Dilema: Devo dar o cao? | A Nossa Vida

Dilema: Devo dar o cao?

Retrato de Bluebirdie
11.02.2015 | 11:06
Bluebirdie:
Membro desde: 26.07.2010

Ola a todos,

Vim aqui desabafar um pouco porque nao sei o que fazer... Estou a viver com o meu namorado a cerca de 1 ano, e ele sempre foi de manias em relacao aos animais. Adora animais, e desde que fomos viver juntos, a mania dele sempre foi ter um cao. A mae nunca lhe deixou, entao quando se mudou comigo, nao me largou a cabeca! Eu nunca quis, pois sei que e uma grande responsabilidade. Mas ele chateou-me tanto mas tanto que acabei por ceder...

Adoptamos uma cadelinha, que acabou por ficar de porte grande (30kg!)...
Desde que ela era bebe, eu devia ter reparado nos sinais... Quem a educou fui eu: Acordar de madrugada para levar a rua, dar comida, agua, brincar, lavar, escovar...
Ele acha graca e brinca c ela de vez em quando, mas depois o trabalho sobra para mim.

Cheguei a um ponto que estou exausta. Nos trabalhamos os dois, e eu como trabalho de noite, acabo por tratar mais da cabela. Emocionalmente e cansativo... Desde que acordo ate que me deito, ela nao me larga, quer atencao constante, quer estar sempre a ir a rua (eu compreendo isto), para nao falar que esta a ficar super rebelde - ela foi treinada em pequenina, e obedece bastante regra geral - mas agora deu-lhe para fugir... Foge, vai contra as pessoas, come porcarias do chao, suja-se toda e vem a cheirar mal para casa.
Eu sei que os caes sao assim... Faz parte da natureza deles. Mas eu nunca quis isto nem nunca pedi isto... Estou confinada a tratar da cadela, porque ele ja "perdeu o interesse". Para alem de que, me da pena, uma cadela deste tamanho estar tanto tempo num apartamento.

Fico com medo pelo futuro... Isto so para mim... Tenho andado seriamente a ponderar dar a cadelinha a uma familia com espaco e tempo, mas ele opoe-se seriamente a ideia, nem sequer considera!

O que devo fazer?


Retrato de vaniaoli
Qua, 11/02/2015 - 11:52
vaniaoli:
Membro desde: 28.07.2009

Não sei o que vai fazer... Mas o que não deve mais fazer é ter animais, porque os animais são assim e necessitam de muita atenção, o animal tem sentimentos, por isso não tenha mais nenhum.

Retrato de Bluebirdie
Qua, 11/02/2015 - 13:08
Bluebirdie:
Membro desde: 26.07.2010

Nao sei se leu o post na integra, ou se entendeu. Eu cuido muito bem do cao, e sei perfeitamente que os animais sao assim. Alias ate disse isso mesmo, que compreendo a natureza dos caes.
O meu desabafo e em relacao a situacao num todo, uma vez que fui posta nesta situacao contra a minha vontade. Nao faca julgamentos onde eles nao sao chamados. Eu nao estou a mal tratar o animal ou penso em abandona-lo. Tenha um pouco de tento nas suas opinioes.

Retrato de fachada
Qua, 11/02/2015 - 14:16
fachada:
Membro desde: 16.07.2014

O teu namorado é um mimado e irresponsável! Pelos vistos é pior que as crianças quando fazem birra para ter um cão só porque não tem noção da responsabilidade que isso acarreta, porém no caso delas isso serve para as ensinar a ter responsabilidade e maturidade e não é só ter porque acha giro.
A minha intenção não é de todo ofender, mas ter um cão é muita responsabilidade, é a mesma coisa que ter um filho, não se pode ter e simplesmente 'deita-lo' fora quando já se fartou.
Não devias ter aceitado ter um cão, primeiro porque já sabias que ele era do tipo que se farta ou arranja desculpas e já não tem tempo para cuidar deles, aliás para quem teve pássaros e tartarugas não foi capaz de cuidar, imagina um cão. Segundo porque vocês os dois trabalham, pouco tempo devem passar em casa e ainda por cima moram num T1 (acho que não preciso me alongar muito neste campo).
Faz o que achares melhor, mas se o fores dar certifica-te que dás a alguém que não seja como o teu namorado, alguém que saiba cuidar e que saiba dar valor à responsabilidade que vai adquirir.
E se algum dia pensares em ter filhos com ele, vê se ele depois também não se farta de 'brincar' aos papas e mamãs.

Mais depressa devias dá-lo do que à cadela xDDD

Olá, meu nome é Vera. O meu nickname seria uma referência ao B Fachada, mas deu errado xD

Retrato de omanu
Qua, 11/02/2015 - 14:25
omanu:
Membro desde: 06.04.2013

Antes de mais peço desculpas pelo que vou escrever, mas se não tinha intenção de ter cães não se metesse nisso, mesmo contra a vontade. Segundo, o seu namorado tem de crescer, se quis o cão e o quer (já que não ponderá a ideia de o dar) que olhe por ele, era só o que me faltava o meu marido fazer isso, por terceiro e último, dê antes o seu namorado já todos percebemos (ate mesmo você) que ele é uma pessoa instável, quero ver quando decidirem ter filhos, também os vai querer dar já que o seu namorado não vai ajudar, sim porque também se irá cansar como com o cão...

Retrato de omanu
Qua, 11/02/2015 - 14:27
omanu:
Membro desde: 06.04.2013

Fachada ainda não tinha visto o seu comentário, mas pelos vistos pensamos igual Smile Concordo a 100% consigo... é cada irresponsavel!!!!

Retrato de sandrad1
Qua, 11/02/2015 - 14:35
sandrad1:
Membro desde: 26.10.2006

olha nem falando do mimado do teu marido...

da cadela; nao andes na rua sem trela. e tens que ter pulso firme.sao umas malandras; a tua deve ser parecida com a minha, acha que toda a gente lhe quer fazer festas.
asneiras, ela esta na idade certa, a partir dos 2 anos por aí elas acalmam,. Se nao esterelizaste,façam isso.
Se a queres continuar a soltar faz-lhe um seguro, as x pode haver algum problema. ( eu fiz na fidelidade)

Os mimos; é normal ela andar sempre atras de ti; faz a tua vida e das mimos qdo podes. costumo dizer que tenho uma sombra. de 4 patas.

Mostro-te a minha grandona; de 25 k, qdo tinha 1 ano e pouco tinha 28k

moro num apartamento; a dif é que temos tarefas partilhadas;

Retrato de omanu
Qua, 11/02/2015 - 14:39
omanu:
Membro desde: 06.04.2013

Sandra, concordo consigo em tudo menos deixa-la solta em locais públicos já que isso é proibido e mesmo tendo um seguro não se libra de uma grande chatice....

Retrato de sandrad1
Qua, 11/02/2015 - 14:56
sandrad1:
Membro desde: 26.10.2006

como disse; andar sempre c trela.
o seguro para o caso de nao a aguentar. se ela da um esticao bem forte, leva-me atras; esntao fizemos seguro para esses casos. mas como a menina do topico disse que a solta, sera mlhor. apesar de proibido,
Tb e proibido nao apanhar os cocos e raramente alguem se da ao trabalho.
Largam os caes, eles fazem o serviço e voltam para casa... grrrr

Nota: tb vos aparece uma publicidade da tap cada x que mexem nos topicos?

Retrato de Dilema
Qua, 11/02/2015 - 15:20
Dilema:
Membro desde: 20.05.2010

Cuida da cadelinha por obrigação e não criou laços com ela, apesar de para mim ser impensável ter um animal e não me afeiçoar a ele, não a posso condenar, uma vez que nunca a desejou.

Mas dizer que foi obrigada a estar nessa situação não deve ser 100% correcto, caso fosse, não havia nada a fazer pois o seu namorado mandava em si. Talvez agora atribua a culpa ao namorado porque se sente exausta, mas na altura em que tinha que ser firme cedeu e aceitou um ser que não tem culpa de nada. Mas aceitou-o, por isso não se descarte da sua quota parte de responsabilidade.

Os cães são chatos quando não têm actividades para canalizarem as suas energias e isso não tem nada que ver com o porte ou com morar num t1. Os cães de pequeno porte têm, geralmente, mais energia que os de grande porte.

Converse com o seu namorado, estabeleçam um plano para cuidar da cadela, façam actividades com a cadela para a cansarem todos os dias. Além dos passeios, que devem ser longos e à trela, ensinar-lhe truques (ou praticar o que aprendeu, uma vez que é treinada) dá-lhe actividade mental, excelente para cães aborrecidos. Faça todos os dias uma sessão de treino de 15 minutos e vai notar diferenças. Adeque os passeios ao nível de energia da cadela, o passeio só acaba quando a cadela estiver de cabeça bem arejada e fisicamente cansada. Os cães quando têm actividade adequada tornam-se menos chatos, os cães sem actividade são chatos porque estão aborrecidos e sem nada para fazer.

Se não quer mesmo a cadela, pondere em arranjar um bom lar para ela, mas não é fácil arranjar bons donos.

Cumprimentos,
Dilema

Retrato de carolvgm
Ter, 24/02/2015 - 16:31
carolvgm:
Membro desde: 23.05.2012

Querida, o animal cria laços com seus donos. Não deve ser tratado como objeto.
Mas se você tá com a bichinha ha tanto tempo e nao conseguiu criar laços com ela, eu daria vc!!
Que coração gelado!

Pq nao teve um peixe? Mais fácil...

Retrato de Susana E
Seg, 02/03/2015 - 15:49
Susana E:
Membro desde: 13.11.2014

Sim, deves dar a cadela a que lhe possa dar amor.
Eu tenho 2 cães em apartamento, eu é que os quis e o meu namorado gosta deles mas eu é que faco tudo e tenho 2 trabalhos. Amo os meus caes e faco tudo por gosto e nunca lhes falta nada principalmente amor. Os animais nao sao um fardo. Têm sentimentos. Coitadinha da cadela, não tem culpa e se for para para melhor dela acho que a deves dar. Mas que nao fique pior. Os animais nao sao brinquedo que cansam e se jogam fora.

Retrato de Anastacia1990
Qui, 12/03/2015 - 09:49
Anastacia1990:
Membro desde: 13.08.2014

Concordo plenamente com os comentários anteriores.

Todos nos trabalhamos e todos nos chegamos a casa cansados.Mas quem corre por gosto não cansa.
Nem tu nem o teu namorado deviam de ter tido um animal assim, vai na volta um peixe ou um pássaro, e mesmo assim não sei.

Também me custa a compreender como ainda não criaste laços com a bichinha, quando a minha cadela me apareceu à porta e ao fim de 1 mes apareceram uns possíveis donos eu chorei baba e ranho com medo de ficar sem ela.
Não entendo como não te apegaste a ela.

Retrato de MaggieAll
Qua, 08/07/2015 - 14:51
MaggieAll:
Membro desde: 08.07.2015

Eu acho que devia falar com o seu namorado e dizer-lhe tudo o que pensa relativamente a esse assunto. Tem que ser tão sincera ao falar com ele como foi ao escrever este ''desabafo''. Dar a cadela a alguém de confiança (como a amigos conhecidos ou a familiares) seria uma boa ideia, visto que o seu namorado e a senhora poderiam visitá-la quando quisessem matar saudades, e assim não estariam totalmente separados dela. Mas isso é algo que tem que discutir com ele. Sei que é uma decisão muito difícil, mas não deve NUNCA tomar uma decisão sem o consentimento do seu namorado, porque isso poderia gerar confusões. Tente conversar com ele acerca desse assunto. De certeza que vão chegar a um acordo. Boa sorte

Retrato de Samandy
Dom, 25/10/2015 - 04:56
Samandy:
Membro desde: 09.04.2009

Tem que ter pulso firme.. tanto com a cadela como com o namorado. XD
Não concordo com o que dizem de estar num apartamento. Tenho dois pits um com 30kg (mais velho) e o mais novo tem 40kg e ainda so tem 1 ano e pouco. O mais novo as vezes ainda se lembra de roer umas coisas, mas já é raro. Deixo lhes sempre brinquedos e vão a rua no minimo 2x por dia durante 1h correm imenso ate ficarem msmo cansados. Resultado dormem quase o dia todo e quando estao acordados brincam um com o outro.
Tente ir para algum sitio fechado tipo parquinho/ringue normalmente ha nos bairros, pelo menos por estas zonas e atire lhe um brinquedo para ela ir buscar e trazer.
Em casa n tenha medo de a repreender e não lhe dê atenção sempre que ela quer. Seja firme, coloque-a na cama e volte a fzr o q estava a fzr. Os meus ja se habituaram. Eu digo "nao! Cama" e aponto pra cama e eles já vao e não chateiam mais. Claro que da trabalho ao inicio mas tem que ser. Penso q dar nao seria a solucao. A bichinha no fundo ve-a como a mamã dela.. Se tiver possibilidade meta a menina num treinador. Ha sitios bem em conta
Smile

Retrato de Coraçãoapertado
Seg, 07/12/2015 - 03:05
Coraçãoapertado:
Membro desde: 01.11.2015

Antes de mais só quero dizer que há aqui com cada resposta que até parece mentira, uns fazem julgamentos quando nem leram metade do problema exposto, outros querem fazer se passar pelos melhores protetores dos animais do mundo enfim, dá dó mesmo.

Agora vamos ao que interessa. Eu entendo perfeitamente a sua situação.Quando amamos alguém, cedemos aos desejos da pessoa amada. Mas o que falaram quando adoptaram o animal? falaram que ele ia cuidar dele ou não discutiram essa parte?O seu namorado, sem ponta de duvida é bastante irresponsável nesse campo, e como nunca soube o que é´ter um animal, nunca imaginou o trabalho que iria dar, faz me pensar em pais homens que só sabem fazer filhos, mas quando é para cuidar, nem uma fralda trocam.

Se se sente exausta, uma vez que não era esse o seu desejo e está a cuidar mais por obrigação, então, sim procure um lar para o caozinho sem sentimento de culpa. e seja firme, diga ao seu namorado que não suporta mais a posição em que se encontra.

espero ter ajudado

Post