Dicas de como educar cães!Adoro cães, mas... | A Nossa Vida

Dicas de como educar cães!Adoro cães, mas...

Retrato de _lilac_
24.02.2012 | 00:57
_lilac_:
Membro desde: 16.02.2011

Olá

Sendo este um espaço dedicado aos nossos queridos animais de estimação, gostaria que partilhassem algumas dicas de como educar cães, uma vez que o meu namorado adotou um cão e ele morde toda a gente!!!

Eu adoro cães...mas não suporto o cão do meu namorado, porque ele é malandro e desobediente e simplesmente morde as pessoas e não sabe fazer mais nada a não ser isso. Desde que ele tem o cão que sempre que vou visitá-lo que é um problema, pois só saio do carro quando alguém agarra o cão, pois ele espeta os dentes onde puder. Ele está solto e onde ele estiver eu não estou. Já me rasgou umas calças assim a morder-me e também um casaco, fiquei mesmo chateada pois era novo. Já rasgou várias peças de roupa às pessoas. Quando chega às mãos de alguém, trinca até fazer cortes nas pessoas até granditos, deixando cortes que deitam sangue às vezes. Quando ele era bébé, ainda brinquei com ele, mas já há muito que me afasto dele.

Esta atitude dele foi sendo sempre desvalorizada pelo meu namorado, que dizia que era normal pois os cães quando são bébés não sabem o que fazem e que sendo ele bébé não ia castigá-lo, pois não tinha coragem.
Agora o cachorro já tem uns 6 meses e continua a morder e por mais que ele lhe bata com o jornal o cão não aprende. Quando ele está com roupa de sair de casa, só vai para perto do cão com um brinquedo dele, pois senão já sabe que o cão lhe vai espetar os dentes afiados na roupa. É um rafeiro, mistura de castro laboreiro e pastor alemão.

Alguém que tenha experiência com cães já passou por isto? Deve ser considerado normal?Eu sei que ele morde a brincar, mas ninguém gosta que ele o faça, como é normal. Alguém conhece dicas para educar um cão a não morder???

Obrigada Smile


Retrato de cs2810
Sex, 24/02/2012 - 08:26
cs2810:
Membro desde: 08.04.2010

Eu nao te posso ajudar muito mas sei que quanto mais bateres no cão com o jornal pior. Ele torna-se mais agressivo. Depois deveria ter sido "castigado" desde o inicio que ele começou a fazer. Tudo bem que os dentes mudam e tal como nòs têm vontade de cuçar as gengivas mas é para isso que servem os brinquedos e os ossinhos. Tambem já ouvi dizer que cão castrado morde menos, mas quanto a isso nao sei até que ponto é verdade.

Retrato de ninacio
Sex, 24/02/2012 - 08:48
ninacio:
Membro desde: 10.05.2010

Acho que só mesmo indo lá com treino ou seja, o dono ir de fato de treino ou roupa velha e de cada vez que ele se aproximar dizer não bem alto... e tentar que ele se sente ou acalme e desviar a atenção para brinquedos.... sempre que ele for ao brinquedo dar uma recompensa... sempre que ele for para moder dizer que não bem alto e tentar acama-lo pondo o deitado no chão ou sentado e mostrar-se desagradado... e sempre assim... até ele ir aprendendo que o brinquedo é que é bom... com 6 meses ainda vai a tempo, tem é de ter um pulso firme e não vale a pena bater... podem é arranjar algo que o assuste tipo um barrulho sempre que ele vá as calças.

Retrato de Cokitas
Sex, 24/02/2012 - 09:13
Cokitas:
Membro desde: 26.06.2008

Eu tenho uma Cocker, de personalidade dificil, são cães que exigem mão firme e além de ser a primeira, acho que não me tenho saído nada mal.
Bem,primeiro de tudo terás de mostrar ao animal quem manda. Depois, tal como já foi dito, o comando "Não" firme e seguro resulta bem. Quando acertar, dar recompensa (Treino positivo).
Esse comportamento de morder "a brincar" a minha cadela também o tinha, mas fui mostrando a minha posição, nunca me magoou porque sempre mostrei o limite onde ele poderia ir.
Os cães vivem em matilha e nós somos a matilha deles. Existe um lider, se não fores tu ( e se não mostrares isso) eles vão tentar dominar. Depois acontece casos de cães que são verdadeiros terrores, precisamente por isso, por falta de um lider.

Retrato de Lucia1
Sex, 24/02/2012 - 09:55
Lucia1:
Membro desde: 29.07.2011

tambem tenho um cão que mordia tudo quando era mais pequeno, agora tem 6 meses, mas nota-se que já morde menos. Acho que também está relacionado com a idade. É brincalhão e não pára quieto um segundo, até me canso de brincar com ele! Espero que abrande um pouco, parece hiperactivo!!;-)

Retrato de Juh_Silva
Sex, 24/02/2012 - 10:26
Juh_Silva:
Membro desde: 02.04.2011

Com o Lucas nunca aconteceu isso.
Mas com o Tico isso acontece. Ele só me morde para que eu o vá passear.

O Tico(Labrador) é da minha irmã e quando vou a casa dos meus pais, é normal que estranhe quando chego perto dele. Era mais quando ele era bebé. Agora, como ele sabe que sempre que chego à beira dele é para brincar, até estranha é se eu não o fizer. Assim, eu começa a morder-me para que eu brinque, vá passear com ele, lhe dê mimos.
Quanto aos meus pais e à minha irmã, ele foi perdendo o hábito pois consiguiram que ele percebesse quem é que manda lá em casa.

Muita paciência, dedicação e ajudar o animal a perceber quem é que é o chefe da matilha.

Retrato de _Joanna_
Sex, 24/02/2012 - 10:58
_Joanna_:
Membro desde: 02.05.2011

Olá, eu tenho um pug com 6meses. É um cão muitooooo activo ao contrário do que a maioria das pessoas pensa (isto quando são pequenos), ele até aos 4meses via as nossas mãos e era o descalabro, sempre a mordiscar e nunca a morder mesmo! Agora com 6meses acalmou, o que gosta mesmo é de se agarrar ás minhas calças e vir de arrasto. Mas noto que faz mesmo pela brincadeira e basta dizer um "Não" firme e pára e senta-se. O que usamos mais lá em casa é mesmo o "Não", ele cada vez entende melhor que quando o dizemos não estamos para brincadeiras... Penso que o cãozinho do teu namorado também se devia começar a habituar a palavra "Não" e aos comandos básicos "Senta", "Deita" e por aí...Mesmo para eles é fundamental terem regras. Agora que não é facil ensinar não é, eles são extremamente teimosos e então o meu quando eu lhe ralho ele coloca a cabeçita de lado (caracteristica mais que vincada da raça) e só me apetece derreter...mas não posso Wink

Retrato de liliana_gaio
Sex, 24/02/2012 - 22:46
liliana_gaio:
Membro desde: 25.03.2011

A culpa é do namorado e família e só ele pode resolver o assunto, quando se decidir a educar o cão.

E para isto é preciso paciência. É preciso esperar pelo comportamento correcto em várias situações.

Fazer "qualquer-coisa" num instantinho, não vai resultar. É preciso que ele acalme a excitação primeiro para ficar receptivo para a aprendizagem, seja lá qual for o método.

Agora,... terá que ser educado... se é mau de se ver num cão pequeno, é péssimo num cão grande e pode dar origem a dissabores e problemas graves. O seu namorado que pense nisso!

Liliana

Post