Emigrar para o Canadá | A Nossa Vida

Emigrar para o Canadá

Retrato de Bpf
02.08.2017 | 15:59
Bpf:
Membro desde: 10.06.2009

Olá! Já há algum tempo que comecei a informar-me sobre a vida no Canadá, e fiquei de alguma forma com o "bichinho" para me mudar para lá, dado diversos fatores, sendo o mais predominante os salários! Considero-me uma pessoa ambiciosa, e com 24 anos já possuo licenciatura em gestão e mestrado em marketing. Encontro-me em Portugal a trabalhar na área da banca (que não é tão bem remunerada como muitos pensam) e o meu namorado é condutor de pesados.
Ora, recentemente acabamos de construir a nossa casa, tudo ok. Mas esse bichinho de emigrar nunca me abandonou. É normal não me sentir realizada nesta terra, a nível profissional?? Ao falar com algumas pessoas canadenses, e após várias pesquisas, dá para perceber claramente que lá há uma distribuição de rendimentos muito mais proporcional que aqui em Portugal! A grande questão que aqui me prende é o facto de o meu namorado não querer de todo emigrar! Visto ser uma pessoa mais "acomodada", diz que até não recebe um salário mau e que tem uma casa nova acabada de fazer, que está bem aqui, dá pra ir vivendo! ( Conversa típica de acomodados) Mas e os ordenados lá?? Não seria uma grande razão para arriscar? Claro que é começar tudo do zero, mas somos novos pra isso não acham?? Estudar 5 anos pra ganhar um ordenado de 800€ sem grandes evoluções futuramente na carreira, é muito frustrante para mim.. Gostaria de saber a vossa opinião, sobre a vida no Canadá, o que acham, se pudessem fazer comparações com Portugal, com experiências que conhecem ou já viveram, agradecia.Obrigada!!!


Retrato de sphiren
Qua, 02/08/2017 - 21:56
sphiren:
Membro desde: 04.09.2011

Sobre o Canadá não posso dizer muito pois é uma realidade que desconheço. No entanto, decidi responder pois também decidi deixar Portugal devido ás condições com que nos deparamos no mercado de trabalho, e não só.
Foi um bocado difícil mas também não esperava que fosse fácil de todo e... posso dizer que não me arrependo nadinha muito menos quando vejo as horas que trabalho que chegam a ser metade daquelas que trabalhava em Portugal, os salários que são muitíssimo superiores, os preços da alimentação que são... iguais, e a lista continua...
Acho que nem daqui a 10 anos teria esta qualidade de vida se estivesse ficado em Portugal.
No entanto... não aconselho a mudar de país a quem vá sem estudos, sem planos de empregos que valham a pena... por exemplo, lançarem-se à aventura sem estudos a pensar que ir para outro país para ficar a trabalhar como caixa de supermercado ou a servir cafés ajudará muito... para isso nem vale a pena o esforço de mudar.
É preciso ponderar se para o país que pretendemos ir há empregabilidade na nossa área, quanto custa em média arranjar alojamento, analisar preços de alimentação e outros gastos... e ter bastante dinheiro junto para o que der e vier!
Muita preparação e pesquisa e sempre planos B, C, D e por aí.

Boa sorte!

Retrato de Bpf
Qui, 03/08/2017 - 12:43
Bpf:
Membro desde: 10.06.2009

Muito Obrigada!! Pois de facto eu tenho estudos, tenho mestrado em marketing, e aqui em Portugal não há valorização para isso! Não conseguimos poupar aqui e atingir uma vida confortável enquanto somos jovens, já em outros países como o Canadá, conseguimos atingir um patamar mais confortável da nossa vida ainda em jovens, que é quando conseguimos desfrutar do nosso sucesso, não é em "velhos" como aqui neste país. Embora haja maiores custos a acarretar numa mudança para outro país, acredito que ainda assim, conforme o emprego que se tiver, conseguimos crescer dentro de um mercado de trabalho como é o canadense, criar uma vida mais confortável do que aqui, e para não falar no estilo de vida e nas facilidades que eles têm lá, por ser um país maior também claro.