Curso de Línguas e Culturas Orientais - UM | A Nossa Vida

Curso de Línguas e Culturas Orientais - UM

Retrato de xSofiaAlexandra
10.11.2015 | 15:37
xSofiaAlexandra:
Membro desde: 09.11.2015

Bom dia. De momento estou no 12ºano e desde à alguns anos que pretendo ingressar no Curso de Línguas e Culturas Orientais da Universidade do Minho. O problema é que ultimamente tenho ouvido testemunhos de algumas pessoas que conhecem outras pessoas que estiveram no curso e que aquilo está muito desorganizado e até um tinha um amigo que completou o curso e depois foi imediatamente trabalhar como tradutor para uma empresa em Lisboa, mas disse que não ganhava bem e que não gostava do trabalho. Também chegou a dar aulas de chinês na Covilhã.
Ora, eu ainda não decidi bem o que gostaria de fazer profissionalmente, nem o tipo de mestrado que posso tirar depois. Farto-me de pesquisar, mas a verdade é que não se encontra muita informação sobre este curso.
Outra questão é que eu estou mais interessada na língua japonesa do que na chinesa e o administrador do departamento disse-me (por e-mail) que caso os alunos quiserem, podem durante a licenciatura candidatar-se a bolsas para passar, por exemplo, um semestre no Japão para aprofundar a língua japonesa ao invés na chinesa (pois o curso é de major chinês e minor japonês).
Em suma, as dúvidas são várias:
- Será que conhecem alguém que já frequentou o curso e que possa falar da experiência?
-Que tipos de mestrados é que posso fazer depois? (sem contar com o mestrado pertencente ao do curso, que se realiza na UM)
- Que tipo de carreira poderia exercer? (além de intérprete, jornalismo, educação e outras óbvias). Eu até gostaria de trabalhar numa organização das várias da ONU, mas para isso seria melhor um curso em relações internacionais, coisa que não me desperta nenhuma curiosidade, até porque gostaria mesmo de aprender chinês e japonês.