Estagios profissionais | A Nossa Vida

Estagios profissionais

Retrato de Amanhecer
18.11.2009 | 16:45
Amanhecer:
Membro desde: 07.10.2009

ola meninas Smile

estou com um problema, e pelo que tenho constatado pelo forum, existem meninas em estágios, com tal precisava que umas orientações Confused

dirigi-me ao centro de emprego de forma a inscrever-me no estagio "Inov-jovem". Lá, foi me dito que as candidaturas para esse estágio já tinham cessado e o maximo que me poderiam fazer era inscreverem me como utente, sendo que dificilmente alguma entidade me contactaria,porque as entidades quando contactam o iefp já têm o candidato.

Em estado de espirito saí Frustrated Frustrated Frustrated Frustrated

Tenho mandado candidaturas espontaneas, mas respostas nenhumas!!!

Como conseguiram estágios? é verdade que o inov-jovem tem datas ( sinceramente aind nao encontrei onde diz isso no site iefp Nerd ! e qual é a diferença entre estágios?

Desculpem vos incomodar com este assunto, mas quero andar com a minha vida para a frente e tá complicado >:D<


Retrato de lenaenescosta
Qua, 18/11/2009 - 16:56
lenaenescosta:
Membro desde: 16.09.2009

Sim, é verdade que há períodos de candidatura a estágios profissionais. Ora dá uma vista de olhos ao site do POPH [é o programa que financia os estágios profissionais]: http://www.poph.qren.pt/content.asp?startAt=2&categoryID=369

Retrato de L.C
Qua, 18/11/2009 - 16:56
L.C:
Membro desde: 27.07.2009

Eu estou a fazer um estagio prosifional, no meu caso nao foi atraves do centro de emprego pois eles simplesmente recusam.

No meu caso enviei o curriculum para entidade, a entidade entrou em contacto comigo fiz uma entrevista e depois disseram que tinha sido a escolhida, preenchi papelada e mais papelada e no final o iefp recusou o estagio porque a legislação relativa ao estagios tinha mudado, entao a empresa como já me tinha dito que eu vinha para ca fez me um estgio sem ser pelo iefp.

Não te posso ajudar muito, mas pronto é um exemplo!
Beijinhos nao desanimes vais apareçer qualquer coisa

Retrato de Diana Monteiro
Qua, 18/11/2009 - 17:00
Diana Monteiro:
Membro desde: 11.08.2009

eu estou a fazer um estagio profissional de 1 ano na Continental Mabor (fabricante mundial de pneus)em famalicao. Conheces?

Eu tb tava na mesma situação que tu estava desempregada e farta de mandar curriculos e nada....

Ate que recebi um email da escola onde andei a falar que esta empresa estava a procurar uma pessoa com habilitações administrativas para fazer estagio profissinal. A escola sabia pk uma colega minha que tb ta ca a estagiar lembrou-se de mandar email a escola pois sabia k eles queriam mais estagiarios.

mandei o email e fui logo chamada, vim ca e explicaram-me que tinha de ir ao centro de emprego inscrever-me(ao da minha residencia que e santo tirso) e depois de tar inscrita vim a empresa e foi ela k contactou o centro de emprego de famalicao onde fui mais tarde e uma gaija explicou-me como tudo funcionava.

comecei em julho e estou a adorar so tenho pena se nao ficar ca depois a trabalhar( eu acho k nao fico pk com isto dos estagios mal um acaba o estagio eles chamam logo outro assim tem uma pessoa a trabalhar de graça pk nao e a empresa k para e o estado).

mas se nao ficar ja me sinto contente pela experiencia...ja aprendi muito e espero aprender muito mais para ganhar experiencia.

em relação as tuas duvidas disso dos estagios acabar acho k nao acho k continuam

se tiveres alguma duvida dix

Retrato de chrismart
Qua, 18/11/2009 - 17:18
chrismart:
Membro desde: 16.05.2008

A procura do primeiro emprego é sempre complicada, mas não desistas.

O meu conselho: inscreve-te nos sites de emprego, tipo netempregos, agendaportugal, empregos.pt, trovit, expressoemprego... existem vários.

E podes consultar o site do governo: www.bep.gov.pt... que tem várias ofertas tanto de emprego como estágios.

Boa sorte.

*** Cris

Retrato de InesKikas
Qua, 18/11/2009 - 19:31
InesKikas:
Membro desde: 14.02.2009
noivinha_realizada wrote:

De lá so saí com a expressão da mulher "pense pelo lado positivo, se tivesse o curso de história era bem pior"!!!

Eu sou licenciada em História da Arte. Segundo essa senhora, devo estar ainda pior, não?! Eyebrow

Efectivamente, se vires no site do programa Inov, as candidaturas já fecharam. Podes é ficar atenta, para te inscreveres assim que abrirem outra vez!

Em relação aos estágios profissionais (que é o que eu estou a fazer), fala com alguém do centro de emprego que esteja mais dentro disso. Nos estágios profissionais são as empresas que procuram os candidatos, e não o contrário, por isso, o centro de emprego deverá ter a obrigação de informar os utentes das empresas que estão a oferecer estágios. Claro que, na prática, não sei se funciona bem, mas devia ser assim.

Podes, e deves, continuar a enviar muitos curriculums, e podes até enviar candidaturas espontâneas onde referes que estás disponível para realizar um estágio profissional (ainda que tenham de ser eles a tratar da papelada - mas para as empresas tem imensas vantagens).

Se tiveres mais alguma qustão, estás à vontade. Boa sorte e não baixes os braços Smile

Retrato de Eu ele e o pinheirito
Qui, 19/11/2009 - 01:34
Eu ele e o pinheirito:
Membro desde: 04.03.2009
InesKikas wrote:

Eu sou licenciada em História da Arte.

:)

E eu em História. Wink

Don't be sad because of people. They will all die.

Retrato de Amanhecer
Qui, 19/11/2009 - 10:43
Amanhecer:
Membro desde: 07.10.2009

Smile ola
obrigada a todas Smile é um assunto que estou muito pouco esclarecida apesar de tentar e sinceramente acho que no centro de emprego podiam ajudar mais, sim talvez não seja obrigação deles, mas para alguém como eu que estou no inicio uma ajudinha era bem melhor que ouvir palavras de desanimo.

Ines , segundo a teoria da mulher, se tu arranjast e era bem pior, então para mim será facil Whew

Tenho consciência que o meu curso tem saída, muito mais do que outros cursos, e cada vez mais a oferta é superior a procura e é um obstaculo que todos temos de ultrapassar Frustrated

eu so quero aprender, subir cada degrau...

e cada vez mais fico com a impressão que até nos estágios ou existem conhecimentos ou é dificil, porque foi isso que a mulher me disse " são rarissimas as entidades que já não têm um candidato, 99,9999% quando contactam o IEFP, já têm o candidato que pretendem". Frustrated

Como já referi, mandei e continuo a mandar curriculos mas respostas nenhumas, mas nisto tudo tem o seu lado positivo (para mim neste momento e espero nunca mudar´) que é o que eu conseguir arranjar será resultado do meu esforço, pois não será a custa de cunhas/conhecimentos.

>:D< >:D< >:D< >:D<

" Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião"
William Shakespeare

Retrato de InesKikas
Qui, 19/11/2009 - 20:39
InesKikas:
Membro desde: 14.02.2009
Eu e ele wrote:
InesKikas wrote:

Eu sou licenciada em História da Arte.

:)

E eu em História. ;)

Tinhas que ser "vizinha"!!! Laughing

Retrato de InesKikas
Qui, 19/11/2009 - 20:41
InesKikas:
Membro desde: 14.02.2009

Noivinha:

Eu por acaso tinha a sensação que a tua área tinha bastante saída, por isso, de certeza que vais acabar por arranjar alguma coisa!

Entretanto, não baixes os braços, e arranja outro emprego, mesmo que seja noutra área.

Boa sorte Wink

Retrato de teddysr
Sex, 20/11/2009 - 19:56
teddysr:
Membro desde: 09.05.2008

Olá noivinha...

Não vou falar do teu caso especifico, mas sim da minha esperiência enqunato gestora de RH numa empresa, que faz dezenas de estágios por ano.

Antes de mais, existe um bom motivo para as empresas seleccionarem os estagiarios. Assim como o IEFP é completamente inutil para as pessoas que precisam de emprego, também o é para encontrar funcionários para empresas que os procuram.

Existe uma burocracia imensa para se publicar um anuncio de emprego junto do IEFP.

Quanto aos estágios em si, sim o Inov Jovem funciona por fases, fica atenta (regista-te na newsletter deles), quando te candidatas coloca expressamente na tua candidatura que estás interessada em fazer um Estágio Profissional normal ou Inov Jovem. Os estágios profissionais (com duração de 9 meses) funcionam o ano todo, mas no final do ano é sempre mais dificil porque a marioria dos centros de emprego já não tem verbas.

Os Inov Jovens, demoram sempre mais a ser aprovados.

Existem muitas empresas que se cansam de se candidatar aos estágios, porque a burocracia é tanta que preferem pagar o ordenamo minimo nacional, alias o valor é o mesmo que lhes cabe a eles pagar num estagio (num estagio profissional/Inov Jovem a remuneração do estagiario é de 2 x IAS, sendo que o IEFP comparticipa apenas entre 35 a 55% dos custos com o estagiario), ou seja, o custo da empresa é de aproximadamente 1 salario min nacional, e com o assalariado não tem metade do trabalho.

Em relação ao teu curso, é na realidade um curso bastante polivalente e ainda com alguma saida profissional. Mas o facto de ser tão abrangente pode também colocar a questão de as empresas preferirem colaboradores mais especializados.

Mas não desistas, a tua oportunidade anda por ai, e vais encontrá-la mais dia menos dia.

Bjs

Retrato de flowerlune
Sáb, 21/11/2009 - 23:00
flowerlune:
Membro desde: 09.02.2009

Não estive a ler todos os comentários porque eram longos.

Estudei Economia e vou deixando aqui no fórum algumas coisas que vou recebendo (num tópico criado por mim - Ofertas de Trabalho - A minha vida).

Outra coisa que creio que podes fazer ( eu fiz, estando errado ou não), proactivamente em algumas cartas espontâneas, podes num dos parágrafos dizer que procuras um trabalho onde possas desenvolver as tuas competências e formação já iniciada no teu curso, razão pela qual te candidatas a um estágio profissional no âmbito do programa de estágios profissionais co-financiados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Ah e já agora de que zona és ou onde tens preferência (localidade)?

Boa sorte e força!

Retrato de Amanhecer
Dom, 22/11/2009 - 23:13
Amanhecer:
Membro desde: 07.10.2009

ola,
já fui a uma entrevista e o que lá disseram é que iam tambem entrevistar pessoas com experiência e depois optar.

isto porque enquanto que a um estagiário pagava metade, este não podia assumir a função inteiramente, ou seja, podia fazer sozinha o trabalho no escritório mas não podia ir sozinha a empresas dos clientes, e se fosse um trabalhador com experiência, ao fim de 2 meses já podia ir sozinho e hoje em dia , arranjava bem um trabalhador por 1000€/mês.

No final do ano, este ultimo ficava pelo dobro da despesa, mas em contrapartida, apresentava mais resultados.

No fim a empresa conseguiu bem e optou pelo trabalhador com experiência.

Mas tenho de ter esperança, mas confesso que nunca pensei que o centro de emprego fosse o que é! Ainda estou muito verde nestes assuntos Frustrated

>:D< >:D<

" Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião"
William Shakespeare

Retrato de Amanhecer
Dom, 22/11/2009 - 23:23
Amanhecer:
Membro desde: 07.10.2009

Apesar da revolta e tristeza vou ter esperança e acreditar, pois o pior caminho é entrar no desespero.

quanto a outro emprego, andei a ver, mas lá está, a mulher do iefp disse que sim que podia mas para ter em atenção os descontos e os meses!

Tou a pensar se não seria melhor voltar lá para ver se me calhava outro informador, pois tenho a impressão que a mulher não foi muito boa nesse assunto Confused

OBRIGADA A TODAS AS MENINAS!! Wink >:D< >:D<

" Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião"
William Shakespeare

Retrato de flowerlune
Seg, 23/11/2009 - 00:23
flowerlune:
Membro desde: 09.02.2009

De nada Smile

Eu fui uma única vez ao IEFP, apenas para me inscrever. Entretanto deixei caducar passado um ano (ainda sem trabalho, nessa altura).

Tenho como exemplo uma colega que curiosamente no dia em que se foi inscrever no IEFP havia uma empresa que procurava por um licenciado em Economia e perguntaram-lhe de imediato se queria ir à entrevista.

Eu sinceramente não liguei muito ao IEFP, fui fazendo as coisas por mim.

Nunca desistam e andem em cima do acontecimento Smile

Retrato de Kynia
Seg, 30/11/2009 - 16:26
Kynia:
Membro desde: 24.09.2009

Um dia esqueço-me dos "e" e dos "se's" e faço apenas o que o meu coração quer.

Retrato de Amanhecer
Qua, 02/12/2009 - 19:18
Amanhecer:
Membro desde: 07.10.2009

obrigada pela informação Wink
>:D<

" Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião"
William Shakespeare

Retrato de Kynia
Qui, 03/12/2009 - 10:01
Kynia:
Membro desde: 24.09.2009

""""Foi aprovado em Conselho de Ministros, de 26 de Novembro, um Decreto-Lei que cria 5.000 estágios na Administração Central do Estado para jovens licenciados, com idade até 35 anos. Os estágios, de um ano, serão remunerados e o processo de recrutamento decorrerá através da Internet.

Aprovado na generalidade para consultas e negociação, este Decreto-Lei, que estabelece o regime do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública, cria 5.000 estágios na Administração Central do Estado, alargando as oportunidades de emprego para os jovens licenciados.

A medida destina-se a “jovens licenciados até aos 35 anos, que procuram o primeiro emprego, que se encontrem desempregados ou que exerçam uma actividade profissional que não corresponda ao seu nível de qualificação e que esteja associada a elevado nível de precariedade”. Foi também prevista uma quota para pessoas com deficiência, de acordo com a legislação.

Com a duração de um ano, os estágios serão remunerados, constituindo também "uma oportunidade para reforçar a formação de recursos humanos e contribuir para a modernização dos serviços públicos". O processo de recrutamento e selecção dos estágios "será simplificado e irá decorrer através de uma página da Internet a ser criada para o efeito"."""""

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/noticias/11_2009/NEWS_governo+cr...

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Governo/ConselhoMinistros/Comunicados...

Não sei se também é o teu caso esta situação. Mas atenção eu só sei disto porque recebo a Newsletter do Portal do Cidadao‏, é lá que vou buscar estas informaçãoes.

Um dia esqueço-me dos "e" e dos "se's" e faço apenas o que o meu coração quer.

Retrato de cmapp
Dom, 07/02/2010 - 11:13
cmapp:
Membro desde: 25.10.2008

Meu amrido vai fazer um estagio profissional de 1 ano na PT. Queria saber se vai ter férias?

normalmente num estagio profissional não há férias não é? como aconteceu convosco?

Retrato de flowerlune
Dom, 07/02/2010 - 21:58
flowerlune:
Membro desde: 09.02.2009

A propósito de estágios profissionais medida inov-social, encontrei um documento pela net que vos deixo em anexo. Pode ser que tenha alguma informação adicional para quem ande à procura de mais informações.

Boa sorte!

Retrato de flowerlune
Retrato de Kynia
Seg, 08/02/2010 - 15:20
Kynia:
Membro desde: 24.09.2009
cmapp wrote:

Meu amrido vai fazer um estagio profissional de 1 ano na PT. Queria saber se vai ter férias?

normalmente num estagio profissional não há férias não é? como aconteceu convosco?

Eu penso que tem direito a 1 mês de fériaa, que se tiram no ultimo mês de trabalho. Mas sem certezas

Um dia esqueço-me dos "e" e dos "se's" e faço apenas o que o meu coração quer.

Retrato de JuFernandes
Seg, 08/02/2010 - 19:03
JuFernandes:
Membro desde: 18.04.2009

Os antigos estágios profissionais eram de 9 meses, sem direito a férias, pelo menos formalmente. Agora os estágios passam a ser de 12 meses, com direito a 1 mes de férias. Refiro-me aos estágios do IEFP. E do que li não vi nada sobre ser o ultimo mes ou nao, só que se tem direito a um mes completo.

Retrato de Alhais
Qui, 18/02/2010 - 09:39
Alhais:
Membro desde: 18.02.2010

Bom dia

Eu arranjei um estágio profissional mas agora deparo-me com um problema e gostava de saber se alguém me pode ajudar.
Depois de algum tempo à procura de emprego arranjei um estágio profissional, mas agora a empresa precisando de mim e eu querendo trabalhar, não me é possível. Como o estágio é do iefp a empresa teve que se candidatar, mas dizem-me que vai demorar uns 2 meses até estar aceite e até lá como não tenho contracto nem seguro, não posso estar a trabalhar. Alguém sabe como apressar este prazo? Ou alguma maneira de começar a trabalhar na empresa enquanto espero pela aprovação?

Agradeço a ajuda que possa ser dada.

Cumprimentos

Luís Alhais

Retrato de teddysr
Qui, 18/02/2010 - 12:59
teddysr:
Membro desde: 09.05.2008

Existem várias formas de o fazer, todas ilegais está claro Wink

Aconselho a leitura deste testemunho:

York wrote:

Olá pessoal!

Pois é...é preciso ter mesmo cuidado com esses estágios mesmo os que são pelo INOV Jovem, já que as empresas, principalmente as PME's usam e abusam dos recém licenciados.

Aqui vai uma experiência pessoal e uma denúncia pública (já que as entidades que se dizem ser competentes, IEFP e por aí, nunca me resolveram nada, nem retiraram a dita empresa deste programa e a mesma continua a "recrutar" jovens para os explorar.

Fui seleccionada para efectuar um estágio INOVJovem na empresa Sair da Casca. A pedido do Senhor Director Geral da Sair da Casca, Rui Loureiro, começei a trabalhar antes do Estado me aprovar o estágio. Estive 2 meses na empresa sem receber nada por isso, quando o que me foi dito inicialmente ia no sentido de receber 900 euros mês. Saí da empresa por iniciativa própria, pois para além de trabalhar mais de 8h diárias, estava a ser insuportável, em termos de custos, continuar naquela situação por tempo indeterminado. Claro que questionei os "Senhores" da empresa sobre quando começaria a receber, ninguem parecia importar-se em dar-me uma data prevista, mas sim, em dar-me trabalho para chegar às 16h diárias como aconteceu mais do que uma vez.

Segundo o IEFP, tal situação é ilegal e foi esta mesma instituição que me sugeriu contactar a ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho). No entanto, a própria ACT nunca se importou em dar-me uma resposta que fosse.

A Sair da Casca é uma empresa que continua a recrutar jovens recém licenciados, como eu, para os seus serviços. E fá-lo antes do estágio ser devidamente aprovado pelo Estado (situação ilegal). Uma vez (4/5 meses depois de começar o estágio) aprovado, a empresa não paga ao estagiário os meses anteriores.

Empresas como esta há muitas, por isso tenham cuidado com elas, elas estão-se nas tintas para nós, querem é empregar-nos porque, vejamos bem as coisas, acabam por ter mão-de-obra qualificada, muito barata (para alem do salário que nos pagam - quando o pagam - têm ajudas do Estado em reduções de impostos) e que se sujeita à exploração.

Não se sujeitem, quantos mais formos a queixarmo-nos, mais depressa as coisas mudam.

A quem conhecer esta empresa Sair da Casca, lembre-se da ironia do que é o mercado em que esta actua: responsabilidade social (e que responsabilidade!).

Possíveis marcas/empresas que trabalhem com a Sair da Casca que se lembrem que o trabalho que sai desta empresa sai de jovens licenciados e há pouco tempo no mercado, que trabalham todos eles, à excepção da fundadora Nathalie Ballan e do Dir. Geral Rui Loureiro, cerca de 10h /dia com ordenados inferiores a 1000 euros.

Dá que pensar...

Retrato de teddysr
Qui, 18/02/2010 - 13:04
teddysr:
Membro desde: 09.05.2008

Quanto ao apressar o prazo, na zona onde trabalhei com o IEFP funcionava o estagiário ir ao Centro de Emprego falar com a pessoa responsável pelos estágio e pressionar/"fazer o choradinho" para que esse prazo seja reduzido.

Dependendo do volume de estágios que esse Centro tenha em mãos para aprovação, se já conhece a empresa ou não e essensialmente da boa vontade da pessoa o estágio pode ser aprovado mais rápido. Por exemplo, no nosso caso se conseguissemos entregar candidiatura antes do dia 15, e houvesse alguma pressão do estagiário conseguiamos aprovações nesse mesmo mês. Senão demorava sempre entre 2/3 meses.

Retrato de Alhais
Qui, 18/02/2010 - 16:43
Alhais:
Membro desde: 18.02.2010

obrigado pelas respostas.

Hoje passei no centro de emprego, disseram que só a empresa é que pode ter esclarecimentos acerca do estágio.

Em relação a não pagamento de salário, eu estou a trabalhar desde o inicio do mês, mas como sem seguro não posso trabalhar parece que vou ter que esperar em casa até à aprovação do estágio.

Retrato de InesKikas
Qui, 18/03/2010 - 16:57
InesKikas:
Membro desde: 14.02.2009

Noivinha trudo depende do teu estágio! Consulta o regulamento Wink

Retrato de cita19
Qui, 25/03/2010 - 20:49
cita19:
Membro desde: 04.11.2007

Olá,

Peço desculpa pela minha ignorância...mas onde posso efectuar a candidatura para os estágios INOV-SOCIAL?

Obrigada Grin

Retrato de Amanhecer
Ter, 30/03/2010 - 19:12
Amanhecer:
Membro desde: 07.10.2009
cita19 wrote:

Olá,

Peço desculpa pela minha ignorância...mas onde posso efectuar a candidatura para os estágios INOV-SOCIAL?

Obrigada :D

Olá quanto a isso não sei...mas existe um tópico relativo a esses estágios.
Agora ando a ver o PEPAC e o que irá sair dali Thinking

" Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião"
William Shakespeare

Retrato de Amanhecer
Ter, 30/03/2010 - 22:17
Amanhecer:
Membro desde: 07.10.2009

ola,
obrigada pela dica

>:D< >:D<

" Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião"
William Shakespeare