Desistir de viver | A Nossa Vida

Desistir de viver

Retrato de fg01
08.11.2012 | 14:11
fg01:
Membro desde: 08.11.2012

Eu pensei muito antes de decidir criar este tópico no fórum. O desespero levou-me a esta situação. Já tentei de tudo, por isso só me resta implorar.
Estou desempregada há 1 ano.
Sou licenciada mas nunca trabalhei nem tenciono vir a trabalha na área que me formei (até já nem menciono o curso a menos que mo perguntem). Trabalhei em vários contextos sempre em situação precária e sem direito a contratos. Hoje, com quase 30 anos e sem direito a subsídios, vejo-me numa situação sufocante que me consome e só me faz pensar numa saída...

Tenho procurado emprego em tudo o que possam imaginar. Se vou a fábricas ou lares dizem-me que aquilo não é para mim, que eu devia era ir trabalhar num escritório. Se vou procurar num escritório, dizem que não tenho experiência que chegue... Eu explico sempre que o que quero é um trabalho, quero começar, não importa a fazer o quê... Eu explico que não vou fugir a quem me ajudar. Mas ninguém acredita!
Fixem o que vos digo: as pessoas são más e egoístas, só pode. Eu não pensava assim - que ingénua e burra era eu. Sempre pensei que se batalhasse e mostrasse esforço conseguiria um trabalho - estúpida a dobrar. Já tentei de tudo, já chorei, já me humilhei mas nada.

Eu estou disponível a mudar de local de residência e tudo, só para poder trabalhar... Como disse, não tenho direito a subsídios - mas quero mesmo é trabalhar. O meu marido ganha o ordenado mínimo claro que vivemos com muitas dificuldades.

Sinto-me mesmo aprisionada e temo vir a enlouquecer. Não aguento mais este sofrimento, tenho que me esforçar para sorrir em frente ao meu marido e família para que eles não fiquem tristes pois também têm os problemas deles. Não me posso suicidar, porque o meu marido e família iriam sofrer demasiado. Então, não sei o que me resta. Estou farta de ser gozada e humilhada nas entrevistas com o pretexto de que "tenho habilitações a mais". Também já experimentei omitir que sou licenciada mas não houve resultados.

Haverá saída para mim? É melhor eu desistir de viver?

Será que alguém em pode ajudar? Sou da zona de Leiria mas isso não impede de trabalhar noutro lugar qualquer.


Retrato de Viviane.rafael
Qui, 08/11/2012 - 14:19
Viviane.rafael:
Membro desde: 21.11.2009

Compreendo que estejas desanimada e pela tua conversa aconselho te a procurar ajuda de um psiquiatra. Diz me uma coisa se te suicidares vais ganhar o que com isso? Tamos em crise, se achas que ao fazeres isso vais livrar os teus familiares de um transtorno, pensa que o funeral é caro. Acho que não andas muito bem, mas se nao consegues trabalho tenta fazer alguma coisa por fora, passar roupa aos vizinhos, cuidar dos filhos deles... alguma coisa que seja! Vai te distrair, correr durante o dia, estares sozinha so ficas em desespero! Quanto mais positivo pensares, mais força vais ganhar para lutar e é isso que te falta

Retrato de partyx82
Qui, 08/11/2012 - 14:23
partyx82:
Membro desde: 20.04.2009

Lamento não puder ajudar, eu própria passei por muitas entrevistas assim, ou que não tinha experiencia suficiente ou que tinha demais pois procuravam estagiários... enfim
Muita coragem e muita sorte

Retrato de Vera.F
Qui, 08/11/2012 - 14:25
Vera.F:
Membro desde: 20.03.2011

Estas a pensar em suicidio por estares ha 1 ano desempregada? Pensa lá melhor....
O problema de muita gente é aceitar durante anos e anos empregos ilegais, sem descontos e sem pensarem no dia de amanha, depois temos disto.
Vai ver que consegues encontrar emprego, apenas não podes desistir.E se ha algo que aprendi nesta vida, é que o pessimismo só nos traz mais problemas! Se pensares positivo vais ver que a vida te corre muito melhor, pois isso nota-se até nas entrevistas Wink

Retrato de Viviane.rafael
Qui, 08/11/2012 - 14:25
Viviane.rafael:
Membro desde: 21.11.2009

Outra coisa, vai visitar um lar de idosos, ou uma unidade de doentes em fase terminal, talvez daras mais valor a vida, ao veres pessoas a lutarem por uma

Retrato de Claudiclocas
Qui, 08/11/2012 - 14:28
Claudiclocas:
Membro desde: 21.04.2011

Há tanta gente na tua situação e em situações ainda piores... Tens de procurar melhor uma solução, porque enquanto estiveres nessa espiral de negativismo, nada vai melhorar.
Se nem o teu marido está bem, já consideraram mudar o local de residência, mas para o estrangeiro?
Às vezes temos de ser mais racionais do que emotivos, para conseguir ver melhor as coisas... Para tudo há solução sempre, só temos de procurar bem.

Não podemos é ter medo: o medo bloqueia tudo. Respira fundo e lê isto:

http://casapontocome.blogspot.pt/2012/11/sem-medos.html

Força e coragem Smile

Retrato de fg01
Qui, 08/11/2012 - 14:38
fg01:
Membro desde: 08.11.2012

Vou responder aos vossos comentários: trabalhei sempre sem contrato mas trabalhei a recibos verdes. Nunca em situação ilegal. E mesmo assim, não tenho direitos. Como já referi, não procuro subsídios mas sim um trabalho que me torne merecedora do meu salário.

Para a menina que diz que eu não ganho nada com o suicídio eu respondo: já não se trata de ganhar. Trata-se de não ter mais nada a perder. Simplesmente, cheguei a um ponto em que não vejo o porquê de eu continuar viva. Eu sei muito bem que há muita miséria neste mundo mas é suposto isso fazer-me sentir melhor? Não faz. Não ajuda nada eu saber que há pessoas a passar fome (que aqui pouco falta) e que há pessoas com doenças terminais etc... Eu não deixo de estar a sofrer por isso.
Sou uma pessoa honesta que sempre trabalhou e se esforçou e que agora não vê uma única oportunidade. Não me preocupo apenas comigo mas estou sempre a pensar nas consequências que esta situação acarreta para a minha família: eles estão a sofrer porque, embora em tente esconder, sabem como eu estou. Eu não suporto ver o meu marido olhar para mim preocupado Eu não suporto ver os meus pais angustiados a tentarem ajudar-me economicamente e que não quero aceitar.
Sinto-me traída porque vejo agora a burra que fui todos estes anos dando o meu melhor e acreditando que, com isso, iria chegar a algum lado. Muito pelo contrário. Dou por mim sem conseguir seja o que for, sem futuro, sem compreensão por parte da fatia gorda da sociedade que só sabe apontar o dedo.

Retrato de ritta...
Qui, 08/11/2012 - 14:44
ritta...:
Membro desde: 06.01.2012

ola!

compreendo a tua situação, mas mesmo assim tenho de te dizer, que não podes baixar os braços!
apesar de achares que não tens motivos para sorrir, sorri na mesma...
como ja foi referido (e é bem verdade), energia negativa, atrai coisas negativas!

tenta arejar os teus pensamentos...
eu tambem sou da zona de leiria e infelizmente, não te consigo ajudar, arranjando-te um emprego... sei que isto por aqui na zona, não está famoso...
ja te inscreveste tambem, naquelas empresas de trabalho temporário?
às vezes pode aparecer qq coisa, para começares...

bj e boa sorte
ah e pensamento positivo!

"A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar."

Retrato de fg01
Qui, 08/11/2012 - 14:51
fg01:
Membro desde: 08.11.2012

Claudiclocas

Já consideramos, já fizemos há uns anos atrás e só nos enterrámos mais. Mal temos dinheiro para sobreviver, quanto mais para ir para o estrangeiro... Uma vez, um suposto amigo nosso disse que nos ajudaria e levou-nos com ele para o estrangeiro. Quando lá chegamos, começou a pedir dinheiro para a renda da casa... O meu marido não conseguiu arranjar trabalho, eu arranjei um part-time, mas o dinheiro que ganhei foi todo para pagar o apartamento ao nosso "amigo" e o que nós tínhamos levado foi para pagar o avião de volta e a comida enquanto lá estivemos. Triste. Estivemos lá um mês, acabou-se o dinheiro e voltamos para Portugal ainda mais enterrados do que quando fomos. Não foi uma experiência nada positiva .

Mas agradeço as tuas palavras e a sugestão. Estive a ler o blog. Invejo esse optimismo. Só consegui ter esse espírito nos primeiros meses. Depois de ser humilhada tantas vezes, perdi a coragem. Depois de 120 entrevistas de emprego a ouvir as mais variadas atrocidades... é mesmo para ir abaixo.

ritaa...
embora as coisas não estejam famosas aqui (e em lado nenhum) leiria ainda é um dos distritos com mais ofertas no centro de emprego... Sim, estou inscrita nas agências de TT desde o início do ano também.

Eu sei que há milhares nesta situação. Sei que não sou só eu, etc. Mas isso só me assusta ainda mais. Porque eu preferia ser eu a estar errada e saber que havia algo que podia corrigir para mudar a situação. Mas não, isto é um problema muito maior do que eu... Por isso, fico com tanto medo.

Retrato de Viviane.rafael
Qui, 08/11/2012 - 14:52
Viviane.rafael:
Membro desde: 21.11.2009

Eu compreendo o teu desespero, estive tres meses sem trabalho e ja estava a dar em doida. Dizes que nao perdes nada em acares com a tua vida? Tu nao perdes, mas quem gosta de ti e luta para te fazer bem vai perder e muito. Tens que te agarrar ao carinho que as pessoas que acreditaram em ti te deram. Agora baixares a cabeça nao vale a pena, tamos em crise toda a gente sabe, mas reza muito e acredita que isto é so um obstaculo que Deus esta a por no teu caminho, se ele soubesse que nao suportarias, nao to tinha posto.

Acorda todos os dias com um sorriso na cara, vais ver que a vida é mais bonita quando estamos bem.

Desculpa ter entrado a matar, mas faz me confusao as pessoas serem tao pessimistas quando a gente a sofrer para dar de comida aos filhos, pessoas a irem ao lixo ou na porta do supermercado a pedirem pao e leite para darem as crianças. Custa me saber da nossa triste realidade, mas quando pensares que estas mal, tens que pensar que podias estar pior e agarrares te a isso para nao ires mais fundo! Acredita que em todo o problema ah uma soluçao e a tua nao deve tardar muito a vir!

Retrato de Claudiclocas
Qui, 08/11/2012 - 15:04
Claudiclocas:
Membro desde: 21.04.2011
fg01 wrote:

Claudiclocas
Já consideramos, já fizemos há uns anos atrás e só nos enterrámos mais. Não foi uma experiência nada positiva.

Pelo que contas não foi mesmo, mas também não foi bem preparada, pois não? Há já muitas formas de pesquisar empregos para o estrangeiro a partir daqui. As entrevistas podem ser feitas via skype, por exemplo e muitas empresas até pagam as viagens e ajudam num primeiro alojamento. Não desistas de procurar lá fora!

fg01 wrote:

Mas agradeço as tuas palavras e a sugestão. Estive a ler o blog. Invejo esse optimismo. Só consegui ter esse espírito nos primeiros meses. Depois de ser humilhada tantas vezes, perdi a coragem. Depois de 120 entrevistas de emprego a ouvir as mais variadas atrocidades... é mesmo para ir abaixo.

Se soubesses da minha situação verias que só tens motivos para estar optimista... Só o facto de seres uns anos mais nova que eu, para se ser contratado já faz diferença.
Também me sinto traída pelo meu país, pelos nossos governantes. Fui iludida: fizeram-me crer que se estudasse muito e se fizesse tudo direitinho teria uma vida muito boa e estável, e agora? Ooops! Liar
É a minha vida e a minha felicidade que estão em causa. Não vou baixar o braços e desistir só porque nasci numa época como esta. Vou ser feliz! Esta é a primeira das decisões, depois é só procurar o melhor caminho para lá chegar. Procura o teu e vais encontrar: mas pensar só nas coisas más é que não nos leva mesmo a lado nenhum.
Kiss

Retrato de Daniela2011
Qui, 08/11/2012 - 15:07
Daniela2011:
Membro desde: 20.11.2010

1ª Seleccione aquilo que é viável para si , muitas vezes a nossa falta de auto-estima ou desespero leva os outros a pensar que somos tipo esfregona , ou seja estamos a mercê daquilo que lhes apetecer e não é assim .Porque somos únicos, mesmo que muitas vezes nos pareça que nada valemos .

2ª Quando for a uma entrevista leve a sua melhor roupa arranje o cabelo e pense que se não for naquele sitio será no outro , já não tem nada a perder mesmo , pior que está não vai ficar .

3ª Mesmo que lhe custe nunca fale da sua situação , as pessoas gostam de gente "coitadinha" para dar asas a sua maldade.

Se acredita em algo agarre-se a isso ,vai ver que ajuda.

Sei que custa,mas vai conseguir .Falo por experiência Própria .

4ª Ser honesta e sincera nos dias de hoje não leva a lado nenhum , dance conforme a musica antes de falar perceba bem o local onde esta se querem uma mulher da limpeza , você não tem de dizer que è licenciada basta dizer que tem a escolaridade obrigatória na limpeza ninguém vai testar as suas qualificações.Coragem

Retrato de Daniela2011
Qui, 08/11/2012 - 15:10
Daniela2011:
Membro desde: 20.11.2010

Mais que uma vez aqui escrevi muita atenção quando emigram, muita atenção as promessas .Pode ser uma experiência devastadora pior que estar em Portugal sem emprego .Tomem atenção !

Retrato de sandrad1
Qui, 08/11/2012 - 15:27
sandrad1:
Membro desde: 26.10.2006

as pessoas que conheco que emigraram, íam ja com visto, convem ter ja alguma certeza para o que se vai.

Retrato de SweetBlonde
Qui, 08/11/2012 - 15:52
SweetBlonde:
Membro desde: 02.08.2012

fg01 wrote: Eu pensei muito antes de decidir criar este tópico no fórum. O desespero levou-me a esta situação. Já tentei de tudo, por isso só me resta implorar.
Estou desempregada há 1 ano.
Sou licenciada mas nunca trabalhei nem tenciono vir a trabalha na área que me formei (até já nem menciono o curso a menos que mo perguntem). Trabalhei em vários contextos sempre em situação precária e sem direito a contratos. Hoje, com quase 30 anos e sem direito a subsídios, vejo-me numa situação sufocante que me consome e só me faz pensar numa saída...

Tenho procurado emprego em tudo o que possam imaginar. Se vou a fábricas ou lares dizem-me que aquilo não é para mim, que eu devia era ir trabalhar num escritório. Se vou procurar num escritório, dizem que não tenho experiência que chegue... Eu explico sempre que o que quero é um trabalho, quero começar, não importa a fazer o quê... Eu explico que não vou fugir a quem me ajudar. Mas ninguém acredita!
Fixem o que vos digo: as pessoas são más e egoístas, só pode. Eu não pensava assim - que ingénua e burra era eu. Sempre pensei que se batalhasse e mostrasse esforço conseguiria um trabalho - estúpida a dobrar. Já tentei de tudo, já chorei, já me humilhei mas nada.

Eu estou disponível a mudar de local de residência e tudo, só para poder trabalhar... Como disse, não tenho direito a subsídios - mas quero mesmo é trabalhar. O meu marido ganha o ordenado mínimo claro que vivemos com muitas dificuldades.

Sinto-me mesmo aprisionada e temo vir a enlouquecer. Não aguento mais este sofrimento, tenho que me esforçar para sorrir em frente ao meu marido e família para que eles não fiquem tristes pois também têm os problemas deles. Não me posso suicidar, porque o meu marido e família iriam sofrer demasiado. Então, não sei o que me resta. Estou farta de ser gozada e humilhada nas entrevistas com o pretexto de que "tenho habilitações a mais". Também já experimentei omitir que sou licenciada mas não houve resultados.

Haverá saída para mim? É melhor eu desistir de viver?

Será que alguém em pode ajudar? Sou da zona de Leiria mas isso não impede de trabalhar noutro lugar qualquer.

Infelizmente não te posso ajudar mas deixo aqui o meu apoio e força. Não adianta nada dizer-te para não desanimares porque há quem esteja pior que tu, porque isso não te vai deixar melhor nem te põe comer à mesa.

Desistir de viver acho que é muito forte nem devias pensar assim. Se bem que por vezes em momentos de desespero nos passe isso pela cabeça.

Já pensaste no sentimento de culpa que o teu marido e os teus pais iriam ter, nos remorsos com que ficariam por não te ter conseguido ajudar?

Eu tive um caso recente na família e ainda hoje a mulher e os filhos se culpam por não o ter ajudado.

Eu sei que é muito difícil levantares-te da cama e pensares que tens de enfrentar mais um dia sem futuro promissor mas tenta animar-te, tenta fazer cursos do IEFP ou voluntariado para te manteres ocupada.

Não chores, não te humilhes e não penses que és de menor valor por pensares que um dia serias reconhecida e não o foste.

Cabeça erguida, não desistir e força muita força.

Manda-me o teu CV por MP. Eu não moro em Leiria mas conheço quem more e quem sabe se aparece alguma coisa.

O diabo não está sempre atrás da porta e além disso Deus só te envia aquilo que consegues suportar.

Coragem que quando menos esperares a tua vida muda. Não podes é desistir!

Boa sorte e um beijinho

Sweet Blonde

Retrato de Gabi H.
Qui, 08/11/2012 - 15:57
Gabi H.:
Membro desde: 09.03.2012

Olá!
Li o teu tópico, e como muitos outros tópicos de este teor, não pode deixar de responder, pois mexe de perto com a minha situação..

Apenas te vou deixar o meu testemunho, para te mostrar que acabar com a vida nunca é uma saida!

Tenho 19 anos, uma irmã de 7, um pai maravilhoso, e uma mãe extraordinária. Infelizmente, a minha mãe adoeceu por diversos motivos à uns 3 anos (depressão). Não vale a pena entrar em pormenores, apenas te posso dizer que ela usava exactamente as mesmas palavras que tu, as mesmas desculpas que tu. ''não quero viver mais porque faço o meu marido e os meus filhos sofrerem. quero morrer porque não aguento mais ver-vos sofrer por minha causa''. Por mais que a gente cuidasse dela (e acredita que cuidamos), e por mais que a gente dissesse que iamos sofrer muito mais se ela não estivesse aqui, nada disto foi suficiente para impedi-la de fazer aquilo que ela queria.. tentar acabar com a vida dela. tentou duas vezes, e nenhuma delas conseguiu. por um milagre, segundo os médicos, ela sobreviveu. e eu acredito que ela tem um anjo da guarda lá em cima que a guarda.. porque de outra forma a minha mãe já não estaria aqui. neste momento a minha mãe está a recuperar, mas LONGE de ficar curada. já não fala de suicidio à uns 7 meses, o que para nós já é muito bom..

o que eu te quero dizer, é que eu como filha, a minha irma, e o meu pai como marido, sofremos mais do que alguma vez pensamos vir a sofrer. a impotência de não saber onde a minha mãe estava (ela fugiu), o pensar que podiamos ter impedido que ela tivesse tentado o suicidio, uma data de culpas que nos assaltaram a mente! mesmo a gente ter feito tudo o que podia..

mesmo passado 7 meses da ultima vez, todas as noites tenho pesadelos de que algo vai acontecer à minha mãe. todos os dias, quando ela sai do trabalho e vem para casa, eu e o meu pai, ficamos ansiosos que ela chegue a casa, para poder-mos ve-la e ''tomar conta dela''. se ela se atrasa 5 minutos, entramos logo em paranoia, e pensamos que algo aconteceu.. a minha vida, da minha irma e do meu pai, nunca mais vai ser a mesma. vivemos cheios de medos, de receios.. vivemos um dia de cada vez! mas apesar de todas estas dificuldades, apesar de termos sofrido muito, e continuarmos a sofrer muito pelo medo que algo aconteça de novo, agradecemos todos os dias por ainda a ter aqui conosco! nada seria melhor do que te-la aqui, fosse em que situação fosse! tudo é melhor do que a morte, e tenho certeza de que as pessoas que gostam de ti, preferem mil vezes estar contigo e cuidar de ti, mesmo que os faças sofrer, do que perder-te para sempre.

pensa com carinho em tudo o que te estou a dizer.. sei melhor do q ninguém que é muito dificil! a minha mãe é olhada de lado, e chamam-lhe de egoista na rua, porque ela supostamente estava a abandonar as filhas e o marido. as pessoas perguntam ''como foste capaz de te tentar matar com as tuas filhas?'', o que as pessoas não entendem, é que a depressão é uma doença INCOMPREENSIVEL, e que a minha mãe fez o que fez, porque pensou ser uma forma de nos ''libertar'' da dor de vê-la sofrer todos o dias. mas estava enganada.. a gente só quer tê-la perto de nós, seja de que forma for.

por isso, minha querida, tira essas ideias da cabeça. se amas o teu marido, os teus filhos, pais, e pessoas que gostam de ti, tenta perceber que é perto deles que eles querem que tu estejas. e que em altura alguma, com a morte, irias estar a libertar-te a ti ou a eles. só ias fazê-los sofrer mais!
não te sintas mal por estares triste e os fazeres sofrer. tu farias o mesmo por eles, e essa é a lei da vida: cuidar-mos de quem amamos. se fosse o teu marido que estivesse doente, não cuidarias dele? de certo que sim. por isso, trata de ti, e não penses que tens culpa de alguma coisa. a tua hora da glória vai chegar! a da minha mãe ainda não chegou também, mas vai chegar, e nós vamos estar aqui com ela para desfrutar da felicidade todos juntos.

quanto ao emprego, compreendo também melhor do q imaginas.. sai da escola à tres anos, e até agora, ainda não tive nenhum emprego. apenas trabalhos precários, tal como tu! tão precários, que a minha antiga patroa ainda me deve muito dinheiro.. trabalhei meses de graça.. e agora estou desempregada à meses.
sei que cá em portugal ainda há muitas pessoas IGNORANTES a pensar que basta querer trabalhar, para trabalhar, e eu também sou alvo desses comentários todos os dias. a minha própria 'sogra', disse-me à uns dias, quando eu disse que não conseguia arranjar emprego, algo do género ''não podes ser esquisita, tens que aceitar qualquer coisa. se for preciso vais trabalhar para o pingo doce ou pro intermarche''. sabes o q fiz? ri-me na cara dela. tenho fichas em todos os hipermercados da minha zona, ando sempre atentar arranjar emprego lá.. ela falou como se fosse fácil! não te deixes abater por essas pessoas. são ignorantes, e devemos é ter pena delas, pela falta de cultura.

e em breve, embora eu também esteja desacreditada, vais arranjar um emprego! chega a hora a toda a gente, e a tua também vai chegar! Smile

qualquer coisa que precises diz-me, lembra-te: viver é sempre a primeira opção! e desistir, não é opção..
Beijinhos enormes*

Retrato de Vanessaaa
Qui, 08/11/2012 - 16:43
Vanessaaa:
Membro desde: 15.02.2011

Uma vez ouvi esta frase : " O suicidio é o ato mais alto do egocentrismo " e para mim foi aí que se fez o clik! Não ia de forma alguma deixar quem eu gostava e quem gostava de mim a sofrer!

Sei que é duro, estive 7 meses desempregada, ainda com remuneração, mas foram tempos muitos dificeis.

Eu acredito que tens o que é preciso dentro de ti, a força, a coragem...

Começa por teres horarios de dormir, refeição, desporto e vida social. A situação economica esta dificil mas reunir os amigos para uma caminhada a beira-mar ou no pinhal ainda é de graça
Nesta altura podeste concentrar em fazer trabalhinho em EVA ou feltro para a epoca natalicia e vender pela net, fazer refeiçoes economicas para fora, fazer bolos decorados, bijuteria, trabalhos florais...

Em relação as entrevistas de trabalho, nao vas com espirito perdedor, por vezes um narizinho empinado e confiança deixam o entrevistador com a pulga atras da orelha sobre ti! Mas procura em todas as areas, todas mesmo!

Acredita em ti, olha-te ao espelho todos os dias de manha com o melhor sorriso e diz : "Hoje vou conseguir!"

Que nada nem ninguem te deite a baixo, FORÇA!

Va *

Retrato de PatyF
Qui, 08/11/2012 - 17:47
PatyF:
Membro desde: 04.09.2009

Só quero deixar um abraço gigante para ti e para a Gabi H. (que me fez chorar com o seu depoimento).
Força Hug

Retrato de fg01
Qui, 08/11/2012 - 18:26
fg01:
Membro desde: 08.11.2012

Eu agradeço as vossas palavras, a sério. Não censuro ninguém por não compreender o que se está a passar comigo e espero, sinceramente, que não venham a ter que o compreender. Mas ainda hoje tive mais uma experiência que me deixou muito arrasada... Porque é que fazem de uma pessoa gato-sapato em vez de dizerem logo na cara que não estão interessados? Porque é que nos dizem para ficar à espera de uma resposta que de certeza nos irão chamar? E depois não nos dizem mais nada. E quando tentamos entrar em contacto com eles, nunca mais conseguimos falar com a pessoa em questão? A mim parece-me uma grande falta de humanidade, ter atitudes destas. E dizem-se Católicas estas pessoas? E têm coragem de usar o nome de Deus quando, na verdade, são pessoas fúteis e egoístas. Sem coragem para ser honestos ou solidários com o outro... Ainda brincam com ele.
Desculpem o desabafo. Mas as coisas estão a tomar um rumo assustador. Eu não pedi para nascer. Embora a minha vida tenha sido difícil desde o começo, sempre me ergui, lutei e sorri. Cresci e amadurece. Mas, se olhar para trás, vejo-me cada vez pior em relação ao passado e sem perspectivas de futuro...

Retrato de Margarida Sousa
Qui, 08/11/2012 - 18:55
Margarida Sousa:
Membro desde: 02.11.2007

Nem sei o que te dizer. Fiquei com o coração super apertado. Tens de continnuar a lutar. Um dia vais conseguir um bom trabalho. Se Deus quiser vais. Tens de acreditar. Deixo um beijinho muito grande e muita força.

Retrato de Gabi H.
Qui, 08/11/2012 - 19:10
Gabi H.:
Membro desde: 09.03.2012

tens o mesmo problema da minha mãe: ser boa demais.

dás demasiado às pessoas, e esperas o mesmo delas. e agora estás a aprender bruscamente que o mundo não é o que imaginavas, e que as pessoas não são aquilo que tu esperavas.. as pessoas NUNCA te vão dar aquilo de que estás à espera. é uma dura realidade, mas é assim!

Retrato de artecor
Qui, 08/11/2012 - 19:23
artecor:
Membro desde: 09.05.2009

Como te compreendo, eu também tou sem trabalho a mais de um ano, e também me revejo um pouco assim
Mas temos de ser fortes e tentar ultrapassar tudo.
beijinho

Retrato de andreia 8
Qui, 08/11/2012 - 21:22
andreia 8:
Membro desde: 01.11.2012

nunca desistas de nada na vida. não deixes de lutar e não penses em barbaridades pensa que o futuro vai melhorar e que vais voltar a ter vontade de viver o amanha só Deus o sabe. Eu tanbém não tenho emprego tenho 18 anos e nuca tive um emprego fixo diziam que o trabalho era meu e ão fim de uma semana mandava-me embora e não me pagavam isso não se faz. Sad
desejo-te a maior sorte do mundo.
e por favor não desistas dos teus sonhos dos teus objectivos um beijinho enorme boa sorte.

Retrato de sonia isabel c. r.
Qui, 08/11/2012 - 22:12
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010
Gabi H. wrote:

Olá!
Li o teu tópico, e como muitos outros tópicos de este teor, não pode deixar de responder, pois mexe de perto com a minha situação..

Apenas te vou deixar o meu testemunho, para te mostrar que acabar com a vida nunca é uma saida!

Tenho 19 anos, uma irmã de 7, um pai maravilhoso, e uma mãe extraordinária. Infelizmente, a minha mãe adoeceu por diversos motivos à uns 3 anos (depressão). Não vale a pena entrar em pormenores, apenas te posso dizer que ela usava exactamente as mesmas palavras que tu, as mesmas desculpas que tu. ''não quero viver mais porque faço o meu marido e os meus filhos sofrerem. quero morrer porque não aguento mais ver-vos sofrer por minha causa''. Por mais que a gente cuidasse dela (e acredita que cuidamos), e por mais que a gente dissesse que iamos sofrer muito mais se ela não estivesse aqui, nada disto foi suficiente para impedi-la de fazer aquilo que ela queria.. tentar acabar com a vida dela. tentou duas vezes, e nenhuma delas conseguiu. por um milagre, segundo os médicos, ela sobreviveu. e eu acredito que ela tem um anjo da guarda lá em cima que a guarda.. porque de outra forma a minha mãe já não estaria aqui. neste momento a minha mãe está a recuperar, mas LONGE de ficar curada. já não fala de suicidio à uns 7 meses, o que para nós já é muito bom..

o que eu te quero dizer, é que eu como filha, a minha irma, e o meu pai como marido, sofremos mais do que alguma vez pensamos vir a sofrer. a impotência de não saber onde a minha mãe estava (ela fugiu), o pensar que podiamos ter impedido que ela tivesse tentado o suicidio, uma data de culpas que nos assaltaram a mente! mesmo a gente ter feito tudo o que podia..

mesmo passado 7 meses da ultima vez, todas as noites tenho pesadelos de que algo vai acontecer à minha mãe. todos os dias, quando ela sai do trabalho e vem para casa, eu e o meu pai, ficamos ansiosos que ela chegue a casa, para poder-mos ve-la e ''tomar conta dela''. se ela se atrasa 5 minutos, entramos logo em paranoia, e pensamos que algo aconteceu.. a minha vida, da minha irma e do meu pai, nunca mais vai ser a mesma. vivemos cheios de medos, de receios.. vivemos um dia de cada vez! mas apesar de todas estas dificuldades, apesar de termos sofrido muito, e continuarmos a sofrer muito pelo medo que algo aconteça de novo, agradecemos todos os dias por ainda a ter aqui conosco! nada seria melhor do que te-la aqui, fosse em que situação fosse! tudo é melhor do que a morte, e tenho certeza de que as pessoas que gostam de ti, preferem mil vezes estar contigo e cuidar de ti, mesmo que os faças sofrer, do que perder-te para sempre.

pensa com carinho em tudo o que te estou a dizer.. sei melhor do q ninguém que é muito dificil! a minha mãe é olhada de lado, e chamam-lhe de egoista na rua, porque ela supostamente estava a abandonar as filhas e o marido. as pessoas perguntam ''como foste capaz de te tentar matar com as tuas filhas?'', o que as pessoas não entendem, é que a depressão é uma doença INCOMPREENSIVEL, e que a minha mãe fez o que fez, porque pensou ser uma forma de nos ''libertar'' da dor de vê-la sofrer todos o dias. mas estava enganada.. a gente só quer tê-la perto de nós, seja de que forma for.

por isso, minha querida, tira essas ideias da cabeça. se amas o teu marido, os teus filhos, pais, e pessoas que gostam de ti, tenta perceber que é perto deles que eles querem que tu estejas. e que em altura alguma, com a morte, irias estar a libertar-te a ti ou a eles. só ias fazê-los sofrer mais!
não te sintas mal por estares triste e os fazeres sofrer. tu farias o mesmo por eles, e essa é a lei da vida: cuidar-mos de quem amamos. se fosse o teu marido que estivesse doente, não cuidarias dele? de certo que sim. por isso, trata de ti, e não penses que tens culpa de alguma coisa. a tua hora da glória vai chegar! a da minha mãe ainda não chegou também, mas vai chegar, e nós vamos estar aqui com ela para desfrutar da felicidade todos juntos.

quanto ao emprego, compreendo também melhor do q imaginas.. sai da escola à tres anos, e até agora, ainda não tive nenhum emprego. apenas trabalhos precários, tal como tu! tão precários, que a minha antiga patroa ainda me deve muito dinheiro.. trabalhei meses de graça.. e agora estou desempregada à meses.
sei que cá em portugal ainda há muitas pessoas IGNORANTES a pensar que basta querer trabalhar, para trabalhar, e eu também sou alvo desses comentários todos os dias. a minha própria 'sogra', disse-me à uns dias, quando eu disse que não conseguia arranjar emprego, algo do género ''não podes ser esquisita, tens que aceitar qualquer coisa. se for preciso vais trabalhar para o pingo doce ou pro intermarche''. sabes o q fiz? ri-me na cara dela. tenho fichas em todos os hipermercados da minha zona, ando sempre atentar arranjar emprego lá.. ela falou como se fosse fácil! não te deixes abater por essas pessoas. são ignorantes, e devemos é ter pena delas, pela falta de cultura.

e em breve, embora eu também esteja desacreditada, vais arranjar um emprego! chega a hora a toda a gente, e a tua também vai chegar! Smile

qualquer coisa que precises diz-me, lembra-te: viver é sempre a primeira opção! e desistir, não é opção..
Beijinhos enormes*

tinha que citar para dizer LINDO ...e obrigada por essa partilha...

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de tarouca
Sex, 09/11/2012 - 02:37
tarouca:
Membro desde: 15.11.2011

Olá
Eu não te vou dizer para seres forte, nem para sorrir mesmo sem vontade, nem para pensares que há pessoas em situações piores que a tua porque eu imagino que por esta altura já não consegues ser forte nem sorrir e nem consegues imaginar que alguém possa sofrer mais que tu. E deves pensar que ninguém entende como te sentes. E é verdade, a maior parte das pessoas não entende. Mas uma coisa digo-te; mesmo que conseguisses arranjar emprego amanhã não sei se te irías sentir melhor. Antes de mais nada fala com o teu médico e explica-lhe como te estás a sentir, com certeza que te vai ajudar. De uma doença física todos têm pena, mas as dores da alma também são bem reais e bem violentas. Mas acredita que se uma desgraça nunca vem só, uma coisa boa também nunca vem só e quando chegar a primeira outas virão logo atrás.

Mais uma coisa, não guardes tudo dentro, fala com quem te é próximo que vais te sentir aliviada e eles também.

Desejo do fundo do coração que a vida te recomece a sorrir para que tu possas sorrir para a vida.

Retrato de ananoiva84
Sex, 09/11/2012 - 11:55
ananoiva84:
Membro desde: 06.03.2012

Manda me msg privada para eu te poder responder. Preciso falar ctg!

Retrato de fg01
Sex, 09/11/2012 - 12:27
fg01:
Membro desde: 08.11.2012

Agradeço muito o vosso apoio. Isso é, realmente, muito importante para qualquer pessoa. Eu sei que o que mais me desmotiva é o facto de eu não ando propriamente à procura de um bom trabalho. Na verdade, eu procuro qualquer coisa. Não escolho, com algumas pessoas fazem. Eu estou de facto disponível.

Sei que sou uma pessoa inteligente com muita facilidade em aprender. Não tenho vergonha em admitir nem sou modesta neste aspecto. Desde criança que sou reconhecida e que me reconheço como alguém que tem jeito para a maioria das coisas. Além disso, interesso-me facilmente por quase tudo sendo capaz de me emprenhar e dedicar seja qual for a tarefa que me designam. Por isso, estou frustrada. Porque sei que tenho imenso potencial. Sei que, quando me dão oportunidade, facilmente surpreendo as pessoas pela positiva. Eu acredito no meu valor. Mas, é só isso. Eu não tenho condições para criar oportunidades para mim própria. Tudo o que consegui até hoje foi à rasca e com o meu suor. Óptimo, pois isso fez-me aprender muita coisa. Mas, agora chegou o momento em que preciso que alguém acredite em mim, e essa pessoa não aparece. Isso é que me deixa revoltada. Se quiserem ver o meu valor, deixem-me mostrar...
Esta noite não consegui dormir a pensar nisto. Mas agradeço, do fundo do coração, a vossa ajuda e apoio.

Ah, e outra coisa, eu ajudo os outros porque gosto e porque acredito que é o correcto. Faço as coisas porque me dá prazer ver os outros felizes. Não espero nada deles em troca. Mas choca-me ver a que ponto as pessoas chegam. O quão mesquinhas conseguem ser. Isso nunca vai deixar de me chocar. Podem dizer que é inocência da minha parte, mas é assim que me sinto. Nenhum motivo deste mundo pode justificar a falsidade e mesquinhez de muitas pessoas.

Retrato de xperia
Sex, 09/11/2012 - 19:46
xperia:
Membro desde: 09.11.2012

compreendo-te, por vezes também penso no mesmo mas aparece sempre algo que me faz pensar o quanto é bom nós acordar-mos de manhã, agarra-te a algo que ames de verdade e deixa o negativismo de parte ele vai te consumir e te levar ao desespero, não deixes que isso te aconteça, luta com mais força e não ligues ao que os "parasitas da sociedade moderna" te possam dizer para te levar abaixo,são aqueles que só estão bem a ver o mal dos outros e estão por todo o lado, segue em frente, vive dia após dia.
Felicidades, e espero que consigas ver a luz ao fim do túnel brevemente e acima de tudo tens de te sentires bem contigo própria.

Retrato de angelam-silva
Sáb, 10/11/2012 - 02:13
angelam-silva:
Membro desde: 01.12.2010

Ola
Estive a ler o teu tópico e não pude deixar de dar a conhecer a minha situação.
Sei que não vai ser por veres casos piores que o teu que vais ficar mais calma e mais positiva pois mesmo eu não o consigo, mas ajuda sempre um pouco.
Estou desempregada sem receber nada a quase 2 anos, o meu marido esta também numa situação complicada de doença e esta a espera de ser avaliado para ficar reformado por invalidez mas não recebe nada.O estado como o meu marido já teve uma empresa onde era socio acha que somos ricos por isso não temos direito a nenhum tipo de apoio, a única coisa que recebo deles é só mesmo o abono.
Sou técnica de informática , já trabalhei vários anos numa das maiores lojas de informática do pais , lidava diariamente com muitas pessoas de varias classes mas principalmente de classe alta pessoas muito famosas e conhecidas, das quais recebia imensos elogios pela minha inteligência , desempenho e como era uma pessoa com um potencial muito alto , até que infelizmente a loja fechou. Tive um ano de subsidio de desemprego e acabou.
Depois acabei por arranjar uma trabalho muito precário, mas como precisava mesmo de trabalhar tive que me sujeitar , não tinha contrato , recebia a hora e um valor muito baixo , trabalhava sem as mínimas condições , chegava a trabalhar 36h seguidas praticamente sem parar e não podia dizer que não aguentava pois se para se sabia que já não podia voltar para quele trabalho , ouvia berros por coisa que não tinha culpa , tinha que dar produções completamente loucas que era impossível uma pessoa conseguir dar.
Depois essa empresa fechou e como não tinha contrato alem de vários salários por receber fiquei sem direito a nada .Ando de fabrica em fabrica de empresa em empresa diariamente .
Já fui trabalhar para varias empresa através do centro de emprego, estou la a trabalhar uns tempos e no fim mandam toda a gente embora sem receber nada , aqui isto até já se tornou uma “moda” ,quando tem mais trabalho chamam pessoas e no fim do trabalho feito vai tudo embora sem receber nada pelo trabalho que fizeram ( e olha que cheguei a estar mais de um mês numa dessas empresas) , e eles não mandam embora porque não servem ou não dão produção é mesmo porque só queriam as pessoas para lhe acabar o trabalho e depois rua e ficam com trabalho feito e sem custos.
Eu estou com uma depressão a mais de 1 ano , segundo a opinião de vários psiquiatras pelos quais já fui analisada é uma depressão grave alias eles dão lhe o nome de Depressão major , num ato de desespero já tentei o suicídio , por sorte tive um anjo que me salvou .Sei que fiz asneira em tentar isso, mas por mais mentalizada que esteja nisso muitas vezes passa me pela cabeça a ideia novamente e acredito que nunca me vai passar totalmente.
Quantas vezes dou por mim a pensar , o que ando aqui a fazer , para que viver neste sofrimento e angustia constante , para que enfrentar tantos problemas diariamente , para que continuar a batalhar e batalhar para nada , porque não acabar de uma vez por todas com isto de uma vez…..
Sempre fui uma pessoa muito inteligente , tirava notas sempre altas chegue a ganhar vários prémios , e sempre tive uma facilidade de aprender seja o que for muito facilmente , nas empresas onde ia mesmo nunca tendo trabalhado naquilo ao fim de pouco tempo já estava a dar a mesma produção ou mais que funcionarias de anos , tinha uma capacidade de raciocínio muito alta , mas agora sinto-me uma completa burra , não consigo pensar direito nem escrever direito não consigo raciocinar bem ….
Podia estar aqui a escrever e escrever coisas das quais odeio neste momento mas nunca mais acabava , o que quero é tentar te fazer ver que não és caso único neste país e que se pelo menos tiveres dinheiro para comer não desistas .sempre que te sentires mais em baixo e com pensamentos maus anda ca e escreve , a mim ajudou me muitas vezes.

Afilhada da Talim com muito orgulho
Afilhada do El_Lobo com muito orgulho

Retrato de Inês_S.
Seg, 12/11/2012 - 20:40
Inês_S.:
Membro desde: 07.11.2012

Bem, há sempre saída. Só desistindo de viver é que deixa de haver saída. É muito complicado o estado em que está o nosso país para arranjar emprego mas por mais difícil que seja não se pode deistir. Temos de ter presente que ha pessoas que estão tão pior do que nós, que têm problemas tão grandes que fazem os nossos parecerem pequeninos e muitas delas mesmo assim procuram ser felizes com coisas tão simples a que nos esquecemos de dar valor. Tem 30 anos, ainda é muito jovem, sei que nestas circunstâncias começamos a sentir-nos inúteis e sem valor, é saturante numa altura em que já devíamos ter mais segurança profissional ainda se ter contratos precários ou nem isso e é muito fácil começarmos a ficar deprimidos e não ver mais saída. Veja isso como uma situaçao temporária e não definitiva. Há sempre a possibilidade de trabalhar além fronteiras, é uma forma de ganhar experiência, valorizar o curriculum e receber bem melhor do que cá. Se demorar a conseguir emprego procure ocupar o tempo, descobrir actividades que a completem, quem sabe fazer voluntariado. Certamente encontrará apoio por aqui. Que corra pelo melhor. Pense que tem família e um marido do seu lado e nem todos se podem 'gabar' disso. Eles certamente ficariam arrasados se a perdessem e iso prova que tem valor, não o esqueça. Desejo-lhe felicidades.

Retrato de CinthiaRamos
Qui, 22/11/2012 - 19:59
CinthiaRamos:
Membro desde: 19.11.2012

Bem sei que não estás numa situação propriamente facil mas não te esqueças que para tudo há uma solução mesmo que aparentemente pareça que não, tenta ver o lado positivo no meio de tudo isso mesmo que pareça que não existe! eu sei de alguns trabalhos na minha área de residência mas infelizmente é longe eu moro em Cascais, mas também só sei na minha área que felizmente é uma das que tem cada vez mais saída, eu sou geriatra e como já referiste já te disseram que não é para ti, mas pensa assim : " eu é que sei o que é ou não para mim, eu sou capaz de fazer isto".
Também estive desempregada quase um ano, procurei por todo o lado e NADA, foi quando me lembrei de ir tirar um curso de 9 meses, remunerado pelo estado e olha foi sem duvida o melhor que me aconteceu, durante o curso conheci pessoas novas, fiz novas amizades, tirei o curso que queria, era remunerada...
Pensa em alternativas não sei....
Se precisares de alguma coisa...I'm Here