Por empregada de Limpeza.... vs EMpresa de Limpezas | A Nossa Vida

Por empregada de Limpeza.... vs EMpresa de Limpezas

Retrato de Dyana11
20.11.2011 | 19:35
Dyana11:
Membro desde: 16.04.2011

Olá meninas...
Estou a pensar por empregada de limpeza, ou mm contratar uma empresa de limpezas.

1) CHAVE:
Tenho receio de deixar a chave com uma pessoa estranha.... como fazer para nao deixar a chave? Elas trabalham depois das 18h? Aos sábados?

2) Empregada VS Empresa de Limpeza:
Será que para 1x semana, uma empresa de limpeza é de mais confiança, e fica mais económico (pq nao temos de pagar subs ferias, seguro, etc?) ou fica mais caro à hora? Alguem sabe?

3) Empregada: Contrato, Seguros, Subs.Férias e Natal
Como funciona isto? Temos mm de fazer contrato? E pagar os subs férias, natal, etc?????

4) Que recomendações me fazem, já que são mais experientes?
Eu tencionava ter a empregada umas 3h, enquanto eu estou em casa, ou seja, a partir das 18h, ou aos sabados.

Obg


Retrato de eri
Dom, 20/11/2011 - 21:53
eri:
Membro desde: 15.12.2007

enfim..
eu sou empregada domestica e as vezes custa-me ler certas coisas mas enfim!!

1o ponto,o trabalho de uma emp. domestica normalmente é bastante melhor que a de uma empresa..
2o-ambas vai ter de dar a chave,isso das 18h pode arranjar alguem,mas se parte do principio que vai andar a desconfiar não vai parar ai mtas empregadas em casa
3o-paga tanto ou um pouco mais a uma empresa
4o-se é só para 3 horas não é preciso caixas nem nada disso,paga há hora e nada mais!!Iso é para quem emprega uma pessoa todo o dia
5o-confie,entregue-se e ponha-se no lugar de quem vai por ai em casa,se gostaria que lhe fizessem o mesmo a si..

acho muito bem "desconfiar" mas acho que quem trabalha nisto a intençao não é roubar mas sik trabalhar e ganhar o seu,como toda a gente..

e normalmente quando se fala com a pessoa tmb se tira logo a pinta"
boa sorte

Retrato de avgomes
Dom, 20/11/2011 - 21:57
avgomes:
Membro desde: 14.06.2010

A minha mãe é doméstica e penso que posso ajudar-te nalgumas perguntas.

1- A minha mãe tem a chave de todas as suas patroas. Sempre funcionou assim, há mais de 10 anos. Ela trabalha manhãs e tardes, até às 17h durante a semana. Nunca ninguém lhe pediu para ser de outra forma e nem nunca me ocorreu que houvesse empregadas ou empresas a trabalharem precisamente à hora a que todos chegam a casa. Além disso por uma questão de luz natural, de arejamento da própria casa, da disposição dos objectos de limpeza (aspiradores no meio da casa, produtos de limpeza etc.) faz sentido que seja durante o dia.

2- Não sei responder porque não sei quanto cobram as empresas.

3- Isso é negociado com a empregada. Pode simplesmente decidir não haverem subsidios, nem contratos nem seguros nem nada. A empregada pode fazer os seus próprios descontos.

4- A minha experiência é com a minha mãe como profissional e não como pessoa que usufrui do serviço. E o que posso dizer é que quem conheço e pelo trabalho dela simplesmente entregam as chaves de casa ou à empresa de limpeza ou à empregada. Nunca vi ninguém a ter limpezas Sábados ou após a hora de trabalho e já quando anoiteceu (praticamente). Inclusivamente uma amiga minha pensou no mesmo mas por causa de um gato, tinha medo que a empregada não tivesse cuidado e o deixasse fugir. Acabou por concluir que não fazia sentido estar lá quando a empregada estava até porque ou faltava ao trabalho ou acabava por num sábado ter de estar em casa na mesma a "olhar" para o trabalho da senhora até ela acabar. Ou seja não "ganhava" nada com isso. Nem tempo nem coisa nenhuma.

Enfim isto é só o meu testemunho. Espero ter ajudado.

Retrato de eri
Dom, 20/11/2011 - 22:01
eri:
Membro desde: 15.12.2007

ha e veja lá o que para si são 3 horas e o que quer que lhe façam..

pk ha gente que não quer fazer as coisas pk leva um dia inteiro,mas depois quer por uma pessoa em casa que limpe a casa toda,e as vezes ainda que passe a ferro em 3 horas

que é de rir..

Retrato de Vania_
Seg, 21/11/2011 - 10:45
Vania_:
Membro desde: 20.05.2010

Olá bom dia!

Eu posso deixar-te aqui a minha opinião... tenho empregada de limpeza em casa, e funciona da seguinte maneira: normalmente, é meio dia por semana, e 1x por mês é o dia todo.
Pago-lhe o preço que combinámos à hora, e entrego-lhe a chave da minha casa. Trabalho com ela à 3 anos e nunca me desapareceu ou estragou nada de propósito (é preciso entender que quando temos pessoas em casa, acidentes acontecem e é preciso compreender Wink ).
A casa ainda é grande, e é óbvio que ela não me consegue limpar a casa toda de todas as vezes que lá vai. No entanto, o combinado é:
- todas as semanas, as casas de banho são para ser limpas a fundo sempre.
- o nosso quarto é limpo a fundo de 2 em 2 semanas - na semana não, a limpeza é mais geral.
- a sala é limpa em condições todas as semanas;
- vidros e persianas são limpas de 2 em 2 semanas;
- a limpeza da cozinha (por ser diária) e tratamento da roupa fica sempre a meu cargo;
- ... enfim, arranjámos a nossa maneira de nos entender! Smile

Naturalmente que se fosse eu a limpar, limpava com outro cuidado e ficaria muito melhor limpo (já me aconteceu ficarem peças com pó que se via a quilómetros, o pó nos rodapés das divisões raramente é limpo, as nódoas do chão nem sempre são limpas, as juntas da casa de banho ficam sujas de quando em vez)... afinal a casa é minha e eu é que sei como é que quero que as coisas fiquem e sejam feitas! Mas o facto de eu chegar a casa e ter a casa limpa e a cheirar a limpo, e não ter que me chatear com a limpeza da casa aos sábados de manhã e poder aproveitar o (pouco) tempo que tenho para as minhas coisas compensa as correcções que tenho que fazer quando chego a casa e vejo que há alguma coisa que não ficou bem... agarro, limpo, fico satisfeita e sigo caminho! Smile

Sei que não é fácil confiar a chave da nossa casa, mas se te sentes insegura em relação a isso vais estar a "gastar" duas vezes... vais pagar pelo serviço e ainda vais perder tempo a observar a empregada (e ainda por cima vais pagar o serviço que por estares lá a olhar e perder tempo poderias fazer tu!)...

Espero ter ajudado! Smile

Retrato de Dyana11
Seg, 21/11/2011 - 12:13
Dyana11:
Membro desde: 16.04.2011

Obrigada pelas vossas dicas. Foram muito uteis e ajudaram me a compreender melhor como isto tudo se processa.

Tenho pena que hoje em dia, ja nao hajam porteiras nos edificios. Porque aqui o edificio tem 10 pisos, pelo que de certeza ha por aqui empregadas no predio e assim tinha referencias, e podia melhor arrnajar um horario já que a empregada poderia vir a uma casa, e depois à minha.
Mas eu nem conheço os vizinhos, para perguntar!!

Nao estou a espera de "milagres" de limpeza, e concordo com a Vania, que chegar a ter as coisas limpas é muito mais facil , mesmo que tenhamos de corrigir uma ou outra coisa à nossa maneira.

O meu marido é que me atazana a paciencia a dizer que nao quer pessoas estranhas cá em casa, que lhe faz mta confusao dar a chave etc. A mim nao. Ate porque eu quando era pequena, a minha mae foi porteira, e tinha as chaves de toda a gente, e entregava as chaves às empregadas, e elas no fim devolviam à minha mae.

Engomar roupa nao me importo. o que detesto é passar esfregona na cozinha e sala, desviar tudo, ... Sad E limpar WC, uma arrumadela no quarto, limpar a sala, e cozinha era o ideal. Estores...eu nem me ralo. Se esao do lado de fora é normal que se sujem. Os vidros é que limpamos...

COMO CONHECERAM a VOSSA EMPREGADA? ou seja, ONDE DEVO PROCURAR uma senhora? Costumam pedir referencias?

Retrato de Vania_
Seg, 21/11/2011 - 14:43
Vania_:
Membro desde: 20.05.2010

No meu caso, foi a minha sogra que me indicou a empregada! Smile

Retrato de eri
Seg, 21/11/2011 - 22:12
eri:
Membro desde: 15.12.2007

Vania gostei muito das suas palavras!!
encontras facilmente em anuncios,amigos que tenham e que gostam.
E penso que se observar á sua volta ás vezes ve-se uma empregada a sair outra casa.A mim já me aconteceu,e já me aconteceu inclusive deixarem-me um papel ao portão para quando saisse ler,e não achei mal nenhum.

Mas penso que nos anuncios normalmente arranja-se bem.
E penso que pela voz as vezes tmb se consegue tirar o genero da pessoa,para este trabalho é preciso energia e garra,por isso acho que começa logo no 1o contacto.
boa sorte

Retrato de Vania_
Ter, 22/11/2011 - 10:37
Vania_:
Membro desde: 20.05.2010
eri wrote:

Vania gostei muito das suas palavras!!
encontras facilmente em anuncios,amigos que tenham e que gostam.
E penso que se observar á sua volta ás vezes ve-se uma empregada a sair outra casa.A mim já me aconteceu,e já me aconteceu inclusive deixarem-me um papel ao portão para quando saisse ler,e não achei mal nenhum.

Mas penso que nos anuncios normalmente arranja-se bem.
E penso que pela voz as vezes tmb se consegue tirar o genero da pessoa,para este trabalho é preciso energia e garra,por isso acho que começa logo no 1o contacto.
boa sorte

Obrigada! Smile
Ter empregada de limpeza acaba por ser um luxo nestes dias (principalmente agora com a crise que está), mas acho que vale a pena!

Beijinhos *

Retrato de Daniela2011
Ter, 22/11/2011 - 11:14
Daniela2011:
Membro desde: 20.11.2010

eri wrote: ha e veja lá o que para si são 3 horas e o que quer que lhe façam..

pk ha gente que não quer fazer as coisas pk leva um dia inteiro,mas depois quer por uma pessoa em casa que limpe a casa toda,e as vezes ainda que passe a ferro em 3 horas

que é de rir..

E já vi as senhoras da limpeza tirarem os pensos das quecas das meninas que deixaram no chão , para a sra da limpeza colocar as cuecas na maquina, é que a menina não teve tempo e deixou para a empregada , isto e mais 20 camisolas atiradas pelo quarto porque nenhuma lhe serviu antes de ir para a escola ehehheheh

Há coisas que como diz a eri é de rir ou chorar depende .(já fugi ao assunto )

Retrato de Andreia_Lelo
Ter, 22/11/2011 - 11:45
Andreia_Lelo:
Membro desde: 18.02.2010

Sinceramente, a sorte quer se para os dois lados. Compreendo k tenha receio de dar a chave de casa a uma desconhecida mas as empregadas de limpeza tb aturam muita coisa. A minha mãe é empregada de limpeza à varios anos e ja passou e viu situações k nao lembram a ninguem.
Uma das pessoas para as quais já trabalhou era uma porca de primeira, nao tenho outro nome para lhe chamar. Vivia num T3 e queria toda a casa limpa em apenas 4h por semana. Este é um mal comum: muita gente k ker empregada de limpeza quer ter o trabalhinho todo feito e pagar pouco. E milagres não há. Esta fulana deixava a roupa espalhada pela casa toda, louça suja na banca da cozinha, pratos e copos espalhados pela casa, cuecas sujas de sangue no bidé, entre muitas outras coisas. Queria pk queria k em 4h a minha mae lhe deixasse tudo arrumado e ainda passasse a ferro. What? Isto é o k dá muitas meninas nao saberem o trabalho k dá limpar uma casa e o tempo k demora. Já pra nao falar k esta fulana muitas das vezes nem detergentes tinha.
Tudo isto para explicar k tb é preciso ver o outro lado da questao. Se realmente quer uma empregada de limpeza tente falar com amigas e conhecidas a ver se conhecem alguem de confiança. Se houver algum café aí perto pergunte pk muitas vezes eles até sabem de kem ande a procura de umas horas extra.
Agora se ker uma pessoa em kem possa confiar tem de partir do principio k tem de lhe mostrar k tb confia nela. E andar sempre atrás ou escolher horarios em k esteja em casa para k a pessoa nao fique ai sozinha é precisamente mostrar o contrario.

Retrato de eri
Ter, 22/11/2011 - 21:54
eri:
Membro desde: 15.12.2007

Grin
tambem tenho cada história,enfim..
eu as vezes não me importo nada desses pequenos percalços,mas nós não nos importamos de os fazer se forem bons para nós
agora como digo,tmb já tive quem me deixasse todas as semanas a casa num estado lúdico,com tudo feito em 4 horas,e eu faza-o,pk eu conseguia,não pk ela kria,mas acabei-me por ir embora,pk para fazer tudo e a pessoa ver que já k consigo fazer tudo em 4 horas então já pode pôr em questão fazer em 3.e meia é demais para mim..

e como eu digo a todas as pessoas quando vou a uma "entrevista"
normalmente muita gente diz,pronto,a casa é assim e vamos ver o seu trabalho e eu quando me dizem isso digo tmb,pk é a pura verdade,voce vai ver se gosta do trabalho e eu vou ver se tmb gosto da casa.<8isto inclui os donos claro)

Retrato de Dyana11
Qua, 23/11/2011 - 16:06
Dyana11:
Membro desde: 16.04.2011

Olá Eri!
Gostei novamente deste teu post!

Já agora, que tipo de perguntas te fazem nas entrevistas??
Bjs

Retrato de eri
Qua, 23/11/2011 - 16:31
eri:
Membro desde: 15.12.2007

Quando sou recomendada normalmente as pessoas mostram-me a casa,pedem-me opiniões sobre algumas dúvidas que tenham,e fala-se da minha disponibilidade.Ambas perguntam-me quais os detergentes que gosto,ou que costumo usar,mostram-mos e fala-se sobre isso.E sobre o que pretendam que eu faça.

quando não me conhecem é igual só que perguntam de que zona sou,o tempo que acho que levo a fazer as coisas.
Mais nada,eu é que por vezes gosto de falar onde trabalhei,e trabalho,porque sou conhecida pelo meu trabalho nesta zona e já trabalhei em casas de pessoas que teem negocios importantes aki na zona,e as pessoas logo ai noto que ficam contentes por saber.
Se querem estar no 1o dia em casa em que eu for dizem que lá vão estar,se vão estar sempre em casa,não dizem nada,e se não vão estar em casa dão-me logo a chave.

E pronto,como disse,normalmente se for uma boa trabalhadora repara na casa e sabe logo dizer quanto tempo leva a limpeza,e repara nos pormenores que as xs falham a quem vai contratar os seus serviços.

e é isto Smile

Retrato de Danyy
Sex, 25/11/2011 - 18:39
Danyy:
Membro desde: 25.11.2011

Contrate uma empregada de confiança. Es compreensivel sua desconfiança, mas se tu pegar alguem por indicação é melhor. Não pense que a pessoa vai roubar seus sapatos, suas jóias, vejas alguem que pode indicar.

Retrato de Filomena Brandão
Seg, 23/11/2015 - 12:38
Filomena Brandão:
Membro desde: 23.11.2015

Olá! Também tive a mesma dúvida à pouco tempo e encontrei este site e vi as respostas. Tive uma filha à pouco tempo e é um desafio conseguir fazer tudo em casa mesmo com a ajuda do maridão Smile mas como não estou na minha terra natal não conheço ninguém que me dê referências por isso resolvi experimentar uma empresa de limpezas. Foram impecáveis, desdea pessoa que me atendeu, até à limpeza em si e não achei tão caro. Por 2 horas num T2 têm uma promoção de 39€. Tendo em conta que não tive de gastar um cêntimo em produtos e nem sou obrigada a contratos e seguranças sociais achei muito bom! Não sou contra quem tem uma pessoa fixa mas a minha experiência até agora com eles (6meses) tem sido muito positiva, além do tempo livre para brincar com a minha bebé. A quem interessar deixo o site (www.mopaclean.pt)

Post