Culinária Macrobiótica | A Nossa Vida

Culinária Macrobiótica

Retrato de Maveira
29.03.2014 | 14:30
Maveira:
Membro desde: 10.09.2010

Olá a todos,

Já há algum tempo que venho a pesquisar sobre este tipo de alimentação, pois faz parte de uma filosofia de vida que acho muito válida.
Ao longo destes meses já mudei muita coisa. Tomei consciência dos alimentos que são quase um veneno para a nossa saúde, comprei alternativas mais saudáveis (e algumas bem mais caras, infelizmente), deixei definitivamente de comprar outras, comecei a comprar coisas com nomes esquisitos  e comprei um livro para me ajudar. Mas tenho tantas, tantas dúvidas. Quanto mais avanço e pesquiso mais dúvidas tenho.
Quando procuro receitas, a maioria dos resultados de pesquisa é a publicação de cursos de culinária macrobiótica. Ora, além de viver longe dos sítios onde há esse apoio, os cursos de 3 aulas não custam menos de 120€. Coisa que para mim, neste momento é impraticável. Claro que os conhecimentos pagam-se, ninguém pode trabalhar de graça, mas realmente há muito pouca partilha.
O que me está a impedir, neste momento, é que me vejo a repetir as mesmas comidas vezes sem conta por desconhecer a grande maioria das combinações e “maneiras corretas” de confecionar os alimentos. Por outro lado, tenho receio de estar a privar o organismo de bens essenciais.
E por aqui? Há alguém que tenha conhecimento deste tipo de culinária e que possa partilhar algumas receitas?
Eu costumo fazer:
•Estufadinho de legumes (com abóbora hokaido, cenoura e uma leguminosa - lentilha, grão, azuki, feijão frade, etc…)
•Estufadinho de cogumelos
•Feijoada de seitan
•Seitan de cebolada
•Tofu à Brás
•Tofu mexidinho com açafrão
•Tofu grelhado
Normalmente, os acompanhamentos são arroz integral, bulgur ou massas integrais com legumes cozidos ou saladas.
Claro que também como peixe grelhado/cozido, atum e outros peixes.
Mas o grande problema é variar (sem descurar a saúde, quanto a nutrientes) as refeições exclusivamente macrobióticas.
Da minha parte, o pouco que sei, estejam à vontade para perguntar.
Outra coisa, já repararam que o que é mais saudável é sempre mais caro? Uma coisa que não entendo é como é que os cereais integrais são muito mais caros que os normais. Tudo o que é carregado de açúcar e gordura é bem mais barato.

Obrigada.
MV


Post