Emigrar para o Canadá: Obtenção de Nacionalidade e Visto de Trabalho (Dúvidas) | A Nossa Vida

Emigrar para o Canadá: Obtenção de Nacionalidade e Visto de Trabalho (Dúvidas)

Retrato de JessicaSousa92
01.04.2014 | 22:34
JessicaSousa92:
Membro desde: 06.04.2012

Boas, decidi criar este tópico apesar de já haverem alguns com o tema, mas sem estas questões em específico.

Tenho 21 anos e o meu namorado 24. Como isto em Portugal não há perspectivas de melhorar, estamos a pensar em emigrar. O nosso país de eleição é o Canadá por várias razões:

1º O meu namorado é canadiano (nasceu lá mas veio logo para Portugal com 1 ano)

2º O meu pai tem dupla nacionalidade (obteve nacionalidade quando esteve por 5 anos lá)

3º Tanto eu como ele temos imensa família lá que nos pode ajudar

4º Condições do país, empregabilidade, língua, etc.

Pondo isto, este ano em Janeiro, pedi nacionalidade canadiana através do meu pai, de modo a ser mais fácil entrar no país quando fosse oportuno, no entanto foi-me dito que este é um processo que demora algum tempo, nomeadamente entre 1 a 2 anos. Na net já que era mais, alguém tem algum feedback deste assunto? É assim tão difícil obter nacionalidade? Corremos o risco de não ser aceite?

Como as coisas estão mais complicadas por cá, pensei então, enquando a nacionalidade não é aceite, pedir um visto de trabalho. Sei que é preciso um contrato de trabalho, e tenho família disposta a ajuda-me com isso. O consulado canadiano disse que era possível fazer isso, mas também corro o risco de, não sendo aceite, o meu processo de nacionalidade ir por água a baixo. Alguém conhece quem tenha passado por situação semelhante? Quanto tempo um visto demora a ser emitido? E quanto custa? É preciso termos alguma qualificação específica?

Tenho medo de pedir um visto, não ser aceite e deitar tudo a perder!

A última opção era casar-me com o meu namorado. Visto que ele é canadiano, seria mais fácil entrar no país? Sendo casada, sou automaticamente reconhecida como canadiana ou acompanhante, ou é preciso o meu namorado também fazer carta de chamada para eu poder ir com ele? Essa era a última opção porque ainda somos muito novos e não tínhamos planos para casar pelo menos para já.

Fico a aguardar então o vosso feedback... Alguém que perceba disto ou que tenha passado por semelhante?