Demora para consulta no médico de família

Retrato de bailarina
17.11.2011 | 20:48
bailarina:
Membro desde: 29.10.2008

Boa tarde,as minhas consultas estão a demorar mais de um mes para medico de familia,com vcs tb é assim?

Grata


Retrato de _Marta_
Qui, 17/11/2011 - 20:49
_Marta_:
Membro desde: 08.12.2008
bailarina wrote:

Boa tarde,as minhas consultas estão a demorar mais de um mes para medico de familia,com vcs tb é assim?

Grata

Felizmente não tenho tido necessidade de ir lá (e ainda bem!), mas a minha mãe já chegou a estar à espera quase 2 meses...

Retrato de SophieSophie
Qui, 17/11/2011 - 21:38
SophieSophie:
Membro desde: 10.08.2011

Sim, é normal...e, comparando com alguns casos, 1 mês até é pouco.

Retrato de Maria do Porto
Sex, 18/11/2011 - 10:18
Maria do Porto:
Membro desde: 29.09.2010

Para consultas no Médico de Família, tens várias situações diferentes:

1. Primeira Consulta - se mudares de posto de saúde, por exemplo. São muito demoradas. Um mês nem é grave! Depende da zona do país...

2. Consultas de rotina - depois da primeira consulta, deves deixar marcada, de imediato, a consulta seguinte. Se és saudável, o ideal é uma consulta por ano, por rotina. Conforme a tua idade, deves fazer um conjunto de exames anuais (análises ao sangue; medição da tensão arterial; mais a tarde, mamografia; densitometria...) Se tiveres algum problema de saúde (diabetes; hipertensão; qualquer outro...) em que precises de ser seguida/acompanhada, o médico dirá qual o tempo de intervalo entre as consultas - todos os meses, de três em três, é conforme!

3. Consultas "urgentes" - todos os centros de saúde têm consultas para "problemas inesperados". Se tivermos uma infecção urinária, uma gripe, uma gastrite, essas coisas que aparecem de repente, não precisamos de ir "entupir" uma urgência hospitalar. No nosso posto "central" há sempre um médico disponível: em alguns casos, chamam "consulta de recurso", noutros chamam "Reforço", noutros sítios chamam "atendimento permanente"... O melhor é ter smpre em casa o telefone do nosso Centro de Saúde e ligar antes de ir para lá: poupa-se tempo e chatice, se ficarmos logo a saber a que horas é que temos possibilidade de ter médico. Atenção que nestes casos, o médico que nos atende pode achar que é mesmo preciso ir ao hospital, e passa-nos uma carta para o Serviço de Urgências. Se levarmos esta carra connosco, o atendimento hospitalar é mais fácil... porque sabem logo qual é o problema/supeita de problema que temos.

Nós, em Portugal, temos muitas vezes a mania de nos queixarmos por falta de atendimento, quando na verdade estamos é mal informados, e não procuramos os serviços existentes como deve ser. Acreditem que conheço muitos sistemas de saúde pela europa fora - e o nosso, apesar dos defeitos todos, pode ser contado entre os melhores!

Espero ter ajudado. Beijinhos!

Maria do Porto

Retrato de bailarina
Dom, 20/11/2011 - 18:05
bailarina:
Membro desde: 29.10.2008

Olá,não a minha primeira consulta até foi a mais rápida.Agora as consultas demoram sempre mais de um mes!!Já estive noutros centros de saude que demorava o maximo uma semana para ter uma consulta!Aqui neste centro de saude não há consultas de recurso

Retrato de bailarina
Dom, 20/11/2011 - 18:07
bailarina:
Membro desde: 29.10.2008

Então e se te aparecer um carroço,vamos esperar mais de um mes?Na urgência não nos passam credenciais...e pq nuns centros de saude demoram menos as consultas e noutros ja demoram mais?!

Retrato de ana.loira
Dom, 20/11/2011 - 18:15
ana.loira:
Membro desde: 24.05.2011

Todos os centros de saúde têm para cada médico um determinado número de consultas para urgências,geralmente são 5,são para essas consultas que os utentes vão de madrugada para a porta do centro,outros médicos na primeira meia hora da consulta perguntam quem está para falar com ele,e aí expomos o nosso problema e se vê que é algo de gravidade manda-nos marcar a consulta ainda para esse dia senão,fica para o dia seguinte.

Eu também sou de opinião que o nosso sistema de saúde é muito bom,pode não estar a funcionar muito bem,e por vezes nós também somos culpados.

Retrato de ana.loira
Dom, 20/11/2011 - 18:19
ana.loira:
Membro desde: 24.05.2011

Nesse caso de aparecer um caroço eu iria já amanhã,tentar uma urgencia,ou falar com o médico,alguém no centro de saúde haveria de me atender.Calma,o melhor é não entrar em panico.