desabafo.... | A Nossa Vida

desabafo....

Retrato de Ahri
13.12.2014 | 09:08
Ahri:
Membro desde: 13.12.2014

Mantenho uma relação com o meu namorado à 5 anos, com nada de mau a apontar, é um rapaz responsável, trabalhador, etc. Temos uma chatice aqui e ali mas apenas o típico de uma relação.
Ele trabalha de 2ª a 6ª feira mas embora já esteja na empresa à mais de três anos, trabalha como temporário, ou seja nas paragens da empresa fica em casa sem subsidio etc (rescinde contrato e depois volta a fazer um novo). Por isso mesmo o meu pai conseguiu arranjar-lhe emprego como ajudante na empresa onde trabalha, nos trabalhos efectuados nessas paragens e alguns fins de semana ocasionalmente (todos os anos, sendo já este o 3º ou 4º).
Ora iniciou-se agora uma paragem e o meu namorado lá foi para a empresa do meu pai. Ontem foi o jantar de natal da empresa e embora ele não seja funcionário da mesma, como o patrão se dá bastante bem com o meu pai e sabe que ele é o genro dele, lá o convidou também para ir com tudo pago.
Quando saí às 22 do meu emprego, tal como ele pede sempre, mandei sms a avisar que já tinha chegado a casa e que estava tudo bem, para não se preocupar e para se divertir (como ele sabia que ia beber não levou o carro e por isso estava descansada). Entre mensagens pendentes e respostas quase uma hora depois acabei por ir dormir e pedi-lhe para mandar mensagem de manhã quando acordasse para ir trabalhar (não vivemos juntos).
Como tenho o sono leve acordei quando o meu pai chegou a casa vindo do jantar, por volta da 1 da manhã, e levantei-me para ir beber um copo de água, ao que o meu pai me dá pormenores do jantar.
Ora o meu namorado era de facto a pessoa mais nova à mesa, tem vinte e poucos anos enquanto a grande maioria dos presentes tinha quarentas largos, cinquentas. Fiquei a saber que decidiu empanturrar-se como se não tivesse comido o dia todo, e beber tal como os outros estavam a beber, enfim fazer má figura. O meu namorado não bebe muito, nunca bebeu, nem tem grande resistência ao álcool e obviamente não tinha a mesma resistência que o resto dos homens à mesa. Resultado, ficou mal disposto, quase vomitou, enfim.
Fiquei para morrer quando soube, com vontade de o esfolar e hoje mal recebi a sms de manhã despejei tudo o que tinha passado a noite a remoer. Disse-lhe que quando queria era uma criança, e que não acreditava que me tinha envergonhado tanto e mim como ao meu pai (embora o meu pai não tenha ficado propriamente chateado admito), e que hoje podia esquecer ver-me que não o queria ver à frente nem pintado a ouro (tinhamos combinado ir jantar fora). Enervou-se, disse-me que eu estava a exagerar e que no máximo dos máximos tinha-se envergonhado a ele mesmo, e inclusive teve a audácia de me dizer "até parece que também nunca bebeste demais e não fizeste a mesma figura".
Sim já bebi um pouco a mais, mas nunca à frente dos pais dele, nem dos colegas de trabalho deles e respectivos patrões! E também tive o jantar de natal da minha empresa a semana passada e não foi por as restantes colegas beberem mais que eu, que eu bebi mais do que devia!
No meio disto tudo diz que não tenho motivos para estar chateada com ele, que estou a exagerar, e quando me chateei a sério, disse-me para não lhe chatear a cabeça, que ia entrar ao trabalho.

Eu sei que foi um jantar só de homens e compreendo que o ambiente é outro, mas nas condições em que ele foi não deveria ter sido mais reservado? Então mas sou eu que estou a exagerar? Não tenho motivos afinal para estar chateada? Não deveria ele ter mais cabeça e ter-se comportado melhor ao jantar? Deve-me um pedido de desculpas pelo menos penso eu!? Mas na cabeça dele está tudo bem e não fez nada de mal!


Retrato de OrangeBoy
Sáb, 13/12/2014 - 10:37
OrangeBoy:
Membro desde: 23.02.2014

Exageraste muito.

Ficar "de morrer" está um tanto no extremo Ahri.

Acho que toda essa tua mágoa e vergonha é mais típica de quem descobre que o filho anda a vender droga ou descobre que o marido tem 4 filhos de outras 3 mulheres ...

Acho que quanto mais depressa regulares a tua sensibilidade relativamente ao que acontece a teu redor, menos angustias vais ter na vida.

Pediste opiniões, espero que a tomes em consideração e não valorizes só as que concordarem contigo.

De resto, aproveita e saboreia este fim de ano com a pessoa que um dia poderá ser o pai dos teus filhos : )

: ))

Retrato de Ahri
Sáb, 13/12/2014 - 11:00
Ahri:
Membro desde: 13.12.2014

Claro que respeito qualquer opinião contrária à minha, nem sempre tenho razão Smile

Às vezes admito que me preocupo demasiado com o que os outros pensam etc, e muitas das vezes que me chateio é por causa disso, concordo plenamente com o facto de ter que regular a minha sensibilidade. Outro factor é que escrevi quando estava no pico do nervosismo, o que deve ser notório.

Mas a verdade é que fiquei magoada com o comportamento dele, porque ele não é assim, nunca foi. Bebeu demais porque queria igualar "os homens" e depois ficou no estado que ficou.
Realmente para os presentes no jantar deve ter sido mais motivo de piada e ninguém se deve ter chateado, mas eu fiquei sem perceber o porquê de ele ter agido daquele modo. É o tal "se fosse eu não o faria".

Chateia-me o que ele fez em frente ao meu pai, respectivos colegas, e principalmente, o patrão. Não é essa a imagem que eu quero que as pessoas tenham dele. No meu entender se tiveram a simpatia de o convidar e se é um trabalho extra que tanto jeito lhe dá, devia ter passado a melhor imagem possível e não aquela. Mas se calhar um jantar de homens não é bem o mesmo que um jantar de mulheres...

Retrato de OrangeBoy
Sáb, 13/12/2014 - 12:03
OrangeBoy:
Membro desde: 23.02.2014
Ahri wrote:

Mas a verdade é que fiquei magoada com o comportamento dele, porque ele não é assim, nunca foi. Bebeu demais porque queria igualar "os homens" e depois ficou no estado que ficou.

Então se ele é um rapazinho com cabeça, também não será a partir deste episódio que o passará a ser.

Ahri wrote:

Chateia-me o que ele fez em frente ao meu pai, respectivos colegas, e principalmente, o patrão. Não é essa a imagem que eu quero que as pessoas tenham dele.

Podes experimentar o mesmo processo de pensamento, mas inverso.
Supondo que ele bebe uns valentes copos e continua absolutamente igual, também o teu pai e restantes poderiam tirar conclusões disso, positivas, ou negativas. O quase vomitar fomenta outras tantas observações, de forma idêntica.

... mas é um pouco preocupante que estejas centrada na imagem que queres que tenham dele, nota-se bem que o que os outros pensam te afeta bastante, precisas de tentar inverter isso para teres mais paz na tua vida ...

Boa sorte e fala com ele, com compreensão e ... vão sair e namorar : )

: ))

Retrato de manuel m
Sáb, 13/12/2014 - 12:15
manuel m:
Membro desde: 25.01.2013

estas a exagerar muito lol

Retrato de Mia.
Sáb, 13/12/2014 - 15:54
Mia.:
Membro desde: 12.09.2013

Concordo com os comentários anteriores: exageraste claramente. Wink

Retrato de Uriel
Sáb, 13/12/2014 - 16:44
Uriel:
Membro desde: 23.09.2013

No meu ver exageras-te bastante , como ele diz no máximo envergonho-se a ele.
E se tu dizes que o rapaz sempre foi responsável , e nunca de andar com confusões durante 5 anos que estão juntos á primeira cena fazes um filme desses?

Ainda por cima têm uma cena marcada á qual tu lhe viras as costas?! Se fosse eu no lugar dele, ias andar muito tempo de volta de mim para teres outro jantar.

Retrato de CCO
Sáb, 13/12/2014 - 17:54
CCO:
Membro desde: 19.11.2009

Põe-te no lado dele e pensa... ele deve ter ficado a achar que o teu pai foi para casa contar um conjunto de coisas negativas sobre ele, que todos estão com péssima imagem sobre ele... Quando na realidade nem assim foi. Além de quem o Orange boy tem razão, quanto menos te preocupares com o que os outros pensam, mais paz tens na tua vida. O que os outros pensam é com eles...

Retrato de Ahri
Sáb, 13/12/2014 - 18:31
Ahri:
Membro desde: 13.12.2014

Antes de mais obrigado por todas as respostas e opiniões, dou valor a todas.
Sim, depois de me acalmar compreendo que exagerei no momento, agi de cabeça quente, mas afinal de contas ninguém gosta de ver o namorado bêbado em frente ao seu sogro. Mas nada como falar com calma com ele.

Depois de reflectir sobre o assunto percebo que foi "jovens" a quererem armar-se em "homens", à frente de homens. Este foi o resultado, e até acredito que não tenha sido por mal, foi uma infelicidade da parte dele. Uma necessidade de se provar em frente aos outros, e não saber quando parar, querendo beber o mesmo que eles. Enfim..

A verdade é que ele também se arrependeu do que fez e sente-se envergonhado. Não tinha coragem para admitir o que fez porque simplesmente queria evitar falar sobre a noite e quando insisti na conversa foi "bruto" na maneira de falar e meio arrogante, o que como mulher ainda me enfureceu mais. Mas agora vejo que ele tem plena consciência que fez certas figuras menos correctas, e isso está-lhe a pesar, mas é bom para ir aprendendo...e crescendo.

Retrato de Sofia1984
Seg, 15/12/2014 - 00:51
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

Na minha opinião comportaste-te como mãe dele Smile acho que os homens detestam isso lol relax... O moço trabalha que se farta também tem de ter uns momentos de relax.

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Retrato de fatima silva
Seg, 15/12/2014 - 14:00
fatima silva:
Membro desde: 01.05.2007

Na minha opinião exageraste e não foi pouco. O rapaz comeu e bebeu como acontece na maioria dos jantares. Achei mau da parte do teu pai ter dito, que ele comeu muito pq cada um come o que apetece. Detesto quando as pessoas reparam no que os outros comem e bebem. A parte do beber,ele não foi irresponsável pois seria-o se tivesse bebido e depois fosse conduzir, o que não o fez. É normal as pessoas abusarem nos jantares, principalmente qdo sao só homens.

Retrato de teixeira802
Ter, 16/12/2014 - 01:28
teixeira802:
Membro desde: 12.08.2014

não digo que exageraste mas sim que te passaste completamente! caso contrario que fazia eu quando vejo o meu sogro a cair de bêbedo pra me querer acompanhar......esquece lá isso, quem têm razões pra ficar chateado é o teu namorado. jantar de homens é mesmo assim! concordo plenamente com a opinião anterior da Fatima

Retrato de apipas
Ter, 16/12/2014 - 17:15
apipas:
Membro desde: 24.01.2012

Acho que estás a exagerar mesmo muito. Para além do que parece-me que estás ou ficaste mais abalada pelo que o teu pai pode ter ficado a pensar do teu namorado! Foca-te mais nas coisas positivas, ainda para mais se esta for mesmo a excepção a regra.

Retrato de Ahri
Qua, 17/12/2014 - 01:18
Ahri:
Membro desde: 13.12.2014

Já está tudo resolvido felizmente. E sim admito que às vezes (raras!) ajo quase como mãe dele, e não o devia fazer. Mas faço-o porque me preocupo com ele (não é desculpa eu sei). Neste caso porque este "emprego extra" é algo que ele precisa e não quero que ele o perca por ter uma atitude menos correcta. Mas compreendo que era um jantar só de homens e que não seja o típico jantar de empresa a que estou habituada. E longe de mim não querer que ele saia e se divirta, com o que trabalha bem merece e precisa, eu própria o incentivo a fazê-lo mais vezes.

Não me preocupou tanto o que o meu pai ficaria a pensar dele, porque também já o conhece bastante bem e não ia mudar de opinião acerca dele só por causa de uma coisa como esta, preocupou-me sim o que o patrão iria pensar.

Não queria que ele se prejudicasse só isso. E depois exagerei bastante no momento porque injustamente acabei por descarregar em cima dele o stress que tinha acumulado do trabalho e faculdade.

Não pensem que sou a pior namorada do mundo (mas isso só ele poderia dizer, não eu :p) e que arranjo discussão por tudo e por nada >.<

O importante é que conversámos e percebemos o lado de ambos.

Post