Divorciada mas ainda não está reconhecido | A Nossa Vida

Divorciada mas ainda não está reconhecido

Retrato de MorningDew
20.04.2012 | 10:42
MorningDew:
Membro desde: 20.04.2012

Olá a todos e obrigada, desde já, pela possível ajuda.

Estou divorciada do meu ex-marido. Este divórcio já foi reconhecido no país de origem dele (para onde ele já foi viver de novo, inclusivé) e não em Portugal (burocracias...). Ora, o estado português ainda não tem conhecimento do divórcio, apesar da papelada toda já ter entrado no Tribunal e estarem a ser feitas diligências no sentido de rever e reconhecer esta decisão no nosso país. Mas agora... e o IRS? Normalmente, na net, já está seleccionada a opção "casados"... e estão ambos os nossos nomes lá colocados. Como posso fazer o IRS sozinha este ano? Como digo que quero apenas no meu nome e retiro de lá o meu ex? E, aliás, poderei fazê-lo, uma vez que oficialmente ainda nada existe nas Finanças que comprove o meu divórcio?

Muito obrigada pela ajuda...


Retrato de Lena...
Sex, 20/04/2012 - 12:06
Lena...:
Membro desde: 21.10.2011

Na aplicação de entrega do IRS, na parte em que coloca o estado civil, existe uma opção que diz separado de facto.. Uma vez que cá ainda não está oficialmente divorciada, mas a realidade é que já se encontra separada do seu ex-marido, penso que esta opção será a mais correcta. Assim entrega o IRS apenas em seu nome, sendo considerada Sujeito Passivo A com o estado civil de separada de facto.

Espero ter ajudado..

Beijinhos

Retrato de ligpereira
Sex, 20/04/2012 - 13:00
ligpereira:
Membro desde: 20.08.2011

Na net não vem nada preenchido a não ser que nós seleccionemos casados e aí somos nós que temos de pôr os dados. Não vem nada pré-preenchido nesse aspecto.

Quanto à questão legal, visto que nunca comprovei às finanças o casamento acho que também não se tem de comprovar divórcio... Além de que a verdade é que o divórcio existe, independenetmente de estar reconhecido cá. Mas em caso de dúvida, mandava mail para as Finanças, ninguém melhor que eles para responder.

Post