Emigrar para o Japão, alguém já o fez? sabe como? | A Nossa Vida

Emigrar para o Japão, alguém já o fez? sabe como?

Retrato de Mumy Rock
15.07.2015 | 18:34
Mumy Rock:
Membro desde: 19.08.2009

Olá Smile Aqui como todos sabem a vida em Portugal está um caos e todos estão a emigrar !!!
Eu desde muito pequena que nunca gostei de Portugal (vai se lá saber porque sempre quis sair deste país) agora ainda quero mais!

Na nossa lista o Japão estava no topo por diversas razões, mas ao pesquisar vi o quanto complicado é para se emigrar para lá... ou se é descendente de japonês, que não é o nosso caso, ou vai se em estudo, também não é o nosso caso, (eu fiquei apenas com o 6º ano, gostaria de completar mas no Japão isso não daria e meu namorado não completou a universidade por razoes pessoais!) Ou então vai se em trabalho mas em algo especifico e com experiência, por exemplo,sabendo português ele podia dar aulas de português, mas não pode porque tinha de ser licenciado nisso! Confused

Como deu para entender não é tão fácil assim ir em trabalho (ou mesmo em estudo) para o Japão, aqui em Portugal entra qualquer pessoa, seja ela boa ou uma m**** e trabalha no que houver mesmo sem experiência, (cafés, limpezas, lojas etc) eu até já vejo mais estrangeiros (muitas vezes que nem falar português sabem) a trabalhar do que os próprios portugueses em si e isso chateia me um cadinho porque depois nem trabalhamos nós cá, nem fora!!!
Mas Japão nisso é inteligente, eles começam logo desde da infância a educar as crianças para serem gente como deve de ser, e logicamente não querem deixar entrar no país deles porcaria, por isso até concordo com as exigências que fazem e aqui devia ser igual...
No entanto não desisto de descobrir uma forma de ir para o Japão, adoro a cultura deles, tudo deles e gostava de viver tudo aquilo, aqui alguém já o fez? Como fez?
Se eu pudesse até terminava lá os estudos, mas com 24 anos e apenas o 6º ano não iria longe Sad Já que lá é tudo muito inteligente! Gostava tantoooooo
Bjinhos para todos!


Retrato de Tixa_m
Qui, 16/07/2015 - 05:56
Tixa_m:
Membro desde: 17.02.2009

Se aqui em Portugal mal vês o teu filho, então no Japão muito menos, certo??
Enfim... prioridades tão eestranhas....

Patrícia Marques

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo!"

Retrato de sphiren
Qui, 16/07/2015 - 10:05
sphiren:
Membro desde: 04.09.2011

O Japão é encantador pela cultura, o belo país dos manga e animes, j-pop, a própria lingua e por ai além.
No entanto, acho que irem para lá com esperança de ficarem melhor de vida será como ir para Marte á espera que haja lá alguma casa para arrendar só porque viram numa revista que tem umas belas vistas (...)
Se é que me faço entender, acho que deviam investir em estudos porque 6º atualmente é como ser-se analfabeto. Não estou a apontar o dedo, estou a tentar fazer-me entender que em termos profissionais, 6º = nada. Por isso, acho que nunca é tarde para terminar estudos e tentar. Mesmo só com o 6º ano, se tens 24anos podes ir para uma licenciatura pelo maiores de 23. O namorado, poderia tentar terminar os estudos no pós-laboral ou como trabalhador estudante a tempo parcial (não sei qual a situação, claro).
Se quiserem mesmo ir para fora do país, não o faço como quem salta borda fora sem pensar senão acabam bem pior.
Lá fora querem muito profissionais em tecnologias, engenheiros e alguns países estão necessitados de profissionais de saúde. Não sendo a vossa área, não se precipitem.
Invistam em estudos!

Retrato de OrangeBoy
Sex, 17/07/2015 - 22:58
OrangeBoy:
Membro desde: 23.02.2014

Concordo, és nova o suficiente para emendar muita coisa.

Mas a educação de lá não é nenhum exemplo por aí além... investiga sobre isso e faz a tua interpretação, mas eu não trocaria o sistema de educação português pelo do Japão.

O que eu faria caso tivesse a tua paixão em morar lá, seria começar por educar-me e perceber-me melhor, mudar para um outro país e evoluir profissionalmente, juntar os trocos necessários e mais tarde atacar o Japão.

: ))

Retrato de Mumy Rock
Seg, 03/08/2015 - 15:52
Mumy Rock:
Membro desde: 19.08.2009

Obrigada pelas respostas... Se tudo correr bem e eu quiser já tenho como ir para o ano, tenho algumas coisas ainda para resolver aqui em Portugal, por isso só irei quando estiver tudo resolvido... Bjinhos e bigada

Retrato de Valter E Sofia Coelho
Qui, 04/10/2018 - 09:29
Valter E Sofia Coelho:
Membro desde: 04.10.2018

ola gostava de saber se sempre consegui ir para o Japão . tenho o mesmo desejo e gostava de saber como faze-lo obrigada

Retrato de Tony Chopper
Sex, 19/10/2018 - 01:41
Tony Chopper:
Membro desde: 28.08.2017

O Japão é um país lindíssimo sim, já visitei e não fiquei desiludido nem um bocado, embora ache que a Coreia do Sul é igualmente bonita, no entanto, trabalhar no Japão não é o mesmo que ir lá fazer turismo.

Eu fui em trabalho e paguei uns dias à parte para fazer turismo e do que me apercebi em termos de trabalho foi: os horários são puxados - puxados não como em Portugal, mas do género chegar ao trabalho às 09 da manhã e sair às 23 e até 01 da manhã. Há até uma altura do ano, durante o fecho das contas das empresas em que há pessoal a dormir no metro e a morrer de exaustão (chama-se "karoshi"); o Japão é caro e se consideramos Tóquio ou Osaka bota caro nisso - para terem uma ideia eu pagava por um quarto de hotel super pequeno, fora do centro, numa zona chamada Morishita, mais de 100 por mês, os arrendamentos em Tóquio são mais altos do que actualmente em Lisboa e há muito pessoal trabalhador a dividir casa, em casas com 5, 6 e 7 quartos; esqueçam o inglês, pela Ásia no geral, Vietname, China, Coreia do Sul e Japão, tirando em contexto de trabalho, spots turísticos e mais uma ou outra excepção ninguém fala inglês, teriam que aprender japonês composto por três alfabetos (hiragana, katakana e kanji), mais a fala, o que seria um investimento de pelo menos três anos a contar que estudassem diariamente e tivessem aulas; os salários são altos em Tóquio mas os preços dos bens em geral também - gasta-se muito dinheiro para ir jantar fora, não dá para andar de táxi porque é um roubo e teria que se usar os super organizados mais confusos metros de Tóquio, onde há linhas que se entrecruzam e os bilhetes dumas não funcionam nas outras por serem de concessionárias diferentes ( p. ex. Tokyo Subway, Oedo Line); os japoneses não são como os chineses, esses latinos da Ásia que se misturam com os ocidentais e até têm relações amorosas e de amizade com eles - para um japonês misturar-se com um "gaijin" (termo para designar estrangeiro) não é bem visto socialmente e casar muito menos; é uma sociedade super fechada ao mundo, com uma cultura e História lindíssimas, é certo, mas um país insular e com bastantes rituais de negócio e de atitude que se não forem observados são ofensivos: não se deve meter prendas no chão, não se deve oferecer espelhos, não se deve brindar com alguém com um estatuto mais elevado sobrepondo o nosso copo ao de essa pessoa, etc.

No fundo, o Japão é um conto de fadas, senti isso, mas para visitar, viver lá é extenuante, têm que contar com horários de trabalho super extensos, metros à pinha, horas de transportes públicos, super estrito, competitivo, regrado, etc.

Um país que me parece bonito e lá viveria melhor do que neste onde estou seria o Vietname... Esse sim é um país espectacular para viver!

Retrato de Tony Chopper
Sex, 19/10/2018 - 01:42
Tony Chopper:
Membro desde: 28.08.2017

*mais de 100 euros por dia, não mês