Estar zangada ou não? Ajuda | A Nossa Vida

Estar zangada ou não? Ajuda

Retrato de Katie_kk
04.02.2016 | 16:44
Katie_kk:
Membro desde: 04.02.2016

Olá Smile Boa tarde a todos.

Gostava de vos pedir a opinião sobre uma situação da minha vida...
Bem no domingo passado discuti com o meu namorado, com o qual vivo à cerca de 3 anos, porque achei que a situação foi longe demais.
Vou tentar explicar o que sucedido...
Ora... O fim-de-semana tentei antecipadamente planear todo um fim-de-semana dedicado a nós como casal, comprei bilhetes para o teatro, combinei uma ida ao cinema com os amigos, decidimos experimentar uma dieta nova... Enfim muito entusiasmada com tudo planeie tudo.
No sábado de manhã fizemos a limpeza da casa, como já vem sendo regra, e ele ajudou-me, à noite fomos ao teatro e estávamos todos contentes. Quando chegamos do teatro ele iniciou uma discussão porque não havia bolachas em casa e eu tentei ignorar e não dar importância, porque por amor de deus, bolachas... enfim... Ele é uma pessoa muito critica e por vezes parece que não existe problemas tenta encontrar-los.
No domingo acordámos tentei que nos levantássemos às 10h porque como já tínhamos combinado entre nós, temos de nos levantar a uma hora normal senão ficamos com dores de cabeça durante todo o dia. Eu faço normalmente este esforço e tento que as coisa não se atrasem muito.
Mas naquela manhã ele decidiu que não queria sair da cama e resmungou imenso, criticou e criticou... mas lá foi para a casa de banho... eu quando ele saiu, já aborrecida, disse-lhe que ele tinha que se decidir o que queria, porque eu fazia este esforço porque já o tínhamos combinado e se ele não queria que eu o chamasse por mim tudo bem...mas assim não podia ser!! Claro que discussão exaltou-se... e eu aborrecida disse-lhe que o problema dele talvez fosse ser bem tratado demais!! Sai de casa e fui espairecer...
Resumindo desde domingo que pouco ou nada lhe digo e ele também. Nos últimos dias não mantenho comunicação com ele porque acho que tem de existir uma conversa séria...
Ele, como sempre, tenta fazer de conta que está tudo bem, mas vir ter cmg e dizer "vamos conversar" esse tipo de atitude ele nunca tem... Sinceramente é muito aborrecido uma pessoa esforçar-se e ser compensada com discussões vazias e criticas idiotas.
Custa-me estar aborrecida assim tanto tempo, mas não sei bem se devo hei-de dar o passo de ir falar com ele, mais uma vez, ou se devo estar sossegada e esperar.

Obrigada.


Retrato de sphiren
Qui, 04/02/2016 - 22:00
sphiren:
Membro desde: 04.09.2011

Ora bem, irei tentar responder de forma o mais simples possível porque isto tem muito que se lhe diga...
Vamos por partes:
1. "No domingo acordámos tentei que nos levantássemos às 10h porque como já tínhamos combinado entre nós, temos de nos levantar a uma hora normal senão ficamos com dores de cabeça durante todo o dia. (...) Eu faço normalmente este esforço(...)"
Podem ter combinado por mil razõs mas naquela manhã ele poderia mesmo, MESMO, querer descansar porque pode ser a única manhã que possa estar na cama mais um pouco e até lhe poderia estar a saber muito bem. O que você fez (poderá ter feito) foi "arruinar" com esse momento de descanço e paz (dramatizando um pouco). E faz um "esforço" porque motivo? Não pode descansar também um pouco mais? É Domingo, ele quer ficar mais um pouco na cama, ignore esse "esforço" rotineiro e participe na preguiça uma vez por outra que não faz mal nenhum! Ás vezes os homens podem dizer "sim" e concordar com todas as "mariquices" de rotinas e dietas da mulher só para as calar porque... diga-se de passagem, algumas são demais! Com isto não digo que seja o seu caso, claro! uff... próximo:
2. "eu quando ele saiu, já aborrecida, disse-lhe que ele tinha que se decidir o que queria, porque eu fazia este esforço porque já o tínhamos combinado e se ele não queria que eu o chamasse por mim tudo bem...mas assim não podia ser!!", bater no ceguinho é coisa que ainda irrita mais os homens quando não vêem lógica nisso e este acho que é o caso... Ele acabou por ir ao banho, já tinha feito o "move-on" da discussão e você voltou a puxá-lo para a situação de conflito. Novamente "arruinou" o momento zen do dia.
3. "ser bem tratado demais!!", ainda que tenha sido de cabeça quente, não lhe faça a "papinha" se futuramente lhe vai atirar com isso á cara. Este tipo de atitude pode deixar mossa. Não se esforce (outra vez!) nem faça sacrificios sem necessidade. Viva relaxada e tranquila porque tem coisas que não vale mesmo a pena, garanto!
4. "Ele, como sempre, tenta fazer de conta que está tudo bem", acho que ele não está a fingir que está tudo bem, para ele está tudo bem. Os homens não ficam a cismar com essas coisas, seguem logo em frente e odeiam o facto das mulheres estarem sempre a "arrastá-los" para essas situações passadas através de "vamos conversar". Se acha que devem ter uma conversa, seja directa porque provavelmente para ele não há qualquer problema ali nem necessidade de conversa. Ele até pode pensar que você é que está de "birra" e espera que lhe passe...
5. "Sinceramente é muito aborrecido uma pessoa esforçar-se e ser compensada com discussões vazias e criticas idiotas.", pela terceira vez, não faça esforços desnecessários. A vida não tem que ser uma cruz.

Espero que não me tenha levado a mal, tentei mostrar-lhe outros lados da moeda. Para finalizar, se quiser esclarecer algo, faça-o e não espere que seja ele a iniciar conversa quando é você que sente essa necessidade. Não parta para uma conversa com tons de acusação ou culpatibilidade.
Uma frase que ouvi dizer "Não arranjes problemas, arranja soluções".

Boa sorte!

Retrato de Katie_kk
Sex, 05/02/2016 - 10:46
Katie_kk:
Membro desde: 04.02.2016

Bem agradeço desde já a sua resposta... E acredite tem razão em muita coisa.
Infelizmente é sempre difícil explicar tudo o que passa na vida de uma pessoa.
Mas já agora concretizando apenas para esclarecer o motivo porque foi combinado nos levantarmos a horas, ficou decidido porque normalmente deixavamo-nos ficar na cama e ele acabava a tomar comprimidos para as dores de cabeça nesse mesmo dia. Ou seja, apercebemo-nos que todos os fins-de-semana ele tomava comprimidos e começou a sofrer do estômago por causa disso. Então acabamos por decidir que seria melhor evitar as dores de cabeça do que tomar mais comprimidos. Dai o compromisso. Eu não o faço apenas por ele, mas sim por nós...
Mas sim compreendo... o que disse, mas o que tento evitar é que estar no ciclo vicioso de dormir até tarde, para depois tomar comprimidos.
Mas aproveito e pergunto, se ao final de 4 anos em todas as discussões que teve se você fosse sempre a pessoa que tentasse fazer as pazes e falar...se fosse sempre a pessoa que se aproximasse do outro para que as coisas ficassem melhor, não se sentiria também saturada. Ou seja, quando as coisas correm mal passa a ter uma pessoa que a ignora e aguardar que tudo se resolva só porque sim. Que nunca sinta a necessidade de tomar a iniciativa de tornar as coisas melhores. Você também não se sentiria saturada de tomar essa atitude sempre?
A mim chega-me a parecer que tenho ao lado uma pessoa que o seu próprio orgulho é maior do que a resolução dos problemas?

Obrigada pela sua ajuda... é verdade que por vezes o nosso cerebro fica bloqueado numa prespectiva!!

Retrato de lover93
Sex, 05/02/2016 - 12:09
lover93:
Membro desde: 13.03.2012

Não vos conheço, muito menos conheço a vossa relação, e por isso por vezes as opiniões não correspondem à realidade. No entanto, pelo que escreveste pareces ser muito rigorosa com o teu namorado em relação às vossas rotinas.
Porque não deixar as coisas acontecerem em vez de criarem planos onde tudo tem que ser cumprido à risca? E porque não dormir uma vez por outra durante toda a manhã? É fim-de-semana, dia para descansar e sair da rotina. Se ele sabe que ao dormir mais horas vai ficar com dores de cabeça e, por sua vez, tomar comprimidos, isso é um problema dele e não tens que ficar chateada por causa disso, mas também não tens que lhe "passar a mão no pelo". Não és mãe dele para teres que andar atrás dele para ver se ele faz as coisas direitinhas.
Desculpa se fui bruta nas palavras, mas é mesmo isto que eu penso ao ler este tópico.

Retrato de sphiren
Sex, 05/02/2016 - 17:42
sphiren:
Membro desde: 04.09.2011

Independentemente da origem dos conflitos, em qualquer relacionamento, quando só um está a "trabalhar" a relação é porque se calhar não há relacionamento porque para haver tem que haver duas pessoas no minimo... Senão não se chama relação Se é que me fiz entender.
Dá a entender que nesse "trabalhar" da relação você sente-se sozinha a remar contra as advercidades rumo a um (possível) futuro em comum.
Nesta situação você tem várias saídas...
1. Habitua-se e deixa de se incomodar com esses factores /caracteristicias dele que a incomodam
2. Arranjam uma solução em comum, conversam sobre isso (pouco provável que vá resultar, a vida não é assim tão cor de rosa e bonita para tudo se solucionar com uma conversa)

De qualquer forma cabe també a si saber se está no relacionamento certo, mas chegar a este ponto penso que seria precipitado.

Post