Devolução de produto | A Nossa Vida

Devolução de produto

Retrato de Caleidoscópio
21.07.2011 | 17:02
Caleidoscópio:
Membro desde: 21.07.2010

Olá. Queria pedir a quem souber que me explique:

- comprei um aparelho eléctrico há uma semana com o qual não estou satisfeita e também tem um defeito pelo que já está a descolar-se. Quero saber se o posso devolver e pedir o reembolso do mesmo e, já agora, qual o enquadramento legal se alguém souber porque não estou a encontrar. Obrigada.


Retrato de sandrad1
Qui, 21/07/2011 - 17:17
sandrad1:
Membro desde: 26.10.2006

penso que tens 15 dias, caso nao se fique satisfeito, liga para a loja ... a fazer essa pergunta, como quem nao quer a coisa.

Retrato de Claudes
Qui, 21/07/2011 - 17:17
Claudes:
Membro desde: 22.06.2011

Isso depende de loja para loja.. Tongue

Comprei uma máquina de café ao qual ao fim de um mês avariou, levei para arranjar, passado um mês e tal a máquina veio com alguns riscos, tive dúvidas se era a minha.
Fiz reclamação, disse que não queria a máquina e eles devolveram-me o dinheiro.

Outra:
Comprei um portátil e passado uma semana devolveram - me o dinheiro.

Mas isso vai depender muito de onde foi a compra.

Claudia & Ricardo
2 of June, 2012
(AVEIRO)

Retrato de Bruna1
Qui, 21/07/2011 - 17:30
Bruna1:
Membro desde: 22.08.2008

Pelo que sei, até 15 dias da compra podes ser reembolsada ou exigir um produto novo. A partir daí, vai para reparação.

O que diz no Talão de Compra? Costuma dizer as condições.

Retrato de Mónica e rafael
Qui, 21/07/2011 - 17:31
Mónica e rafael:
Membro desde: 06.01.2010

Olá...
Não sei bem como é...
Mas acho que por lei tem 12 dias para devolveres ou trocares o produto...
Tudo depende de cada loja, á quem devolva em dinheiro, ou em vale de compras, outras lojas só podes mesmo trocar...
Mas não sei bem o que é de lei!!!

Beijinhos

Retrato de Catarina Neves
Qui, 21/07/2011 - 18:24
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

... podes pedir a resolução do contrato.

No entanto, aqui ficam alguns decretos-lei:

Decreto-Lei n.o 67/2003
de 8 de Abril

Artigo 1.o - Objectivo e âmbito de aplicação

Artigo 2.o - Conformidade com o contrato

1 — O vendedor tem o dever de entregar ao consumidor bens que sejam conformes com o contrato de compra e venda.

2 — Presume-se que os bens de consumo não são conformes com o contrato se se verificar algum dos seguintes factos:

a) Não serem conformes com a descrição que deles é feita pelo vendedor ou não possuírem as qualidades do bem que o vendedor tenha apresentado ao consumidor como amostra ou modelo;

b ) Não serem adequados ao uso específico para o qual o consumidor os destine e do qual tenha
informado o vendedor quando celebrou o contrato e que o mesmo tenha aceitado;

c) Não serem adequados às utilizações habitualmente dadas aos bens do mesmo tipo;

d) Não apresentarem as qualidades e o desempenho habituais nos bens do mesmo tipo e que
o consumidor pode razoavelmente esperar, atendendo à natureza do bem e, eventualmente, às declarações públicas sobre as suas características concretas feitas pelo vendedor, pelo produtor ou pelo seu representante, nomeadamente na publicidade ou na rotulagem.

3 — Não se considera existir falta de conformidade, na acepção do presente artigo, se, no momento em que for celebrado o contrato, o consumidor tiver conhecimento dessa falta de conformidade ou não puder razoavelmente ignorá-la ou se esta decorrer dos materiais fornecidos pelo consumidor.

4 — A falta de conformidade resultante de má instalação do bem de consumo é equiparada a uma falta de conformidade do bem, quando a instalação fizer parte do contrato de compra e venda e tiver sido efectuada pelo vendedor, ou sob sua responsabilidade, ou quando o produto, que se prevê que seja instalado pelo consumidor, for instalado pelo consumidor e a má instalação
se dever a incorrecções existentes nas instruções de montagem.

Artigo 3.o - Entrega do bem

1 — O vendedor responde perante o consumidor por qualquer falta de conformidade que exista no momento em que o bem lhe é entregue.

2 — As faltas de conformidade que se manifestem num prazo de dois ou de cinco anos a contar da data de entrega de coisa móvel corpórea ou de coisa imóvel, respectivamente, presumem-se existentes já nessa data, salvo quando tal for incompatível com a natureza da coisa ou com as características da falta de conformidade.

Artigo 4.o - Direitos do consumidor

1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.

2 — A reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, e sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem e o fim a que o consumidor o destina.

3 — A expressão «sem encargos», utilizada no n.o 1, reporta-se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, as despesas de transporte, de mão-de-obra e material.

4 — Os direitos de resolução do contrato e de redução do preço podem ser exercidos mesmo que a coisa tenha perecido ou se tenha deteriorado por motivo não imputável ao comprador.

5 — Oconsumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais.

Artigo 5.o - Prazos

1 — O comprador pode exercer os direitos previstos no artigo anterior quando a falta de conformidade se manifestar dentro de um prazo de dois ou cinco anos a contar da entrega do bem, consoante se trate, respectivamente, de coisa móvel ou imóvel.

2 — Tratando-se de coisa móvel usada, o prazo previsto no número anterior pode ser reduzido a um ano, por acordo das partes.

3 — Para exercer os seus direitos, o consumidor deve denunciar ao vendedor a falta de conformidade num prazo de dois meses, caso se trate de bem móvel, ou de um ano, se se tratar de bem imóvel, a contar da data em que a tenha detectado.

4 — Os direitos conferidos ao consumidor nos termos do n.o 1 do artigo 4.o caducam findo qualquer dos prazos referidos nos números anteriores sem que o consumidor tenha feito a denúncia, ou decorridos sobre esta seis meses.

5 — O decurso dos prazos suspende-se durante o período de tempo em que o consumidor se achar privado do uso dos bens em virtude das operações de reparação da coisa.

Artigo 6.o - Responsabilidade directa do produtor

Artigo 7.o - Direito de regresso

Artigo 8.o - Exercício do direito de regresso

Artigo 9.o - Garantias voluntárias

1 — A declaração pela qual o vendedor, o fabricante ou qualquer intermediário promete eembolsar o preço pago, substituir, reparar ou ocupar-se de qualquer modo da coisa defeituosa vincula o seu autor nas condições constantes dela e da correspondente publicidade.

2 — A declaração de garantia deve ser entregue ao consumidor por escrito ou em qualquer utro suporte duradouro a que aquele tenha acesso.

3 — A garantia, que deve ser redigida de forma clara e concisa na língua portuguesa, conterá as seguintes menções:

a) Declaração de que o consumidor goza dos direitos previstos no presente diploma e de que tais direitos não são afectados pela garantia;

b ) Condições para atribuição dos benefícios previstos;

c) Benefícios que a garantia atribui ao consumidor;

d) Duração e âmbito espacial da garantia;

e) Firma ou nome e endereço postal, ou, se for o caso, electrónico, do autor da garantia que
pode ser utilizado para o exercício desta.

4 — Salvo declaração em contrário, os direitos resultantes da garantia transmitem-se para o adquirente da coisa.

5 — A violação do disposto nos n.os 2 e 3 do presente artigo não afecta a validade da garantia, podendo o consumidor continuar a invocá-la e a exigir a sua aplicação.

Artigo 10.o - Imperatividade

1 — Sem prejuízo do regime das cláusulas contratuais gerais, é nulo o acordo ou cláusula ontratual pelo qual antes da denúncia da falta de conformidade ao vendedor se excluam ou limitem os direitos do consumidor previstos no presente diploma.

2 — É aplicável à nulidade prevista no número anterior o disposto nos n.os 2 e 3 do artigo 16.o da Lei n.o 24/96, de 31 de Julho.

Mas há pelo menos mais 2 decretos lei

Decreto-Lei n.o 70/2007 - de 26 de Março

Artigo 8.o - Substituição do produto

O comerciante pode, mediante acordo com o consumidor,proceder à substituição do produto adquirido,independentemente do motivo, desde que:

a) O estado de conservação do produto corresponda ao do momento em que o mesmo foi adquirido no estabelecimento pelo consumidor;

b ) Seja apresentado o respectivo comprovativo da compra com indicação expressa da possibilidade de efectuar a substituição do produto;

c) Seja efectuada pelo menos nos primeiros cinco dias úteis a contar da data da sua aquisição e sem prejuízo da aplicação do regime jurídico das garantias dos bens de consumo, a que se refere o Decreto-Lei n.o 67/2003, de 8 de Abril.

Decreto Lei das Garantias (DL 67/2003, de 8 de Abril). http://dre.pt/pdf1sdip/2003/04/083A00/22802283.PDF
Pdf: creditos para o user karlitos que o postou noutro topico

Lei do consumidor Lei n.º 24/96 de 31 de Julho
http://www.acra.pt/_pdf/LEI_DO_CONSUMIDOR.pdf

Decreto-Lei n.o 70/2007 - de 26 de Março
http://dre.pt/pdf1sdip/2007/03/06000/17361739.PDF

Decreto-Lei nº 371/2007 de 6 de Novembro de 2007
(Primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 156/2005, de 15 de Setembro, estabelecendo a obrigatoriedade de disponibilização do livro de reclamações em todos os estabelecimentos onde se forneçam bens e se prestem serviços aos consumidores.)
http://www.iapmei.pt/iapmei-leg-03.php?lei=6299

Decreto-Lei nº 57/2008 de 26 de Março de 2008
(Estabelece o regime aplicável às práticas comerciais desleais das empresas nas relações com os consumidores, ocorridas antes, durante ou após uma transacção comercial relativa a um bem ou serviço, transpondo para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2005/29/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Maio, relativa às práticas comerciais desleais das empresas nas relações com os consumidores no mercado interno.)
http://www.iapmei.pt/iapmei-leg-03.php?lei=6380

Retrato de Caleidoscópio
Sex, 22/07/2011 - 09:01
Caleidoscópio:
Membro desde: 21.07.2010

Obrigada pelas vossas respostas. A compra foi efectuada numa loja online. Já liguei para lá duas vezes mas dizem que não sabem, que vão perguntar e que me ligam a dar uma resposta e até agora nada... Isto irrita-me. Estive a ler a "política de devolução" que está no site, que não parece política nenhuma, e achei ainda mais estranho porque o decreto lei que lá aparece na página não tem nada a ver!!!!
podem confirmar aqui http://active-shop.com.pt/pages.php?pageid=6 não acham isto estranho? esta lei nao tem nada a ver com o que catarina publicou... foi logo o que me levou a desconfiar...

Agora não sei bem o que fazer pois eles ainda não me disseram nada :/e a questão não é só eu não estar satisfeita com o produto, é que ele estragou-se logo na segunda utilização... enfim

O blog dos livros usados - http://asaladoslivros.blogspot.pt/

Retrato de liliana_gaio
Sex, 22/07/2011 - 15:08
liliana_gaio:
Membro desde: 25.03.2011

Julgo que a lei te assiste e podes trocar ou pedir o reembolso.

Até porque pode já ter passado o tempo ou ocasião para o qual adquiriste o bem.

Já ao vivo é um filme. Podes pedir o reembolso e é um direito que te assiste. Mas vão SEEEMPRE tentar com que não o faças. Terias que ser firme.

On line... ui... depende da seriedade deles...

Liliana

Retrato de Caleidoscópio
Sex, 22/07/2011 - 16:14
Caleidoscópio:
Membro desde: 21.07.2010

Obrigada liliana! Penso que já resolvi a questão.

O blog dos livros usados - http://asaladoslivros.blogspot.pt/

Retrato de Catarina Neves
Sáb, 23/07/2011 - 13:30
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

... rege-se pelas regras gerais de comércio de produtos Wink

Assim sendo, e como têm lá uma morada física, sugiro que envies RAPIDAMENTE, uma carta registada com aviso de recepção a contar o que se passa. Não te esqueças de:

* referir os contactos telefónicos efectuados e as respectivas respostas;

* exigir que te respondam, pela mesma via (escrita), no prazo de 5 dias úteis e que, findo esse prazo, avanças com uma queixa nas instâncias legais;

* pergunta onde é que eles disponibilizam o livro de reclamações, caso decidas fazer a participação por escrito (são obrigados a disponibilizar um local físico, onde podes preencher o respectivo documento);

Não sei que produto compraste mas, por exemplo, imagina que era uma máquina fotográfica. Só depois de aberta e usada é que consegues saber se tem, ou não defeito.

Boa-sorte Wink

Retrato de Caleidoscópio
Sex, 05/08/2011 - 16:08
Caleidoscópio:
Membro desde: 21.07.2010

Obrigada Catarina Smile O assunto ficou resolvido na semana passada Wink

O blog dos livros usados - http://asaladoslivros.blogspot.pt/