Divórcio dos pais | A Nossa Vida

Divórcio dos pais

Retrato de Sofia_Fabinho
09.05.2015 | 11:43
Sofia_Fabinho:
Membro desde: 01.11.2009

Bom dia,

agradeço a ajuda de quem souber como devo proceder sobre este assunto.

Então é o seguinte:

Os meus pais estão casados há 30 anos. No inicio deste ano, a minha mãe decidiu sair de casa para viver com outra pessoa e deixou tudo ao encargo do meu pai (emprestimo da casa, contas da casa, os seguros e uma conta na mercearia).
Ambos recebem por volta dos 550€ o que ia dando para as despesas deles. Agora que o meu pai ficou sozinho o ordenado dele não dá para tudo.

Devo indicar que ambos têm "problemas" psicologicos e neste momento sou eu que trato do dinheiro do meu pai para que dê para tudo caso contrario ele nao o sabe gerir.

Quero tratar do divorcio deles e consequente emprestimo da casa e sei k nao vai ser facil mas não quero que ela fique com as coisas que anda ele ( e a minha avo) a pagar com dificuldade.

Ambos não têm dinheiro para o divorcio. Alguem sabe se há alguma forma de conseguir contornar esta situação?

E em relação ao emprestimo, ele anda a pagar o seguro de vida dela, porque sai tudo do cartao dele, sera que posso anula-lo? So o dela?

Obrigado a quem puder ajudar.


Retrato de Sofia1984
Dom, 10/05/2015 - 02:47
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

Ola, boa noite. Penso que nao posso ajudar muito nas duvidas que colocas, pois os casamentos antigamente eram celebrados num regime que esta ao abrigo de uma lei que, hoje,ja sofreu bastantes alteracoes,pois quanto a isso acho que o melhor era arranjarem uma advogado ou talvez no julgado de paz da vossa area de residencia.

Vim escrever mais para te dar os parabens e dizer que e preciso bastante coragem e tambem caracter para, apesar de todos os lacos familiares que nos unem a demais familia, dar um passo desses em relacao a tua mae.
O que pensas e justo, mas nem toda a gente teria coragem, por isso apesar de, ainda assim, ser sempre importante ver os dois lados das historias, dou te o meu louvor por teres ficado a ajudar o teu pai num momento dificil e espero que tudo fique bem, dentro dos possiveis.

Boa sorte!

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Retrato de oliveirrita
Dom, 10/05/2015 - 09:41
oliveirrita:
Membro desde: 13.05.2008

Sofia, o divorcio custa 250€ na conservatoria do registo civil, acho q isto é incontornável e é a forma menos dispendiosa, mas isto é para casos de divórcio amigável, q n sei se será o caso.

Certas juntas de freguesia têm apoio jurídico, informa-te se a vossa tem e se tiver marca com o advogado p te esclarecer as dúvidas sobre os passos a dar.

Tb passei por isso, mas eles resolveram o assunto sozinhos e eu sinceramente nunca me ia meter nisso e avisei-os logo q n tomava partidos e n queria saber de certas coisas.

Boa sorte!

Retrato de Sofia_Fabinho
Dom, 10/05/2015 - 10:23
Sofia_Fabinho:
Membro desde: 01.11.2009

Obrigada pelas vossas respostas e palavras! Isto n é realmente uma questão fácil porque infelizmente como disse ambos têm problemas psicológicos k os impedem de raciocinar como gente adulta a maior parte do tempo, nem a nossa relação é de pais e filha, fui criada e educada pelos meus avós paternos k esses sim são meus pais no sentido da palavra.
mas, apesar se td o não consigo deixar k fiquem à sua mercê, principalmente o meu pai k tem mais dificuldade em perceber a gravidade da situação, n tem noção do k implica O crédito habitação o k paga e o k n paga. Como ela n quer saber de nada th de andar eu a tentar resolver as coisas para q mais tarde não sobre ainda para mim.
Não sabia da questão da junta de freguesia por isso vou informar me, acho k o divórcio é o mais fácil de resolver agr o k m preocupa é o crédito habitação. N vou conseguir tira lá do crédito e n sei se posso cancelar o seguro de vida dela.

Mas obrigado por ouvirem e responderem.

Retrato de Mr.V
Dom, 10/05/2015 - 16:18
Mr.V:
Membro desde: 05.09.2008

Não tens um caso fácil em mãos... O crédito habitação é capaz de ser o mais complicado... A seguir ao processo de divórcio (que pode ser amigável ou sem consentimento) tens o processo de partilhas, em que vai ficar estipulado o activo e o passivo dos bens comuns do casal, sendo que o activo é a casa e o passivo o crédito habitação para a comprar... Tens várias opções, ou vendem a casa para liquidar o passivo e se sobrar alguma coisa é a dividir (se for um regime geral de bens) ou tentas falar com o banco por forma a que a tua mãe saia da titularidade da conta e ela prescindir das tornas a que tem direito... O melhor é pedires apoio judiciário para nomeação de patrono, o que demora sempre alguns meses a resolver...