DEIXAR de FUMAR | A Nossa Vida

DEIXAR de FUMAR

Retrato de Mi_Mi
10.09.2008 | 14:33
Mi_Mi:
Membro desde: 04.04.2008

Olá amigas!

Sou fumadora há 12 anos e fumar sempre me deu prazer, mas ultimamente cada vez me mete mais nojo e isso foi a gota de água para eu me decidir a tentar deixar de fumar.
Alguém já passou por esta experiência e quer dar-me umas dicas? Eu já li imensa coisa sobre isto, o pior mesmo é por em prática. Nos últimos dias tenho fumado cerca de 5 cigarros (costumava fumar o dobro e mais ainda ao fim-de-semana - vamos ver como corre o próximo). Estou a dar-me bem com esta meta que estabeleci para me preparar para deixar os cigarros de vez. O próximo passo é passar para os 4. Acho que não consigo deixar radicalmente de um dia para outro (conseguir, conseguia, mas uma vez tentei isto e ao fim de um dia eu quase que subia paredes, era uma impressão no peito que voltei logo ao cigarrinho).
Hoje ainda só fumei 2 e estou a pé há 6 horas, yay! Neste últimos dias, depois que chego a casa do trabalho nem tenho fumado nenhum.
Só tenho mesmo é "medo" de engordar, sei que isso é inevitável, mas posso me dar ao "luxo" de ganhar 2 ou 3 Kg sem me sentir mal com isso. É um mal menor
Bem, serviu este tópico também como um desabafo e, segundo o que li, o assumir que vamos deixar de fumar é uma das pequenas coisas que ajuda lol
Também tenho medo que este entusiasmo todo me passe, mas a ver vamos...

Beijinhos


Retrato de Nexa
Qua, 10/09/2008 - 14:36
Nexa:
Membro desde: 21.07.2008

Olha eu nunca fumei por isso não te posso dar conselhos. Só te quero dar os parabens por essa tua decisão e desejar que consigas vencer o tabaco.

Retrato de Marisa_L
Qua, 10/09/2008 - 15:26
Marisa_L:
Membro desde: 24.03.2008

Nunca fui fumadora. Mas deixo aqui os meus parabens pela tua decisão. Acho excelente deixares de fumar. Faz bem á carteira e principalmente faz bem á saude.

Retrato de Miguel Henriques
Qua, 10/09/2008 - 15:39
Miguel Henriques:
Membro desde: 11.08.2006

Viva!

tb ja ando assim...eu fumo há quase 23 anos!!!!...comecei a fumar aos 12 anos...já é mais que altura de parar, n é?! Mas a força de vontade é que é pouca, infelizmente....
Isto só ha uma maneira de o fazer e é ser radical...cortar de 1 dia para o outro ou então nunca mais, já cheguei a essa conclusão. Ouve uma altura em que, como tu, ja só fumava 3 a 5 cigarros por dia, mas, la veio uma altura mais "stressante" e logo voltei aos mesmos 20 a 30 por dia.
Por isso só ha mesmo uma maneira: cortar e pronto!.
Quanto ao peso a mais porque não fazes o que estou a planear... já que é para desintoxicar então porque não fazer tudo ao mesmo tempo?!
Um amigo meu deixou de fumar assim: um dia acordou e como a grande maioria de nós faz, assim que se levantou acendeu 1 cigarro, engasgou-se de tal maneira que deitou o cigarro para a sanita...ficou a olhar para o cigarro e não foi de modas...deitou o resto do maço pela sanita abaixo. Nesse mesmo dia começou a fazer uma alimentação mais equilibrada e começou a fazer "jogging" 3 vezes por semana.
Diz ele que ao fim de 15 dias perdeu o vicio de fumar,e, juntamente perdeu 10 kilos tendo acabado por ganhar outro vicio bem mais saudavel: agora participa em maratonas
Eu estou a pensar seguir o mesmo metodo e possivelmente será já para a proxima semana em que vou estar em trabalho em Barcelona...como estou fora do meu ambiente normal talvez ajude a distrair.

Força nisso...

Miguel Rosenstok
www.photoemotions.net
[email protected]

Retrato de Mi_Mi
Qua, 10/09/2008 - 16:04
Mi_Mi:
Membro desde: 04.04.2008

Pois, a parte do exercício físico é que é o meu calcanhar de aquiles.. Estou a pensar numa bicicleta de ginástica, mas mais que isso não dá. E mesmo isto não sei se irei tê-la arrumada a um canto (sim, eu sei que se deve fazer exercício e tal, mas comigo é escusado).
Quando à alimentação, já tenho uma saudável, por aí não lhe posso pegar.
Miguel, força aí para também deixares o vício! Se conseguires de um dia para o outro, óptimo!! Cada um que se safe como puder lol Eu tenho mesmo de deixar gradualmente, para desabituar lentamente o meu organismo da nicotina :s (ou então, quem quiser que me ature! lol)

Retrato de Cláudia Morim
Qua, 10/09/2008 - 16:10
Cláudia Morim:
Membro desde: 21.01.2008

Olá meninas estou com voçês nesta luta.... também sou fumadora e ultimamente os cigarros também me têm deixado mal disposta, por isso estou a pensar depois das férias que acabam dia 23 de setembro deixar de fumar dois meses, o que me preocupa mais é engoradar mas vou ter de lutar contra os dois vicios, pk quando não fumo dá-me muita vontade de comer então vejo logo os kilinhos a subirem

Eu fumo apenas à 2 anos e no inicio deste ano tive 2 meses sem fumar não sentia muito a falta do cigarro mas fiquei muito mais rabugenta, tudo me chatiava e estava sempre mal disposta, tenho medo que volte tudo ao mesmo se tentar novamente..... mas agora que eu e o meu noivo compramos casa tenho de acabar com este vicio e o casamento daqui a pouco tambem está aí....

Desejo-vos muita força de vontade e tenho a certeza que iremos vencer esta luta..... vão dando noticias

beijinhos e parabéns

Retrato de claudiaeartur
Qua, 10/09/2008 - 16:16
claudiaeartur:
Membro desde: 01.08.2008

mi mi eu ja fui fumadora e felizmente consegui deixar há já 5 anos.
aquilo que o Miguel disse é verdade, ou deixas de vez ou muito dificilmente consegues, eu peguei num maço e disse este é o último e assim foi, ainda hj me lembro onde e que fumei o ultimo cigarro :).
um dos maiores truques que usei foi contar a toda a gente que o ia fazer, gozaram comigo e disseram que n era capaz, como sou mt orgulhosa consegui.
mas para t ajudar ainda mais tenho o caso do meu namorado, ja fumava paí à 15 anos e havia dias que fumava dois maços. decidiu que a partir do dia 1 de janeiro de 2008 deixava e conseguiu. sei que ainda pode ser cedo para falar, mas sei que ele nao volta pelo mesmo motivo que eu, orgulho ia ser muito massacrado.
mas acredita que de vez em quando ainda lembra e dá vontade.
um conselho que te dou quando deixares NUNCA mais toques em nenhum cigarro, porque basta um para recomeçares. o meu pai teve 8 anos sem fumar e voltou por causa de brincadeiras.
em relação a engordar eu engordei e o meu namorado também, mas prefiro assim do que fumar. só engordas porque sentes mais vontade de comer e parece que nunca estas satisfeita, mas se tu dizes que tens uma alimentação saudavel nao t preocupes.

muito boa sorte e se precisares de alguma coisa é so dizeres...

vai dando noticias e desculpa o testamento

beijinhos...

Claudia&Artur
13 Junho 2009

Retrato de Mi_Mi
Qua, 10/09/2008 - 16:35
Mi_Mi:
Membro desde: 04.04.2008

Cláudia, só um reparo: quando se deixa de fumar, há 2 grandes factores que levam a engordar: o comer mais e o facto de o metabolismo ficar mais lento, pelo que mesmo comendo o mesmo (e sem desgastar mais), acabamos por engordar. Quem fuma tem o metabolismo mais acelerado, pelo que queima mais calorias. Mas como disse, é um mal menor!
E em relação ao orgulho, estou convosco! Mula como eu sou, se decidir deixar, deixo mesmo! Mas ao contrário de alguns, não consigo simplesmente dizer "este foi o último" assim de repente, preciso de passar gradualmente pela fase de desabituação da nicotina. A minha médica há tempos disse que, quando eu me decidisse a deixar, que me dava uma ajudinha com medicação, mas não queria ir por aí, por isso é que prefiro ir reduzindo. Deixar de um dia para o outro só me ia provocar uma ansiedade enorme (falo por experiência), sendo a recaída muito mais provável. Tenho um grande historial de ansiedade e não me apetece mesmo "brincar" com isso!

Ai maldito vício...

Retrato de monika73
Qua, 10/09/2008 - 23:11
monika73:
Membro desde: 08.02.2008

E deixei porque fazia mal à saúde e o meu ex-namorado passava a vida a cravar-me cigarros, por isso deixei...foi relativamente fácil, isto de sustentar 2 vicios não tá com nada.

Foi a melhor coisa que fiz na vida...acabar com ele também

Bjinhos

Monica

www.organizaracasa.blogspot.com

Retrato de Mi_Mi
Sex, 12/09/2008 - 14:47
Mi_Mi:
Membro desde: 04.04.2008

Só para dizer que ontem só fumei 1 e hoje ainda não fumei nenhum!! Acho que vo uconseguir passar o dia de hoje sem fumar e sem atrofiar Estou tão contente por não passar pela sensação de peso na consciência depois fumar

Retrato de Carla Sousa
Sex, 12/09/2008 - 17:47
Carla Sousa:
Membro desde: 27.03.2007

Eu já fumo à 12 anos, umas alturas um maço por dia, outras ando dias sem fumar, depende muito do meu estado.. E com quem estou.. Se estiver um dia todo com pessoas que não fumam, nem me lembro de pegar num cigarro, mas se tiver com alguem que fume, está tudo estragado.. então quando estou com o meu marido, é uns atras dos outros. Como ele fuma muito.. Já o desafiei pra deixarmos de fumar, era uma ajuda muito grande, mas ele n cai nessa, tem sempre argumento, nem o faz mal à saude, nem temos q poupar..
Bem, mas agora com voces, vamos lá ver se a coisa muda
Podemos ir dizendo a evolução, para quem está a deixar progressivamente.
Bem, força pra voces e para mim também
Beijinhos
Carla & José
08/12/2007

Retrato de Mi_Mi
Ter, 16/09/2008 - 14:26
Mi_Mi:
Membro desde: 04.04.2008

Como têm passado?
Vim dar novidades da minha luta: O maço que eu tinha quando decidi deixar já acabou. Já tinha dito que, quando acabasse não comprava mais. Desde que fiz este tópico só fumei 1 a cada 2 dias e o último que fumei foi mais na onda de despachar aquilo *lol* Tenho me dado surpreendentemente bem, Às vezes sinto o impulso de ir fumar, nem é por sentir falta da nicotina, é mais pelo hábito e de ter estabelecido certas rotinas. Quando penso mais em fumar é quando penso na pausa do trabalho. Eu fazia pausa de hora a hora para ir fumar e quando penso nisso, lembro-me logo a seguir que não pode ser, já não fumo (e além disso, já nem tenho tabaco comigo).
Meninas que querem deixar: vamos lá força!! Sejam teimosas e digam a vós próprias que o tabaco não vos vai vencer!!

Beijinhos

Retrato de Carla Sousa
Ter, 16/09/2008 - 14:46
Carla Sousa:
Membro desde: 27.03.2007

Eu na sexta sai, por isso sabia que era inevitavel fumar, então lá comprei um maço, porque estar com pessoas fumadoras para mim é do pior...
Mas já está decidido quando acabar, acabou.. Eu só vou tomar cafe de longe a longe, por isso para a proxima já estarei mais mentalizada, lol.
Ontem so fumei um cigarro, hoje ainda não fumei, mas lá ver se consigo aguentar-me.

Meninas força!!

Beijinhos
Carla & José
08/12/2007

Retrato de Mi_Mi
Ter, 16/09/2008 - 14:53
Mi_Mi:
Membro desde: 04.04.2008

POis eu há coisas tais como sair que não sei como vai ser!! Ajuda-me o facto de agora ser muito caseirinha! E quando estiver no café com fumadores também não sei como vai ser :s

Retrato de claudiaeartur
Qua, 17/09/2008 - 18:04
claudiaeartur:
Membro desde: 01.08.2008

Ola mi_mi...
lembra-te que agora na maior parte dos cafes nao se pode fumar, por isso procura frequentar mais esses cafes e não aqueles que é permitido fumar, acho que deve ser uma grande ajuda.

Claudia&Artur
13 Junho 2009

Retrato de Mi_Mi
Qua, 17/09/2008 - 19:43
Mi_Mi:
Membro desde: 04.04.2008

Por acaso ainda não fui ao café desde que começei a deixar... TEnho evitado, mas quando for será certamente para a parte de não fumadores.
Sabem uma coisa? Não me está a custar muito fisicamente, o que é pior é o psicológico e o hábito que se instalou. Tipo: sair da auto-estrada=acender cigarro; sair do trabalho=acender cigarro, etc. Lembro-me constantemente do cigarro e logo a seguir penso "oh que estupidez, eu não vou fumar mais" :o
Será que já sou ex-fumadora?? lol Isto parece-me os alcoólicos, mesmo em recuperação nunca deixam de o ser e cada dia é uma vitória não ceder ao vício.

Beijinhos e força para quem quer deixar!

Retrato de Carla Sousa
Dom, 21/09/2008 - 15:18
Carla Sousa:
Membro desde: 27.03.2007

Não deixa de ser parecido, a recuperação é parecida, o habito, um vicio, é sempre complicado de deixar, parece que esta entranhada, que nasceu conosco
Horas complicadas, e quando mais falamos ou epnsamos no assunto mais vontade dá..
Mas temos que mostrar que somos mais fortes que um cigarro!

Beijinhos
Carla & José
08/12/2007

Retrato de Mi_Mi
Dom, 21/09/2008 - 18:28
Mi_Mi:
Membro desde: 04.04.2008

É isso mesmo!
Já não fumo há 6 dias e continua sem me custar Só o cheiro dá-me volta ao sistema! E se pensar em fumar, sei que a seguir não me ia sentir nada bem (com a consciência e também tonturas/náuseas, a respiração, o cheiro, etc). Hoje fui pela 1ª vez ao café, para o lado dos não fumadores e continuou sem me afectar, mesmo após o cafezinho. Acho que cheguei a um ponto de aversão ao cigarro!
Por isso, tem corrido bem! Desejo o mesmo a todas as que estão ou pensar estar nesta luta!
Beijinhos

Retrato de Carla Sousa
Dom, 21/09/2008 - 19:09
Carla Sousa:
Membro desde: 27.03.2007

Mesmo.. eu se vir alguem a fumar mete-me impressão, então se for uns atras dos outros, irrita-m. Mas não posso obrigar ninguem a deixar de fumar, so porque eu decidi.

Beijinhos
Carla & José
08/12/2007

Retrato de Cláudia Morim
Sex, 26/09/2008 - 08:43
Cláudia Morim:
Membro desde: 21.01.2008

Olá meninas eu estive de férias e antes de ir tinha dito que quando voltasse iria deixar de fumar, pois é, fumei o meu último cigarro à 3 dias sei que ainda não passou muito tempo, mas o que é certo é que não tenho vontade nenhuma de voltar a fumar e nem me afectou psiclógicamente....

Vou dando noticias, espero que todas que queiram também consigam beijinhos e muita força

Retrato de Nenas
Sex, 26/09/2008 - 10:03
Nenas:
Membro desde: 20.01.2008

eu tb sou uma ex fumadora... Deixei de fumar ha 4 anos..
Fumei durante imenso tempo, mais de 8 anos, e normalmente um maço por dia! até que um dia fiquei com uma gripe horrivel, com muita tosse, e qd fui ao médico este disse me logo que a tosse estava relacionada com o fumo.
nos dias seguintes não peguei num cigarro, tambem não conseguia devido a tosse. o tempo foi passando e eu meti na cabeça que ia ver até onde aquilo ia. na altura estava a estudar fora, a amiga que vivia comigo tb fumava muito e deu me mta força, só lhe pedi que nc mudasse os habitos dela de fumar na sala, apos o jantar, para ver se eu conseguia mesmo levar a luta para a frente. Durante todo o processo sempre guardei comigo o maço de tabaco que ainda me restava, sintia que assim ia mais longe já que tinha cigarros e não podia tocar!!:-)
fui passadando por várias fases... a fase de não puder tomar cafe pois ai notava muito a falta do cigarro... a fase de enjoar muito com o cheiro... qd chegava a casa a segunda de manha ficava super mal disposta pois sentia muito o odor a tabeco, visto que a minha amiga nunca parou de fumar em casa... o dia seguinte as saidas noturnas até a roupa da cama tinha que mudar pois sentia o cheiro de cigarro que ficava no cabelo.... engordei um bocado.... mas a prova de fogo foi com os exames!! mas correu bem!

depois de 4 anos nc mais toquei num cigarro mas tenho consciencia que se toco volta tudo ao mesmo.....

decsulpem o testammento!!!

e força meninas!!!

Retrato de Mi_Mi
Ter, 30/09/2008 - 20:55
Mi_Mi:
Membro desde: 04.04.2008

Quanto tempo depois é que engordaste? Chegaste a perder o que engordaste?

Estou sem fumar há 2 semanas, já tomo café no café e não sinto grande vontade de fumar. Só de pensar nisso já me enjoa. E sinto-me muito mas muito pouco tolerante ao cheiro do cigarro :s
Para já ainda não engordei, pelo contrário, peso quase 1 Kg a menos.

Beijinhos

Retrato de Nenas
Ter, 30/09/2008 - 23:48
Nenas:
Membro desde: 20.01.2008

fico contente por estares a conseguir....!!!
relativamente ao engordar só comecei a notar ao fim de mais ou menos 2 meses... mas ao mesmo tempo notava q estava a comer mais.... a comida tinha outro paladar... enqt os colegas fumavam um cigarro eu era capaz de comer umas bolachas para mexer em algo... era uma sensação estranha!
engordei 5/6 quilos e não emagreci simplesmente pk n fiz nada por isso, ate me sintia melhor assim.
relativamente ao estares pouco tolerante ao fumo é muito normal.. eu cheguei a não tolerar de todo, ficava muito enjoada mas com o tempo isso foi passando. penso q isso está relacionado c a desintoxicação do organismo..

qq duvida q tenhas dispoe!

muita força... acredita q vale a pena!! até a pele muda!

Retrato de Carla Sousa
Dom, 05/10/2008 - 16:30
Carla Sousa:
Membro desde: 27.03.2007

Etá tudo muito parado!!
Eu esta semana tive quase toda sem fumar, tirando ontem que me chatiei, e nessas horas, o cigarro é o meu calmante!!

Beijinhos
Carla & José
08/12/2007

Retrato de Mi_Mi
Dom, 05/10/2008 - 18:52
Mi_Mi:
Membro desde: 04.04.2008

Bem, eu continuo sem fumar (faz amanhã 3 semanas) e continuo com um asco ao cheiro do cigarro, credo :s Não queria ser assim tão radical, mas incomoda-me MESMO MUITO! O meu namorado ainda não deixou... diz que precisa de o fazer aos poucos, em casa é raro fumar (e só à janela) mas o cheiro fica na mesma.... Oh pah... sinto mesmo aversão a uma pessoa que chega perto de mim que cheire a tabaco. Espero que o meu homem não demore muito mais, é que estou a chegar ao meu limite, até me sinto mais afastada dele e tudo

Retrato de Nenas
Seg, 06/10/2008 - 00:15
Nenas:
Membro desde: 20.01.2008

compreendo perfeitamente o que sentes!! eu fiquei igual... então as segundas de manha eram um martirio... como a minha amiga fumava em casa mal eu entrava na porta sentia logo o odor a tabaco! por vezes tinha de ir directa para a casa de banho pois até me dava vomitos...
é uma fase muito chata. Mas passa, acredita!! agora não me incomoda minimamente o fumo... Como qd fumava tb nao me incomodava!!

bj e força a tds!

Retrato de Mi_Mi
Seg, 06/10/2008 - 13:00
Mi_Mi:
Membro desde: 04.04.2008

Mas a mim, mesmo quando fumava, o fumo incomodava-me! Parece paradoxal, não é?? Mas é verdade, eu mesmo fumando odiava o raio do fumo.
Eu sinceramente agora estou é mais preocupada em relação ao meu namorado... Até tenho evitado beijá-lo Sinto-me culpada e triste ao mesmo tempo, mas não consigo evitar de sentir uma certa repulsa com o cheiro/hálito a tabaco

Beijinhos e força para todas!

Retrato de Cláudia Morim
Ter, 14/10/2008 - 18:31
Cláudia Morim:
Membro desde: 21.01.2008

Olá meninas eu tive duas semana sem fumar, este fim de semana tive uma recaída apesar de não fumar nem metade do que fumava.... mas quero deixar de vez agora só vou esperar que os cigarros acabem para ganhar forças novamente

beijinhos

Retrato de Carla Sousa
Dom, 19/10/2008 - 14:45
Carla Sousa:
Membro desde: 27.03.2007

O problema de sempre.. As recaidas..
Eu agora decididamente não está a dar, tenho tido uns problemazitos que me deixam com os nervos em granja.. mas não passo dos 3 cigarros por dia

Beijinhos
Carla & José
08/12/2007