desabafo | A Nossa Vida

desabafo

Retrato de a_anna
30.07.2016 | 17:29
a_anna:
Membro desde: 30.07.2016

Olá
Queria desabafar pois os meus amigos não me entendem, ninguém me entende Sad
Comecei a trabalhar em 2013 (recibos verdes), uns 3/4 meses depois os meus pais perderam a casa devido ás inúmeras dividas que têm, foi horrível, entretanto eu aluguei uma casa e eles outra, foi o melhor da minha vida, a minha casa, a minha independência, as minhas coisas, a minha vida, a minha organização, mas tudo acaba e em 2014 perdi o barco, em Dezembro de 2014 voltei para casa dos meus pais, trouxe so loucas de cozinha, panelas, roupas de cama e uns moveis o resto tive de dar pois não tinha onde guardar e faço a minha vida na sala, é horrível, mas vivo e estou cá viva, mas estou cansada de mandar curriculum desde o ano passado e não conseguir nada. Estou farta de tantas entrevistas e não ser chamada, farta da minha vida, cansada exausta e já não sei mais por onde mandar curriculum, todos os dias á volta. E todos os dias tenho de levar com bocas de que não trabalho porque não quero, que trabalho á muito (até para as limpezas eu mando sem vergonha) (até os meus amigos já mandam bocas e eu vou até a entrevistas e não fico seleccionada pois tenho o curso de auxiliar de acção educativa e na minha área é péssima, mando para outras a maior parte quer experiência, se não me dao oportunidade de experimentar como e que posso ganhar experiência, até para a cuf que precisam mandei para serviços gerais, call center), cansada de toda a hora ir ao netempregos enviar curriculum e procurar procurar se peço um ou dois euros para tomar um café de mês a mês diz que já me dão comida que não têm de sustentar a minha vida. Eu não saio para lado nenhum, tenho amigos mas óbvio que não me vão sustentar, por vezes marcam um jantar em algum lado e eu gostava de ir mas não posso Sad
Só queria voltar a ter a minha casa, o meu espaço, a minha independência, queria ser feliz.


Retrato de a_anna
Sáb, 30/07/2016 - 18:04
a_anna:
Membro desde: 30.07.2016

se souberem de locais que precisem de empregadas (Sintra/Lisboa) digam-me pff

Retrato de FelipaB
Sáb, 30/07/2016 - 23:04
FelipaB:
Membro desde: 20.01.2013

Acredito que seja bastante frustrante, mas tenta supermercados e cadeias alimentares que estão sempre a contratar. Não é muito mas com sorte arranjas um part-time e dedicaste a procurar outro emprego melhor, não desistas vais voltar a ter a tua independência.

Retrato de Bemzinho
Seg, 01/08/2016 - 10:15
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Olá, de facto não é fácil, mas não desistas, continua a enviar curriculos.
Eu sei que as coisas não estão fáceis, mas faz uma análise ao teu curriculo e à tua maneira de estar nas entrevistas, talvez tenhas de mudar algo. Pede também a uma pessoa da tua confiança que veja o teu curriculo e que te diga com sinceridade o que tens de mudar, se não tiveres ninguém assim, no centro de empregos eles costumam ajudar nesse aspecto, se não te ajudarem no teu centro de emprego, vai à santa casa da misericordia, pelo menos na Amadora eu sei que eles também te dão conselhos sobre o que alterares e como te comportares numa entrevista.
Outro conselho que te dou, não te feches em casa. Mesmo que não tenhas dinheiro para ir aqui ou ali, calça uns ténis e faz uma caminhada, mesmo perto de casa, vais ver que ajuda.
Como já disseram aqui experimenta enviares curriculos para os supermercados, ou então vê se aí perto alguém precisa de uma pessoa para passar roupa a ferro, pelo menos até arranjares outra coisa, sempre ganhaa algum dinheiro, estás ocupada durante umas horas e não é vergonha nenhuma, pergunta nas padarias, minimercados na tua zona se conhecem alguém que esteja a precisar de uma pessoa para fazer esse trabalho.
Beijinhos e boa sorte.

Retrato de mansotania
Seg, 01/08/2016 - 12:02
mansotania:
Membro desde: 01.03.2011

Olá

Acho que a primeira coisa que tens de fazer é arranjar qualquer coisa para te sentires ativa, nem que seja voluntariado.

Quer acredites ou não, essa tua frustração acaba por transparecer nas entrevistas e não é nada bom para ti.

Como já disse a colega em cima, se calhar era bom por optares por uma cadeia de supermercados.
É muito importante fazeres algo (nem que seja em part time) para te sentires ativa. Vai ver que depois vais com outra atitude para as entrevistas.

Outro conselho que te posso dar, tenta ver se o curso que fizeste é mesmo adequado para ti.

Outra coisa, já te passou pela cabeça mudar de cidade ou até de pais?

Acho que ja deixei algumas ideias.

Espero que te sejam uteis.

Coragem

Retrato de esteresteves
Seg, 01/08/2016 - 13:38
esteresteves:
Membro desde: 09.06.2016

Ola, conhece a lei da atracção?
Eu pensava que era tudo tretas mas não é.
É uma lei provada cientificamente tal como a lei da relatividade.
podes experimentar, o que tens a perder?
não só te ajuda a conheceres te melhor como te ajuda a crescer.
Eu dou-te alguns conselhos basicos que pode fazer já agora.
Tens que ter uma noção clara do que queres fazer e aonde queres trabalhar.
Porque se não tens objectivos claros e precisos na tua vida, vais andar a toa.
Eu sei que precisas mesmo é de um trabalho, não penses que esteja a gozar contigo.
Que tipo de trabalho queres mesmo? na tua área? Que sonhos tinhas quando eras pequena?
A primeira fase é sair da tua zona de conforto porque se fizeres as mesmas coisas do que no passado, vais obter os mesmos resultados.
Como disseram tão bem anteriormente, podes fazer voluntariado, ir a museus, bibliotecas, tirar gratuitamente cursos na Internet, aprender uma língua gratuitamente, passear em zonas que não tens o habito de passear.
Se precisares dum pouco de dinheiro para um café ou para um bilhete de comboio , isso posso te ajudar embora não tenha também muito.
Disseram te também que modificar o teu cv e torná-lo atrativo também é muito boa ideia.
A maneira como te comportas quando vai a uma entrevista tambem é fundamental para conseguir emprego. Há excelentes livros para ajudar a ter mais confiança em ti. Uma pessoa sorridente com os ombros levantados, capaz de falar naturalmente e mais conselhos.
Tenta levantar os ombros e a cabeça agora mesmo e ande de maneira confiante. não achas que já tens mais poder?
Eu posso te dar mais conselhos se souberes mais acerca de ti.
«Se mudares a tua maneira de pensar, mudas a tua vida»
Boa sorte e escreve o que te vá na alma que aqui existe muita gente fantástica que te podem ajudar.
boa sorte!

Retrato de a_anna
Seg, 01/08/2016 - 14:41
a_anna:
Membro desde: 30.07.2016

Olá grupo
Eu sei o que quero. Eu tirei o curso de auxiliar de acção educativa porque quero trabalhar com crianças e adoro. O meu curriculum, isso é que acho que não está muito bem, mas foi a forma de o conseguir fazer. Como não tenho trabalho na minha área tenho enviado para várias, eu penso positivo mas depois levo com cada não e fico desolada.~
Já pensei ir para fora mas não me consigo adaptar mesmo á linguagem, sei português, espanhol e um pouco/base de francês. Mas não queria sair do meu país, queria mesmo cá ficar. Mas posso mudar de cidade sem qualquer problema e não envio curriculus só para a minha area de residência, envio para o porto para o algarve, mas é uma area com muitos candidatos.

Retrato de a_anna
Seg, 01/08/2016 - 14:42
a_anna:
Membro desde: 30.07.2016

entrego curriculum pessoalmente em hipermercados, mercearias, pela net envio para todos os lados.

Retrato de a_anna
Seg, 01/08/2016 - 14:49
a_anna:
Membro desde: 30.07.2016

so posso me inscrever no centro de emprego a partir do dia 14 de Setembro. Porque não recebia as cartas (os carteiros aqui baralham as cartas e as moradas porque o nome é o mesmo mas um é rua e outro praceta) e quando liguei disseram me que as cartas tinham sido devolvidas e daí terem me tirado da lista deles.

Retrato de Bemzinho
Qua, 03/08/2016 - 17:54
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Anna, como não podes ir ao IEFP, vai à Santa Casa da Misericórdia da tua área de residência, como já te disse eles têm pessoas que ajudam a procurares emprego e que te mostram onde podes melhorar.
Apesar de não trabalhar nos Recursos Humanos, se quiseres posso ver o teu curriculo.

Outro conselho veste-te para uma entrevista imaginária, vai até ao espelho e vê como estás vestida, maquilhada,etc e pergunta-te a ti própria se estivesses do lado do empregador e visses alguém assim pela 1ª vez qual seria a tua 1ª impressão? Lembra-te que o 1º impacto é muito importante.

Calculo que já tenhas ido a várias entrevistas, lembra-te das perguntas que normalmente costumam fazer e prepara as respostas. Por exemplo, normalmente pedem para falares um pouco ti, prepara a resposta em casa antes de ires e depois lá vais ver que as palavras até parece que saem melhor, porque estás mais a vontade.

Algumas dicas que aprendi quando estive desempregada e me foram dadas no Centro de Emprego foi que o nosso curriculo deve estar adaptado ao anúncio e à empresa a que nos estamos a candidatar, assim como a nossa roupa quando vamos à entrevista, se nos estamos a candidatar para empregada de limpeza não devemos ir vestidas da mesma maneira como se fossemos responder a um a anúncio para secretária, não é que ser empregada de limpeza seja desprestigiante, mas são coisas diferentes.
Outra dica foi para antes da entrevista vermos qual o ramo de actividade da empresa para onde nos estamos a candidatar. Antes de ires à entrevista faz uma pesquisa na net, vê o que é que essa empresa faz e na entrevista fala nisso, causa logo outra impressão.

Em relação ao emprego tudo bem que procures na tua área de formação, mas procura também fora dela, mesmo que acabes a fazer outra coisa, podes continuar sempre à procura na área que gostas.

Quando se está muito tempo sem trabalho isso é prejudicial tanto psicologicamente, como também é um factor negativo no nosso curriculo.
Por isso aconselho-te a procurares mesmo qualquer coisa, pois se começares a trabalhar noutra coisa, mais tarde quando alguém olhar para o teu curriculo vai perceber que não te acomodaste e que o que queres é trabalhar.

Enquanto não encontras emprego mantém-te ocupada, falaram aqui no trabalho voluntário eu acho uma boa ideia, não ficas fechada em casa, contactas com outras pessoas e até podes aprender coisas novas e podes colocar no teu curriculo, para o tornar mais atrativo.

Como te disse também procura fazer exercício físico, aumenta a tua autoestima e liberta a tua ansiedade, no youtube tens aulas que podes fazer de graça, se quiseres posso te dar o nome do meu professor que tem lá as aulas dele.
Se não gostares de aulas de ginástica, sai de casa leva o teu telemóvel com músicas que te agradem, põe os phones nos ouvidos e vai correr, liberta aí a tua raiva, ou simplesmente caminhar faz milagres.
Se estiveres naqueles dias mais em baixo vai até um jardim, aprecia a natureza.
Vai beber um café, leva um livro e lê, lê muito, podes não acreditar mas também isso ajuda na conversação quando tiveres alguma entrevista.

Desculpa o testamento, mas espero ter ajudado e boa sorte.

Retrato de a_anna
Sáb, 06/08/2016 - 12:21
a_anna:
Membro desde: 30.07.2016

Obrigada pelas vossas palavras do fundo do coração

A primeira coisa que fiz foi mudar o curriculum vitae e isso ajudou me imenso, e depois de ler as suas indicações benzinho. Na quarta mudei o meu curriculum enviei para um sitio e mandaram me ir a entrevista, fui quinta feira e a senhora disse que ate aquele momento fui a melhor e que ela gostou mais, depois tinha uma pessoa e eu acabei por nao ficar Sad estava a ver a solucao para sair daqui e ter finalmente a minha casa Sad mas parece que nao da nada e as coisas ca nao estao nada bem. continuar a tentar Sad

obrigada pelas palavras

Retrato de a_anna
Sáb, 06/08/2016 - 17:35
a_anna:
Membro desde: 30.07.2016

Acabei de ser contactada para um local onde já fui a entrevista a algum tempo e como recebi um não ja nem estava a espera que me ligasse, o senhor ligou me e disse que houve uns contratempos, ou a pessoa nao se deu bem nao sei, mas disse para ir segunda o horario e fixo 16:00-00:00 e tenho jantar, nao tenho experiencias espero me adaptar, tenho autocarro a 00:30 para casa e chego a casa a 01:15 mais ou menos.

Ai espero que corra tudo bem, voltei a ter esperança de ter a minha casinha o meu cantinho, mas primeiro vou juntar dinheiro para ir ao dentista arranjar os dentes do siso que dão cabo de mim e um que anda a mais e finalmente juntar para as coisinhas da minha casa, as grandes so, moveis e eletrodomesticos até porque não são baratas e eu dei tudo menos os moveis da sala o resto pequeno eu tenho tudo

Obrigada pela vossa força
Torçam por mim e que de tudo bem Smile

Retrato de Susana E
Qui, 01/09/2016 - 10:11
Susana E:
Membro desde: 13.11.2014

Boa! Smile boa sorte.

Post