Unidades de Monitorização de Epilepsia – instalações e material
Epilepsia refratária
Diagnóstico diferencial
O sistema 10-10
O EEG na UME
Identificação do Intercrítico
Identificação de padrões ictais
Dia 19
Protocolos de teste de crises epitéticas
A importância dos sinais semiológicos
SPECT
Dia 26
Estudos invasivos
Mapeamento cortical
Integração de resultados
2012-12-04

Retrato de joanafrancisca
Dom, 09/12/2012 - 15:29
joanafrancisca:
Membro desde: 25.04.2012

DGERT objetivos
no final do curso o formando será capaz de utilizar as principais funcionalidades do Adobe Photoshop Lightroom 4 (Lr) e do Adobe Photoshop CS6 (Ps) para a gestão, a edição e a exportação para múltiplos suportes e plataformas, de fotografias digitais.

destinatários
profissionais, estudantes e interessados nas áreas da fotografia digital e multimédia.

conhecimentos prévios, necessários à frequência do curso
a experiência prévia na utilização de uma máquina fotográfica digital do tipo DSLR, poderá facilitar a compreensão de alguns dos conteúdos abordados no curso.

conteúdos
• Fluxo de trabalho em fotografia digital com o Lr e o Ps
• Formatos de ficheiro para fotografias digitais (JPG, TIFF, RAW, DNG, PSD)
• Modelos de cor, espaços de cor e perfis de cor
• Resolução e profundidade de cor
• Esquemas de metadados utilizados em fotografia digital (EXIF, IPCT)
• Boas práticas para a organização e armazenamento de fotografias digitais
• Importação de fotografias para o Lr
• Gestão da biblioteca de fotografias digitais no Lr
• Edição de fotografias digitais no Lr
• Exportação de fotografias digitais no Lr
• Integração do Lr com o Ps e suas implicações no fluxo de trabalho em fotografia digital
• Gestão de fotografias digitais no Ps
• Seleções, níveis e curvas no Ps
• Camadas, máscaras e canais no Ps
• Montagem fotográfica no Ps
• Edição de ficheiros RAW no Ps (ACR)
• Conversão para P/B no Ps
• Produção de imagens HDR (High Dynamic Range) no Ps
• Edição de fotografias digitais no Ps: resolução de problemas comuns
• Efeitos especiais fotográficos Ps
• Impressão e gestão de cor no Ps
• Produção de livros fotográficos, apresentações, impressões e galerias web no Lr

conteúdos e bibliografia utilizados no curso
• todos os conteúdos necessários ao acompanhamento do curso são disponibilizados no site existente na plataforma de suporte em: http://elearning.ua.pt
• apesar de não existir bibliografia de leitura obrigatória, são indicadas algumas referências bibliográficas de leitura recomendada.

software necessário
adobe Photoshop Lightroom 4 e Adobe Photoshop cs6 | versões gratuitas por 30 dias em: http://www.adobe.com/products/photoshopfamily.html

coordenação e equipa de tutores
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade do Prof. Fernando Ramos, Professor Catedrático do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e Presidente da Comissão Executiva da UNAVE. A tutoria é da responsabilidade de Hélder José Marques Caixinha, docente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

duração do curso
1 mês (20 sessões não presenciais distribuídas por 4 semanas)

avaliação dos formandos
através da entrega de 4 exercícios obrigatórios

preço de inscrição
175,00 €. Este valor inclui Certificado de Formação. A inscrição só fica completa após efectuado o pagamento.

inscrições online:

Retrato de Claudiclocas
Dom, 09/12/2012 - 16:08
Claudiclocas:
Membro desde: 21.04.2011

Colada! Smile

Retrato de joanafrancisca
Ter, 18/12/2012 - 23:20
joanafrancisca:
Membro desde: 25.04.2012

Planeamento e Organização de Unidades Documentais (Bibliotecas)
Calendário: 05 de janeiro a 9 de março
Coordª Científica: Professora Doutora Selene Vicente
Formadores: vários
Créditos: 2,4 UCs (CCPFC)
Contacto para mais informações:
Tel.: + 351 226061890; E-mail: [email protected]

Retrato de joanafrancisca
Qua, 19/12/2012 - 22:53
joanafrancisca:
Membro desde: 25.04.2012

Avaliação de Desempenho e Gestão por Objectivos

Calendário: 05 a 26 de janeiro
Coordª Científica: Professora Doutora Filomena Jordão
Formadora: Dra. Margarida Oliveira
Créditos: 1,5 ECTS; 0,6 UCs (CCPFC)
Contacto para mais informações:
Tel.: + 351 226061890; E-mail: [email protected]

Retrato de joanafrancisca
Qui, 20/12/2012 - 20:50
joanafrancisca:
Membro desde: 25.04.2012

Aprendizagem Criativa

Calendário: 15 de janeiro a 19 de março
Coordª Científica: Professor Doutor José Alberto Correia
Formador: Dr. Álvaro Pantoja
Créditos: 3 ECTS; 1,1 UCs (CCPFC)
Contacto para mais informações:
Tel.: + 351 226061890; E-mail: [email protected]