Declaração IRS 2011 - mesma morada fiscal desde Jan 2011

8 respostas [Última]
rpguardado
Retrato de rpguardado
Utilizador offline. Visto pela última vez há 19 sem 1 dia. Offline

Caros amigos,

vivo com a minha namorada desde Janeiro de 2010 e desde então que fizémos a alteração da morada no site das finanças para a nossa conjunta. Será a declaração de IRS de 2011 pode ser entregue em conjunto?
Obrigado
RG
..

_Marta_
Retrato de _Marta_
Utilizador offline. Visto pela última vez há 4 h 37 min. Offline
.
rpguardado escreveu:

Caros amigos,

vivo com a minha namorada desde Janeiro de 2010 e desde então que fizémos a alteração da morada no site das finanças para a nossa conjunta. Será a declaração de IRS de 2011 pode ser entregue em conjunto?
Obrigado
RG
..

Não. Terão de perfazer 2 anos em união de facto para que tal possa acontecer.

lua2011
Retrato de lua2011
Utilizador offline. Visto pela última vez há 5 h 36 min. Offline
podes fazer em conjunto eu

podes fazer em conjunto eu nao sabia e no primeiro ano pus em conjunto com o meu namorado e deu na mesma..mas olha que é mais vantajoso por separado...digo eu..

MafaldaSousa
Retrato de MafaldaSousa
Utilizador offline. Visto pela última vez há 8 h 3 min. Offline
A resposta da _Marta_ é a que

A resposta da _Marta_ é a que está correcta. Só podem por em conjunto ao fim de 2 anos.
Em relação a ser mais vantajoso ou não, depende de muita coisa. Como é que se pode dizer que é mais vantajoso por em separado sem se saber nenhum dado? Confuso

Mafalda Sousa

_Marta_
Retrato de _Marta_
Utilizador offline. Visto pela última vez há 4 h 37 min. Offline
.
lua2011 escreveu:

podes fazer em conjunto eu nao sabia e no primeiro ano pus em conjunto com o meu namorado e deu na mesma..mas olha que é mais vantajoso por separado...digo eu..

Podes ir rezando para não teres uma inspecção nos próximos anos e não te apanharem essa infracção...

ritta...
Retrato de ritta...
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 dia 7 h. Offline
E so qd estiverem a viver ha

E so qd estiverem a viver ha 2 anos juntos.

Dyana11
Retrato de Dyana11
Utilizador offline. Visto pela última vez há 1 semana 6 dias. Offline
Acrescento: ... vivendo

Acrescento:
... vivendo juntos há 2 anos com a mesma morada fiscal, OU, se querem mesmo apresentar juntos, vão à Junta de Freguesia e pedem um papel em como vivem juntos há mais de dois anos, eles passam, e pronto. Assim já podes por.

Quanto ao ser melhor em conjunto ou em separado, depende de muita coisa. Nomeadamente, se cada um tiver uma casa, por causa dos abatimentos dos juros, compensa ser separado. Mas isso, nada como fazer simulações.

Em relação às mentes "puritanas" que por aqui navegam, eu considero que é preferível fazer uma simulação e ver que situação compensa. Já nos levam tanto dinheiro, para quê ir pelo pior caminho, se houver uma possibilidade melhor?

Eu vivo com o namorido, na mesma casinha, e não temos as mesmas moradas fiscais. Nem tencionamos ter. Logo, para efeitos de IRS, apresentamos IRS separados. É-nos mais vantajoso, por causa do apartamento que cada um tem em seu nome. E não estamos a infringir lei nenhuma. Eu sou solteira. Ele é solteiro. Moradas fiscais diferentes. Irs diferentes.

Só faltava ter de declarar ao fisco com quem durmo! LOL!!!!!!!!!!!!!

Sofia1984
Retrato de Sofia1984
Utilizador offline. Visto pela última vez há 3 h 10 min. Offline
.

Podes sim. Mas não é a declaração de 2011, e sim a de 2012...deves ter-te enganado.
Como perfazes em Janeiro de 2012 2 anos de mesma morada fiscal, acho que já é considerado união de facto...

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

vlnp23
Retrato de vlnp23
Utilizador offline. Visto pela última vez há 3 h 39 min. Offline
olá

Só agora vi esta mensagem, mas pode ser que ainda vá a tempo.

Aconteceu-me o mesmo o ano passado, mas no meu caso ja vivemos juntos à bem mais de 2 anos e tinhamos Comprado casa juntos em 2010.Logo, pensámos que tinhamos todas as condições. Mas não...
NO meu caso, Como o IRS era entregue em Maio de 2011,e eu tinha alterado a morada em fevereiro de 2009 pensavamos que tinhamos então os tais 2 anos. Entregamos e passado uma semana recebemos uma carta das finanças a dizer que o nosso IRS estava ilegal.

fiquei a saber que:
Só podemos entregar IRS em conjunto quando no dia 31 de dezembro do ano dos rendimentos ( no teu caso dezembro de 2011) já tivermos os 2 anos de morada fiscal.

Eu Não paguei multa porque, por sorte, tinhamos entregue o IRS logo no inicio do prazo e o erro foi detectado antes do final do prazo de entrega. Senão para corrigirmos a situação pagávamos a dita multa.

Em relação à informação dada acima da tal declaração da junta servir, já não é assim. Foi até à alguns anos atras. Agora só mesmo os 2 anos de morada fiscal contam.

Espero ainda ter conseguido ajudar

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.