Crédito Habitação! Proposta Enganadora. Algum advogado aqui :( | A Nossa Vida

Crédito Habitação! Proposta Enganadora. Algum advogado aqui :(

Retrato de Joannitah
21.03.2011 | 16:07
Joannitah:
Membro desde: 29.06.2008

Olá a todos. Hoje recebi a carta referente à aprovação do meu empréstimo, com a descriminação dos produtos contratados que me baixavam o spread. A minha grande questão surge quando vou a ver que para o spread acordado não consta o cartão de saúde e o seguro de recheio que me disseram ser indispensável para o spread que indicavam. Eu já assinei os cartões de saúde e o tal seguro e agora surge-me isto. Os tais produtos não constam em nenhum documento, nem na carta, nem na FIN (Ficha de informação normalizada), nem nas minutas provisórias.
Fiquei revoltadíssima e linguei à pessoa que me está a tratar do crédito, ela ficou furiosa e disse que já me tinha dito que não constava naqueles documentos. Que depois iam ser retificados. Se eu queria que mandassem retificar? Eu disse que não queria retificação nenhuma. Mas já não queria os produtos (já tinha assinado previamente). Entretanto a senhora disse que estava com um cliente e que não me podia atender, que me ligava mais tarde.
Agora vou assinar

Dúvidas:

- Posso dizer que já não quero os tais produtos uma vez que não me beneficiam o spread?

- Ou aceito os produtos e para o próximo ano cancelo-os? Como não constam na documentação, nao me poderão agravar o spread, certo?

- Se eu assinar a carta com as condições, onde não constam esses produtos, eles podem alterar as minutas provisórias e no dia da escritura lá constar esses produtos!!!!

EDITEI para dizer que o encargo anual com esses produtos é de aproximadamente 250€!

Ajudem-me!!!! Desculpem o testamento e a desorganização mas estou muito nervosa....


Retrato de Klaudita
Seg, 21/03/2011 - 16:18
Klaudita:
Membro desde: 26.08.2009

fiz há pouco tempo um credito habitação pela caixa, e no meu caso, a aprovação do credito e as condições do mesmo foram sujeitas a:
Seguro da casa (obrigatorio)
seguro vida de cada um dos proprietarios (obrigatorio)
seguro de saude de cada um dos proprietarios
assinatura de cartão de credito.

Só assim consegui baixar o meu spread
Não te posso ajudar no teu caso, mas fica o meu testemunho.

Retrato de Joannitah
Seg, 21/03/2011 - 16:23
Joannitah:
Membro desde: 29.06.2008

Olá....pois a mim tabém é na CGD, mas agora estou revoltada porque disseram-me que precisava do seguro de saúde para os dois mais o seguro de recheio mas agora não puseram isso nas condições da aprovação! Depreendo que já que lá não está, não era assim tão obrigatório.... E nos bancos e créditos as coisas têm de vir TODAS escritas ou estarei enganada? Quer dizer, tem de subscrever isto mas não precisa de vir documentado....isto não me entra na cabeça, ainda por cima agora que o banco de portugal apertou as regras!!!

Retrato de Klaudita
Seg, 21/03/2011 - 16:31
Klaudita:
Membro desde: 26.08.2009

eu acho que tem de estar tudo discriminado.
Recebi uma carta dando conta da aprovação do credito, do montante, do prazo etc
inclui os serviços subscritos por nós.
passo a citar:
Cartão de debito
seguro multi-riscos
domiciliação de rendimentos
cartão de credito
caixa directa on-line
domiciliação de pagamentos periodicos
seguro de desemprego e baixa medica
seguro de vida
seguro de saude

Ou seja: tudo descrito...

Retrato de Klaudita
Seg, 21/03/2011 - 16:37
Klaudita:
Membro desde: 26.08.2009

o seguro de saude e recheio (eu ainda não tenho de recheio) não é obrigatório para o credito, apenas ajuda no spread. E se não está escrito em lado nenhum a obrigatoriedade de teres que subscrever esses serviços para teres as condições que tens, nada te impede de anular esses serviços, acho eu...

Retrato de Joannitah
Seg, 21/03/2011 - 16:44
Joannitah:
Membro desde: 29.06.2008

Eu subscrevi tudo isso, e na altura das primeiras simulações disse que não queria MULTICARE, e nunca me incluiram isso nas simulações. Entretanto a pessoa que me costumava atender foi de baixa e a nova pessoa disse que já tinha vindo aprovado mas com novas condições, que nao tinham conseguido manter o spread, subiram 0,5% mas que tinha de subscrever Multicare e Seguro de Recheio da casa. Eram as clausulas obrigatórias. Eu assinei as propostas, contra a minha vontade, pois desde inicio nunca quis esses seguros. Agora chega-me a carta com data de 16 de Março, muito posterior à assinatura dos seguros de saúde, mas não consta lá! O que farias que te acontecesse isto?

Já agora o meu spread é de 2,5. Inicialmente era pa ser 2,0, aquando as simulações. Mas depois veio agravado de 0,5% porque a época era má, bla, bla, bla e com a subscrição de mais dois produtos que não vêm clarificados na carta, nem nas minutas da escritura, nem na FIN....

Sad

Retrato de avgomes
Seg, 21/03/2011 - 17:14
avgomes:
Membro desde: 14.06.2010

Respondo apenas para mostrar a minha solidariedade com o que se passa contigo.

Ainda há semanas ao pedir crédito automóvel deram-me uma simulação e depois de semanas à espera veio um crédito aprovado com mais dois seguros que não eram obrigatórios mas que serviam como garantia visto a taxa de esforço e bla bla bla. Com fiadores apresentados e tudo.

Estou completamente farta das trafulhices da CGD, já no crédito habitação tinha tido alguns problemas mas desculpei determinadas situações. Desta vez fui radical e não avancei com o crédito e apresentei uma reclamação por escrito.

A questão é que com o crédito habitação não podemos ser muito radicais porque só podemos contar com os bancos e então sujeitamo-nos a tais vigarices que nem o Banco Portugal consegue controlar.

Enfim, espero que te corra tudo pelo melhor e tenta esclarecer se de facto precisas desses produtos para não agravar o spread ou se podes prescindir dos mesmos.

Por vezes para baixarmos o spread aumentamos a TAEG e acabamos por ficar na mesma. É uma questão de fazer contas. Wink

Retrato de Klaudita
Seg, 21/03/2011 - 17:42
Klaudita:
Membro desde: 26.08.2009

olha o multicare provavelmente já está pago e subscrito por um ano.
O melhor que podes fazer é quando estiver a acabar o periodo que já está pago é não renovar, porque se não está escrito nas condições do crédito que aderiste ao multicare, eles não te vão agravar o spread por isso.
Mas em todo o caso se realmente o multicare não está escrito nas condições do crédito podes tentar ligar para la (multicare) e anular e talvez eles te reembolsem o valor correspondente ao periodo ainda não usado.
em todo caso devias expor esta situação ao teu gestor de crédito.
Porque podes ter assinado e algum lado a aceitação de todas essas condições, visto que é o normal, e o papel que te veio para casa ser meramente informativo.

já agora o meu spread é de 1.95 , comprei a casa em Agosto

Retrato de jakina
Seg, 21/03/2011 - 18:54
jakina:
Membro desde: 02.03.2011

Olá, não sei se posso ajudar mas aqui vai...

Olha, eu e o meu marido somos clientes da CGD à imenso tempo e nunca tive razão de queixa, a nossa gerente de conta em Braga é muito simpática e ajuda bastante. Também precisamos de ter sorte com as pessoas...
No nosso casa, fizemos uma simulação e foi-nos indicado um spread de 1,9 (duas semanas atrás), tinhamos um do Banco Popular de 1,75 mas o da Caixa compensa porque é de 40 anos enquanto o do BP é de 45 anos, e na CGD amortizamos mais ao valor da dívida. Como somos já clientes vamos ter exactamente as mesmas condições que tinhamos, temos três contas (de débito), 1 cartão de crédito e vamos fazer o seguro de vida (não temos o de recheio). Ah, e não precisamos de fiador, o que é muito bom.

Só espero que revolvas tudo isso, porque é muito chato... Vai até ao balcão e fala calmamente com alguém para resolver a situação.

Retrato de Luaninha
Seg, 21/03/2011 - 21:02
Luaninha:
Membro desde: 17.11.2008

Passei pela mesma situação... fiz o multicare pq supostamente era obrigatorio, mas agora nao encontro em lado nenhum... ja estive para ir la saber disso para anular mas nao tenho tido tempo e tenho relaxado com isso... mas vou ver se vou lá tratar disso!!!

Retrato de Joannitah
Ter, 22/03/2011 - 08:18
Joannitah:
Membro desde: 29.06.2008

Obrigada a todas pelo apoio e pelas opiniões. Hoje nem dormi devidamente, estava sempre a acordar sobressaltada com as coisas do banco. Logo à tarde vou lá entregar todos os documentos. E respondendo a uma menina, a única coisa que assinei em relação á Multicare foi mesmo a proposta de cartão ActiveCare. Os documentos finais vêm com todas as condições que subscrevi menos o pacote recheio e a Multicare. Estes dois produtos, como já referi, não constam nem na carta, nem na FIN, nem na cópia da minuta provisória.

Logo digo-vos como ficou. Mas já agora, quando liguei a esclarecer e ela me atendeu mal, dizendo que estava com um cliente e depois me ligava. Não ligou!!! Como eu já esperava.

MAs a minha ideia agora é deixar passar a situação e no fim deste ano avisar que não quero renovar estes produtos, se começarem com muita coisa só tenho que apresentar as cópias de todos os documentos, que tirei logo à saí da do banco.

Beijinhos.

Retrato de Joannitah
Ter, 22/03/2011 - 15:02
Joannitah:
Membro desde: 29.06.2008

Isto está cada vez pior, enquanto esperava pelo meu marido voltei a ler as minutas e reparei que vinha lá escrito que o prazo do empréstimo era de 45 anos, enquanto que em todos os documentos, inclusive a carta que assinamos estavam cm prazo de 40 anos.

Quanto aos outros produtos, disse-me que os ia acrescentar na escritura juntamente com o ajuste de anos.

Isto não é ilegal? A carta com tudo descriminado a dizer aceitamos aquelas condições não possui estes dois produtos, e agora caem na minuta de pára-quedas??????

AJUDEM-ME!!!!!!

Retrato de jakina
Ter, 22/03/2011 - 17:31
jakina:
Membro desde: 02.03.2011

No teu caso só assinava as condições que estavam no documento assinado por vós anteriormente. De facto é muito estranho, pois pretendiamos que o nosso empréstimo fosse até 45 anos e disseram que a CGD só fazia créditos até 40 anos (duas semanas atrás).

Se assinaram um documento prévio com determindas condições devem aceitar só essas condições, fala com alguém sobre o valor que teriam de pagar para ter as condições que tinham anteriormente.
Quando dizes que não vais renovar esses serviços, penso que é possível mas provavelmente agrava o spread. Porque um familiar meu tem PPR no banco BBVA e caso pretenda acabar com isso, é o que acontece.

Espero que resolvas isso, mas tens que te esclarecer...